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[Pergunta básica de Plataforma]Probema na hora de mudar de lado

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Mensagem por Super Games Sáb 22 Jan 2011, 16:48

Olá amigos,

Estou fazendo quatro projetos:
1-Super Mario-Revenje of Bowser(12% pronto)
2-Deadly Road(6% pronto)
3-A Vingança de Faicy 2(2% pronto)
4-Super Robô 2-A Aventura Continua(2% pronto)
Mas estou aqui para perguntar uma dúvida do 1, é o seguinte pessoal, lim um tutorial chamado "Criando um jogo de plataforma completo" nele explicava como fazer mudar de sprite quando andar e quando parar voltar ao parado, tudo deu certo, menos uma coisa, quando estou andando para um lado e viro para o outro o perssonagem vira de lado de forma estranha, fica distante do local que estava na hora de virar.
Será que devo colocar uma troca de sprite ao invez de mudar a direção da sprite atrávez de códigos?


Até! flw
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[Pergunta básica de Plataforma]Probema na hora de mudar de lado Empty Re: [Pergunta básica de Plataforma]Probema na hora de mudar de lado

Mensagem por Hedgehog Sáb 22 Jan 2011, 16:51

E por que você não arruma a Origin no sprite --"
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Mensagem por Super Games Sáb 22 Jan 2011, 16:57

Uma pergunta:
-Origin ou Origem?
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Mensagem por Hedgehog Sáb 22 Jan 2011, 17:01

Tanto faz, é a famosa cruz! Você tem que colocar ela no mesmo lugar em todos os sprites!
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Mensagem por Super Games Sáb 22 Jan 2011, 17:21

Muito obrigado Hedgehog, agora só tem um bug, quando colido com um objeto que está no ar não no chão e eu encostro nele vou para cima dele.
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Mensagem por elicray Sáb 22 Jan 2011, 18:33

colido com um objeto que está no ar não no chão e eu encostro nele vou para cima dele.

Pode explicar outra vez??
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Mensagem por Markituh Sáb 22 Jan 2011, 18:39

Revenje ou Revenge?
- Revenge '-' Nome em inglês é bonito, eu sei, mas só escreva se você realmente tem domínio da gramática.

Hmmm... É o move_contact_solid. Se você colocar direction no primeiro argumento, ele vai ficar "deslizando" na direção atual do player. O que se é mais viável é colocar gravity_direction no primeiro argumento, que vai para a direção da gravidade(para baixo, no caso).
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Mensagem por Super Games Sáb 22 Jan 2011, 19:00

@Elicray
Fiz um video para entender melhor a pergunta:


@Markithu
Já arrumei isto no Revenge.
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Mensagem por Markituh Sáb 22 Jan 2011, 19:02

Você viu que eu respondi sobre seu problema?
Hmmm... É o move_contact_solid. Se você colocar direction no primeiro argumento, ele vai ficar "deslizando" na direção atual do player. O que se é mais viável é colocar gravity_direction no primeiro argumento, que vai para a direção da gravidade(para baixo, no caso).
O phoda é isso, as pessoas não lêem o post todo...
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Mensagem por Super Games Sáb 22 Jan 2011, 19:04

Eu lim Markituh, não respondi porque não entendi sua resposta.
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Mensagem por Markituh Sáb 22 Jan 2011, 19:10

O problema está no move_contact_solid, se você colocar direction no primeiro argumento, ele vai ficar "deslizando" na direção atual do player. O que se é mais viável é colocar gravity_direction no primeiro argumento, que vai para a direção da gravidade(para baixo, no caso).
Código:
move_contact_solid(gravity_direction,12)
Entendeu?
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Mensagem por Godsil4 Sáb 22 Jan 2011, 19:11

n sei os codigos q vc
uso por isso n sei como
ajusta, mas uma boa seria
vc coloca esse codigo no step:
if not place_free(x+hspeed,y){ hspeed = 0 }
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Mensagem por elicray Sáb 22 Jan 2011, 19:12

Bem, eu normalmente costumo por na colisão com a parede:
Código:
move_contact_solid(direction,12)

Nunca me deu problemas...
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Mensagem por Super Games Sáb 22 Jan 2011, 19:14

Obrigado, mas agora o probema é que vai para baixo muito rápido.
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Mensagem por Super Games Sáb 22 Jan 2011, 19:14

Obrigado, mas agora o probema é que vai para baixo muito rápido.
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Mensagem por Markituh Sáb 22 Jan 2011, 19:15

Tente trocar o 12 por um valor menor. E você fez post duplo
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Mensagem por Super Games Sáb 22 Jan 2011, 19:16

Desculpa, foi por sem querer.
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Mensagem por elicray Sáb 22 Jan 2011, 19:25

Bem, eu não conheço a engine que está a usar mas a melhor que já vi foi a engine do Suadão que pode ser baixada em conjunto com outras engines na apostila livre:

https://gmbr.forumeiros.com/t11499-download-apostila-livre-game-maker

Essa engine contém alguns erros como quando ele está a cair parece que o player está a planar a alta velocidade, mas nada que não se resolva ajustando alguns valores...

@offtopic
Esse tipo de post duplo acontece de vez em quando não sei porquê, normalmente não é com intenção
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Mensagem por Luiz A. Oliveira Dom 23 Jan 2011, 14:29

super games, você pode usar a lpMov da minha assinatura, com fricção ou sem.
se vc usar minha script, por exemplo na colisão com um solido:
Código:
move_contect_solid(directon,12)
vspeed=0
não tem erro =D
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Mensagem por Mystery_boy_maker Dom 23 Jan 2011, 16:17

coloque assim no Step do Mario :

Código:
 if not place_free(x hspeed,y){ hspeed = 0 }

e na colisao com o solo ou com o bloco :

Código:
 move_contact_solid(270,15)
vspeed = 0
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