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Mensagem por Furious God Sáb 22 Jan 2011, 14:05

seguinte galera,e tenho esse codna colisão do player com o obj colisão
Código:
sprite_index=sprite6

mas eu quero q quando o player saia de cima do obj botão, o botão teja o sprite como sprite7
mas ainda n descobri como faz :/

poderiam me ajudar
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Mensagem por Licht Sáb 22 Jan 2011, 14:10

Dá pra explicar melhor?

Mas uma coisa: não faz sentido colocar image_index=sprite6, por que o image_index tem a ver com as imagens da sprite, não com a sprite.

O certo seria por exemplo: image_index=6 que seria a sétima imagem de uma sprite.
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Mensagem por Henrique_GJ Sáb 22 Jan 2011, 14:17

@lucas - lucas vc não entendeu nadam sprite6 é o nome da sprite (óbvio, subimagens não podem se chamar sprite ¬¬)

@topic

coloque no step

if ! variable_local_exists("tocou") {tocou = false}

if place_meeting(x,y,chao)
{
sprite_index = sprite6
tocou = true
}
else
{
if tocou = true
{
sprite_index = sprite7
tocou = false
}
}


ps.: fiz de cabeça. se falhar me avisa, mas acredito que num falha naum pois é um codigo muito simples

ps.: tira o codigo que colocou do evento colision

pps.: um nome de objeto não pode ter nem espaço, nem acento, nem tiu, nem ç, ou vai falhar, ainda mais em gml
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Mensagem por Licht Sáb 22 Jan 2011, 14:23

@lucas - lucas vc não entendeu nadam sprite6 é o nome da sprite (óbvio, subimagens não podem se chamar sprite ¬¬)


scratch

???

Não entendi, image_index não serve para as imagens da sprite? como o valor pode ser "sprite6"??
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Mensagem por Super Games Sáb 22 Jan 2011, 14:26

O Que está acontecendo na hora da troca de sprite? O Sprite6 entra dentro de um objeto?Organiza o nome das sprites como spr_jogador, spr_inimigo etc.
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Mensagem por Henrique_GJ Sáb 22 Jan 2011, 14:27

@lucas lunar

mas de onde vc tirou que mele quer mudar a imagem da sprite?

ele quer trocar de sprite

sprite_index serve pra trocar de sprite

e sprite6 é o nome da sprite (lógico ¬¬)

@topic eu ja postei a resposta lah em cima
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Mensagem por Furious God Sáb 22 Jan 2011, 14:57

obrigado Henrique_GJ, vc é demais, deu certo =D
podem trancar o topico Happy
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Mensagem por Licht Sáb 22 Jan 2011, 15:03

Ah, desculpe todo mundo, eu li errado, eu pensei que tinha image_index, mas é sprite_index.

Foi mal. já que ele já resolveu, podem trancar mesmo.
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Mensagem por Suadao Sáb 22 Jan 2011, 16:35

Se é que eu entendi, aqui está:

Insira no Collision do player com o obj_botao:
Código:
if!y<obj_botao.y {with(obj_botao){sprite_index=sprite7}}

Tradução do código:
Se o Y do player não for menor do que o do obj_botao, ou seja, se o player não estiver acima do obj_botao, a sprite do obj_botao trocará para sprite7.
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