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Criando uma porta com chave
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Criando uma porta com chave
Nome: Criando uma porta com chave
Descrição: Um tutorial que ensina como fazer uma porta que se abre com chave.
Nível de dificuldade: Iniciante
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro/Lite
Desenvolvimento:
Boa noite, pessoal. Aqui estou eu, Death, depois de um tempo sem postar tutorais, com mais um tutorial. Este aqui, será de como fazer uma porta com chave Mas primeiro, vamos contar histórias...
Você já deve ter visto em muitos RPGs, inclusive quem trabalhou, e ainda trabalha com RPG Maker, deve saber que fazer esse tipo de coisa é como tirar doce de uma criança, ou seja, muuuuito fácil. Mas, como o Game Maker é uma ferramenta bem crua, você mesmo tem que fazer a estrutura da porta. O tutorial aborda conteúdo sobre manipulação de variáveis, troca de sprites, destrução de instâncias e conteúdo gráfico, é claro. Sem mais delongas, Let's Rock! (Frase típica de Gunz xD)
Pegue esta imagem, que eu fiz no programa super avançado, de última geração, Paint
E também esta, da porta aberta:
Agora, vamos começar a programar
Bom, você deve ter em mãos, como geralmente um jogo que trabalha muito com variáveis deve ter, um objeto que interpreta as variáveis globais usadas. Crie um objeto "geral", nomei-o de obj_ini, um nome muito comum em projetos. No Create, declare a variável(is) da(s) porta(s).
Certo, até aí tudo bem. Vamos começar com a parte mais simples, obter a chave. Crie um objeto da chave, coloque a sprite da chave, adicione uma colisão com o player e coloque:
Crie um objeto, o obj_porta1, como disse anteriormente, se houver mais, sempre numere elas, se não, coloque só porta. Adicione um evento Create e coloque:
Bom pessoal, é basicamente isso. Não se esqueça de marcar o obj_ini como Persistent, porque é nele que está guardado dados da porta, além do mais, a chave deve ficar numa room e a porta noutra
Abraços o/
Descrição: Um tutorial que ensina como fazer uma porta que se abre com chave.
Nível de dificuldade: Iniciante
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro/Lite
Desenvolvimento:
Boa noite, pessoal. Aqui estou eu, Death, depois de um tempo sem postar tutorais, com mais um tutorial. Este aqui, será de como fazer uma porta com chave Mas primeiro, vamos contar histórias...
Você já deve ter visto em muitos RPGs, inclusive quem trabalhou, e ainda trabalha com RPG Maker, deve saber que fazer esse tipo de coisa é como tirar doce de uma criança, ou seja, muuuuito fácil. Mas, como o Game Maker é uma ferramenta bem crua, você mesmo tem que fazer a estrutura da porta. O tutorial aborda conteúdo sobre manipulação de variáveis, troca de sprites, destrução de instâncias e conteúdo gráfico, é claro. Sem mais delongas, Let's Rock! (Frase típica de Gunz xD)
Pegue esta imagem, que eu fiz no programa super avançado, de última geração, Paint
E também esta, da porta aberta:
Agora, vamos começar a programar
Bom, você deve ter em mãos, como geralmente um jogo que trabalha muito com variáveis deve ter, um objeto que interpreta as variáveis globais usadas. Crie um objeto "geral", nomei-o de obj_ini, um nome muito comum em projetos. No Create, declare a variável(is) da(s) porta(s).
- Código:
global.chave1 = false // Ainda não se tem a chave que desbloqueia a porta que estamos criando
Certo, até aí tudo bem. Vamos começar com a parte mais simples, obter a chave. Crie um objeto da chave, coloque a sprite da chave, adicione uma colisão com o player e coloque:
- Código:
if keyboard_check_pressed(ord("A"))
{
global.chave1 = true // Pegou a chave, yupi!
instance_destroy() // Destrói a instância da chave
}
Crie um objeto, o obj_porta1, como disse anteriormente, se houver mais, sempre numere elas, se não, coloque só porta. Adicione um evento Create e coloque:
- Código:
aberto = false // Não foi aberto
- Código:
if keyboard_check_pressed(ord("A"))
{
aberto = true // Ativa a ver de abertura
global.chave1 = false // Tira a chave do player
if aberto = true
{
room_goto(room_que_quiser)
}
}
- Código:
if aberto = false
{
sprite_index = spr_portafechada
}
else
{
sprite_index = spr_portaaberta
}
Bom pessoal, é basicamente isso. Não se esqueça de marcar o obj_ini como Persistent, porque é nele que está guardado dados da porta, além do mais, a chave deve ficar numa room e a porta noutra
Abraços o/
Última edição por DeathStr0ke em Sex 27 Fev 2015, 20:15, editado 4 vez(es)
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Criando uma porta com chave
Belo tuto Markituh!
Simples e prático.
Eu só li o tuto, não o fiz ainda.
Mas amanhã chegando do trampo eu faço e do um Edit aki
Abração!
Simples e prático.
Eu só li o tuto, não o fiz ainda.
Mas amanhã chegando do trampo eu faço e do um Edit aki
Abração!
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Re: Criando uma porta com chave
Opa, que bom! Mais uma coisa, esqueci de colocar o código para mudar de room quando a porta estiver destrancada Vo dar um edit no tópico para arrumar.
Abraços!
Edit:
Pronto, arrumado!
Abraços!
Edit:
Pronto, arrumado!
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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