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[RESOLVIDO] Sistema de load game
2 participantes
Página 1 de 1
[RESOLVIDO] Sistema de load game
Ola pessoal
Bom estou pedido a ajuda de todos vocês pois estou completamente desesperado e minhas forças estão no 0 pois já tentei de tudo. É o seguinte
Eu e minha equipe estamos desenvolvendo um jogo educativo e optamos pelo game maker pois é a ferramenta que mais sabemos usar. Mas sou iniciante pois o GM é de uma tamanha complexidade enorme.
Peço desculpas se meu tópico é repetido pois esxistem varios falando dessa assunto e estudei muito tais tópicos mais ainda não consegui fazer o que desejo, então vamos lá:
o game está ficando muito grande e o consumo de memoria esta absurdo!!! =O
Pelo meus calculos se o jogo for terminado vai pedir como requerimento minimo 2 GB de memoria LOL
mas que GTA 4 '-'
Então eu criei um diretorio e coloquei todos os arquivos de som externamente. Isso ajudou muito. E agora estou fazendo o mesmo com as Sprites. E atraves de teste de verificação da memoria ficou perfeito mas, só tem um problema =/
criei uma tela de load com um objeto nele contendo a seguinte lógica:
No create ele deleta todas as sprites e sons da fase anterior isso para libarar a memoria
// DELETANDO ABERTURA
sprite_delete(spr_13);
sprite_delete(spr_7);
sprite_delete(spr_efect);
sprite_delete(spr_9);
sprite_delete(spr_10);
sprite_delete(spr_quissa);
sprite_delete(spr_14);
sprite_delete(spr_15);
sprite_delete(chiquinha_tela);
// DELETANDO main menu
sprite_delete(spr_historia);
sprite_delete(spr_sair);
sprite_delete(spr_atividades);
// DELETANDO SOUNDS
sound_delete(bgm_abertura);
Depois chamo um alarme 0 onde ele carrega as novas sprites da nova fase em seus respectivos lugares no diretorio
// carregando sprite
sprite_replace_sprite(spr_logo_fazenda_final,"Data/Act1/sprlogofazendaquissamafinal.gmspr");
sprite_replace_sprite(balao_fala_tidinho,"Data/GlobalAssets/sprbalaofalatidinho.gmspr");
sprite_replace_sprite(balao_chiquinha,"Data/GlobalAssets/sprbalaochiquinha.gmspr");
sprite_replace_sprite(sStandLeft,"Data/Character/sStandLeft.gmspr");
sprite_replace_sprite(sStandRight,"Data/Character/sStandRight.gmspr");
e novamente chamo um alarme [1] para carregar o audio
// CARREGANDO SOUNSDS
sound_replace(bgm_cena_01,"Sound/BGM/cena_01.wav",3,0);
sound_replace(sfx_titulo,"Sound/Interface/titulo.wav",1,0);
sound_replace(voice_chiquinha_01,"Sound/Voice/Chiquinha/01.wav",1,0);
sound_replace(voice_chiquinha_02,"Sound/Voice/Chiquinha/02.wav",1,0);
sound_replace(voice_chiquinha_03,"Sound/Voice/Chiquinha/03.wav",1,0);
sound_replace(voice_chiquinha_04,"Sound/Voice/Chiquinha/04.wav",1,0);
E assim por diante, ou seja, cada atividade terminada entra uma tela de load deletando as sprites e sounds que não serão usadas na proxima atividade e carregando as novas sprites e sounds.
Bom essa foi a lógica que desenvolvi atraves dos estudos daqui do fórum que mais adapitou com a programação do game =/
Só que quando o usuario volta para tela de inicio e quiser reniciar uma atividade que já foi feita antes o load trava pois diz que os sprites e sounds não existe isso porque ja foram deletados antes =/
Tem como fazer uma maneira de deletar da memoria sprites e sounds e depois chama-las no diretorio ou adiciona-las novamente no jogo????
Bom estou pedido a ajuda de todos vocês pois estou completamente desesperado e minhas forças estão no 0 pois já tentei de tudo. É o seguinte
Eu e minha equipe estamos desenvolvendo um jogo educativo e optamos pelo game maker pois é a ferramenta que mais sabemos usar. Mas sou iniciante pois o GM é de uma tamanha complexidade enorme.
Peço desculpas se meu tópico é repetido pois esxistem varios falando dessa assunto e estudei muito tais tópicos mais ainda não consegui fazer o que desejo, então vamos lá:
o game está ficando muito grande e o consumo de memoria esta absurdo!!! =O
Pelo meus calculos se o jogo for terminado vai pedir como requerimento minimo 2 GB de memoria LOL
mas que GTA 4 '-'
Então eu criei um diretorio e coloquei todos os arquivos de som externamente. Isso ajudou muito. E agora estou fazendo o mesmo com as Sprites. E atraves de teste de verificação da memoria ficou perfeito mas, só tem um problema =/
criei uma tela de load com um objeto nele contendo a seguinte lógica:
No create ele deleta todas as sprites e sons da fase anterior isso para libarar a memoria
// DELETANDO ABERTURA
sprite_delete(spr_13);
sprite_delete(spr_7);
sprite_delete(spr_efect);
sprite_delete(spr_9);
sprite_delete(spr_10);
sprite_delete(spr_quissa);
sprite_delete(spr_14);
sprite_delete(spr_15);
sprite_delete(chiquinha_tela);
// DELETANDO main menu
sprite_delete(spr_historia);
sprite_delete(spr_sair);
sprite_delete(spr_atividades);
// DELETANDO SOUNDS
sound_delete(bgm_abertura);
Depois chamo um alarme 0 onde ele carrega as novas sprites da nova fase em seus respectivos lugares no diretorio
// carregando sprite
sprite_replace_sprite(spr_logo_fazenda_final,"Data/Act1/sprlogofazendaquissamafinal.gmspr");
sprite_replace_sprite(balao_fala_tidinho,"Data/GlobalAssets/sprbalaofalatidinho.gmspr");
sprite_replace_sprite(balao_chiquinha,"Data/GlobalAssets/sprbalaochiquinha.gmspr");
sprite_replace_sprite(sStandLeft,"Data/Character/sStandLeft.gmspr");
sprite_replace_sprite(sStandRight,"Data/Character/sStandRight.gmspr");
e novamente chamo um alarme [1] para carregar o audio
// CARREGANDO SOUNSDS
sound_replace(bgm_cena_01,"Sound/BGM/cena_01.wav",3,0);
sound_replace(sfx_titulo,"Sound/Interface/titulo.wav",1,0);
sound_replace(voice_chiquinha_01,"Sound/Voice/Chiquinha/01.wav",1,0);
sound_replace(voice_chiquinha_02,"Sound/Voice/Chiquinha/02.wav",1,0);
sound_replace(voice_chiquinha_03,"Sound/Voice/Chiquinha/03.wav",1,0);
sound_replace(voice_chiquinha_04,"Sound/Voice/Chiquinha/04.wav",1,0);
E assim por diante, ou seja, cada atividade terminada entra uma tela de load deletando as sprites e sounds que não serão usadas na proxima atividade e carregando as novas sprites e sounds.
Bom essa foi a lógica que desenvolvi atraves dos estudos daqui do fórum que mais adapitou com a programação do game =/
Só que quando o usuario volta para tela de inicio e quiser reniciar uma atividade que já foi feita antes o load trava pois diz que os sprites e sounds não existe isso porque ja foram deletados antes =/
Tem como fazer uma maneira de deletar da memoria sprites e sounds e depois chama-las no diretorio ou adiciona-las novamente no jogo????
Última edição por adriano Heartleless em Seg 21 Fev 2011, 12:24, editado 1 vez(es)
Re: [RESOLVIDO] Sistema de load game
Acho que se determinar que se for tal room cria tais coisas pra ela.
Assim:
Assim quando for (room = 1) o sistema vai ter que carregar os arquivos.
Assim:
- Código:
if room = 1{
// carregando sprite
sprite_replace_sprite(spr_logo_fazenda_final,"Data/Act1/sprlogofazendaquissamafinal.gmspr");
sprite_replace_sprite(balao_fala_tidinho,"Data/GlobalAssets/sprbalaofalatidinho.gmspr");
sprite_replace_sprite(balao_chiquinha,"Data/GlobalAssets/sprbalaochiquinha.gmspr");
sprite_replace_sprite(sStandLeft,"Data/Character/sStandLeft.gmspr");
sprite_replace_sprite(sStandRight,"Data/Character/sStandRight.gmspr");
// CARREGANDO SOUNSDS
sound_replace(bgm_cena_01,"Sound/BGM/cena_01.wav",3,0);
sound_replace(sfx_titulo,"Sound/Interface/titulo.wav",1,0);
sound_replace(voice_chiquinha_01,"Sound/Voice/Chiquinha/01.wav",1,0);
sound_replace(voice_chiquinha_02,"Sound/Voice/Chiquinha/02.wav",1,0);
sound_replace(voice_chiquinha_03,"Sound/Voice/Chiquinha/03.wav",1,0);
sound_replace(voice_chiquinha_04,"Sound/Voice/Chiquinha/04.wav",1,0);
}
Assim quando for (room = 1) o sistema vai ter que carregar os arquivos.
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Re: [RESOLVIDO] Sistema de load game
Poxa vlw mesmo Shadow
sua dica é muito boa dessa forma fica até mais organizado, posso fazer uma tela só de load sem precisar criar varias telas com objetos diferente para carregar os arquivos que era a forma como estava fazendo
Mas, o lance do deleter as Resources da memoria ainda é um problema =/
O pior que se eu não deletar o consumo de memoria só aumenta.
Percebi que o comando "Sprite_delete e sound_delete" funciona diferente do object_delete pois um deleta temporariamente mas, o sprite_delete deleta definitivamente do jogo e se for utilizar tao sprite não tem como =/
O mesmo serve para as sounds.
tinha que ter uma maneira de utilizar e deletar as resources quando necessario para que o consumo de memoria ficar sempre estavel >.<
sua dica é muito boa dessa forma fica até mais organizado, posso fazer uma tela só de load sem precisar criar varias telas com objetos diferente para carregar os arquivos que era a forma como estava fazendo
Mas, o lance do deleter as Resources da memoria ainda é um problema =/
O pior que se eu não deletar o consumo de memoria só aumenta.
Percebi que o comando "Sprite_delete e sound_delete" funciona diferente do object_delete pois um deleta temporariamente mas, o sprite_delete deleta definitivamente do jogo e se for utilizar tao sprite não tem como =/
O mesmo serve para as sounds.
tinha que ter uma maneira de utilizar e deletar as resources quando necessario para que o consumo de memoria ficar sempre estavel >.<
Re: [RESOLVIDO] Sistema de load game
Ja que os arquivos são externos, as sprites podem sim ser deletadas definitivamente pra quando quizer usa-las oa invez de "sprite_replace_sprite"
use "sprite_add_sprite", pois o "sprite_replace_sprite" serve pra sprites que ja estão inclusas no jogo enquanto "sprite_add_sprite" carrega um de um folder que nesse caso seria o do jogo instalado no PC.
Nota: eu não testei, por tanto eu não sei se essa dica vai funcionar, mas vale a pena tentar.
E eu to muito afim de jogar, espero até ficar pronto.
use "sprite_add_sprite", pois o "sprite_replace_sprite" serve pra sprites que ja estão inclusas no jogo enquanto "sprite_add_sprite" carrega um de um folder que nesse caso seria o do jogo instalado no PC.
Nota: eu não testei, por tanto eu não sei se essa dica vai funcionar, mas vale a pena tentar.
E eu to muito afim de jogar, espero até ficar pronto.
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Re: [RESOLVIDO] Sistema de load game
Poxa vlw mesmo Shadow O/
era esse comando que eu estava procurando desdo começo sprite_add_sprite pois agora posso deletar a hora que eu quiser e criar um sprite novo eheheheh. Gostaria de agradecer pela ajuda mesmo
Sobre o jogo não sei se poderei disponibiliza-lo para download pois esta sendo desenvolvido para prefeitura da minha cidade e para as escolas mais vou conversar com eles e posto aqui no fórum a respeito com vidios fotos e tudo mais XD
era esse comando que eu estava procurando desdo começo sprite_add_sprite pois agora posso deletar a hora que eu quiser e criar um sprite novo eheheheh. Gostaria de agradecer pela ajuda mesmo
Sobre o jogo não sei se poderei disponibiliza-lo para download pois esta sendo desenvolvido para prefeitura da minha cidade e para as escolas mais vou conversar com eles e posto aqui no fórum a respeito com vidios fotos e tudo mais XD
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