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[Design PA] Backgrounds - Sombreamento
3 participantes
GMBR :: Projetos :: Assets & Recursos
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[Design PA] Backgrounds - Sombreamento
Como todos sabem, background (*quase) não é background sem um bom sombreamento. O sombreamento é um dos principais pontos em que as pessoas empacam, pois se você fizer ótimas sprites, vai ter que fazer os back's no mesmo nível ou superior, para não dar aquele ar de preguiça. Vou começar a explicar o básico do sombreamento com uma montanha. Vou utilizar esse rápido exemplo:
Como todos sabem, a Terra nunca pega a luz do Sol em um lado todo:
Vamos utilizar esse princípio para criar nosso sombreamento. As melhores tonalidades para fazer isso é controlar a opacidade do preto e do branco, para claro e escuro respectivamente. Como vimos na imagem, o lado escuro é maior que o claro (partindo do eixo, claro, a montanha não é uma bola). Aí você puxa um pouquinho depois do meio da montanha e vai contornando a montanha por dentro, até o final, e fica assim:
Depois você puxa o restante do outro lado, criando o contorno do lado claro, assim:
Pronto! Aí está um sombreamento digno de um jogo XD.
Tem outra forma tambem, quando a montanha tem várias falhas, temos que criar um padrão de sombreamento. Vamos tomar como exemplo esses prédios, atrás das janelas:
Vamos tomar como o sol a bola vermelha. A partir daí, você escolhe um cinza mais claro e sombreia a parte de cima dos prédios e do lado que está recebendo a luz, lembrando que quanto mais longe os prédios, menos as "costas" do prédio recebe luz e o lado recebe mais. Aí fica assim:
E isso aí pessoal, na próxima vamos criar a profundidade nos back's.
FLW
* Isso não é necessário em back's de duas cores.
Como todos sabem, a Terra nunca pega a luz do Sol em um lado todo:
Vamos utilizar esse princípio para criar nosso sombreamento. As melhores tonalidades para fazer isso é controlar a opacidade do preto e do branco, para claro e escuro respectivamente. Como vimos na imagem, o lado escuro é maior que o claro (partindo do eixo, claro, a montanha não é uma bola). Aí você puxa um pouquinho depois do meio da montanha e vai contornando a montanha por dentro, até o final, e fica assim:
Depois você puxa o restante do outro lado, criando o contorno do lado claro, assim:
Pronto! Aí está um sombreamento digno de um jogo XD.
Tem outra forma tambem, quando a montanha tem várias falhas, temos que criar um padrão de sombreamento. Vamos tomar como exemplo esses prédios, atrás das janelas:
Vamos tomar como o sol a bola vermelha. A partir daí, você escolhe um cinza mais claro e sombreia a parte de cima dos prédios e do lado que está recebendo a luz, lembrando que quanto mais longe os prédios, menos as "costas" do prédio recebe luz e o lado recebe mais. Aí fica assim:
E isso aí pessoal, na próxima vamos criar a profundidade nos back's.
FLW
* Isso não é necessário em back's de duas cores.
Mr. Kaleb- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/09/2010
Reputação : 21
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Re: [Design PA] Backgrounds - Sombreamento
Muito bom, tutor de sombreamento, achei bem legal a parte dos prédios!! ficou bem interessante!
Re: [Design PA] Backgrounds - Sombreamento
Muito legal cara, bem explicado e estruturado! Você apresentou uma teoria pra explicar o sombreamento, meu parabéns!
SIGILOSO- Games Ranking :
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Re: [Design PA] Backgrounds - Sombreamento
Vlw SIGILA!
O mais apropriado pra dar aula aqui é tu, tu é o mais fera aqui do fórum em pixel art v_v XD.
FLW
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