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objeto seguir a tela [duvida]
+2
sonic luan
biscoito
6 participantes
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Re: objeto seguir a tela [duvida]
Cara deu certo LOL LOL LOL LOL
vc é o cara! Resolvel exatamente o problema. tava pesquisando aqui e tem muitos tópicos que na verdade era esse o problema, vc podia até fazer um tutorial que ia ajudar muita gente LOL
Só que ainda não to conseguindo fazer a tela parar de seguir quando chega no final da room. ta mostrando nos cantos o preto e o fim do fundo do cenario o.O
Por exemplo estava tendo esse problema com o meu personagem
quando ele ia para o canto da tela ele caia. Ai eu fiz dessa forma
dessa forma o personagem ficou com velocidade 0 e não caia fora da room
Só que agora to tendo problemas com a camera que ta mostrando alem dos limites da room o.O
Só falta isso @-@
vc é o cara! Resolvel exatamente o problema. tava pesquisando aqui e tem muitos tópicos que na verdade era esse o problema, vc podia até fazer um tutorial que ia ajudar muita gente LOL
Só que ainda não to conseguindo fazer a tela parar de seguir quando chega no final da room. ta mostrando nos cantos o preto e o fim do fundo do cenario o.O
Por exemplo estava tendo esse problema com o meu personagem
quando ele ia para o canto da tela ele caia. Ai eu fiz dessa forma
- Código:
else if x>room_width
{
xVel=0
x=room_width
}
dessa forma o personagem ficou com velocidade 0 e não caia fora da room
Só que agora to tendo problemas com a camera que ta mostrando alem dos limites da room o.O
Só falta isso @-@
Re: objeto seguir a tela [duvida]
Ah, é. Eu errei nas primeiras linhas do código. O certo é:
- Código:
//segue o player respeitando os limites da room
view_xview[0]=median(0+view_wview[0]/2, x-view_wview[0]/2, room_width-view_wview[0])
view_yview[0]=median(0+view_hview[0]/2, y-view_hview[0]/2, room_height-view_hview[0])
//DEPOIS disso, muda a posição do botão
obj_botao.x=view_xview+20; obj_botao.y=view_yview+110
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Re: objeto seguir a tela [duvida]
Rapaz eu mechi aqui e o único jeito que eu encontrei pra resolver isso foi
tirando a imagem do obj_menu e colocando esse código no event draw:
Se a imagem do obj_menu estiver indexada não funciona.
tirando a imagem do obj_menu e colocando esse código no event draw:
- Código:
draw_sprite(menu,0,view_xview+30,view_yview+600);
Se a imagem do obj_menu estiver indexada não funciona.
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Re: objeto seguir a tela [duvida]
@shadow
Também tinha feito isso e de fato da certo só que no caso da enginer que eu tinha feito o botão era como demostração, estava tendo dificudade pois não era uma image que queria colocar seguindo a tela mais no meu caso tenho que fazer um HUD mais dinâmico tive que fazer um botão que ao clicar mostrava alguma informação por isso a complicação toda >.<
Mas graças ao Saim resolveu tudo dessa vez
Tipo eu fiz uns ajustes aqui no codigo para se adapitar ao projeto
coloquei exatamente como o sail disse ai em cima mas, ainda continuava o erro de mostrar alem dos limetes da room.
(descobri coisas que nem eu sabia que existia no meu game vendo o espaço sideral dele o.o)
Resultado:
no end_step do player coloquei o codigo substituindo a primeira parte por 0. Pois a camera não estava seguindo até o começo da room, somente o final o.O achei estranho. ficou assim
DEU CERTO!!! LOL
queria agradecer ai o pessoal que anda me ajudando muito aqui meu vlw mesmo y.y
Saim vc poderia fazer u tutorial mostrando como fazer objetos seguir a tela corretamente
Ou então "como fazer botões dinâmicos para seu HUD"
Também tinha feito isso e de fato da certo só que no caso da enginer que eu tinha feito o botão era como demostração, estava tendo dificudade pois não era uma image que queria colocar seguindo a tela mais no meu caso tenho que fazer um HUD mais dinâmico tive que fazer um botão que ao clicar mostrava alguma informação por isso a complicação toda >.<
Mas graças ao Saim resolveu tudo dessa vez
Tipo eu fiz uns ajustes aqui no codigo para se adapitar ao projeto
coloquei exatamente como o sail disse ai em cima mas, ainda continuava o erro de mostrar alem dos limetes da room.
(descobri coisas que nem eu sabia que existia no meu game vendo o espaço sideral dele o.o)
Resultado:
no end_step do player coloquei o codigo substituindo a primeira parte por 0. Pois a camera não estava seguindo até o começo da room, somente o final o.O achei estranho. ficou assim
- Código:
END_STEP
// HUD NA TELA
view_xview[0]=median(0, x-view_wview[0]/2, room_width-view_wview[0])
// menu game
menugame.x=view_xview+20;
menugame.y= view_yview+110;
// botao ajuda
botao_ajuda.x = view_xview+680;
botao_ajuda.y = view_yview+650;
DEU CERTO!!! LOL
queria agradecer ai o pessoal que anda me ajudando muito aqui meu vlw mesmo y.y
Saim vc poderia fazer u tutorial mostrando como fazer objetos seguir a tela corretamente
Ou então "como fazer botões dinâmicos para seu HUD"
Re: objeto seguir a tela [duvida]
Ah, velho, agradeço o incentivo, mas só vou fazer o tutorial se for uma dúvida frequente ou assunto pouco conhecido.
Na verdade, sua dúvida não era como fazer o objeto seguir a tela. O que você fez estava correto. O problema era a ordem dos eventos, o que fazia com que uma posição fosse atualizada depois da outra e, na hora de desenhar a tela, elas não casassem.
Só que a ordem dos eventos é um problema imenso, vai além do meu conhecimento, então não estou habilitado a fazer um tutorial sobre isso.
Dê uma olhada nesse link (em inglês) pra ter uma idéia. Note que ele está incompleto, pois não menciona a atualização da posição da view, que era o seu problema. Ele tem um outro link pra uma página (que está fora do ar, no momento) ainda mais completa mas que AINDA ASSIM não cobre todos os eventos.
Na verdade, sua dúvida não era como fazer o objeto seguir a tela. O que você fez estava correto. O problema era a ordem dos eventos, o que fazia com que uma posição fosse atualizada depois da outra e, na hora de desenhar a tela, elas não casassem.
Só que a ordem dos eventos é um problema imenso, vai além do meu conhecimento, então não estou habilitado a fazer um tutorial sobre isso.
Dê uma olhada nesse link (em inglês) pra ter uma idéia. Note que ele está incompleto, pois não menciona a atualização da posição da view, que era o seu problema. Ele tem um outro link pra uma página (que está fora do ar, no momento) ainda mais completa mas que AINDA ASSIM não cobre todos os eventos.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
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