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[DUVIDA] Duas dúvidas

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[DUVIDA] Duas dúvidas Empty [DUVIDA] Duas dúvidas

Mensagem por --Tales-- Dom 20 Mar 2011, 18:29

É o seguinte pessoal: estou fazendo um jogo em que gira a fase em torno do personagem. Mas eu não consigo mudar o eixo da fase durante o jogo, que eu deixei inteira em object para que possa girar. Mas ela só gira no eixo padrão, que deixei ao meio. Alguém aí sabe o que eu faço? [QUASE RESOLVIDO]
Aproveitando o tópico, nesse mesmo jogo, a bolinha não obedece à gravidade scratch quando eu coloco a gravidade, com o place_free, ele cai e não para na plataforma. Coloquei solid e tudo mais. O que eu faço? [RESOLVIDO]
Obrigado.


Última edição por --Tales-- em Seg 21 Mar 2011, 17:12, editado 4 vez(es)
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[DUVIDA] Duas dúvidas Empty Re: [DUVIDA] Duas dúvidas

Mensagem por sonic luan Dom 20 Mar 2011, 18:37

no step do obje_bolinha coloca
Código:

if place_free(x,y+2)
{gravity=1}
else
{gravity=0}
na colião com o chão coloca
Código:

move_contact_solid(direction,12)
vspeed=0
o objeto chão temque ser solido

para faser um onjeto girar no step do objeto coloca
Código:

angle+=1
alarm[0]=3
no alarme coloca
Código:

angle+=1
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pronto.

espero ter ajudado
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[DUVIDA] Duas dúvidas Empty Re: [DUVIDA] Duas dúvidas

Mensagem por --Tales-- Dom 20 Mar 2011, 18:49

Obrigado, agora deu certo a gravidade. Quanto à primeira dúvida, resumindo seria como fazer um objeto girar em torno de um outro.
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[DUVIDA] Duas dúvidas Empty Re: [DUVIDA] Duas dúvidas

Mensagem por sonic luan Dom 20 Mar 2011, 19:11

--Tales-- escreveu:Obrigado, agora deu certo a gravidade. Quanto à primeira dúvida, resumindo seria como fazer um objeto girar em torno de um outro.
não lembro como fas mas tem ese topico que esplica : https://gmbr.forumeiros.com/t13918-resolvidocomo-fazer-um-objeto-girar-em-torno-de-outro?highlight=torno
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[DUVIDA] Duas dúvidas Empty Re: [DUVIDA] Duas dúvidas

Mensagem por --Tales-- Seg 21 Mar 2011, 13:48

Valeu pela ajuda, mas o objeto não faz uma volta perfeita em volta do objeto com esse code. Faz tipo um triângulo. Eu fiz algo errado? Será que você podia fazer uma engine (para Game Maker 7, por favor) para mim?
Obrigado.
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[DUVIDA] Duas dúvidas Empty Re: [DUVIDA] Duas dúvidas

Mensagem por saim Seg 21 Mar 2011, 14:18

Um minuto... você quer que a fase gire em torno do personagem ou que um objeto gire em torno dele?
Pra fazer um objeto girar em torno dele, em cada step determine a posição relativa entre eles e, no step seguinte, reposicione-o na mesma posição relativa, apenas alguns graus diferente. Ou seja, você vai posicioná-lo primeiro e determinar a posição relativa no final do step. Ou seja:

Código:
//reposiciona em relação ao personagem
x=obj_personagem.x+lengthdir_x(distancia,angulo+giro)
y=obj_personagem.y+lengthdir_y(distancia,angulo+giro)

//re-define as variáveis
angulo=point_direction(obj_personagem.x,obj_personagem.y,x,y)
Lembrando que "distancia", "giro" e até "angulo" devem ser declaradas no create event.


Última edição por saim em Seg 21 Mar 2011, 14:19, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção)
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[DUVIDA] Duas dúvidas Empty Re: [DUVIDA] Duas dúvidas

Mensagem por --Tales-- Seg 21 Mar 2011, 14:40

Valeu pela ajuda saim, mas quando coloco para executar, o objeto começa a dar uma volta e para. Tem que colocar algum valor expecífico para uma varíavel aí?
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[DUVIDA] Duas dúvidas Empty Re: [DUVIDA] Duas dúvidas

Mensagem por Mr. Kaleb Seg 21 Mar 2011, 16:28

Coloca no create:
Código:
rodar=0

No Step:
Código:
rodar+=10
x=obj_player.x+lengthdir_x(obj_player.sprite_width*1,spin)
y=obj_player.y+lengthdir_y(obj_player.sprite_height*1,spin)
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[DUVIDA] Duas dúvidas Empty Re: [DUVIDA] Duas dúvidas

Mensagem por --Tales-- Seg 21 Mar 2011, 16:45

Valeu cara, agora foi sorrindo2
Muito obrigado mesmo, facilitou muito meu projeto! Very Happy
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[DUVIDA] Duas dúvidas Empty Re: [DUVIDA] Duas dúvidas

Mensagem por Mr. Kaleb Seg 21 Mar 2011, 16:55

De nada.
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Mensagem por --Tales-- Seg 21 Mar 2011, 17:11

Um momento aí, estava tentando fazer com que começasse a girar a partir do local em que o objeto estava, não por apenas uma pequena distância. Tentei modificar esse sprite_widht*1 por *2. Aumentou, mas eu queria que partisse de onde estivesse. Tentei usar o distance_to_object(obj_player), mas foi fazendo um movimento de espiral ao invés de ir rodando normalmente. Talvez depois eu postarei a engine do que estou falando para vocês entenderem melhor.
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