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objeto seguir a tela [duvida]

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objeto seguir a tela [duvida] Empty objeto seguir a tela [duvida]

Mensagem por biscoito Qua 30 Mar 2011, 16:22

pessoal como fazer um objeto normal seguir a camera da telaa??? Suspect
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Mensagem por sonic luan Qua 30 Mar 2011, 16:58

no step coloca
Código:

x=view_xview
y=view_yview
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Mensagem por biscoito Qua 30 Mar 2011, 17:13

funciono mais se eu colocalo 2 vezes na room so aparece 1...como arrumar?
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Mensagem por saim Qua 30 Mar 2011, 17:23

Os dois aparecem... no mesmo lugar. Na posição (view_xview,view_yview).
Como você quer que eles apareçam?
Lembre-se que é um pouco complicado fazer instâncias do mesmo objeto comportarem-se de forma diferente.
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Mensagem por biscoito Qua 30 Mar 2011, 17:30

ataa beleza caraa,eu fiz 2 objetos iguais aki...
ai funcionou..
brigado
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Mensagem por Adriano Heartless Seg 16 maio 2011, 13:37

Ola pessoal o/

Aproveitando o tópico do biscoito vou falar uma dúvida que ta me tirando do serio >.<

Tipo estou desenvolvendo o HUD do meu game, na tela tem algumas informações que vao seguir a tela, para isso utillizo o comando

Código:
draw_sprite(spr_item,0,view_xview+20,view_yview)

Até ai tudo bem porem preciso criar um botão na tela para o usuario clicar nele

os comandos conseguir fazer corretamente e ele funciona perfeitamente, mas eu percebi que quando o personagem anda o botão se move para direita o.O

o botão esta assim:

no step dele eu coloquei normalmente

Código:
image_speed=0;
x = view_xview+20
y = view_yview+110


mas quando vc anda ele se move um um pouco para o lado que vc ta andando. queria saber como fazer o objeto seguir a tela fixamente como no draw_sprite >.<
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Mensagem por LCS Seg 16 maio 2011, 13:56

tenta fazer assim
apaga esse step do objeto botao e na hora de criar o objeto botao tu coloca o seguinte

instance_create(view_xview+20,view_yview+110,obj_botao)

tenta ai
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Mensagem por Adriano Heartless Seg 16 maio 2011, 14:04

uhmm infelismente ele não segue a tela =/
pois não ficou um comando continuo
ele apareceu na posição correta mas na hora de andar
o menu não acompanhou a tela o.O
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Mensagem por LCS Seg 16 maio 2011, 14:10

olha ve se a view ta ativada, se der posta a engine pra ficar mais facil
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Mensagem por Adriano Heartless Seg 16 maio 2011, 17:07

Criei uma enginer aqui pra mostrar como que está

Bom quando vc mexe o bonequinho vc percebe o menu la em baixo se movendo também, eu queria que ele ficase parado . Segue o link com a engine anexada.

http://www.4shared.com/file/sbdlaBwN/botao_seguindo_a_tela.html
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Mensagem por saim Seg 16 maio 2011, 17:32

adriano Heartleless, não baixei o exemplo, mas desconfio de uma coisa:
Provavelmente, o que acontece é o seguinte: Primeiro, o objeto se move, depois a vista segue o player. Daí, a impressão que ele está se movendo, ele está atualizando a posição na vista ANTES da posição da vista ser atualizada.
Como corrigir, se for o caso: coloque o código no end step.
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Mensagem por Shadow10 Seg 16 maio 2011, 18:48

Uma dica pro adriano Heartleless.
Tenta esse código aqui:
Código:
if x != view_xview+20{
x = view_xview+20
}
if y != view_yview+110{
y = view_yview+110
}

Só copia isso e cola lá pra ver no que da.
Falou!
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objeto seguir a tela [duvida] Empty Re: objeto seguir a tela [duvida]

Mensagem por Adriano Heartless Ter 17 maio 2011, 00:59

Bom primeiramente fiz o que o saim disse. Realmente é exatamente isso que ta acontecendo mesmo, por está no step a posição está se atualizando constantimente mas, não tem outra forma pois se não o botão não segue a tela, realmente parace que está atualizando antes da view

troquei o step para end step e não resolveu =/
também coloquem em begin step e nada

e alem disso coloquei o codigo do Shadow como ele disse no step e não deu em nada >.<

Também fiz uma busca aqui no fórum sobre objetos seguindo a tela mais geralmente só acho sprite seguindo a tela. Eu já tentei de tudo, isso está alem da minha comprienção Rolling Eyes


Link da enginer:
http://www.4shared.com/file/sbdlaBwN/botao_seguindo_a_tela.html
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Mensagem por saim Ter 17 maio 2011, 09:53

Gozado, eu acho que o step acontece em todos os objetos e, depois, o end step começa, também pra todos os objetos.
Tente forçar a barra ainda mais:
No objeto que atualiza a posição da view, depois de atualizar a posição da view, mas no mesmo código, atualize a posição do botão usando
Código:
botão.x=view_xview+20; botão.y=view_yview+110
Se isso não der certo, tem algum outro problema além da ordem dos eventos.
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Mensagem por Adriano Heartless Ter 17 maio 2011, 13:36

Tentei fazer dessa forma como vc falou mas, não da certo =/

To achando que não tem como fazer isso, estava pensando qual a diferença entre o draw_sprite e o x=view_xview y=view_yview.

Acho que a segunda mexe com posição por step, por passo sempre fica atualizando e o draw é fixo não mexe com posição de x nem y. =/

Sera que é alguma coisa com a view?
É a unica coisa que não tentei até agora foi isso :|

Link da enginer:
http://adf.ly/246619/http://www.4shared.com/file/sbdlaBwN/botao_seguindo_a_tela.html
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Mensagem por saim Ter 17 maio 2011, 13:44

Mostre o código que você usa pra atualizar a posição da view. Aliás, inclua o código pra atualizar a posição do botão, também. Realmente o problema não deveria estar acontecendo...
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Mensagem por Adriano Heartless Ter 17 maio 2011, 14:02

Para atualizar a view eu nao estava usando codigo o.O
Somente configurei a view na room no menu de view
coloquei o tamanho e indiquei para seguir o personagem
tem como criar uma view por codigo? já to pesquisando aqui pra ve se acho aguma coisa
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Mensagem por saim Ter 17 maio 2011, 14:28

Código:
view_xview[0]=obj_player.x-view_wview[0]/2
view_yview[0]=obj_player.y-view_hview[0]/2
Isso deve manter o player SEMPRE no centro da view. Dá pra brincar um bocado usando as variáveis da view, pra fazê-la seguir o player de formas mais inteligentes.

Edit: se você não estava usando código, não tem como saber se o botão foi atualizado depois da view (mentira, tem sim, só que eu não sei como faz). Talvez seja esse o problema, mesmo...
Edit2: talvez você tenha que desmarcar o objeto que a view segue, deixando em branco, nas configurações da room, pro código acima funcionar (mas mantenha habilitado o uso de views).
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Mensagem por Adriano Heartless Ter 17 maio 2011, 15:23

uhmm entendi dessa forma da pra fazer a view por codigo né Happy
legal, testei isso e também segue o personagem dessa forma, só não achei legal pq a view não identifica os limites da room o.O

mas mesmoa assim não deu certo o botão continua andando para o lado e não ficando fixio.

Apesar de não está afetando em nada no desempenho do projeto que estamos fazendo aqui pois os botões somente anda para o lado um pouco. Mas que fica esquisito fica.

Também percebi que isso acontence com o mouse que também é um objeto mas que eu coloquei como
x= mouse_x
y= mouse_y

estranho >.<

Link da enginer:
http://adf.ly/246619/http://www.4shared.com/file/sbdlaBwN/botao_seguindo_a_tela.html
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Mensagem por saim Ter 17 maio 2011, 15:40

adriano Heartleless escreveu:só não achei legal pq a view não identifica os limites da room o.O
Eu já vejo isso como uma vantagem. Assim é que são feitos níveis infinitos (nada a ver com o concurso atual, estou falando da estensão, em pixels, de cada fase). Mas é possível, sim, fazer com que a view respeite os limites da room. No final do post eu tento mostrar como faz.

adriano Heartleless escreveu:o botão continua andando para o lado e não ficando fixio.
...
os botões somente anda para o lado um pouco.
Tá com a maior cara da vista estar sendo atualizada depois do botão. Cara, tô ficando mais encucado com isso do que você...

adriano Heartleless escreveu:Link da enginer:
http://adf.ly/246619/http://www.4shared.com/file/sbdlaBwN/botao_seguindo_a_tela.html
O pior é que não posso baixar sua engine daqui, o computador é bloqueado. Deixa eu te mostrar o que tenho em mente.
Primeiro, vou chamar o botão de obj_botao e o personagem principal de obj_player.
No final do step event do obj_player, colocar isso aqui:
Código:
//segue o player respeitando os limites da room
view_xview[0]=median(0+view_wview[0]/2, x-view_wview[0]/2, room_width-view_wview[0]/2)
view_yview[0]=median(0+view_hview[0]/2, y-view_hview[0]/2, room_height-view_hview[0]/2)
//DEPOIS disso, muda a posição do botão
obj_botao.x=view_xview+20; obj_botao.y=view_yview+110
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