GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


objeto seguir a tela [duvida]

+2
sonic luan
biscoito
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

objeto seguir a tela [duvida] - Página 2 Empty Re: objeto seguir a tela [duvida]

Mensagem por Adriano Heartless Ter 17 maio 2011, 17:43

Cara deu certo LOL LOL LOL LOL
vc é o cara! Resolvel exatamente o problema. tava pesquisando aqui e tem muitos tópicos que na verdade era esse o problema, vc podia até fazer um tutorial que ia ajudar muita gente LOL

Só que ainda não to conseguindo fazer a tela parar de seguir quando chega no final da room. ta mostrando nos cantos o preto e o fim do fundo do cenario o.O

Por exemplo estava tendo esse problema com o meu personagem
quando ele ia para o canto da tela ele caia. Ai eu fiz dessa forma

Código:
else if x>room_width
{
  xVel=0
  x=room_width
}

dessa forma o personagem ficou com velocidade 0 e não caia fora da room

Só que agora to tendo problemas com a camera que ta mostrando alem dos limites da room o.O

Só falta isso @-@
Adriano Heartless
Adriano Heartless

Data de inscrição : 12/02/2011
Reputação : 2
Número de Mensagens : 95
Prêmios : objeto seguir a tela [duvida] - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://ganelse.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

objeto seguir a tela [duvida] - Página 2 Empty Re: objeto seguir a tela [duvida]

Mensagem por saim Ter 17 maio 2011, 18:29

Ah, é. Eu errei nas primeiras linhas do código. O certo é:
Código:
//segue o player respeitando os limites da room
view_xview[0]=median(0+view_wview[0]/2, x-view_wview[0]/2, room_width-view_wview[0])
view_yview[0]=median(0+view_hview[0]/2, y-view_hview[0]/2, room_height-view_hview[0])
//DEPOIS disso, muda a posição do botão
obj_botao.x=view_xview+20; obj_botao.y=view_yview+110
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : objeto seguir a tela [duvida] - Página 2 Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

objeto seguir a tela [duvida] - Página 2 Empty Re: objeto seguir a tela [duvida]

Mensagem por Shadow10 Ter 17 maio 2011, 20:03

Rapaz eu mechi aqui e o único jeito que eu encontrei pra resolver isso foi
tirando a imagem do obj_menu e colocando esse código no event draw:
Código:
draw_sprite(menu,0,view_xview+30,view_yview+600);

Se a imagem do obj_menu estiver indexada não funciona.
Shadow10
Shadow10

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/11/2010
Reputação : 19
Número de Mensagens : 429
Prêmios : objeto seguir a tela [duvida] - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

objeto seguir a tela [duvida] - Página 2 Empty Re: objeto seguir a tela [duvida]

Mensagem por Adriano Heartless Qua 18 maio 2011, 00:06

@shadow
Também tinha feito isso e de fato da certo só que no caso da enginer que eu tinha feito o botão era como demostração, estava tendo dificudade pois não era uma image que queria colocar seguindo a tela mais no meu caso tenho que fazer um HUD mais dinâmico tive que fazer um botão que ao clicar mostrava alguma informação por isso a complicação toda >.<

Mas graças ao Saim resolveu tudo dessa vez

Tipo eu fiz uns ajustes aqui no codigo para se adapitar ao projeto

coloquei exatamente como o sail disse ai em cima mas, ainda continuava o erro de mostrar alem dos limetes da room.
(descobri coisas que nem eu sabia que existia no meu game vendo o espaço sideral dele o.o)

Resultado:

no end_step do player coloquei o codigo substituindo a primeira parte por 0. Pois a camera não estava seguindo até o começo da room, somente o final o.O achei estranho. ficou assim

Código:
END_STEP
// HUD NA TELA
view_xview[0]=median(0, x-view_wview[0]/2, room_width-view_wview[0])

// menu game
menugame.x=view_xview+20;
menugame.y= view_yview+110;

// botao ajuda
botao_ajuda.x = view_xview+680;
botao_ajuda.y = view_yview+650;

DEU CERTO!!! LOL

queria agradecer ai o pessoal que anda me ajudando muito aqui meu vlw mesmo y.y
Saim vc poderia fazer u tutorial mostrando como fazer objetos seguir a tela corretamente

Ou então "como fazer botões dinâmicos para seu HUD"
Laughing
Adriano Heartless
Adriano Heartless

Data de inscrição : 12/02/2011
Reputação : 2
Número de Mensagens : 95
Prêmios : objeto seguir a tela [duvida] - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://ganelse.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

objeto seguir a tela [duvida] - Página 2 Empty Re: objeto seguir a tela [duvida]

Mensagem por saim Qua 18 maio 2011, 09:40

Ah, velho, agradeço o incentivo, mas só vou fazer o tutorial se for uma dúvida frequente ou assunto pouco conhecido.
Na verdade, sua dúvida não era como fazer o objeto seguir a tela. O que você fez estava correto. O problema era a ordem dos eventos, o que fazia com que uma posição fosse atualizada depois da outra e, na hora de desenhar a tela, elas não casassem.
Só que a ordem dos eventos é um problema imenso, vai além do meu conhecimento, então não estou habilitado a fazer um tutorial sobre isso.
Dê uma olhada nesse link (em inglês) pra ter uma idéia. Note que ele está incompleto, pois não menciona a atualização da posição da view, que era o seu problema. Ele tem um outro link pra uma página (que está fora do ar, no momento) ainda mais completa mas que AINDA ASSIM não cobre todos os eventos.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : objeto seguir a tela [duvida] - Página 2 Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

objeto seguir a tela [duvida] - Página 2 Empty Re: objeto seguir a tela [duvida]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos