Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Jogo online multiplayer, sistema com salas?
5 participantes
Página 1 de 1
Jogo online multiplayer, sistema com salas?
Saudações galera,
estou fazendo um projeto, jogo online multiplayer. A primeira coisa que quero é fazer aquelas salas em que as pessoas entram no jogo, um cria um game esperando os outros da sala entrarem. No meu projeto cada sala tera ate 6 jogadores. Sei que tem alguns no forum que sabem fazer isso. Pois bem, nao encontrei nada no forum pra me ajudar a eu entender como se faz e programar isso.
Bem, meu jogo é sobre juntar recursos, evoluir alguns predios, recrutar soldados e ordenar atacar os outros da sala, sistema em turnos. O jogo em si ta maior parte feito, agora é saber como transformar em online de jogável em salas. Até consegui uma engine online q preste, mas essa engine não tem o sistema de salas com varios, é básica so 1 a 1. Peço ajuda a vocês nisso.
estou fazendo um projeto, jogo online multiplayer. A primeira coisa que quero é fazer aquelas salas em que as pessoas entram no jogo, um cria um game esperando os outros da sala entrarem. No meu projeto cada sala tera ate 6 jogadores. Sei que tem alguns no forum que sabem fazer isso. Pois bem, nao encontrei nada no forum pra me ajudar a eu entender como se faz e programar isso.
Bem, meu jogo é sobre juntar recursos, evoluir alguns predios, recrutar soldados e ordenar atacar os outros da sala, sistema em turnos. O jogo em si ta maior parte feito, agora é saber como transformar em online de jogável em salas. Até consegui uma engine online q preste, mas essa engine não tem o sistema de salas com varios, é básica so 1 a 1. Peço ajuda a vocês nisso.
Mannoroth- Games Ranking :
Notas recebidas : D+D
Reputação : 12
Número de Mensagens : 841
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Jogo online multiplayer, sistema com salas?
Olha... o sistema de mplay do Game Maker é um pouco incompatível.
Na época que eu tentava fazer jogo online eu procurei um dll que me ajudasse a fazer tal coisa, o 39dll.dll, por exemplo (existe um arquivo .gm6 que traz um exemplo de como usar o 39dll), é só procurar um pouco.
Claro, você pode ir atrás de outros ;D
Aqui vai uma dica de como fazer esse sistema de salas:
Faça o Game servidor ter uma instance(principal) que reconhece as conexões e que crie outras instances "representantes" para cada player conectado, isso ira facilitar na hora de trocar dados e identificar.
Daí é só fazer a instance representantes reconhecerem pedidos de criar sala, se juntar à sala... e guardar essas no servidor.
(Se quiser uma engine eu posso passar depois. É beta, mas funciona).
Na época que eu tentava fazer jogo online eu procurei um dll que me ajudasse a fazer tal coisa, o 39dll.dll, por exemplo (existe um arquivo .gm6 que traz um exemplo de como usar o 39dll), é só procurar um pouco.
Claro, você pode ir atrás de outros ;D
Aqui vai uma dica de como fazer esse sistema de salas:
Faça o Game servidor ter uma instance(principal) que reconhece as conexões e que crie outras instances "representantes" para cada player conectado, isso ira facilitar na hora de trocar dados e identificar.
Daí é só fazer a instance representantes reconhecerem pedidos de criar sala, se juntar à sala... e guardar essas no servidor.
(Se quiser uma engine eu posso passar depois. É beta, mas funciona).
a 39dll é uma incrível dll pra multiplayer mas também é bastante complicada de se usar, é mais fácil e simples usar o mplay do gm, pesquisa no help GM lá ta tudo explicado lê que logo você aprende.
Fazendo um jogo desses, seria com sistema de cliente + servidor. Acredito que na teoria ficaria assim:
Cliente:
1) Loga no servidor, há vários botões sendo cada um para uma sala diferente.
2) Clica no botão, enviando informações relevantes para o servidor, e muda para a sala de jogo.
3) O jogador entra na sala de espera e clica no botão "PRONTO."
4) O jogador joga
Servidor:
1) Recebe uma conexão do servidor.
2) Recebe informações do botão, muda variáveis respectivas ao jogador e envia para todos que já estão na sala que este jogador chegou. Caso não haja ninguém lá (o jogador é o primeiro na sala), ele é indicado como o host
3) Recebe informações que todos estão prontos e envia para todos o sinal para começar.
4) Recebe informações do host e dos outros jogadores, enviando as informações do host para os outros e dos outros para o host. O servidor age como intermediário.
Cliente:
1) Loga no servidor, há vários botões sendo cada um para uma sala diferente.
2) Clica no botão, enviando informações relevantes para o servidor, e muda para a sala de jogo.
3) O jogador entra na sala de espera e clica no botão "PRONTO."
4) O jogador joga
Servidor:
1) Recebe uma conexão do servidor.
2) Recebe informações do botão, muda variáveis respectivas ao jogador e envia para todos que já estão na sala que este jogador chegou. Caso não haja ninguém lá (o jogador é o primeiro na sala), ele é indicado como o host
3) Recebe informações que todos estão prontos e envia para todos o sinal para começar.
4) Recebe informações do host e dos outros jogadores, enviando as informações do host para os outros e dos outros para o host. O servidor age como intermediário.
O Dungeon333 postou um exemplo:
https://gmbr.forumeiros.com/t5281-super-mmoprpg-engine-v-02-registro-e-login
Se o link estiver off, tente achar nas respostas novos links ou entre em contato com ele, que é o Diego333.
É um sistema bem feito pelo que parece.
Outra opção é usar a GM SDK do Jiraya, mas se ele não fizer um sistema fácil de salas, você terá que fazer o seu.
Até mais!
https://gmbr.forumeiros.com/t5281-super-mmoprpg-engine-v-02-registro-e-login
Se o link estiver off, tente achar nas respostas novos links ou entre em contato com ele, que é o Diego333.
É um sistema bem feito pelo que parece.
Outra opção é usar a GM SDK do Jiraya, mas se ele não fizer um sistema fácil de salas, você terá que fazer o seu.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês: