GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Campanha Open Source

+5
Fuzenrad
Kabeção
itallo
Isaias
PedroX
9 participantes

Ir para baixo

Campanha Open Source Empty Campanha Open Source

Mensagem por PedroX Ter 09 Nov 2010, 14:22

Gente, venho aqui criar uma campanha...
A proposta é que quem quiser participar da campanha poste seus jogos em Open Source...
Ou seja, quem for membro da campanha faz seus jogos open source...

Por que essa campanha?
R: para estimular os usuarios a fazerem jogos open source

Por que fazer jogos ou programas open source?
R:
Os usuarios vao ter:
1-a utilização para qualquer fim e sem limitações
2- acesso ao código fonte e poderao estudar o funcionamento
3-a distribuição de cópias sem restrições
4-adaptação às necessidades deles mesmos(talvez o melhor ponto)

Quem quiser participar poste nesse topico...
Estou fazendo uma barra de user para essa campanha...

Participantes:

OBKO

Obs: Isso nao é uma sugestao, é uma campanha.

FLW


Última edição por Pedro Henrique em Sex 12 Nov 2010, 14:12, editado 2 vez(es)

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Campanha Open Source Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Campanha Open Source Empty Re: Campanha Open Source

Mensagem por Isaias Ter 09 Nov 2010, 14:29

Para isso serve a sessão engine do forum... e um fato de um programa ser open source, não significa que ele não tem limitação nenhuma, tem varios tipos de licensas para programas open source..
isso só aumenta o comodismo dos membros daqui, as pessoas acabam facilitando demais, o que leva os membros a ficar fazendo perguntas idiotas que ja tem 3244 respostas no forum, coisa que se procurar na caixinha ali do lado acha em 2 minutos...

sei que você não quer criticas, mais como aqui é um forum democratico, tenho o direito de ter minha opnião e expressar ela
Isaias
Isaias

Data de inscrição : 16/08/2008
Reputação : 3
Número de Mensagens : 374
Prêmios : Campanha Open Source Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://isaiasramos.com

Ir para o topo Ir para baixo

Campanha Open Source Empty Re: Campanha Open Source

Mensagem por PedroX Ter 09 Nov 2010, 15:17

nao foi isso que eu quis dizer Isaias, voce pode criticar mas positivamente...

o objetivo nao e estimular o control c e control v mas sim que os membros possam ver como foi feito e assim aprender e tambem adaptar as proprias necessidades...

Por exemplo:
minha caixa de som esta quebrada (de verdade)...
ai se o jogo for Open Source eu posso tirar os sons, diminuir o jogo...
meu pc é ruim, entao se diminuir o jogo ficara bem melhor...
tem outros exemplos...

FLW

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Campanha Open Source Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Campanha Open Source Empty Re: Campanha Open Source

Mensagem por itallo Ter 09 Nov 2010, 19:39

te garanto que o elemento usando ou não control+c control+v, vai ter que ler os códigos, nisso ele já está aprendendo alguma coisa.
sou a favor de liberar o GMK, eu mesmo já liberei o GMK de praticamente todos os jogos que eu fiz, afinal isso é para ajudar quem realmente quer aprender, se o elemento quer aprender ele vai ler toda a engine e tentar entender, se o elemento não quiser aprender,ele vai usar o famoso CONTROL+C e CONTROL+V.

eu particularmente prefiro ajudar quem realmente quer aprender.
se o elemento não quiser, só lamento.

o que importa é que você fez a sua parte, você deu a ferramenta, cabe ao elemento escolher a maneira certa de usa-la.

lembrando, que não é obrigatório liberar o GMK, você libera se você quiser.

elemento rlz
itallo
itallo

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B - D
Data de inscrição : 26/08/2009
Reputação : 12
Número de Mensagens : 970
Prêmios : Campanha Open Source Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Campanha Open Source Empty Re: Campanha Open Source

Mensagem por Kabeção Qui 11 Nov 2010, 01:14

Copiar e Colar? :|

Lembro que passei 1 mês estudando uma engine do Mario para aprender o básico do GM.
Na época não sabia nada sobre o assunto e agradeço muito ao cara que fez ela.
Graças a outra sobre o Sonic que passei 2 meses olhando aprendi a fazer colisões com terrenos irregulares.
Graças a dezenas de outros exemplos que ando olhando atualmente estou cada vez mais integrado com o modo de fazer efeitos especiais em jogos.

Posso dizer que 40% do que eu sei é por engines e 60% é por prática (tentativa e erro).
Na época não tinha a GMBR e tutoriais em português praticamente não existiam então tudo erra na base de ver, testar e imitar de outras já prontos.
Pra mim um exemplo é a melhor forma de aprender e se vier acompanhado de um tutorial, melhor ainda.

Uma coisa é clara, se preocupar com quem não tem vontade é um atraso pra quem tem.
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : Campanha Open Source Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Campanha Open Source Empty Re: Campanha Open Source

Mensagem por Fuzenrad Qui 11 Nov 2010, 05:43

Interessante a idéia, não tenho nada contra quem for participar, pelo contrário, mas eu acho que isso vai estimular o (entre apas) plágio, afinal, utilizar um recurso livre é permitido, mas certamente alguns não vão dar os devidos créditos, inclusive isso já gerou uma discussão aqui, o usuário usa a engine/código/música/etc de outra(s) pessoa(s) e não diz nada nos créditos, dando a entender que foi feito por ela.

Eu não vou disponibilizar os meus jogos em open source, por motivos meus, já tenho convicções suficiente pra perceber que não são todos que utilizam com ética recursos livres, mas como eu disse, não tenho nada contra projetos assim, quem quiser disponibilizar, que disponibilize, é propriedade intelectual dessa pessoa, se ela abre mão disso..

Pedro Henrique escreveu:Isso nao é uma sugestao, é uma campanha.
Comentário dispensável, você não pode 'impor' nada à comunidade, de qualquer forma, se os administradores quisessem, sua campanha seria rejeitada (mesmo não sendo uma sugestão).

Vamos ver onde isso vai dar, eu sou contra essa campanha.
Fuzenrad
Fuzenrad

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A-A-A-A-B
Data de inscrição : 04/07/2010
Reputação : 46
Número de Mensagens : 1063
Prêmios : Campanha Open Source Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Campanha Open Source Empty Re: Campanha Open Source

Mensagem por SIGILOSO Qui 11 Nov 2010, 10:14

Não tenho como dizer se sou a favor ou contra...
Liberar o .gmk iria ajudar muita gente. Assim como o Kabeção, eu comecei a aprender a usar o GM com engines prontas, onde eu estudava os códigos e tentava entender como ele funfava. Mas essas engines, eram engines feitas com esse propósito: servirem de exemplo.
Portanto, eu nao acho q seja uma boa idéia o cara disponibilizar o source de algum projeto grande, que tenha demorado meses e meses pra ficar pronto. Ele deve saber que sempre terá alguem que vai literalmente furtar o trabalho dele, copiar e colar. Pra mim, seria um risco postar o ;gmk do Mirfo num forum tão grande.
Assim, eu acho q divulgar o source só seja seguro com projetos pequenos feitos pra isso mesmo.
afro
SIGILOSO
SIGILOSO

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios : Campanha Open Source Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 4 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Campanha Open Source Empty Re: Campanha Open Source

Mensagem por Super Games Qui 11 Nov 2010, 12:43

Eu não sei apoio ou não, acho que sim, é uma boa campanha, mais acho que seria quase o mesmo de roubar códigos, eu aprendi a criar jogos através de vídeos em inglês, eu acho que enviarmos o projeto de nossos jogos não seria muito bom, pois alguém iria monstrar para algum parente,amigo ou para outro fórum falando que foi ele que fez o jogo, mais eu concordo em uma coisa, que enviarmos o .gmk de projetos simples como jogos sem efeitos especiais, 3D etc, eu acho que postarem os .gmk de nossos projetos seria bom para pessoas que querem fazer um jogo, as open source que vim aqui do fórum, só uma eu baixei que é do Kabeção.
Resumindo, eu não sei qual é minha resposta, mais irei dar um edit ou postar se tiver alguma resposta.


Até!
Super Games
Super Games

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2800
Prêmios : Campanha Open Source Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Java
  • Godot
  • Javascript
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

Campanha Open Source Empty Re: Campanha Open Source

Mensagem por Alexandre Dias Qui 11 Nov 2010, 12:52

Não acho essa uma das melhores ideias. Assim como em RPG Maker, as pessoas publicam seus sistemas se quiserem ou não. Isso faz o diferencial em um jogo, se você tem um sistema próprio e deixa-o open source, adeus sistema. Se a pessoa quiser ou tiver alguma dúvida, pergunta como o cara fez e se ele quiser ou puder responder,te responde.

A história pro concurso já tá pronta, três páginas no Word e todas sujeitas a alteração. Alguns erros de português,partes incoerentes,fugindo do tema,etc. Mas tenho o maior MEDO de postar aqui(mesmo sabendo que não vou terminar antes do dia 25/12) e alguém "copiar ideias" como eu sempre vejo pessoas fazendo com filmes,livros,novelas e até mesmo outros jogos.
Alexandre Dias
Alexandre Dias

Data de inscrição : 13/10/2010
Reputação : 8
Número de Mensagens : 397
Prêmios : Campanha Open Source Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Campanha Open Source Empty Re: Campanha Open Source

Mensagem por PedroX Qui 11 Nov 2010, 14:06

@fuzenrad

eu nao quis dizer que posso fazer uma campanha sem que os administradores queiram,,,
eu quis dizer:

nao é uma sugestao (entao os membros nao devem falar: "nao apoio nao ostei,)
é uma campanha ('os membros podem entrar na campanha e participar dela')

eu escrevi dum jeito que acabou gerando mal entendidos... foi mal...

@topic
quem quiser ja pode dar os nomes e eu escrevo no topico o nome...

FLW

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Campanha Open Source Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Campanha Open Source Empty Re: Campanha Open Source

Mensagem por itallo Qui 11 Nov 2010, 18:22

coloca meu nome aew!
a campanha existe desde que esteja dentro das "leis" e que as pessoas queiram participar, a campanha é uma forma de protesto, é um direito do cidadão.
itallo
itallo

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B - D
Data de inscrição : 26/08/2009
Reputação : 12
Número de Mensagens : 970
Prêmios : Campanha Open Source Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Campanha Open Source Empty Re: Campanha Open Source

Mensagem por All-x Qui 11 Nov 2010, 19:28

Faço das palavras do SIGILOSO as minhas. Eu, particularmente usei as engines da yoyo games e outras 4 (no máximo) e posso dizer com toda certeza que 80% do que sei aprendi com o Help do GM e com as engines da yoyo games. E por isso existem as engines, certo? Hoje, já há uma quantidade suficiente de engines na rede. Só basta querer aprender e se esforçar.

Mas uma coisa é certa, poucas pessoas copiam e colam um source inteiro. E se fazem isso, são descobertas mais cedo ou mais tarde. Calma, não entrei em contradição. Só quero dizer que para o autor do jogo isso é ruim, pois se ele não tem a patente do jogo, ele não pode reclamar.

Vai da ética mesmo, e no mundo da canalhice em que vivemos todo cuidado é pouco.

Legal a campanha, mas vou continuar com as engines só.

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : Campanha Open Source Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

Campanha Open Source Empty Re: Campanha Open Source

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos