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Tutorial STEP Ultimate

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Mensagem por leodesign Dom 12 Dez 2010, 01:56

Bem Meu 1° Tutorial espero que gostem!!!!!!!! E aprendam.
Tutorial escrito por:LEODESIGN
Engine:GM8 ou anterior.
Dificuldade: 5%
Requerimentos:Basico de programação


Bem iniciaremos nosso Tutorial Sobre:
(Beguin Step,Step e End Step)

Bom Beguin Step,Step,End Step,nada mais é do que Atualização constante de uma variavel ou gráfico ou qualquer coisa no jogo,mas a 3 Diferença entre eles,Explicarei.

Beguin Step: Da tradução para PT significa,(Inicio de Passo),em um game é essencial ter atualizações constantes para que a transformação do inimigo ocorra a animação aconteça tudo.Sempre começamos um Jogo por Beguin Step ou seja Inicio da atualização.

Step: Dá tradução para PT significa,(Passo) E quase igual a Beguin Step porem Step deve ser Usado depois de Beguin Step,ou seja Step Atualiza Durante o game

End Step: Dá tradução para PT significa (Fim de Passo) Diferente dos Dois acima Ele e o fim da Atualização ou seja a ultima atualização do game o que termina e destroi todos os objetos...
Chega de Bláláblá

Vamos ao que interessa
Abra um Projeto novo em seu GM8 ou anterior
crie um Obj_Atualizar
depois No evento Create na aba contol um (EXECUTE CODE)
e crie uma variavel chamada:contador e coloque seu valor 0.

Depois no evento Beguin Step na aba control um (EXECUTE CODE)
coloque a variavel contador +=1.

Logo depois no evento Step na aba control um (EXECUTE CODE)
coloque uma condição (if contador > 50{contador = -90} )

Após no evento END STEP na aba contol um (EXECUTE CODE)
coloque uma outra condição(if contador = 0{show_message("FIM") game_end()})

No evento Draw na aba contol um (EXECUTE CODE)
coloque essa função de desenhar a variavel:(draw_text(100,0,contador))


seu projeto deve estar assim:
1° Create >>> Execute Code
contador = 0

2° Beguin Step >>> Execute Code
contador +=1

3° Step >>> Execute Code
if contador > 50
{
contador = -90
}

4° End Step >>> Execute Code
if contador = 0
{
show_message("FIM")
game_end()
}

5° Draw>>>EXECUTE CODE
draw_text(100,0,contador)




EXPLICAÇÃO DO QUE OCORREU
vcs viram que ao iniciar o game o create e iniciando criando a variavel conador,depois desenha-a na tela depois O evento Beguin Step começa atualizar os valores ate 50 quando no momento passa para 51 ai o Evento Step começa mudando seu valor para -90quando chega á -1 para pq o End Step foi acionado e ai o game finaliza destruindo todos os objetos.....

Caso nao tenham entendido
mandem MP ou comentem
Que esclarecerei suas duvidas ....



BY: LEODESIGN














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Mensagem por F. Nizzio Dom 12 Dez 2010, 11:15

Na minha opinião, ficou organizado, mas ficaria melhor se voce dividisse em categorias (introdução, tutorial, produto final e conclusão, ou alguma outra organização a seu criterio).
Correção:
[...] Bem iniciaremos nosso Tutorial Sobre:
(Beguin Step,Step e End Step) [...]
[...] Bom Beguin Step,Step,End Step [...]
[...] Beguin Step: Da tradução para PT significa [...]

Bem, o certo é Begin Step, sem o U. Só isso eu achei, de resto são coisas pequenas que acredito que você escreveu sem querer Happy

Bom tutorial para iniciantes, falta só colocar mais exemplos pra entender melhor.
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Mensagem por dharrison Dom 12 Dez 2010, 13:38

bom tuto, bem simples e facil de entender.

você poderia falar mais benefícios de se usar Begin Step e End Step.
Eu por exemplo só uso Step na maior parte do tempo, realmente não sei que diferença faria usar os outros, então eu gostaria de saber xD

Abraços
DHarrison
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Mensagem por Mannoroth Dom 12 Dez 2010, 14:21

Assim como o dharrison eu tbm só uso o step, os dois códigos que vc exemplificou:
Código:
contador+=1
Código:
if contador = 0
{
show_message("FIM")
game_end()
}

a serem colocados no 'begin step' e no 'end step' respectivamente, se forem colocados simplesmente no 'step' dá no mesmo resultado.
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Mensagem por leodesign Dom 12 Dez 2010, 23:25

F. Nizzio escreveu: Na minha opinião, ficou organizado, mas ficaria melhor se voce dividisse em categorias (introdução, tutorial, produto final e conclusão, ou alguma outra organização a seu criterio).
Correção:
[...] Bem iniciaremos nosso Tutorial Sobre:
(Beguin Step,Step e End Step) [...]
[...] Bom Beguin Step,Step,End Step [...]
[...] Beguin Step: Da tradução para PT significa [...]

Bem, o certo é Begin Step, sem o U. Só isso eu achei, de resto são coisas pequenas que acredito que você escreveu sem querer Happy

Bom tutorial para iniciantes, falta só colocar mais exemplos pra entender melhor.


Concordo com vc vou Melhorar e separar por categorias os tutoriais valeu Happy
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Mensagem por leodesign Dom 12 Dez 2010, 23:27

dharrison escreveu:bom tuto, bem simples e facil de entender.

você poderia falar mais benefícios de se usar Begin Step e End Step.
Eu por exemplo só uso Step na maior parte do tempo, realmente não sei que diferença faria usar os outros, então eu gostaria de saber xD

Abraços
DHarrison

Brigado pelo comentario caso queira se aperfeiçoar mais no Step me mande MP ou me add:
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