Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Inteligência para inimigo (completo)
3 participantes
Página 1 de 1
Inteligência para inimigo (completo)
é o seguinte, queria q os inimigos do meu jogo, quando me vissem, chegassem de um tal distancia q o tiro pegue em mim, ex : quando eu tiver na esquerda eles virem para esquerda e atirem e quando eu tiver na direita eles virem para direita e atirem, e que eles ficassem andando ate me achar. queria que os movimentos do cara fossem em relação a mim (como disse anteriormente), tipo a morte fosse na direita/esquerda o andar fosse na direita/esquerda a mira fosse na direita/esquerda e que o tiro tambem saisse em relaçao a mim
acho q ficou muito esquisito mais da para entender
acho q ficou muito esquisito mais da para entender
Desconectado321- Games Ranking :
Notas recebidas : E-D-A-D
Data de inscrição : 13/03/2011
Reputação : 5
Número de Mensagens : 273
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Inteligência para inimigo (completo)
é de tiro, PARECIDO com dead area (jogo do Rhino https://gmbr.forumeiros.com/t13670-topico-atualizado-08-03-dead-area-plataforma-survival-horror-nova-demo-14-lancada)
Desconectado321- Games Ranking :
Notas recebidas : E-D-A-D
Data de inscrição : 13/03/2011
Reputação : 5
Número de Mensagens : 273
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Inteligência para inimigo (completo)
ok.
vc tem que ter uma variavel, direita (no inimigo)
no step dele vc coloca
if obj_heroi.x > x {direita=true} else {direita=false}
ou seja, se o x do heroi for maior que o x do inimigo ele esta para direita, senão ele esta para não direita (esquerda)
em outro step (para não misturar as coisas) vc controla as animações deste inimigo.
if direita = true and atirando = false {sprite_index=spr_direita}else{sprite_index = spr_esquerda}
ainda no step de controle vc coloca a movimentação dele
if direita=true and atirando = false {hspeed=3} else {hspeed=-3}
anda caso não esteja atirando.
para ele atirar vc precisa criar uma variavel atirando.
para perceber a distância entre heroi e inimigo use no step de controle do inimigo o codigo:
if distance_to_object (obj_heroi) >= 100 {atirando = false} else {atirando = true}
no step das animações ponha algo como
if atirando = true {
if direita=true{sprite_index = spr_atirando_dir} else {sprite_index = spr_atirando_esq}
}
lembre de colocar no step de controle o codigo
if atirando = true {hspeed = 0}
para que ele atire parado lógico.
isso é o início, o resto é com vc.
vc tem que ter uma variavel, direita (no inimigo)
no step dele vc coloca
if obj_heroi.x > x {direita=true} else {direita=false}
ou seja, se o x do heroi for maior que o x do inimigo ele esta para direita, senão ele esta para não direita (esquerda)
em outro step (para não misturar as coisas) vc controla as animações deste inimigo.
if direita = true and atirando = false {sprite_index=spr_direita}else{sprite_index = spr_esquerda}
ainda no step de controle vc coloca a movimentação dele
if direita=true and atirando = false {hspeed=3} else {hspeed=-3}
anda caso não esteja atirando.
para ele atirar vc precisa criar uma variavel atirando.
para perceber a distância entre heroi e inimigo use no step de controle do inimigo o codigo:
if distance_to_object (obj_heroi) >= 100 {atirando = false} else {atirando = true}
no step das animações ponha algo como
if atirando = true {
if direita=true{sprite_index = spr_atirando_dir} else {sprite_index = spr_atirando_esq}
}
lembre de colocar no step de controle o codigo
if atirando = true {hspeed = 0}
para que ele atire parado lógico.
isso é o início, o resto é com vc.
Re: Inteligência para inimigo (completo)
acho que entendi...
Desconectado321- Games Ranking :
Notas recebidas : E-D-A-D
Data de inscrição : 13/03/2011
Reputação : 5
Número de Mensagens : 273
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Inteligência para inimigo (completo)
Cara as coisas que você vem perguntando, tem demais aqui no fórum, inúmeros tutoriais ensinado a fazer isso, inúmeras engines!! Dá uma procurada antes de fazer uma pergunta Pow!
Re: Inteligência para inimigo (completo)
vou terminar as sprites do inimigo e depois vou ver se esta funcionando os codigos do anderson3d, se estiver coloco como resolvido
Desconectado321- Games Ranking :
Notas recebidas : E-D-A-D
Data de inscrição : 13/03/2011
Reputação : 5
Número de Mensagens : 273
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Como faço para quando o inimigo ir para esquerda ele olhar para e vice e versa?
» Quero que o inimigo se movimente para Esquerda e para cima, não para a diagonal.
» [Pedido] Menu para jogo,completo,detalhes no topico.
» IA para inimigo alguem tem?
» I.A para inimigo de Bomberman
» Quero que o inimigo se movimente para Esquerda e para cima, não para a diagonal.
» [Pedido] Menu para jogo,completo,detalhes no topico.
» IA para inimigo alguem tem?
» I.A para inimigo de Bomberman
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos