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(duvida)-inimigos com armas e hotkeys
2 participantes
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(duvida)-inimigos com armas e hotkeys
minha intenção é fazer um jogo no estilo metal slug mas eu não sei como fazer os inimigos atirarem na minha direção
bem essa era a primeira duvida
a da hot keys é tipo usar magias como bola de fogo quando apertar o nº5 que eu tentei fazer e deu errado
se alguém souber no gml ou por outro jeito por favor posta vlws a atenção de todos
(o Gm 8 que eu uso é a versão lite só para o caso de não pegarem um recurso de pro e ter que procurar de novo)
bem essa era a primeira duvida
a da hot keys é tipo usar magias como bola de fogo quando apertar o nº5 que eu tentei fazer e deu errado
se alguém souber no gml ou por outro jeito por favor posta vlws a atenção de todos
(o Gm 8 que eu uso é a versão lite só para o caso de não pegarem um recurso de pro e ter que procurar de novo)
clone comander- Data de inscrição : 11/12/2010
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Re: (duvida)-inimigos com armas e hotkeys
IA, Inteligência Artificial. IA é usado em tudo que se move sem a ação de alguém, no caso, os inimigos. Você pode achar muitos tutoriais de IA aqui no fórum, basta só procurar. Ah, e além do mais, já viu o FAQ da GMBR? Fica ali em cima nos textos que andam para a esquerda. Se não achar a respeito do que você quer, só postar aqui =)
Depois de dar uma sacada no FAQ...
Vi que não tem sobre a magia, certo, vou lhe passar as funções
Create do obj_magia
São definidas as variáveis essenciais para a execução da magia. Respectivamente, em que magia está, a barra de magia e se o player pode atirar ou não.
Step
É checado se o jogador apertou os ordenais de 1 até 5(os que ficam em cima das letras) e então muda a magia atual. Quando o jogador apertar o botão direito do mouse, irá checar a magia atual e irá soltá-la, nas coordenadas do player. Quando o GM checar em que magia está, irá tirar a mana necessária para fazer a magia, desligar o tiro e aguardar 15 frames para atirar de novo. Troque player, e os demais objetos de magia pelo nome dos seus.
Alarm 0
A variável que determina se pode atirar ou não é habilitada.
Abraços, qualquer coisa avisa!
Depois de dar uma sacada no FAQ...
Vi que não tem sobre a magia, certo, vou lhe passar as funções
Create do obj_magia
- Código:
magia = 1
global.mana = 100
pode_atirar = true
- Código:
if keyboard_check_pressed(ord("1"))
magia = 1
if keyboard_check_pressed(ord("2"))
magia = 2
if keyboard_check_pressed(ord("3"))
magia = 3
if keyboard_check_pressed(ord("4"))
magia = 4
if keyboard_check_pressed(ord("5"))
magia = 5
// Soltar a magia
if mouse_check_button(mb_right)
{
if magia = 1
{
instance_create(player.x,player.y,magia_1)
global.mana -= 2
pode_atirar = false
alarm[0] = 15
}
if magia = 2
{
instance_create(player.x,player.y,magia_2)
global.mana -= 3
pode_atirar = false
alarm[0] = 15
}
if magia = 3
{
instance_create(player.x,player.y,magia_3)
global.mana -= 4
pode_atirar = false
alarm[0] = 15
}
if magia = 4
{
instance_create(player.x,player.y,magia_4)
global.mana -= 5
pode_atirar = false
alarm[0] = 15
}
if magia = 5
{
instance_create(player.x,player.y,magia_5)
global.mana -= 6
pode_atirar = false
alarm[0] = 15
}
}
- Código:
pode_atirar = true
São definidas as variáveis essenciais para a execução da magia. Respectivamente, em que magia está, a barra de magia e se o player pode atirar ou não.
Step
É checado se o jogador apertou os ordenais de 1 até 5(os que ficam em cima das letras) e então muda a magia atual. Quando o jogador apertar o botão direito do mouse, irá checar a magia atual e irá soltá-la, nas coordenadas do player. Quando o GM checar em que magia está, irá tirar a mana necessária para fazer a magia, desligar o tiro e aguardar 15 frames para atirar de novo. Troque player, e os demais objetos de magia pelo nome dos seus.
Alarm 0
A variável que determina se pode atirar ou não é habilitada.
Abraços, qualquer coisa avisa!
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Re: (duvida)-inimigos com armas e hotkeys
valeu mesmo cara era isso que eu queria
eu não sabia que a IA podia ser usado nisso
também valeu mesmo
eu não sabia que a IA podia ser usado nisso
também valeu mesmo
clone comander- Data de inscrição : 11/12/2010
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