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aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)
+4
SuperHacker
Markituh
itallo
guilhermemig17
8 participantes
Página 1 de 1
aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)
bom gente eu venho divulgar a minha primeira série de tutoriais de:
Python, Panda3D e Unity...
esse tutorial é de Python, Depois vou fazer de Java script na Unity... e depois vou mostrar o poder do panda...
vamos conhecer o python?
python é uma linguagem de programação otima, dinamica e é conhecida por fazer tudo(sites, jogos, softawares, e tudo em geral...).
ela é uma das melhores linguagens de programação para jogos. E é enssencial você aprende-la se quiser fazer um curso, ou criar jogos profissionalmente.
Python é uma linguagem de origem do ABC e é usado até pela NASA.
ela é muito usada em jogos 3D, 2D. aqui vai engines que usam python:
Pygame
Panda3D
PYOpengl
cocos2d
soya3D
entre outras...
vamos começar
a primeira coisa para se aprender python, e qualquer outra linguagem é entender que toda linguagem é uma calculadora.
que pode fazer qualquer conta, e é mais que uma calculadora até...
bom a primeira parte é baixar o python. Baixe no site:
www.python.org
ou o PyPy(editor de python) no baixaki.
bom abra o programa.
depois digite:
a resposta será 4.
acontece que python(diferente de GML) é uma linguagem que mostra o resultado de uma vez(isso so inverte em alguma engine que não use esse modelo de resposta rápida).
quando você digita 2+2
ele mostra a resposta na outra linha. No GML a respota do script não é de uma vez... correto?
não aparece na linha de baixo se tá errado, ou a resposta...
depois que entendemos que python mostra o resultado de uma vez, vamos entender seus 'tags' e significados de simbolos.
1# o que é >>>
esse é o simbolo que significa que o python está pronto para receber seu comando. O famoso prompt de comando.
ou seja, você vai colocar o seu comando.
>>> quer dizer que python está pronto pra receber o seu comando... um comando como o simples 2+2.
2# o que é #?
se digitarmos no python:
é um comentário... ou seja... o python não vai rodar/indentificar depois do #.
que nem o GML...
ele suporta soma('+'), multiplacação('*'), subtração('-') e divisão('/')
com isso você pode criar inumeros calculos. Experimente seus calculos como:
2+2
4+3
4*2
5/2
3/1
3-1
100-2
equanções:
2+2-3
(2+2)*6
(3-2)/1
5-5*2+(2+2)
e assim vai...
veja como é a interface e o que ocorrerrá quando abrir o PyPe:
tente todos tipos de conta, menos com X ou objeto desconhecido.
#2 denominando objetos...
podemos fazer um banco de dados no python. Assim como no GML podemos colocar informação númerica ou escrita de uma palavra.
quer ver?
digite isso:
correto, quando você digitou 'ola' definiu que ola = 1.
ou seja, ola é igual áo numero 1.
imagine se digitarmos:
ola +2
o que vai acontecer?
vai aparecer
3
por que ola = 1, e 1+2 = 3.
correto?
então entendemos como podemos nomiar um objeto no python numericamente.
e no caso do 'oi'
no caso do 'oi' da para entender por:
o python irá ligar a essa frase sem entendimento matematico.
o que acontece se digitarmos:
ola e apertar enter?
oi e apertar enter?
vai acontecer isso:
apredemos agora como colocar valores...
3#apredendo a verificar True e False
bom digite agora:
e se digitarmos:
resposta do python:
entenda que a maioria das linguagens de programação são em ingles, e tentam usar alguns comandos em latim, para ficar mais 'globalizado'.
no caso do python, True = verdadeiro e False = Falso.
ou seja, quando digitamos algum desses sinais:
==(verifica se é igual)
>(verifica se é maior)
<(verifica se é menor)
=!(verifica se é diferente)
>=(verifica se é maior ou igual)
<=(verifica se é menor ou igual)
e apertamos enter. O python diz se é:
True("verdadeiro")
False("falso")
tradução se não entendeu:
bom agora entedemos.
4#erros, não se preocupe
não se preocupe se errou os codigos, na sua vida irá ver isso quase toda hora.
mas erros que ajudam á gente a perceber e melhorar...
isso inclue na programação...
obrigado!
proxima aula: IF, Else, Elif e criando funções com Def
data: dia 19/11/2010 ou 20/11/2010
obrigado!
PYTHON!
obs: o uso indevido do ''>>>'' é para que usuários não copiem os codigos e aprendam.
no codigo, o python vai indentificar o erro se colocar >>> antes dos comandos...
ou seja, se colocar:
>>> >>>2+2
vai aparecer isso:
File "", line 1
>>>2+2
^
SyntaxError: invalid syntax
ok?
ok!
Python, Panda3D e Unity...
esse tutorial é de Python, Depois vou fazer de Java script na Unity... e depois vou mostrar o poder do panda...
vamos conhecer o python?
python é uma linguagem de programação otima, dinamica e é conhecida por fazer tudo(sites, jogos, softawares, e tudo em geral...).
ela é uma das melhores linguagens de programação para jogos. E é enssencial você aprende-la se quiser fazer um curso, ou criar jogos profissionalmente.
Python é uma linguagem de origem do ABC e é usado até pela NASA.
ela é muito usada em jogos 3D, 2D. aqui vai engines que usam python:
Pygame
Panda3D
PYOpengl
cocos2d
soya3D
entre outras...
vamos começar
a primeira parte para entender qualquer linguagem de programação
a primeira coisa para se aprender python, e qualquer outra linguagem é entender que toda linguagem é uma calculadora.
que pode fazer qualquer conta, e é mais que uma calculadora até...
bom a primeira parte é baixar o python. Baixe no site:
www.python.org
ou o PyPy(editor de python) no baixaki.
bom abra o programa.
depois digite:
- Código:
2+2
a resposta será 4.
acontece que python(diferente de GML) é uma linguagem que mostra o resultado de uma vez(isso so inverte em alguma engine que não use esse modelo de resposta rápida).
quando você digita 2+2
ele mostra a resposta na outra linha. No GML a respota do script não é de uma vez... correto?
não aparece na linha de baixo se tá errado, ou a resposta...
depois que entendemos que python mostra o resultado de uma vez, vamos entender seus 'tags' e significados de simbolos.
1# o que é >>>
esse é o simbolo que significa que o python está pronto para receber seu comando. O famoso prompt de comando.
ou seja, você vai colocar o seu comando.
- Código:
>>> 2+2
- Código:
>>>2+2
>>> 4
>>> quer dizer que python está pronto pra receber o seu comando... um comando como o simples 2+2.
2# o que é #?
se digitarmos no python:
- Código:
2+2 #2+2= 4 isso é verdade
é um comentário... ou seja... o python não vai rodar/indentificar depois do #.
que nem o GML...
quais as contas que python suporta?
ele suporta soma('+'), multiplacação('*'), subtração('-') e divisão('/')
com isso você pode criar inumeros calculos. Experimente seus calculos como:
2+2
4+3
4*2
5/2
3/1
3-1
100-2
equanções:
2+2-3
(2+2)*6
(3-2)/1
5-5*2+(2+2)
e assim vai...
veja como é a interface e o que ocorrerrá quando abrir o PyPe:
tente todos tipos de conta, menos com X ou objeto desconhecido.
#2 denominando objetos...
podemos fazer um banco de dados no python. Assim como no GML podemos colocar informação númerica ou escrita de uma palavra.
quer ver?
digite isso:
- Código:
>>> ola = 1
>>> oi = 'ola mundo'
correto, quando você digitou 'ola' definiu que ola = 1.
ou seja, ola é igual áo numero 1.
imagine se digitarmos:
ola +2
o que vai acontecer?
vai aparecer
3
por que ola = 1, e 1+2 = 3.
correto?
então entendemos como podemos nomiar um objeto no python numericamente.
e no caso do 'oi'
no caso do 'oi' da para entender por:
- Código:
oi = "ola mundo"
o python irá ligar a essa frase sem entendimento matematico.
o que acontece se digitarmos:
ola e apertar enter?
oi e apertar enter?
vai acontecer isso:
apredemos agora como colocar valores...
3#apredendo a verificar True e False
bom digite agora:
- Código:
>>> 2>1
- Código:
>>> True
e se digitarmos:
- Código:
>>>1>4
resposta do python:
- Código:
>>> False
entenda que a maioria das linguagens de programação são em ingles, e tentam usar alguns comandos em latim, para ficar mais 'globalizado'.
no caso do python, True = verdadeiro e False = Falso.
ou seja, quando digitamos algum desses sinais:
==(verifica se é igual)
>(verifica se é maior)
<(verifica se é menor)
=!(verifica se é diferente)
>=(verifica se é maior ou igual)
<=(verifica se é menor ou igual)
e apertamos enter. O python diz se é:
True("verdadeiro")
False("falso")
tradução se não entendeu:
- Código:
[color=black]eu[/color]: 2>1?
[color=red]python[/color]: True(sim)
[color=black]eu[/color]:2<1?
[color=red]python[/color]: False(não)
bom agora entedemos.
4#erros, não se preocupe
não se preocupe se errou os codigos, na sua vida irá ver isso quase toda hora.
mas erros que ajudam á gente a perceber e melhorar...
isso inclue na programação...
obrigado!
proxima aula: IF, Else, Elif e criando funções com Def
data: dia 19/11/2010 ou 20/11/2010
obrigado!
PYTHON!
obs: o uso indevido do ''>>>'' é para que usuários não copiem os codigos e aprendam.
no codigo, o python vai indentificar o erro se colocar >>> antes dos comandos...
ou seja, se colocar:
>>> >>>2+2
vai aparecer isso:
File "", line 1
>>>2+2
^
SyntaxError: invalid syntax
ok?
ok!
guilhermemig17- Data de inscrição : 03/06/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 252
Prêmios :
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Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)
foi bom o tuto. vlws!
continue postando tutos de python, quero ver se aprendo essa linguagem.
continue postando tutos de python, quero ver se aprendo essa linguagem.
itallo- Games Ranking :
Notas recebidas : B - D
Data de inscrição : 26/08/2009
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Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)
Gostei... Já tinha ouvido falar de Python, é uma linguagem bastante simples, porém gera resultados. Lembro desse def no Ruby, linguagem usada no RPG Maker, que servia para criar funções, da mesma forma que o Python faz.
Mas, logicamente a sintaxe é diferente do Python e do Ruby, porque os códigos do Python são uma coisa:
Abraços,
~Markituh.
Mas, logicamente a sintaxe é diferente do Python e do Ruby, porque os códigos do Python são uma coisa:
- Código:
>>> oi = 1
>>> ola = "ola mundo"
#Um outro código que num sei...
- Código:
oi = 1
ola = "Olá mundo!"
print ola
Abraços,
~Markituh.
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
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Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)
aula muito boa, adorei msmo, guilhereme. vlw pela super aula!!
não vai ajudar somente a mim, mas a muita gente!!
não vai ajudar somente a mim, mas a muita gente!!
SuperHacker- Data de inscrição : 19/05/2010
Reputação : 0
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Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)
Achei essa linguagem interessante, vou explora-la um pouco.
Brigado pelo grande tuto e mesmo muito bom seu tuto, python parece ser bem fixe
Brigado pelo grande tuto e mesmo muito bom seu tuto, python parece ser bem fixe
simogf- Data de inscrição : 30/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 76
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)
Olha, é um tutorial útil, eu estava pensando em parar de mecher no GML ou seja, parar de mecher no GameMaker, pois quero aprender outras linguagens como c++, está etc. Achei bem útil baixe o progaminha e gostei, espero a parte 2.
Até!
Até!
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2799
Prêmios :
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x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- C ou C++
Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)
Eu gostei dessa... mas nao posso começar essa sem terminar o GML
Mas tipo, seu tuto ta mtu bom
eu nao entendi mtu bem pq so burro :s
Mas tipo, seu tuto ta mtu bom
eu nao entendi mtu bem pq so burro :s
Luca$- Games Ranking :
Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 582
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)
E uma ótima linguagem,o unico problema é que não cria executaveis.
Eu tentei seguir o tuto mas não foi possivel realizar o download =/
Eu tentei seguir o tuto mas não foi possivel realizar o download =/
Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)
Konnor escreveu:E uma ótima linguagem,o unico problema é que não cria executaveis.
Eu tentei seguir o tuto mas não foi possivel realizar o download =/
cria executaveis?
guilhermemig17- Data de inscrição : 03/06/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 252
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)
Ele faz arquivos .py oque nem todos tem.
Eu li sobre essa linguagem e achei isso.
Eu li sobre essa linguagem e achei isso.
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