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Movimentos programados e animação de sprites...

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Mensagem por Vampire Seg 03 Nov 2008, 12:57

2 coisinhas que acredito serem fáceis de fazer, mas pra mim está um pouco complicado, se alguém puder ajudar....

a primeira é com relação a movimentos programados dos inimigos, tenho um inimigo que é um morcego, até ai tudo bem, fiz as sprites, tá funcionando legal, configurei as colisões e tal, o personagem do inimigo está todo configuradinho, porém, em cada fase ele deverá ter movimentos diferentes..
por exemplo, na fase 1 o inimigo se move apenas da esquerda pra direita e volta, já na fase 2 ele da voltas e assim por diante..
ai vem minha primeira pergunta, como eu faço pra movimentar esse inimigo da maneira que eu quiser sem precisar criar vários objetos cópia desse inimigo?? uso paths? scripts?? o que usar, caso seja paths ou scripts, como eu uso os paths ou scripts para gerar movimentos diferentes para o mesmo personagem pois não consegui fazer nada com os paths e scripts?


a segunda pergunta, se refere a animação de sprites, por exemplo tenho o sprite de movimento pra esquerda e outro de movimento pra direita, quando aperto esquerda ela anima pra esquerda e quando aperto direita ele anima pra direita,,, é obvio, só que quando o boneco virar da esquerda pra direita ou vice versa, eu queria q antes de entrar a animação feita entrasse 1 vez a animação do bonecto virando e ai sim entrasse a animação do boneco andando pra direita ou esquerda..

espero que tenha conseguido explicar bem!!
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Mensagem por Convidad Seg 03 Nov 2008, 13:54

Bom velho, fiz u exemplo aqui de efeito de troca de direção para o obj:

http://www.mediafire.com/download.php?ytbj41mizzw

Detalhe: Eu fiz com o obj se movendo sozinho (estilo inimigo de Super Mario), mas basta vc pegar os eventos da colisão e copiar nos de teclas (com as devidas alterações dos valores) que poderá usá-lo para um obj com movimento controlado!

Espero que ajude... se tiver qq problema é só dizer!

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Mensagem por Vampire Seg 03 Nov 2008, 14:06

fmanna, to baixando e vou dar uma olhada,, por enquanto valeu...
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Mensagem por Vampire Seg 03 Nov 2008, 14:20

fmanna
dei uma olhada no arquivo, e consegui entender, a principio fiquei meio confuso, mas depois olhando seu código melhor, consegui perceber que o pulo do gato ali é identificar qual o último frame da animação e mudar a variavel,,,
brigadão pela ajuda, um dos meus problemas já tá resolvido...

agora se alguém tiver alguma idéia sobre os movimentos pré programados do personagem....
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Mensagem por Convidad Seg 03 Nov 2008, 14:22

consegui perceber que o pulo do gato ali é identificar qual o último frame da animação e mudar a variavel,,,
Legal!... isso é uma forma que eu consegui, mas acredito que devam haver muitas outras...

Dica: Evite postar consecutivamente, é contra as regras do Fórum =]

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Mensagem por vinians Seg 03 Nov 2008, 21:20

Não sei se foi o que o fmanna falou mais um jeito bem facil de resolver esse problema é com o uso de PATHS, crie várias paths com movimentos diferentes e atribua ao objeto morcego de acordo com o level. Funciona bem tb.
Código:

if (level == 1) obMorcego.path_index = path_1;
if (level == 2) obMorcego.path_index = path_2;
//etc
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Mensagem por JuninhoDrak Ter 04 Nov 2008, 10:51

caraca cara ele quer criar um rpg?
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Mensagem por Vampire Ter 04 Nov 2008, 11:11

vinians
parece realmente que paths é justamente o que to precisando usar aqui,, mas não sei como programar esses paths, vc poderia me dar uma ajuda em como programar esses paths?
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