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[DÚVIDA] Fases pré-desenhadas... Vale a pena?

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Mensagem por Grotle Sáb 15 Jan 2011, 01:49

Eu não sei se esse é o lugar certo de postar isso, entáo se não for movam o tópico.

Bem, eu estou começando um novo projeto (de novo, novamente, outra vez....) e pretendo fazê-lo com uma boa qualidade gráfica. Porém estou indeciso sobre a forma com que vou aplicar os gráficos ao jogo. Eu pensei em três maneiras (em ordem decrecente de minha preferência):

1 - Desenhar as fases inteiras no PhotoShop, por exemplo, e dividir a imagem para que não ocorra bugs.
Nessa primeira alternativa eu teria que desenhar a fase completa, adicionando efeitos, sombreamento, etc.
Os PRÓS são que: as fases ficariam mais naturais, sem repetição e bem customizadas.
Os CONTRAS são que: daria um pouquinho de trabalho de organizar as colisões; ocuparia um espaço grande de RAM e HD.
Exemplo (Swimming Under Clouds (não é feito no Game Maker)): [DÚVIDA] Fases pré-desenhadas... Vale a pena? Swimming
Mas eu faria com gráficos um pouquinho mais inferiores.

2 - Desenhar vários Tiles diferentes, mas customizados.
Nessa opção eu desenharia os tiles com o mesmo estilo gráfico da opção anterior, mas com padrões, havendo repetição de formas das plataformas flutuantes, por exemplo.
Os PRÓS são que: seria mais fácil de organizar as colisões e as fases em si.
Os CONTRAS são que: haveria repetição nas paisagens e no chao.
Exemplo (Delta One (feito no Game Maker)): [DÚVIDA] Fases pré-desenhadas... Vale a pena? Untitled2
Mas eu faria com gráficos um pouquinho melhor que esses.

3 - Desenhar Tiles comuns, como em forma de blocos e rampas (o mais comum nos jogos daqui da GMBR).
Nessa opção eu desenharia os blocos comuns com qualidade gráfica boa, mas não tanto quanto as anteriores.
Os PRÓS são que: muito mais fácil de se organizar as colisões e objetos em geral.
Os CONTRAS são que: qualidade gráfica inferior às opções anteriores; dependendo da situação, seria mais complicado organizar os tiles, dando um pouco mais de trabalho organizando-os para que se encaixem perfeitamente.
Exemplo(As Aventuras de Pokonyan(daqui da comunidade)):[DÚVIDA] Fases pré-desenhadas... Vale a pena? 48209547
Mas eu faria com gráficos melhores do que esse.

Bom, depois de toda essa explicação sobre o meu dilema, eu queria saber de vocês: Qual dessas alternativas vale mais a pena eu usar? (considerando os PRÓS e os CONTRAS que eu citei e a opinião de vocês)

Espero que possam me ajudar nessa questão tão intrigante!
Flws!
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Mensagem por Willy Sáb 15 Jan 2011, 01:57

Na minha opnião, a segunda opção é a melhor, pois ela é mais pratica e você pode fazer do jeito que quiser e economizar tempo.

A primeira eu recomendo pro caso de ser um projeto profissional mesmo, desses que são feitos pra vender, pois são muito mais bonitos.

A Terceira eu não entendi mto bem a definição, mas mesmo assim, acho que a melhor é a segunda opção.

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Mensagem por Licht Sáb 15 Jan 2011, 01:58

LOL Eu bem que ia jogar o Delta one XD

Bem... é uma situação tensa... eu diria que você fizesse MAIS OU MENOS a primeira. tipo, para cada tipo de chão separando-os por sub-pastas, por exemplo, grama, faça cada variação dela, pra ajudar mais, faça todas as variações juntas numa só imagem, e marque "use tile as set" (algo assim) e ajeita lá as coisas... quanto ao background... não sei =P
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Mensagem por Alexandre Dias Sáb 15 Jan 2011, 10:00

Você pode muito bem fazer a segunda mas váriar na personalização. Tipo, faz mais de um tipo de terreno e pra cada tipo de terreno tem 5~10 tiles diferentes. Isso dá pra você uma opção de customização muito grande. É só fazer que todos se interliguem de alguma maneira.

Tente colocar pequenos detalhes também como pedras,plantas tanto no background quando no próprio jogo.

Mas se você mesmo ver, Sonic tem tiles repetitivos, porém não deixa de ser um ótimo jogo. Se não me engano a configuração de tiles lá é de acordo com o tipo de fase.

Acho que se os tiles forem agradáveis, ninguém vai se ligar de vê-los repetitivos.
Leve em conta qualquer Mario de plataforma que existe.
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Mensagem por CRP-Max Sáb 15 Jan 2011, 12:09

O que você acha de fazer um mix?
Vou explicar, você pode usar um background com o cenário inteiro no estilo do primeiro:
[DÚVIDA] Fases pré-desenhadas... Vale a pena? Swimming
E definir, com um ou mais, sprites "invisíveis"(pequenos e simples retângulos já seriam suficientes), onde é o chão e onde são as plataformas, desta forma fica mais bonito e mais fácil de organizar as colisões... Very Happy
Gostou da idéia? Sempre faço assim, fica melhor e posso definir plataformas invisíveis, sem pesar muito na memória... :C:
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Mensagem por Grotle Sáb 15 Jan 2011, 12:10

É acho que vou seguir a opinião de vocês e um pouco do que você de cima disse, vou fazer vários tiles diferentes, para que tenha uma variação melhor.

Nazkrolevy escreveu:Acho que se os tiles forem agradáveis, ninguém vai se ligar de vê-los repetitivos.

Essa frase disse tudo, a repetição não é ruim às vezes.

Obrigado por me ajudarem pessoal!
Vlw!
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Mensagem por Henrique_GJ Sáb 15 Jan 2011, 13:46

eu faria diferente de todas elas

eu desenharia como na primeira, porem, desenharia separadamente o background, do chao, o que faria a colisão ficar 10000x mais facil de se fazer =D

e ai dependendo da faze, eu faria objetos invisiveis solidos que só tem mask, ai eu colocava na frente da imagem do chao, evitando bug e ficando ainda mais facil


mas as vezes, eu programo pra ele fazer os graficos de forma diferente

primeiro, eu desenho a mesma sprite do chao de varias formas diferentes ai eu programo o jogo pra escolher, por meio de um random, uma das sprites, e depois, tbm de forma random, eu escolho um angulo, 0, 90, 180, e 270, depois eu faço mais desenhso e pesso pra escolher um, rodar, e desenhar na frente, ele fica como se tivesse sido desenhado cada parte do chao, uma vez so eu fiz isso e foi muito facil, e ficaou bem legal, o meu projeto eu não terminei ele pois enjoei de fazer os graficos, eu tava fazendo os menus e o level editor, que era o que faltava, mas enjoei de fazer os graficos pois é bem chato, mas ai eu fiz ele e ficou com um efeito de sombreamento bem legal, pois eu desenhei uma sombra e programei pra desenhar ela no angulo correto

resumindo vc programa ele pra desenhar varias imagens no angulo certo, fica bem legal



mas voltando a pergunta principal, eu faria backgrounds separados, e o chao tbm, e faria um objeto invisivel solido pras colisões, seria um jogo bem leve, pois seria como pegar um unico objeto, e que nem utiliza nenhum recurso grafico e colocar ele quafradão na room fazendo o level, o jogo ficaria bem leve, e bem bonito, mas daria trabalho desenhar o level todo, mas vc pode fazer algumas repetições meio disfarçadas se tiver com preguiça
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Mensagem por Grotle Sáb 15 Jan 2011, 13:55

Sim, eu faria as colisões desse jeito mesmo que você falou.
Mas , como você disse, ia dar muito trabalho desenhar as fases inteiras.
De qualquer forma, obrigado a todos por darem suas opiniões.
Flws!
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Mensagem por Henrique_GJ Sáb 15 Jan 2011, 14:01

cara, se vc fizer o background separado do chao separado de outras coisas e assim por diante o jogo pode ficar ate mais bonito sem dar trabalho nenhum
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Mensagem por Grotle Sáb 15 Jan 2011, 14:09

Henrique_GJ escreveu:cara, se vc fizer o background separado do chao separado de outras coisas e assim por diante o jogo pode ficar ate mais bonito sem dar trabalho nenhum

Sim, se eu fosse fazer os gráficos no estilo da primeira imagem, eu ia fazer os backgrounds e efeitos separados do chao, em outra imagem, e depois colocá-los na room. Mas mesmo assim ia dar um trbalhão desenhar a fase inteira.
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