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Campanha Open Source
+5
Fuzenrad
Kabeção
itallo
Isaias
PedroX
9 participantes
Página 1 de 1
Campanha Open Source
Gente, venho aqui criar uma campanha...
A proposta é que quem quiser participar da campanha poste seus jogos em Open Source...
Ou seja, quem for membro da campanha faz seus jogos open source...
Por que essa campanha?
R: para estimular os usuarios a fazerem jogos open source
Por que fazer jogos ou programas open source?
R:
Os usuarios vao ter:
1-a utilização para qualquer fim e sem limitações
2- acesso ao código fonte e poderao estudar o funcionamento
3-a distribuição de cópias sem restrições
4-adaptação às necessidades deles mesmos(talvez o melhor ponto)
Quem quiser participar poste nesse topico...
Estou fazendo uma barra de user para essa campanha...
Participantes:
OBKO
Obs: Isso nao é uma sugestao, é uma campanha.
FLW
A proposta é que quem quiser participar da campanha poste seus jogos em Open Source...
Ou seja, quem for membro da campanha faz seus jogos open source...
Por que essa campanha?
R: para estimular os usuarios a fazerem jogos open source
Por que fazer jogos ou programas open source?
R:
Os usuarios vao ter:
1-a utilização para qualquer fim e sem limitações
2- acesso ao código fonte e poderao estudar o funcionamento
3-a distribuição de cópias sem restrições
4-adaptação às necessidades deles mesmos(talvez o melhor ponto)
Quem quiser participar poste nesse topico...
Estou fazendo uma barra de user para essa campanha...
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OBKO
Obs: Isso nao é uma sugestao, é uma campanha.
FLW
Última edição por Pedro Henrique em Sex 12 Nov 2010, 14:12, editado 2 vez(es)
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Campanha Open Source
Para isso serve a sessão engine do forum... e um fato de um programa ser open source, não significa que ele não tem limitação nenhuma, tem varios tipos de licensas para programas open source..
isso só aumenta o comodismo dos membros daqui, as pessoas acabam facilitando demais, o que leva os membros a ficar fazendo perguntas idiotas que ja tem 3244 respostas no forum, coisa que se procurar na caixinha ali do lado acha em 2 minutos...
sei que você não quer criticas, mais como aqui é um forum democratico, tenho o direito de ter minha opnião e expressar ela
isso só aumenta o comodismo dos membros daqui, as pessoas acabam facilitando demais, o que leva os membros a ficar fazendo perguntas idiotas que ja tem 3244 respostas no forum, coisa que se procurar na caixinha ali do lado acha em 2 minutos...
sei que você não quer criticas, mais como aqui é um forum democratico, tenho o direito de ter minha opnião e expressar ela
Re: Campanha Open Source
nao foi isso que eu quis dizer Isaias, voce pode criticar mas positivamente...
o objetivo nao e estimular o control c e control v mas sim que os membros possam ver como foi feito e assim aprender e tambem adaptar as proprias necessidades...
Por exemplo:
minha caixa de som esta quebrada (de verdade)...
ai se o jogo for Open Source eu posso tirar os sons, diminuir o jogo...
meu pc é ruim, entao se diminuir o jogo ficara bem melhor...
tem outros exemplos...
FLW
o objetivo nao e estimular o control c e control v mas sim que os membros possam ver como foi feito e assim aprender e tambem adaptar as proprias necessidades...
Por exemplo:
minha caixa de som esta quebrada (de verdade)...
ai se o jogo for Open Source eu posso tirar os sons, diminuir o jogo...
meu pc é ruim, entao se diminuir o jogo ficara bem melhor...
tem outros exemplos...
FLW
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Campanha Open Source
te garanto que o elemento usando ou não control+c control+v, vai ter que ler os códigos, nisso ele já está aprendendo alguma coisa.
sou a favor de liberar o GMK, eu mesmo já liberei o GMK de praticamente todos os jogos que eu fiz, afinal isso é para ajudar quem realmente quer aprender, se o elemento quer aprender ele vai ler toda a engine e tentar entender, se o elemento não quiser aprender,ele vai usar o famoso CONTROL+C e CONTROL+V.
eu particularmente prefiro ajudar quem realmente quer aprender.
se o elemento não quiser, só lamento.
o que importa é que você fez a sua parte, você deu a ferramenta, cabe ao elemento escolher a maneira certa de usa-la.
lembrando, que não é obrigatório liberar o GMK, você libera se você quiser.
elemento rlz
sou a favor de liberar o GMK, eu mesmo já liberei o GMK de praticamente todos os jogos que eu fiz, afinal isso é para ajudar quem realmente quer aprender, se o elemento quer aprender ele vai ler toda a engine e tentar entender, se o elemento não quiser aprender,ele vai usar o famoso CONTROL+C e CONTROL+V.
eu particularmente prefiro ajudar quem realmente quer aprender.
se o elemento não quiser, só lamento.
o que importa é que você fez a sua parte, você deu a ferramenta, cabe ao elemento escolher a maneira certa de usa-la.
lembrando, que não é obrigatório liberar o GMK, você libera se você quiser.
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Re: Campanha Open Source
Copiar e Colar? :|
Lembro que passei 1 mês estudando uma engine do Mario para aprender o básico do GM.
Na época não sabia nada sobre o assunto e agradeço muito ao cara que fez ela.
Graças a outra sobre o Sonic que passei 2 meses olhando aprendi a fazer colisões com terrenos irregulares.
Graças a dezenas de outros exemplos que ando olhando atualmente estou cada vez mais integrado com o modo de fazer efeitos especiais em jogos.
Posso dizer que 40% do que eu sei é por engines e 60% é por prática (tentativa e erro).
Na época não tinha a GMBR e tutoriais em português praticamente não existiam então tudo erra na base de ver, testar e imitar de outras já prontos.
Pra mim um exemplo é a melhor forma de aprender e se vier acompanhado de um tutorial, melhor ainda.
Uma coisa é clara, se preocupar com quem não tem vontade é um atraso pra quem tem.
Lembro que passei 1 mês estudando uma engine do Mario para aprender o básico do GM.
Na época não sabia nada sobre o assunto e agradeço muito ao cara que fez ela.
Graças a outra sobre o Sonic que passei 2 meses olhando aprendi a fazer colisões com terrenos irregulares.
Graças a dezenas de outros exemplos que ando olhando atualmente estou cada vez mais integrado com o modo de fazer efeitos especiais em jogos.
Posso dizer que 40% do que eu sei é por engines e 60% é por prática (tentativa e erro).
Na época não tinha a GMBR e tutoriais em português praticamente não existiam então tudo erra na base de ver, testar e imitar de outras já prontos.
Pra mim um exemplo é a melhor forma de aprender e se vier acompanhado de um tutorial, melhor ainda.
Uma coisa é clara, se preocupar com quem não tem vontade é um atraso pra quem tem.
Re: Campanha Open Source
Interessante a idéia, não tenho nada contra quem for participar, pelo contrário, mas eu acho que isso vai estimular o (entre apas) plágio, afinal, utilizar um recurso livre é permitido, mas certamente alguns não vão dar os devidos créditos, inclusive isso já gerou uma discussão aqui, o usuário usa a engine/código/música/etc de outra(s) pessoa(s) e não diz nada nos créditos, dando a entender que foi feito por ela.
Eu não vou disponibilizar os meus jogos em open source, por motivos meus, já tenho convicções suficiente pra perceber que não são todos que utilizam com ética recursos livres, mas como eu disse, não tenho nada contra projetos assim, quem quiser disponibilizar, que disponibilize, é propriedade intelectual dessa pessoa, se ela abre mão disso..
Vamos ver onde isso vai dar, eu sou contra essa campanha.
Eu não vou disponibilizar os meus jogos em open source, por motivos meus, já tenho convicções suficiente pra perceber que não são todos que utilizam com ética recursos livres, mas como eu disse, não tenho nada contra projetos assim, quem quiser disponibilizar, que disponibilize, é propriedade intelectual dessa pessoa, se ela abre mão disso..
Comentário dispensável, você não pode 'impor' nada à comunidade, de qualquer forma, se os administradores quisessem, sua campanha seria rejeitada (mesmo não sendo uma sugestão).Pedro Henrique escreveu:Isso nao é uma sugestao, é uma campanha.
Vamos ver onde isso vai dar, eu sou contra essa campanha.
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Re: Campanha Open Source
Não tenho como dizer se sou a favor ou contra...
Liberar o .gmk iria ajudar muita gente. Assim como o Kabeção, eu comecei a aprender a usar o GM com engines prontas, onde eu estudava os códigos e tentava entender como ele funfava. Mas essas engines, eram engines feitas com esse propósito: servirem de exemplo.
Portanto, eu nao acho q seja uma boa idéia o cara disponibilizar o source de algum projeto grande, que tenha demorado meses e meses pra ficar pronto. Ele deve saber que sempre terá alguem que vai literalmente furtar o trabalho dele, copiar e colar. Pra mim, seria um risco postar o ;gmk do Mirfo num forum tão grande.
Assim, eu acho q divulgar o source só seja seguro com projetos pequenos feitos pra isso mesmo.
Liberar o .gmk iria ajudar muita gente. Assim como o Kabeção, eu comecei a aprender a usar o GM com engines prontas, onde eu estudava os códigos e tentava entender como ele funfava. Mas essas engines, eram engines feitas com esse propósito: servirem de exemplo.
Portanto, eu nao acho q seja uma boa idéia o cara disponibilizar o source de algum projeto grande, que tenha demorado meses e meses pra ficar pronto. Ele deve saber que sempre terá alguem que vai literalmente furtar o trabalho dele, copiar e colar. Pra mim, seria um risco postar o ;gmk do Mirfo num forum tão grande.
Assim, eu acho q divulgar o source só seja seguro com projetos pequenos feitos pra isso mesmo.
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Re: Campanha Open Source
Eu não sei apoio ou não, acho que sim, é uma boa campanha, mais acho que seria quase o mesmo de roubar códigos, eu aprendi a criar jogos através de vídeos em inglês, eu acho que enviarmos o projeto de nossos jogos não seria muito bom, pois alguém iria monstrar para algum parente,amigo ou para outro fórum falando que foi ele que fez o jogo, mais eu concordo em uma coisa, que enviarmos o .gmk de projetos simples como jogos sem efeitos especiais, 3D etc, eu acho que postarem os .gmk de nossos projetos seria bom para pessoas que querem fazer um jogo, as open source que vim aqui do fórum, só uma eu baixei que é do Kabeção.
Resumindo, eu não sei qual é minha resposta, mais irei dar um edit ou postar se tiver alguma resposta.
Até!
Resumindo, eu não sei qual é minha resposta, mais irei dar um edit ou postar se tiver alguma resposta.
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Re: Campanha Open Source
Não acho essa uma das melhores ideias. Assim como em RPG Maker, as pessoas publicam seus sistemas se quiserem ou não. Isso faz o diferencial em um jogo, se você tem um sistema próprio e deixa-o open source, adeus sistema. Se a pessoa quiser ou tiver alguma dúvida, pergunta como o cara fez e se ele quiser ou puder responder,te responde.
A história pro concurso já tá pronta, três páginas no Word e todas sujeitas a alteração. Alguns erros de português,partes incoerentes,fugindo do tema,etc. Mas tenho o maior MEDO de postar aqui(mesmo sabendo que não vou terminar antes do dia 25/12) e alguém "copiar ideias" como eu sempre vejo pessoas fazendo com filmes,livros,novelas e até mesmo outros jogos.
A história pro concurso já tá pronta, três páginas no Word e todas sujeitas a alteração. Alguns erros de português,partes incoerentes,fugindo do tema,etc. Mas tenho o maior MEDO de postar aqui(mesmo sabendo que não vou terminar antes do dia 25/12) e alguém "copiar ideias" como eu sempre vejo pessoas fazendo com filmes,livros,novelas e até mesmo outros jogos.
Alexandre Dias- Data de inscrição : 13/10/2010
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Re: Campanha Open Source
@fuzenrad
eu nao quis dizer que posso fazer uma campanha sem que os administradores queiram,,,
eu quis dizer:
nao é uma sugestao (entao os membros nao devem falar: "nao apoio nao ostei,)
é uma campanha ('os membros podem entrar na campanha e participar dela')
eu escrevi dum jeito que acabou gerando mal entendidos... foi mal...
@topic
quem quiser ja pode dar os nomes e eu escrevo no topico o nome...
FLW
eu nao quis dizer que posso fazer uma campanha sem que os administradores queiram,,,
eu quis dizer:
nao é uma sugestao (entao os membros nao devem falar: "nao apoio nao ostei,)
é uma campanha ('os membros podem entrar na campanha e participar dela')
eu escrevi dum jeito que acabou gerando mal entendidos... foi mal...
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quem quiser ja pode dar os nomes e eu escrevo no topico o nome...
FLW
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: Campanha Open Source
coloca meu nome aew!
a campanha existe desde que esteja dentro das "leis" e que as pessoas queiram participar, a campanha é uma forma de protesto, é um direito do cidadão.
a campanha existe desde que esteja dentro das "leis" e que as pessoas queiram participar, a campanha é uma forma de protesto, é um direito do cidadão.
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Re: Campanha Open Source
Faço das palavras do SIGILOSO as minhas. Eu, particularmente usei as engines da yoyo games e outras 4 (no máximo) e posso dizer com toda certeza que 80% do que sei aprendi com o Help do GM e com as engines da yoyo games. E por isso existem as engines, certo? Hoje, já há uma quantidade suficiente de engines na rede. Só basta querer aprender e se esforçar.
Mas uma coisa é certa, poucas pessoas copiam e colam um source inteiro. E se fazem isso, são descobertas mais cedo ou mais tarde. Calma, não entrei em contradição. Só quero dizer que para o autor do jogo isso é ruim, pois se ele não tem a patente do jogo, ele não pode reclamar.
Vai da ética mesmo, e no mundo da canalhice em que vivemos todo cuidado é pouco.
Legal a campanha, mas vou continuar com as engines só.
FLWS!
Mas uma coisa é certa, poucas pessoas copiam e colam um source inteiro. E se fazem isso, são descobertas mais cedo ou mais tarde. Calma, não entrei em contradição. Só quero dizer que para o autor do jogo isso é ruim, pois se ele não tem a patente do jogo, ele não pode reclamar.
Vai da ética mesmo, e no mundo da canalhice em que vivemos todo cuidado é pouco.
Legal a campanha, mas vou continuar com as engines só.
FLWS!
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