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Jogo online multiplayer, sistema com salas?
5 participantes
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Jogo online multiplayer, sistema com salas?
Saudações galera,
estou fazendo um projeto, jogo online multiplayer. A primeira coisa que quero é fazer aquelas salas em que as pessoas entram no jogo, um cria um game esperando os outros da sala entrarem. No meu projeto cada sala tera ate 6 jogadores. Sei que tem alguns no forum que sabem fazer isso. Pois bem, nao encontrei nada no forum pra me ajudar a eu entender como se faz e programar isso.
Bem, meu jogo é sobre juntar recursos, evoluir alguns predios, recrutar soldados e ordenar atacar os outros da sala, sistema em turnos. O jogo em si ta maior parte feito, agora é saber como transformar em online de jogável em salas. Até consegui uma engine online q preste, mas essa engine não tem o sistema de salas com varios, é básica so 1 a 1. Peço ajuda a vocês nisso.
estou fazendo um projeto, jogo online multiplayer. A primeira coisa que quero é fazer aquelas salas em que as pessoas entram no jogo, um cria um game esperando os outros da sala entrarem. No meu projeto cada sala tera ate 6 jogadores. Sei que tem alguns no forum que sabem fazer isso. Pois bem, nao encontrei nada no forum pra me ajudar a eu entender como se faz e programar isso.
Bem, meu jogo é sobre juntar recursos, evoluir alguns predios, recrutar soldados e ordenar atacar os outros da sala, sistema em turnos. O jogo em si ta maior parte feito, agora é saber como transformar em online de jogável em salas. Até consegui uma engine online q preste, mas essa engine não tem o sistema de salas com varios, é básica so 1 a 1. Peço ajuda a vocês nisso.
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Re: Jogo online multiplayer, sistema com salas?
Olha... o sistema de mplay do Game Maker é um pouco incompatível.
Na época que eu tentava fazer jogo online eu procurei um dll que me ajudasse a fazer tal coisa, o 39dll.dll, por exemplo (existe um arquivo .gm6 que traz um exemplo de como usar o 39dll), é só procurar um pouco.
Claro, você pode ir atrás de outros ;D
Aqui vai uma dica de como fazer esse sistema de salas:
Faça o Game servidor ter uma instance(principal) que reconhece as conexões e que crie outras instances "representantes" para cada player conectado, isso ira facilitar na hora de trocar dados e identificar.
Daí é só fazer a instance representantes reconhecerem pedidos de criar sala, se juntar à sala... e guardar essas no servidor.
(Se quiser uma engine eu posso passar depois. É beta, mas funciona).
Na época que eu tentava fazer jogo online eu procurei um dll que me ajudasse a fazer tal coisa, o 39dll.dll, por exemplo (existe um arquivo .gm6 que traz um exemplo de como usar o 39dll), é só procurar um pouco.
Claro, você pode ir atrás de outros ;D
Aqui vai uma dica de como fazer esse sistema de salas:
Faça o Game servidor ter uma instance(principal) que reconhece as conexões e que crie outras instances "representantes" para cada player conectado, isso ira facilitar na hora de trocar dados e identificar.
Daí é só fazer a instance representantes reconhecerem pedidos de criar sala, se juntar à sala... e guardar essas no servidor.
(Se quiser uma engine eu posso passar depois. É beta, mas funciona).
Re: Jogo online multiplayer, sistema com salas?
a 39dll é uma incrível dll pra multiplayer mas também é bastante complicada de se usar, é mais fácil e simples usar o mplay do gm, pesquisa no help GM lá ta tudo explicado lê que logo você aprende.
Re: Jogo online multiplayer, sistema com salas?
Fazendo um jogo desses, seria com sistema de cliente + servidor. Acredito que na teoria ficaria assim:
Cliente:
1) Loga no servidor, há vários botões sendo cada um para uma sala diferente.
2) Clica no botão, enviando informações relevantes para o servidor, e muda para a sala de jogo.
3) O jogador entra na sala de espera e clica no botão "PRONTO."
4) O jogador joga
Servidor:
1) Recebe uma conexão do servidor.
2) Recebe informações do botão, muda variáveis respectivas ao jogador e envia para todos que já estão na sala que este jogador chegou. Caso não haja ninguém lá (o jogador é o primeiro na sala), ele é indicado como o host
3) Recebe informações que todos estão prontos e envia para todos o sinal para começar.
4) Recebe informações do host e dos outros jogadores, enviando as informações do host para os outros e dos outros para o host. O servidor age como intermediário.
Cliente:
1) Loga no servidor, há vários botões sendo cada um para uma sala diferente.
2) Clica no botão, enviando informações relevantes para o servidor, e muda para a sala de jogo.
3) O jogador entra na sala de espera e clica no botão "PRONTO."
4) O jogador joga
Servidor:
1) Recebe uma conexão do servidor.
2) Recebe informações do botão, muda variáveis respectivas ao jogador e envia para todos que já estão na sala que este jogador chegou. Caso não haja ninguém lá (o jogador é o primeiro na sala), ele é indicado como o host
3) Recebe informações que todos estão prontos e envia para todos o sinal para começar.
4) Recebe informações do host e dos outros jogadores, enviando as informações do host para os outros e dos outros para o host. O servidor age como intermediário.
Re: Jogo online multiplayer, sistema com salas?
O Dungeon333 postou um exemplo:
https://gmbr.forumeiros.com/t5281-super-mmoprpg-engine-v-02-registro-e-login
Se o link estiver off, tente achar nas respostas novos links ou entre em contato com ele, que é o Diego333.
É um sistema bem feito pelo que parece.
Outra opção é usar a GM SDK do Jiraya, mas se ele não fizer um sistema fácil de salas, você terá que fazer o seu.
Até mais!
https://gmbr.forumeiros.com/t5281-super-mmoprpg-engine-v-02-registro-e-login
Se o link estiver off, tente achar nas respostas novos links ou entre em contato com ele, que é o Diego333.
É um sistema bem feito pelo que parece.
Outra opção é usar a GM SDK do Jiraya, mas se ele não fizer um sistema fácil de salas, você terá que fazer o seu.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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