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[Duvida]como mostrar as fotos de uma pasta externa no game maker

3 participantes

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Mensagem por juniorr452 Dom 13 Mar 2011, 10:14

Olá, eu estou com uma duvida, alguem sabe como eu posso carregar fotos externas e mostra-lás no game maker?
pra quem ainda não entendeu, olha um video:

https://www.youtube.com/watch?v=rVcl8wC81Hs&feature=player_embedded

é que eu estou fazendo um simulador de wii e eu preciso saber como faço isso, por favor me ajudem...
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Mensagem por Janx Dom 13 Mar 2011, 10:29

para carregar imagens externas basta usar a função:
sprite_add()

Exemplo de uso:

Código:
//Carregar
nova_img = sprite_add(imagem.png, 1, 1, 0, 0, 0);

//DRAW
draw_sprite(nova_img, 0, 100, 50);

Repare que a função retorna o ID da sprite! Se você não guardar esse ID, não vai ter como usar a imagem depois!

Para deletar a imagem da memoria:
Código:
sprite_delete(ID);
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Mensagem por juniorr452 Dom 13 Mar 2011, 10:58

é, só que se fulano de tal colocar uma imagem na mesma pasta que está a que eu carreguei para o game maker, ele mostra a imagem no game maker ou não?
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Mensagem por Janx Dom 13 Mar 2011, 13:34

Bom, você só precisa procurar os arquivos na pasta e carregá-los. As funções file_find_ podem te ajudar.
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Mensagem por juniorr452 Seg 14 Mar 2011, 16:12

apareceu assim:
file_find_close()
file_find_first(mask, attr)
file_find_next()
qual delas dá tipo assim, um browse (janelinha que aparece pra procurar a imagem) na imagem?
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Mensagem por Janx Seg 14 Mar 2011, 16:54

Ahh, você quer que a pessoa escolha a imagem?

Nesse caso você usa get_open_filename
Ele retorna o diretorio completo do arquivo, dai é só saber carregar a imagem.

Exemplo:
Código:
imagemDIR = get_open_filename("Bitmap|*.bmp",working_directory);
imagem = sprite_add(imagemDIR,.....);
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Mensagem por juniorr452 Qua 16 Mar 2011, 15:13

o que são:
sprite_add(fname,imgnumb,removeback,smooth,xorig,yor)?
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Mensagem por PedroX Qua 16 Mar 2011, 15:55

sprite_add(fname,imgnumb,removeback,smooth,xorig,yor)

Adiciona um sprite.

fname - "nome do sprite"
imgnumb - numero de frames (se for animado)
removeback - remover fundo e as cores iguais a do fundo
smooth - é um efeito, poe 0
xorig - origem, poe 0
yorig - origem, poe 0

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

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Mensagem por juniorr452 Qua 16 Mar 2011, 16:48

esse remove back eu coloco a palavra "yes"?
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Mensagem por Janx Qua 16 Mar 2011, 19:05

Depende... você quer remover o fundo da imagem?

Você usa true ou false / 1 ou 0.
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Mensagem por juniorr452 Sáb 19 Mar 2011, 11:18

ta quase ficando bom aqui, qualquer duvida eu posto aqui denovo
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