Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Vale a pena usar partículas?
+4
Mr. Kaleb
JoaoVanBlizzard
chicoweb
bootzin
8 participantes
Página 1 de 1
Vale a pena usar partículas?
Estava pensando esses dias, partículas são um excelente recurso do GM que facilita MUITO a vida, principalmente, de quem não é muito bom em design gráfico (Eu ). Claro que muitas vezes elas adicionam um efeito maneiro, e da pra criar uma aleatoriedade muito legal com elas, mas verdade seja dita: elas consomem MUITA memória.
Com base nisso me veio a pergunta: Até que ponto vale a pena usar efeitos de partículas? Grande parte deles podem ser substituídos por sprites que irão utilizar 10x menos memória. Claro que em situações como criar uma chuva isso não se aplica, desenhar todas as sprites dos pingos consumiria mto mais memória, mas considerando nuvens, explosões, e até mesmo estrelas, que apesar de grande no número, são "estáticas" e normalmente não interagem com nada, eu me pergunto se não valeria mais a pena criar as sprites, o efeito fica tão bom quanto (se não melhor) e reduz o espaço usado na RAM.
Digam aí a opinião de vcs, o que vcs pensam, estou fazendo um jogo agr e estou muito na dúvida sobre usar sprites ou partíclas para criar as nuvens e a chuva.
Com base nisso me veio a pergunta: Até que ponto vale a pena usar efeitos de partículas? Grande parte deles podem ser substituídos por sprites que irão utilizar 10x menos memória. Claro que em situações como criar uma chuva isso não se aplica, desenhar todas as sprites dos pingos consumiria mto mais memória, mas considerando nuvens, explosões, e até mesmo estrelas, que apesar de grande no número, são "estáticas" e normalmente não interagem com nada, eu me pergunto se não valeria mais a pena criar as sprites, o efeito fica tão bom quanto (se não melhor) e reduz o espaço usado na RAM.
Digam aí a opinião de vcs, o que vcs pensam, estou fazendo um jogo agr e estou muito na dúvida sobre usar sprites ou partíclas para criar as nuvens e a chuva.
bootzin- Data de inscrição : 28/01/2010
Reputação : 5
Número de Mensagens : 136
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Vale a pena usar partículas?
Olha eu vou ser bem sincero, eu usei partículas em um jogo meu e hoje eu me arrependo.
No meu pc que eu desenvolvi ficou lega pq tem 6gb de memoria com placa 3d, mas quando rodei em um pc mais lento 4gb com windows xp rapaz que bos.... ficou lerdo demais quando criava muitas na tela ao mesmo tempo.
É um recurso fantástico, mas come muita memoria mesmo, acho que mesmo criando sprites no lugar das particulas vale mais a pena, o sprite de 2 px por exemplo vc pode controlar a hora que ele sai da memoria, com o instance_destroy(), ja nas particular ou vc destroy todas ao mesmo tempo ou não tem esse controle.
Eu hoje não uso mais para não correr mais esse risco.
No meu pc que eu desenvolvi ficou lega pq tem 6gb de memoria com placa 3d, mas quando rodei em um pc mais lento 4gb com windows xp rapaz que bos.... ficou lerdo demais quando criava muitas na tela ao mesmo tempo.
É um recurso fantástico, mas come muita memoria mesmo, acho que mesmo criando sprites no lugar das particulas vale mais a pena, o sprite de 2 px por exemplo vc pode controlar a hora que ele sai da memoria, com o instance_destroy(), ja nas particular ou vc destroy todas ao mesmo tempo ou não tem esse controle.
Eu hoje não uso mais para não correr mais esse risco.
chicoweb- Games Ranking :
Notas recebidas : B+C
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Eu crio minhas próprias partículas para meus jogos não só por causa do peso, mas pela manipulação também, o gm só permite que você coloque partículas na frente ou no fundo da cena, uma situação que eu acharia mais útil usar partículas, seria para fazer um foguetinho onde a chama se manipulasse enato você mudava a direção que você fosse ela criasse os rastros, na minha visão, partículas são iguai as caixas de textos, você usa quando não tem muito domínio no gm ainda, depois é recomendado fazer seus próprios arranjos manualmente.
JoaoVanBlizzard- Games Ranking :
Notas recebidas : B+B
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
Cara, aí depende né, porque meu computador, por exemplo, é uma b*sta, mas uso partículas nele o suficiente pra criar um efeito maneiro e não perde muito fps não. A questão é saber maneirar na quantidade de partículas. E claro, se tiver outra opção viável, faça uso das sprites.
Mr. Kaleb- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Reputação : 21
Número de Mensagens : 1400
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Ao contrário do que vocês estão pensando, partículas são bem mais leves do que usar objetos com sprites, uma vez que um objeto, mesmo que vazio e sem sprite, consome por padrão uma determinada quantidade de espaço na memória RAM por um motivo que não sei dizer ao certo, se não me engano, tem algo relacionado com "memória reservada". Já partículas, consomem bem menos, entretanto, consomem um pouco mais da memória gráfica, mas nada muito significativo.
O ChicoWeb, por exemplo, citou 4GB com XP como um "PC mais lento" e que o desempenho ficou uma porcaria. Meu computador possui apenas 1GB de RAM (isso sim é uma verdadeira bosta), é XP e tem um processador que prefiro nem comentar, entretanto, tem uma modesta placa de vídeo GForce6 com 512MB e consigo executar grandes efeitos de partículas sem sofrer interferência no desempenho. Já que o Chico não citou que o XP dele possui uma placa de vídeo, considere este meu caso como uma prova de que partículas não consomem muita memória RAM.
Outra coisa importante... O desempenho muitas vezes não depende do computador, mas sim, do programador. Exagerar na quantidade ou não liberar a memória (gráfica ou não) implica diretamente no FPS do jogo, portanto, é sempre bom maneirar e usar da forma mais correta possível.
Caso queiram fazer um teste comparativo, criem um sistema de partículas que libera um sprite x vezes por segundo. Depois, crie um sistema que libera o mesmo sprite x vezes por segundo, porém, ao invés de partículas, objetos. Não se esqueça de colocar um medidor de FPS em algum lugar visível e teste um sistema por vez.
O ChicoWeb, por exemplo, citou 4GB com XP como um "PC mais lento" e que o desempenho ficou uma porcaria. Meu computador possui apenas 1GB de RAM (isso sim é uma verdadeira bosta), é XP e tem um processador que prefiro nem comentar, entretanto, tem uma modesta placa de vídeo GForce6 com 512MB e consigo executar grandes efeitos de partículas sem sofrer interferência no desempenho. Já que o Chico não citou que o XP dele possui uma placa de vídeo, considere este meu caso como uma prova de que partículas não consomem muita memória RAM.
Outra coisa importante... O desempenho muitas vezes não depende do computador, mas sim, do programador. Exagerar na quantidade ou não liberar a memória (gráfica ou não) implica diretamente no FPS do jogo, portanto, é sempre bom maneirar e usar da forma mais correta possível.
Caso queiram fazer um teste comparativo, criem um sistema de partículas que libera um sprite x vezes por segundo. Depois, crie um sistema que libera o mesmo sprite x vezes por segundo, porém, ao invés de partículas, objetos. Não se esqueça de colocar um medidor de FPS em algum lugar visível e teste um sistema por vez.
João, como assim as particulas só ficam no fundo ou na frente? as que eu uso tem depth que nem objetos comum o.o
O melhor msm é saber usar na hora certa e n exagerar tb. E sim Willy, os objs consomem bem mais ;) sahushaush
O melhor msm é saber usar na hora certa e n exagerar tb. E sim Willy, os objs consomem bem mais ;) sahushaush
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Em meu jogo, metade do jogo são efeitos especiais feitos em partículas, mas como ele pode ficar pesado em alguns PC's. Eu coloquei uma opção para configurar o desempenho do jogo retirando as partículas de explosões e efeitos de colisões.
Donut, opções gráficas é uma ótima forma de contornar problemas com desempenho, todos os jogos hoje em dia têm ou tem que ter esse tipo de recurso.
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Efeitos utilizando objetos usam mais processamento do que o efeitos com partículas, porque sprites tem mask e partículas não tem.
O que deixa os efeitos com partículas pesados é o uso excessivo de alpha, imagine que para cada partícula empilhada o computador precisa mostrar o que está embaixo dela, umas 100 empilhadas no mesmo ponto da tela vai consumir um tempão de processamento (uma explosão por exemplo).
Então a regra é: Não exagere na quantidade de partículas e na vida delas quando utilizar alpha.
Em jogos para celulares é necessário tomar um cuidado a mais, como o swap das páginas de textura é mais lento, as partículas do próprio Gm causam uma "travadinha" quando são acessadas pela primeira vez. Se o problema ocorrer isto se resolve substituindo a forma original da partícula por um sprite no mesmo formato.
Quando resolvi aprender o uso do sistema de partículas fiz um jogo o "Copacabana" que se encontra para download aqui no fórum, como foi meu primeiro jogo eu exagerei bastante e o jogo ficou bem pesado. Mas como o efeito com partículas é sempre melhor que qualquer outro eu continuei testando e hoje sei das limitações e consigo fazer coisas bem legais que seriam bem mais difíceis de fazer de outra forma.
Alguns exemplos em meus jogos:
- No Fantastic Rush as onomatopeias que aparecem ao acelerar, explodir e freiar são partículas, tudo feito em um sistema só.
- No Left 2die, jogo do Molim que eu fiz a parte gráfica, fiz também os efeitos. Os vidros quebrados, as baratas que correm na parede na primeira fase, os tijolos quebrados pelo chefe da primeira fase, o sangue, o ácido no laboratório, os cavacos que saem das portas e mais um monte de coisas.
Todos os meus jogos usam partículas em algum momento pra enriquecer a parte gráfica.
Outra dica importante: Use um editor de partículas pra fazer os efeitos e depois copie o código pro seu jogo, existem vários feitos no GM e tornam tudo mais fácil e bonito.
O que deixa os efeitos com partículas pesados é o uso excessivo de alpha, imagine que para cada partícula empilhada o computador precisa mostrar o que está embaixo dela, umas 100 empilhadas no mesmo ponto da tela vai consumir um tempão de processamento (uma explosão por exemplo).
Então a regra é: Não exagere na quantidade de partículas e na vida delas quando utilizar alpha.
Em jogos para celulares é necessário tomar um cuidado a mais, como o swap das páginas de textura é mais lento, as partículas do próprio Gm causam uma "travadinha" quando são acessadas pela primeira vez. Se o problema ocorrer isto se resolve substituindo a forma original da partícula por um sprite no mesmo formato.
Quando resolvi aprender o uso do sistema de partículas fiz um jogo o "Copacabana" que se encontra para download aqui no fórum, como foi meu primeiro jogo eu exagerei bastante e o jogo ficou bem pesado. Mas como o efeito com partículas é sempre melhor que qualquer outro eu continuei testando e hoje sei das limitações e consigo fazer coisas bem legais que seriam bem mais difíceis de fazer de outra forma.
Alguns exemplos em meus jogos:
- No Fantastic Rush as onomatopeias que aparecem ao acelerar, explodir e freiar são partículas, tudo feito em um sistema só.
- No Left 2die, jogo do Molim que eu fiz a parte gráfica, fiz também os efeitos. Os vidros quebrados, as baratas que correm na parede na primeira fase, os tijolos quebrados pelo chefe da primeira fase, o sangue, o ácido no laboratório, os cavacos que saem das portas e mais um monte de coisas.
Todos os meus jogos usam partículas em algum momento pra enriquecer a parte gráfica.
Outra dica importante: Use um editor de partículas pra fazer os efeitos e depois copie o código pro seu jogo, existem vários feitos no GM e tornam tudo mais fácil e bonito.
cascavelo- Games Ranking :
Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Obrigado pelas respostas, galera! Foram todas muito boas e foi muito bom ouvir a opinião de vcs a respeito
No final das contas a conclusão é que depende do tipo de efeito que vc quer criar, e de como vc irá tratar esse efeito in-game, certo?
Ao menos agora eu tenho uma boa noção sobre o funcionamento de partículas, então acho que cabe a cada programador julgar o que vai ser mais adequado ao seu projeto
Eu utilizarei sprites para nuvens, mas acredito que farei o uso de partículas para as chuvas
Obrigado pela atençao (:
No final das contas a conclusão é que depende do tipo de efeito que vc quer criar, e de como vc irá tratar esse efeito in-game, certo?
Ao menos agora eu tenho uma boa noção sobre o funcionamento de partículas, então acho que cabe a cada programador julgar o que vai ser mais adequado ao seu projeto
Eu utilizarei sprites para nuvens, mas acredito que farei o uso de partículas para as chuvas
Obrigado pela atençao (:
bootzin- Data de inscrição : 28/01/2010
Reputação : 5
Número de Mensagens : 136
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos