Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
aula 2: python com If, Else, Elif e funções Def.
2 participantes
Página 1 de 1
aula 2: python com If, Else, Elif e funções Def.
aula 2: python á 100 por hora...
bom nesse tutorial vamos aprender as funções If, Else, Elif e Def(criando funções).
vamos começar por If.
IF: apredendo a condição do ''Se''
1# o que é If
If vem do inglês, e significa ''Se''. Ele é usado em quase toda linguagem de programação, inclusive o GML.
o que acontece é que ele determina uma condição. Determina o que deve ser feito em alguma ocasião.
exemplo:
Se 2>(for) maior que 1:
o computador mostrará 'é sim'.
entendeu?
vamos transformar em Python:
- Código:
>>> if 2>1:
. . . print 'ola'
. . .
OBS: para executar esse comando você tera que digitar:
if 2>1:('enter')
('tab')print 'ola'('enter')
ou seja tem que digitar:
2>1: #comentário: aperte enter
#comentário: aperte TAB e depois: print 'ola'
ok?
não esqueça do TAB.
2#o que é TAB?
a função TAB depois de '':'' indica que a proxima linha está contido na função da linha de cima.
é como se fosse isso no GML:
- Código:
if 2>1: {
'ola'
}
linha 1: if 2>1:
linha 2: print ''ola''
linha 2 contida na linha 1 ...
ele é a função que indica que está 'contido'.
ou seja, indica que a função da ultima linha está contido na linha de cima...
sempre usasse TAB numa função, ou depois de '':" na linha acima...
não esqueça...
3#contido no contido?
olhe esse código:
- Código:
>>> if 2>1:
. . . if 2>1:
. . . print 'ola'
. . .
perceba que eu usei 2x TAB.
eu fiz isso:
- Código:
se 2>1:(''enter'')
(TAB)se 2>1:(''enter'')
(TAB)(TAB)print 'ola'(''enter'')
entendeu?
vou explicar...
eu posso colocar uma função dentro da outra.
assim eu posso determinar que:
se 2 for >1:
o computador vai executar: se 2 for>1:
o computador vai executar: print 'ola'
entendeu?
eu posso fazer com que uma função esteja dentra da outra... para isso eu tenho que apertar 2x TAB para indicar que a linha numero 3 pertence á linha numero 2, que pertence a numero 1...
veja no PyPe:
linha 1: if 2>1:
linha 2: if 2>1:#linha 2 contida na linha 1
linha 3: print ''ola''#linha 3 contida na linha 2,1...
ok?
agora faça isso no python:
if 2>1:
if 2>1:
print ''ola''
if 1>2:
if 2>1:
print ''ola''
ok?
veja resultados e teste mais outros...
#3 o que é print?
print é uma função que não tem no GML.
ela significa que o computador vai colocar a função entre aspas em 'impresso'...
traduzindo do inglês print é:
substantivo
impressão
impresso
estampa
gravura
imagem
tipografia
desenho
coisa impressa
verbo
imprimir
publicar
mandar imprimir
gravar
marcar
ele vai colocar na linha de resposta o comando de ''colocar'' a função entre aspas.
ou seja:
print 'ola'#vai impressar/mostrar/colocar ola na linha de resposta...
linha 1: >>> print ''ola''
linha 2(de resposta): ola
se colocarmos:
linha 1:>>> 'ola'
linha 2(de resposta): 'ola'
ok?
viu a diferença entre print ola, e so 'ola'.
o print aparece ola sem aspas, com ''ola'', aparece com aspas...
entendeu?
teste isso:
print 'ola'
print ''ola''
''ola''
'ola'
print 'sei que é você'
'sei que é você'
print ''sei que e voce''
'sei que e voce'
observe o que acontece...
4# cores no PyPe...
você deve ter percebido que se digirtamos:
if fica azul o ''if''
ou 'ola' fica violeta o ''ola''
e tudo depois de # fica verde e itálico
e tudo depois de def fica azul marinho...(você verá isso depois)
isso é o que editor faz...
ele lembra pelas cores do que á palavra é, e lembra quando pomos aspas, de fechar ela...
tudo que tiver violeta, é por que tem aspas, e no fim da frase você tem que fechar senão da erro...
esse o papel do editor...
vajamos o que essas cores significam...:
azul: função(normalmente em ingles) do python.
exe:
if, elif, else, def, class, my, import e etc...
verde/italico: comentário
azul marinho: veremos depois
violeta: que está em aspas, e você tem que fechar...
entre outras...
teste no PyPE...
Else: se não for... condição se não for...
agora que você entendeu if fica mais fácil aprender Else...
else é se não for... assim veja esse codigo:
- Código:
if 2>1:
print 'e'
else:
print 'nao e'
#resultado:
e
outro:
- Código:
if 1>2:
print 'e'
else:
print 'nao e'
#resultado:
nao e
eu errei alguns codigos, mas quando fizer entre aspas no python use uma aspa só:
correto:
'a'
errado:
''a''
ok?
ok!
else é se não for...
traduzindo pro portugues:
- Código:
se 1 for >2:
imprime 'e'
senão for:
imprime 'nao e'
vai dar não e...
por que 2 não é maior que 1...
essa é uma forma de verificar o True ou False...
bom entendeu?
experimente no Pype vários desses jeitos...
faça do seu jeito...
elif: se não é, e senão for... condição se não é, se nem for...
agora vamos aprender mais um comando que não existe no GML, ou eu nunca vi...
elif...
se não é, e senão for...
é um termo de condição pra verificar:
se 2>1:
senão for:
se não for, e nem for:(elif)
ele é como se fosse uma terceira condição, caso nenhuma das duas opções seja correta:
else ou if...
teste isso:
if 2>1:
print 'ola'
elif 2 == 0:
print 'oi'
else:
print 'e'
ou seja, a diferença de elif é que você terá que colocar uma função depois;como:
2 == 0
2=! 2
e assim vai...
ok?
treine isso...
no pype...
OBS: elif tem que vir depois do if, e não depois do else... tem que ser desse jeito:
if 1°
elif 2°
else 3°
ok?
teste bastante...
[b]def: criando funções com DEF...
aprenda como criar suas funções no Python...
você pode configurar para criar suas funções no python...
assim você faz sua função...
veja bem:
digite isso no PyPE:
- Código:
def variavel(x):
print 'ola'
variavel
def é um criador de funções... ele faz com que você coloque sua propria função, ou seja, uma palavra que liga á uma ação do motor do python.
exemplo:
quando eu coloco:
def ola(x):
print 'ola'
cada vez que eu digitar ola no python, vai aparecer na linha de resposta:
ola(1)
print 'ola'
print 'ola' = ola
2#entendendo melhor... def e esse (x)...
quando eu coloco uma palavra depois do def vem em azul, pra indicar qué função def...
ok?
e entre parênteses tem o x...
quando eu digito apenas ola vai aparecer o numero da função no motor. mas quando eu digito ola(1) aparece a função que eu coloquei...
teste mais funções...
por que?
tem haver com X!
x entre parenteses quer dizer um numero.
ou seja, é um numero que você coloca quando digitar a função...
def ola(x)
ola(1)
x = 1
ola(2)
x = 2
teste isso...
agora vamos ver se X é igual ao numero entre parenteses quando digitamos depois de definir a função...
digite:
- Código:
def x1(x):
x+1
x
- Código:
x1(1)
linha de resposta:
2
1
x+1 = 2
x = 1
ok?
ok!
teste mais funções como essa...
3#tem como eu colocar outra letra que não seja X?
tem sim!
voce pode usar qualquer letra, e mais de uma até...
ex:
def ola(x,y):
x+y
x+1
ola(1,2)
linha de resposta:
3
2
ok?
ok!
experimente muito mais...
experimente essas:
def suafuncao(x,y,z):
x+z+y
x+z
x+y
...
lembrando que depois de DEF vem o nome da função, é uma variável, pode ser qualquer uma...
e entre parenteses é o numero...
teste muito mais...
não se esqueça da virgula, para mais de uma letra entre parenteses...
acabamos a aula de hoje!
proxima aula: apredendo Range, criar classes e tabelas...
dia da proxima aula: 21/11/2010 ou 22/11/2010
vlw!
o que vocês acharam?
guilhermemig17- Data de inscrição : 03/06/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 252
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: aula 2: python com If, Else, Elif e funções Def.
Desculpe a noobice,mas eu baixei o Pype e o Python27,mas quando executo o pype (que está com formato .py),não acontece nada.
Eu vi nas imagens que você utiliza o Pype,mas eu só consigo utilizar o prompt.
Por que?
NOVO:
Agora deu,mas estou com dúvida.
Utilizo o mesmo que o seu pype (2.9) e quando ponho 2+2 não acontece nada.
Como faço para executar um código?Já tentei a opção de Run mas fecha a execução que estava sendo executada numa outra aba.
Explica melhor cara!
Eu vi nas imagens que você utiliza o Pype,mas eu só consigo utilizar o prompt.
Por que?
NOVO:
Agora deu,mas estou com dúvida.
Utilizo o mesmo que o seu pype (2.9) e quando ponho 2+2 não acontece nada.
Como faço para executar um código?Já tentei a opção de Run mas fecha a execução que estava sendo executada numa outra aba.
Explica melhor cara!
Re: aula 2: python com If, Else, Elif e funções Def.
claro, tu fez um erro muito comum....
na verdade não é por falta de explicação, é por que tu não deve ter visto como funciona o programa...
pois bem...
é so ir em:
file >> new Python Shell
pronto!
agora digite 2+2
pronto!
mágica
espero ter ajudado!
na verdade não é por falta de explicação, é por que tu não deve ter visto como funciona o programa...
pois bem...
é so ir em:
file >> new Python Shell
pronto!
agora digite 2+2
pronto!
mágica
espero ter ajudado!
guilhermemig17- Data de inscrição : 03/06/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 252
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: aula 2: python com If, Else, Elif e funções Def.
Deu error:
Eu abri o Python25 e deu.
Além do mais,quando eu abro isso que você falou (Python Shell),não da de editar a linha de cima e fica dando erro nos comandos que eu faço,porque?
Eu abri o Python25 e deu.
Além do mais,quando eu abro isso que você falou (Python Shell),não da de editar a linha de cima e fica dando erro nos comandos que eu faço,porque?
Re: aula 2: python com If, Else, Elif e funções Def.
o sistema não encontrou o Python no seu editor...
olha isso pode ser muita coisa...
eu sugiro que faça o seguinte:
baixe o Pype denovo
e exclua o python 2.5
depois se não der fale comigo para ver o que deu
obrigado!
olha isso pode ser muita coisa...
eu sugiro que faça o seguinte:
baixe o Pype denovo
e exclua o python 2.5
depois se não der fale comigo para ver o que deu
obrigado!
guilhermemig17- Data de inscrição : 03/06/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 252
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos