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Criando uma porta com chave

2 participantes

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Criando uma porta com chave Empty Criando uma porta com chave

Mensagem por Markituh Seg 22 Nov 2010, 00:08

Nome: Criando uma porta com chave
Descrição: Um tutorial que ensina como fazer uma porta que se abre com chave.
Nível de dificuldade: Iniciante
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro/Lite
Desenvolvimento:

Boa noite, pessoal. Aqui estou eu, Death, depois de um tempo sem postar tutorais, com mais um tutorial. Este aqui, será de como fazer uma porta com chave Very Happy Mas primeiro, vamos contar histórias...

Você já deve ter visto em muitos RPGs, inclusive quem trabalhou, e ainda trabalha com RPG Maker, deve saber que fazer esse tipo de coisa é como tirar doce de uma criança, ou seja, muuuuito fácil. Mas, como o Game Maker é uma ferramenta bem crua, você mesmo tem que fazer a estrutura da porta. O tutorial aborda conteúdo sobre manipulação de variáveis, troca de sprites, destrução de instâncias e conteúdo gráfico, é claro. Sem mais delongas, Let's Rock! (Frase típica de Gunz xD)

Pegue esta imagem, que eu fiz no programa super avançado, de última geração, Paint Razz
Criando uma porta com chave Doorlocked
E também esta, da porta aberta:
Criando uma porta com chave Dooropen

Agora, vamos começar a programar Happy

Bom, você deve ter em mãos, como geralmente um jogo que trabalha muito com variáveis deve ter, um objeto que interpreta as variáveis globais usadas. Crie um objeto "geral", nomei-o de obj_ini, um nome muito comum em projetos. No Create, declare a variável(is) da(s) porta(s).
Código:
global.chave1 = false // Ainda não se tem a chave que desbloqueia a porta que estamos criando
Oh, sim, antes que eu me esqueça, uma sprite de chave:
Criando uma porta com chave Keyt

Certo, até aí tudo bem. Vamos começar com a parte mais simples, obter a chave. Crie um objeto da chave, coloque a sprite da chave, adicione uma colisão com o player e coloque:
Código:
if keyboard_check_pressed(ord("A"))
{
global.chave1 = true // Pegou a chave, yupi!
instance_destroy() // Destrói a instância da chave
}
No código acima, quando o player colidir com a chave e apertar a letra A, vai "pegar" a chave e destruir o objeto da chave. Ótimo, fizemos o "pegamento" da chave, agora vamos usá-la! Não se esqueça que, se tiver várias portas de chave, crie uma chave e uma variável para cada porta, certo?

Crie um objeto, o obj_porta1, como disse anteriormente, se houver mais, sempre numere elas, se não, coloque só porta. Adicione um evento Create e coloque:
Código:
aberto = false // Não foi aberto
Adicione um evento de colisão com o Player e coloque:
Código:
if keyboard_check_pressed(ord("A"))
{
aberto = true // Ativa a ver de abertura
global.chave1 = false // Tira a chave do player
if aberto = true
{
room_goto(room_que_quiser)
}
}
Adicione um evento Step e coloque:
Código:
if aberto = false
{
sprite_index = spr_portafechada
}
else
{
sprite_index = spr_portaaberta
}
Se o jogador apertar A quando encostar na porta, vai abri-la. Se apertar denovo, vai entrar nela. Coloque tudo na room e execute. Pronto, você tem uma porta de chave! Não é tão realístico? Razz

Bom pessoal, é basicamente isso. Não se esqueça de marcar o obj_ini como Persistent, porque é nele que está guardado dados da porta, além do mais, a chave deve ficar numa room e a porta noutra Very Happy

Abraços o/


Última edição por DeathStr0ke em Sex 27 Fev 2015, 20:15, editado 4 vez(es)
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Criando uma porta com chave Empty Re: Criando uma porta com chave

Mensagem por dharrison Seg 22 Nov 2010, 00:13

Belo tuto Markituh!
Simples e prático.

Eu só li o tuto, não o fiz ainda.
Mas amanhã chegando do trampo eu faço e do um Edit aki lol!

Abração!
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Criando uma porta com chave Empty Re: Criando uma porta com chave

Mensagem por Markituh Seg 22 Nov 2010, 00:15

Opa, que bom! Mais uma coisa, esqueci de colocar o código para mudar de room quando a porta estiver destrancada Mad Vo dar um edit no tópico para arrumar.

Abraços!

Edit:
Pronto, arrumado!
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Criando uma porta com chave Empty Re: Criando uma porta com chave

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