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objeto seguir a tela [duvida]

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seguir - objeto seguir a tela [duvida] - Página 2 Empty Re: objeto seguir a tela [duvida]

Mensagem por Adriano Heartless Ter 17 maio 2011, 17:43

Cara deu certo LOL LOL LOL LOL
vc é o cara! Resolvel exatamente o problema. tava pesquisando aqui e tem muitos tópicos que na verdade era esse o problema, vc podia até fazer um tutorial que ia ajudar muita gente LOL

Só que ainda não to conseguindo fazer a tela parar de seguir quando chega no final da room. ta mostrando nos cantos o preto e o fim do fundo do cenario o.O

Por exemplo estava tendo esse problema com o meu personagem
quando ele ia para o canto da tela ele caia. Ai eu fiz dessa forma

Código:
else if x>room_width
{
  xVel=0
  x=room_width
}

dessa forma o personagem ficou com velocidade 0 e não caia fora da room

Só que agora to tendo problemas com a camera que ta mostrando alem dos limites da room o.O

Só falta isso @-@
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seguir - objeto seguir a tela [duvida] - Página 2 Empty Re: objeto seguir a tela [duvida]

Mensagem por saim Ter 17 maio 2011, 18:29

Ah, é. Eu errei nas primeiras linhas do código. O certo é:
Código:
//segue o player respeitando os limites da room
view_xview[0]=median(0+view_wview[0]/2, x-view_wview[0]/2, room_width-view_wview[0])
view_yview[0]=median(0+view_hview[0]/2, y-view_hview[0]/2, room_height-view_hview[0])
//DEPOIS disso, muda a posição do botão
obj_botao.x=view_xview+20; obj_botao.y=view_yview+110
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Mensagem por Shadow10 Ter 17 maio 2011, 20:03

Rapaz eu mechi aqui e o único jeito que eu encontrei pra resolver isso foi
tirando a imagem do obj_menu e colocando esse código no event draw:
Código:
draw_sprite(menu,0,view_xview+30,view_yview+600);

Se a imagem do obj_menu estiver indexada não funciona.
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Mensagem por Adriano Heartless Qua 18 maio 2011, 00:06

@shadow
Também tinha feito isso e de fato da certo só que no caso da enginer que eu tinha feito o botão era como demostração, estava tendo dificudade pois não era uma image que queria colocar seguindo a tela mais no meu caso tenho que fazer um HUD mais dinâmico tive que fazer um botão que ao clicar mostrava alguma informação por isso a complicação toda >.<

Mas graças ao Saim resolveu tudo dessa vez

Tipo eu fiz uns ajustes aqui no codigo para se adapitar ao projeto

coloquei exatamente como o sail disse ai em cima mas, ainda continuava o erro de mostrar alem dos limetes da room.
(descobri coisas que nem eu sabia que existia no meu game vendo o espaço sideral dele o.o)

Resultado:

no end_step do player coloquei o codigo substituindo a primeira parte por 0. Pois a camera não estava seguindo até o começo da room, somente o final o.O achei estranho. ficou assim

Código:
END_STEP
// HUD NA TELA
view_xview[0]=median(0, x-view_wview[0]/2, room_width-view_wview[0])

// menu game
menugame.x=view_xview+20;
menugame.y= view_yview+110;

// botao ajuda
botao_ajuda.x = view_xview+680;
botao_ajuda.y = view_yview+650;

DEU CERTO!!! LOL

queria agradecer ai o pessoal que anda me ajudando muito aqui meu vlw mesmo y.y
Saim vc poderia fazer u tutorial mostrando como fazer objetos seguir a tela corretamente

Ou então "como fazer botões dinâmicos para seu HUD"
Laughing
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Mensagem por saim Qua 18 maio 2011, 09:40

Ah, velho, agradeço o incentivo, mas só vou fazer o tutorial se for uma dúvida frequente ou assunto pouco conhecido.
Na verdade, sua dúvida não era como fazer o objeto seguir a tela. O que você fez estava correto. O problema era a ordem dos eventos, o que fazia com que uma posição fosse atualizada depois da outra e, na hora de desenhar a tela, elas não casassem.
Só que a ordem dos eventos é um problema imenso, vai além do meu conhecimento, então não estou habilitado a fazer um tutorial sobre isso.
Dê uma olhada nesse link (em inglês) pra ter uma idéia. Note que ele está incompleto, pois não menciona a atualização da posição da view, que era o seu problema. Ele tem um outro link pra uma página (que está fora do ar, no momento) ainda mais completa mas que AINDA ASSIM não cobre todos os eventos.
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