GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


sombras da bola

3 participantes

Ir para baixo

sombras da bola Empty sombras da bola

Mensagem por @__lukz Ter 08 Fev 2011, 17:38

eu estou quase acabando a programação do jogo. Mas estou precisando de um efeito bem comum. Sabe o efeito "after image" de quando a bola passa, vem algumas outras mais apagadas como rastro? eu queria um desse para uma bola especial. Alguem conhece o efeito?
@__lukz
@__lukz

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 26/11/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 25
Prêmios : sombras da bola Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

sombras da bola Empty Re: sombras da bola

Mensagem por GameMakerTutoriais Qua 09 Fev 2011, 22:35

Use um array. Coloque isso no evento create, O efeito vai funcionar com qualquer sprite e você pode controlar o tamanho do rastro:

Código:
// Tamanho do rastro da sombra.
max_sombra := 30;

// Intensidade entre 0 e 1.
intensidade := 0.25;

 // Cor da sombra.
cor_sombra := c_white;

for ( t := 0 ; t <= max_sombra ; t += 1 )
begin
    // Propriedades da sombra:
    prev_sombra[t,0] := x;
    prev_sombra[t,1] := y;
    prev_sombra[t,2] := image_index;
    prev_sombra[t,3] := sprite_index;
    prev_sombra[t,4] := sign(image_xscale);
end


Coloque isso no evento End Step:

Código:
prev_sombra[0,0] := x;
prev_sombra[0,1] := y;
prev_sombra[0,2] := image_index;
prev_sombra[0,3] := sprite_index;
prev_sombra[0,4] := sign(image_xscale);

for ( t := max_sombra ; t > 0 ; t -= 1 )
begin
    prev_sombra[t,0] := prev_sombra[t-1,0];
    prev_sombra[t,1] := prev_sombra[t-1,1];
    prev_sombra[t,2] := prev_sombra[t-1,2];
    prev_sombra[t,3] := prev_sombra[t-1,3];
    prev_sombra[t,4] := prev_sombra[t-1,4];
end;

E esse código abaixo no Draw:

Código:

var opacidade;
opacidade := intensidade/max_sombra;

draw_set_blend_mode(bm_add);
for ( d = max_sombra ; d >= 0 ; d -= 1 )
begin
draw_sprite_ext(
        prev_sombra[d,3],
        floor(prev_sombra[d,2]),
        prev_sombra[d,0],
        prev_sombra[d,1],
        prev_sombra[d,4],
        image_yscale,
        image_angle,
        cor_sombra,
        intensidade - (opacidade * d)
        );
end;

draw_set_blend_mode(bm_normal);

// Aqui segue o desenho da instância, normalmente.

draw_sprite_ext(
        sprite_index,
        floor(image_index),
        x,
        y,
        image_xscale,
        image_yscale,
        image_angle,
        image_blend,
        image_alpha
        );
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : sombras da bola Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

sombras da bola Empty Re: sombras da bola

Mensagem por saim Qui 10 Fev 2011, 12:03

Dá uma olhada nesse tópico, tem uma pergunta bem parecida.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : sombras da bola Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

sombras da bola Empty Re: sombras da bola

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos