Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Problema de colisão em jogo de tetris
2 participantes
Página 1 de 1
Problema de colisão em jogo de tetris
Quando uma peça encostra em outra pela, ela deverá parar e virá a outra peça.
O meu problema é que quando um peça encosta na LATERAL de outra peça, é como se a colisão fosse verdadeira, aí ela simplesmente para ali no ar do lado da peça e vem a outra.
Alguém tem alguma idéia de como fazer a peça parar somente quando a colisão for em cima da outra peça?
Não sei se isso ajuda, mas essa é a rotina que faz a peça descer sozinha (está no alarme 0):
O meu problema é que quando um peça encosta na LATERAL de outra peça, é como se a colisão fosse verdadeira, aí ela simplesmente para ali no ar do lado da peça e vem a outra.
Alguém tem alguma idéia de como fazer a peça parar somente quando a colisão for em cima da outra peça?
Não sei se isso ajuda, mas essa é a rotina que faz a peça descer sozinha (está no alarme 0):
- Código:
if canmove = true
{
y+=16;
if (global.down > 0)
{
alarm[0] = global.delay * room_speed;
global.down = global.down - 1;
}
}
Maker- Data de inscrição : 09/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 51
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Problema de colisão em jogo de tetris
Bom dia amigo, se eu não me engano para voce fazer um jogo de tetris voce tem que alinhar no Grid! La na aba main1 tem a função align to grid! e coloca o tamanho de cada quadradinho das suas peças do tetris! Isso vc tem que fazer em cada peça! Digamos assim: se eu tenho um bloco de tetris com 4 bloquinhos cada um tem 16x16 entao eu vou alinhar a peça "bloco" em 16x16! entendeu? Eu acho que nao vai dar erro não! veja la se funciona! Vlws
--EDIT--
Entendi sua pergunta: "Quando voce aperta para o lado e dos lados tem uma outra peça parada, se apertar de mais para o lado ele vai colidir e freiar ali neh?! Entendi! Voce pode criar uma variavel para que se tiver algo do lado da peça o player não possa apertar para o lado, sendo assim a peça não irá colidir com a outra! Vou fazer um code aki e ja te mando!
--EDIT²--
Codigo coloca no create de cada peça:
No step:
Cara eu tentei, mas nao testei, então espero que de certo! Foi mal qualquer coisa ai!
--EDIT--
Entendi sua pergunta: "Quando voce aperta para o lado e dos lados tem uma outra peça parada, se apertar de mais para o lado ele vai colidir e freiar ali neh?! Entendi! Voce pode criar uma variavel para que se tiver algo do lado da peça o player não possa apertar para o lado, sendo assim a peça não irá colidir com a outra! Vou fazer um code aki e ja te mando!
--EDIT²--
Codigo coloca no create de cada peça:
- Código:
podeapertar=true
No step:
- Código:
if podeapertar=true && if place_free(x+1,y)
{
//coloca aki o que você quer que aconteça com a peça, no caso apertar as flechas para o lado
}
if podeapertar=true && if place_free(x-1,y)
{
//coloca aki o que você quer que aconteça com a peça, no caso apertar as flechas para o lado
}
else //se nao derto certo tenta tirar este else =D
if !place_free(x+1,y) //se nao estiver livre do lado direito, ou seja, se tiver alguma peça...
{
podeapertar=false
//aki o código de continuar caindo
}
if !place_free(x-1,y) //se nao estiver livre do lado direito, ou seja, se tiver alguma peça...
{
podeapertar=false
//aki o código de continuar caindo
}
Cara eu tentei, mas nao testei, então espero que de certo! Foi mal qualquer coisa ai!
Tópicos semelhantes
» [RESOLVIDO]Problema com colisão em jogo de plataforma
» colisão de queda após outra colisão dando problema
» Problema de colisão
» Problema na colisão
» problema com colisão
» colisão de queda após outra colisão dando problema
» Problema de colisão
» Problema na colisão
» problema com colisão
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos