Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Tutorial STEP Ultimate
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Tutorial STEP Ultimate
Bem Meu 1° Tutorial espero que gostem!!!!!!!! E aprendam.
Tutorial escrito por:LEODESIGN
Engine:GM8 ou anterior.
Dificuldade: 5%
Requerimentos:Basico de programação
Bem iniciaremos nosso Tutorial Sobre:
(Beguin Step,Step e End Step)
Bom Beguin Step,Step,End Step,nada mais é do que Atualização constante de uma variavel ou gráfico ou qualquer coisa no jogo,mas a 3 Diferença entre eles,Explicarei.
Beguin Step: Da tradução para PT significa,(Inicio de Passo),em um game é essencial ter atualizações constantes para que a transformação do inimigo ocorra a animação aconteça tudo.Sempre começamos um Jogo por Beguin Step ou seja Inicio da atualização.
Step: Dá tradução para PT significa,(Passo) E quase igual a Beguin Step porem Step deve ser Usado depois de Beguin Step,ou seja Step Atualiza Durante o game
End Step: Dá tradução para PT significa (Fim de Passo) Diferente dos Dois acima Ele e o fim da Atualização ou seja a ultima atualização do game o que termina e destroi todos os objetos...
Chega de Bláláblá
Vamos ao que interessa
Abra um Projeto novo em seu GM8 ou anterior
crie um Obj_Atualizar
depois No evento Create na aba contol um (EXECUTE CODE)
e crie uma variavel chamada:contador e coloque seu valor 0.
Depois no evento Beguin Step na aba control um (EXECUTE CODE)
coloque a variavel contador +=1.
Logo depois no evento Step na aba control um (EXECUTE CODE)
coloque uma condição (if contador > 50{contador = -90} )
Após no evento END STEP na aba contol um (EXECUTE CODE)
coloque uma outra condição(if contador = 0{show_message("FIM") game_end()})
No evento Draw na aba contol um (EXECUTE CODE)
coloque essa função de desenhar a variavel:(draw_text(100,0,contador))
seu projeto deve estar assim:
1° Create >>> Execute Code
contador = 0
2° Beguin Step >>> Execute Code
contador +=1
3° Step >>> Execute Code
if contador > 50
{
contador = -90
}
4° End Step >>> Execute Code
if contador = 0
{
show_message("FIM")
game_end()
}
5° Draw>>>EXECUTE CODE
draw_text(100,0,contador)
EXPLICAÇÃO DO QUE OCORREU
vcs viram que ao iniciar o game o create e iniciando criando a variavel conador,depois desenha-a na tela depois O evento Beguin Step começa atualizar os valores ate 50 quando no momento passa para 51 ai o Evento Step começa mudando seu valor para -90quando chega á -1 para pq o End Step foi acionado e ai o game finaliza destruindo todos os objetos.....
Caso nao tenham entendido
mandem MP ou comentem
Que esclarecerei suas duvidas ....
BY: LEODESIGN
Tutorial escrito por:LEODESIGN
Engine:GM8 ou anterior.
Dificuldade: 5%
Requerimentos:Basico de programação
Bem iniciaremos nosso Tutorial Sobre:
(Beguin Step,Step e End Step)
Bom Beguin Step,Step,End Step,nada mais é do que Atualização constante de uma variavel ou gráfico ou qualquer coisa no jogo,mas a 3 Diferença entre eles,Explicarei.
Beguin Step: Da tradução para PT significa,(Inicio de Passo),em um game é essencial ter atualizações constantes para que a transformação do inimigo ocorra a animação aconteça tudo.Sempre começamos um Jogo por Beguin Step ou seja Inicio da atualização.
Step: Dá tradução para PT significa,(Passo) E quase igual a Beguin Step porem Step deve ser Usado depois de Beguin Step,ou seja Step Atualiza Durante o game
End Step: Dá tradução para PT significa (Fim de Passo) Diferente dos Dois acima Ele e o fim da Atualização ou seja a ultima atualização do game o que termina e destroi todos os objetos...
Chega de Bláláblá
Vamos ao que interessa
Abra um Projeto novo em seu GM8 ou anterior
crie um Obj_Atualizar
depois No evento Create na aba contol um (EXECUTE CODE)
e crie uma variavel chamada:contador e coloque seu valor 0.
Depois no evento Beguin Step na aba control um (EXECUTE CODE)
coloque a variavel contador +=1.
Logo depois no evento Step na aba control um (EXECUTE CODE)
coloque uma condição (if contador > 50{contador = -90} )
Após no evento END STEP na aba contol um (EXECUTE CODE)
coloque uma outra condição(if contador = 0{show_message("FIM") game_end()})
No evento Draw na aba contol um (EXECUTE CODE)
coloque essa função de desenhar a variavel:(draw_text(100,0,contador))
seu projeto deve estar assim:
1° Create >>> Execute Code
contador = 0
2° Beguin Step >>> Execute Code
contador +=1
3° Step >>> Execute Code
if contador > 50
{
contador = -90
}
4° End Step >>> Execute Code
if contador = 0
{
show_message("FIM")
game_end()
}
5° Draw>>>EXECUTE CODE
draw_text(100,0,contador)
EXPLICAÇÃO DO QUE OCORREU
vcs viram que ao iniciar o game o create e iniciando criando a variavel conador,depois desenha-a na tela depois O evento Beguin Step começa atualizar os valores ate 50 quando no momento passa para 51 ai o Evento Step começa mudando seu valor para -90quando chega á -1 para pq o End Step foi acionado e ai o game finaliza destruindo todos os objetos.....
Caso nao tenham entendido
mandem MP ou comentem
Que esclarecerei suas duvidas ....
BY: LEODESIGN
leodesign- Data de inscrição : 04/09/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 31
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial STEP Ultimate
Na minha opinião, ficou organizado, mas ficaria melhor se voce dividisse em categorias (introdução, tutorial, produto final e conclusão, ou alguma outra organização a seu criterio).
Correção:
Bem, o certo é Begin Step, sem o U. Só isso eu achei, de resto são coisas pequenas que acredito que você escreveu sem querer
Bom tutorial para iniciantes, falta só colocar mais exemplos pra entender melhor.
Correção:
[...] Bem iniciaremos nosso Tutorial Sobre:
(Beguin Step,Step e End Step) [...]
[...] Bom Beguin Step,Step,End Step [...]
[...] Beguin Step: Da tradução para PT significa [...]
Bem, o certo é Begin Step, sem o U. Só isso eu achei, de resto são coisas pequenas que acredito que você escreveu sem querer
Bom tutorial para iniciantes, falta só colocar mais exemplos pra entender melhor.
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
Reputação : -6
Número de Mensagens : 758
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial STEP Ultimate
bom tuto, bem simples e facil de entender.
você poderia falar mais benefícios de se usar Begin Step e End Step.
Eu por exemplo só uso Step na maior parte do tempo, realmente não sei que diferença faria usar os outros, então eu gostaria de saber xD
Abraços
DHarrison
você poderia falar mais benefícios de se usar Begin Step e End Step.
Eu por exemplo só uso Step na maior parte do tempo, realmente não sei que diferença faria usar os outros, então eu gostaria de saber xD
Abraços
DHarrison
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Re: Tutorial STEP Ultimate
Assim como o dharrison eu tbm só uso o step, os dois códigos que vc exemplificou:
a serem colocados no 'begin step' e no 'end step' respectivamente, se forem colocados simplesmente no 'step' dá no mesmo resultado.
- Código:
contador+=1
- Código:
if contador = 0
{
show_message("FIM")
game_end()
}
a serem colocados no 'begin step' e no 'end step' respectivamente, se forem colocados simplesmente no 'step' dá no mesmo resultado.
Mannoroth- Games Ranking :
Notas recebidas : D+D
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 841
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial STEP Ultimate
F. Nizzio escreveu: Na minha opinião, ficou organizado, mas ficaria melhor se voce dividisse em categorias (introdução, tutorial, produto final e conclusão, ou alguma outra organização a seu criterio).
Correção:[...] Bem iniciaremos nosso Tutorial Sobre:
(Beguin Step,Step e End Step) [...][...] Bom Beguin Step,Step,End Step [...][...] Beguin Step: Da tradução para PT significa [...]
Bem, o certo é Begin Step, sem o U. Só isso eu achei, de resto são coisas pequenas que acredito que você escreveu sem querer
Bom tutorial para iniciantes, falta só colocar mais exemplos pra entender melhor.
Concordo com vc vou Melhorar e separar por categorias os tutoriais valeu
leodesign- Data de inscrição : 04/09/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 31
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial STEP Ultimate
dharrison escreveu:bom tuto, bem simples e facil de entender.
você poderia falar mais benefícios de se usar Begin Step e End Step.
Eu por exemplo só uso Step na maior parte do tempo, realmente não sei que diferença faria usar os outros, então eu gostaria de saber xD
Abraços
DHarrison
Brigado pelo comentario caso queira se aperfeiçoar mais no Step me mande MP ou me add:
esta no perfil
leodesign- Data de inscrição : 04/09/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 31
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» step step e mais step
» step, end step, begin step
» Oi Galerinha, aqui um tutorial básico de um jogo de luta que eu fiz! [TUTORIAL]
» InuYasha Ultimate
» PacMan Ultimate
» step, end step, begin step
» Oi Galerinha, aqui um tutorial básico de um jogo de luta que eu fiz! [TUTORIAL]
» InuYasha Ultimate
» PacMan Ultimate
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos