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Mensagem por Shadow10 Dom 26 Dez 2010, 14:24

Eu queria que por favor algué aí, postasse um código que fizesse
todos os objetos de mesma imagem girar 90 graus depois da colisão.
Ex:
Código:
if o personagem estiver em cima do objeto{
    imagem do objeto = a mesma
    } else {
    colisão = falsa
    imagem = outra
    e os outros objetos de mesma imagem giram junto
    }
Só falta esse código que é ativado depois da colisão.


Última edição por Shadow10 em Dom 26 Dez 2010, 16:29, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Henrique_GJ Dom 26 Dez 2010, 14:51

eu não entendi direito, mas refazendo o codigo

1° linha - checando se o player ta em cima do chao

if place_meeting(x,y+5,chao)

troque chao pelo nome do objeto chao, e dependendo do jogo, se a imagem do player for grande, dependendo da origem talvez você tenha que almentar o numero 5 mas é bem provavel que não

2° linha - fazendo a imagem do objeto virar a mesma imagem

não entendi isso, você quer que a imagem do player continue sendo a mesma correto? para isso é só não fazer nada que a imagem não vai mudar, mas explique a segunda linha do seu codigo

4° linha - alterando a variave "colisão"

uma variavel não pode se chamar colisão pois não pode ter ~

troque para colisao, e.... não é falsa, é false, e.... você colocou para a colisão ficar falsa se não estiver colidindo, mas e se ele não estiver colidindo e depois colidir? a variavel vai continuar sendo false, volta no inicio do codigo e entre o { } que fica depois da primeira condição, embaixo de imagem do objeto = mesma coloque colisao = true ai sim d certo, mas o mais importante é que voc^não precisa dessa variavel pois basta usar place_meeting, resumindo, apague a linha e não acrescente nada

5° linha - trocando imagem

se eu entendi você quer que o player troque de imagem quando bater no chao, então coloque

sprie_index = "nome do sprite"


6° fazendo todos os outros objeto rodarem 90 graus

with(all)
{
image_angle+=90
}

image_angle-=90

explicação, o with(all) indica que o que estiver dentro d { e } deve ser executado por todos os objetos, logo se eu coloca image_angle+=90 todos os objeto vão rodar 90 graus no sentido anti horario, ou seja, a parte de cima vai pra esquerda, se você queria que rodasse no outro sentido, troque o +=90 por -=90

depois, se todos os objetos rodarem 90 graus o player também deve rodar, mas você só quer que os outros rodem, então deve colocar fora do { e } image_angle -=90, obs.: se na parte de cima do codigo você trocar o +=90 por -=90, na parte de baixo onde coloquei image_angle+=90 fora do {} você também devera trocar o -=90 por +=90, resumindo a parte de cimae e de baixo devem ter os simbolos contrarios


resumindo fica assim:

if ! place_meeting(x,y+5,chao)
{
sprite_index = "nome da sprite"
with(all) {image_angle += 90}
image_angle -= 90
}

lembrando que isso talvez não de certo pois eu não entendi sua duvida

o que esse codigo faz, se o player NÃO estiver colidindo com o chao, o player troca de sprite e os outros objetos rodam 90 graus
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Mensagem por Hedgehog Dom 26 Dez 2010, 14:54

Código:
if place_meeting(x,y,obj_chao)
{
sprite_index = a mesma
}
else
{
colisão = falsa
sprite_index = outra
with other.image_angle=90
}
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Mensagem por Henrique_GJ Dom 26 Dez 2010, 15:02

ele quer que todos os outros objetos rodem 90 graus

ps.: esses codigos são bem inclompletos pois ele não especificou o problema dele, pois o objeto rodaria sem parar no meu, e no seu caso ele rodaria uma vez e depois ele poderia se chocar um bilhão de vezes que não rodaria :3

resumindo ele teria que criar uma variavel..... e etc etc etc


e você nãop deveria ter colocado with other.image_angle=90, só other.image_angle=90, e se eu entendi bem ele quer que todos os outros objeto rodem, logo deveria usar with(all)

e não é necessario sprite_index = "mesma" pois se nada for colocado ele não mudara logo o codigo ficaria desuso, mas se quizer mesmo ficaria sprite_index = sprite_index, o que não faria a manor diferença
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Mensagem por Hedgehog Dom 26 Dez 2010, 15:11

Faria pois quando ele saisse não mudaria de sprite, entendeu?

Ele tem que aparecer aqui e definir melhor o que ele quer...
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Mensagem por Shadow10 Dom 26 Dez 2010, 15:24

É caras eu escrevo os códigos em português pra vocês entenderem exatamente o que eu to pensando e vocês ainda acham que não tô sabendo me expressar:
Step out? Me ajudem AQUI!!! Imagemrmk
Acho que agora deu pra entender não é pessoal?

Com o player em cima não acontesse nada, mas quando ele sair eu quero que a imagem do piso mude. Não em graus mias sim em trocar imagens.
Assim parece que ele ta girando.
E é pra mudar somente os objetos iguais ao piso e não todos da room.
Entenderam?
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Mensagem por Hedgehog Dom 26 Dez 2010, 15:37

ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh tá!

Então va no CREATE e cria essas variaveis:

Código:
global.giro=0
pronto_para_girar=false

na COLISÃO COM O PLAYER:

Código:
pronto_para_girar=true

no STEP:

Código:
if pronto_para_girar=true and !place_meeting(x,y,obj_player)
{
if global.giro=0
{
instance_create(x,y,obj com a sprite que girou)
instance_destroy()
}
else
{
instance_create(x,y,obj com a sprite que não girou)
instance_destroy()
}

Você tem que usar variaveis globais, aí elas agem em todos objetos, e consequentemente, gira todos!


Última edição por Hedgehog em Dom 26 Dez 2010, 16:00, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Shadow10 Dom 26 Dez 2010, 15:48

Pô caras desculpa eu estar tomando o tempo de vocês é que eu errei quando
escrevi "mudar a imagem" o certo no meu caso é mudar o objeto, assim a mask do objeto muda também.
Foi só nisso que eu errei.
Tentem me encinar "instance_change(obj,performevents)"
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Mensagem por Hedgehog Dom 26 Dez 2010, 16:01

Uma pequena alteração no meu código e pronto! Eu uso instance create/destroy, eu acho melhor, pode usar o código acima que já está consertado!
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Mensagem por Shadow10 Dom 26 Dez 2010, 16:08

Cara tu é FO** mesmo, só tava faltando uma "}" mas tudo bem.
Deu certo assim. Tava me agoniando não saber oque fazer.
Muito obrigado mesmo, o caso esta resolvido! E obrigado a todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
feliz3 felicidade Step out? Me ajudem AQUI!!! 838487 blz flw

Opss!
Espera...


....ele ta mudando no ato da colisão e não quando o player sai de cima do piso.
E agora o que devo fazer?
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Mensagem por Henrique_GJ Dom 26 Dez 2010, 18:48

mudar a mask ou programar denovo, eu não sei ajudar as pessoas muito bem pois eu não consigo imaginar o que ela ta fazendo no gm mas tenta fazer o seguinte

vamos chamar de player o objeto player
e de objeto o objeto que quando tu bate trava

você vai e coloca

if place_meeting(x,y,objeto)
{
todo o codigo pra fazer o player se mover, sem condições ou com condições reduzidas dependendo do projeto
}
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Mensagem por Shadow10 Dom 26 Dez 2010, 21:30

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