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Balas na Arma
4 participantes
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Balas na Arma
Como fazer pra arma, ter um "contador" de balas, e quando ele chegar no zero, não da mais pra atirar só pegando mais munição.
A explicação poderia ser em Drag and Drop
A explicação poderia ser em Drag and Drop
Raptor- Data de inscrição : 25/09/2008
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Re: Balas na Arma
faz no evento do player CREATE:
balas = 10 //ter 10 balas no inicio.
evento de atirar vc faz:
if balas > 0 //se tiver balas
{
instance_create(x,y,tiro) //isso aki vc ja deve saber neh?
balas -= 1
}
balas = 10 //ter 10 balas no inicio.
evento de atirar vc faz:
if balas > 0 //se tiver balas
{
instance_create(x,y,tiro) //isso aki vc ja deve saber neh?
balas -= 1
}
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Balas na Arma
Aqui não deu certo
Raptor- Data de inscrição : 25/09/2008
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Re: Balas na Arma
pq nao???
deu erro??
ou ele fika atirando mesmo sem balas??
vc lembrou de por:
if balas > 0
?
lembra que se vc pois algo assim:
if keyboard_check_pressed(ord("A")) vc pode por:
if keyboard_check_pressed(ord("A")) and balas > 0
deu erro??
ou ele fika atirando mesmo sem balas??
vc lembrou de por:
if balas > 0
?
lembra que se vc pois algo assim:
if keyboard_check_pressed(ord("A")) vc pode por:
if keyboard_check_pressed(ord("A")) and balas > 0
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Balas na Arma
Acho que foi erro meu mesmo, mas não tem um jeito mais facil pra fazer isso, é que eu to começando agora com programação
Raptor- Data de inscrição : 25/09/2008
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Re: Balas na Arma
a vc fez em drag and drop???
tipo no create vai na aba control, e poe o execute code.
nele vc poe
balas = 10
ai depois lah onde vc fez o tiro vc poe um 'test variable' ainda na aba contrl
e la vc poe:
variable: balas
value: 0
operation: larger than
dps fasso uma engine se vc preferir!
tipo no create vai na aba control, e poe o execute code.
nele vc poe
balas = 10
ai depois lah onde vc fez o tiro vc poe um 'test variable' ainda na aba contrl
e la vc poe:
variable: balas
value: 0
operation: larger than
dps fasso uma engine se vc preferir!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Balas na Arma
Se vc quiser pode fazer uma engine sim
Raptor- Data de inscrição : 25/09/2008
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Re: Balas na Arma
aki o link:
http://www.zshare.net/download/20488443063898d7/
http://www.zshare.net/download/20488443063898d7/
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Balas na Arma
Aqui ele soltou tiros infinitos, deu mais de 10 balas.
Raptor- Data de inscrição : 25/09/2008
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Re: Balas na Arma
É só fazer:
EVENTO CREATE:
var_balas = 10 //Eu costumo usar "var_" antes das variáveis, fica mais fácil pra mim
EVENTO DE APERTAR A TECLA QUE FAZ ATIRAR:
if var_balas > 0
{
instance_create(x, y, objeto_da_bala) //Cria a bala
var_balas -= 1 //Diminui uma bala
}
Mas também não entendi o que deu errado no que o janx explicou...
Drag-and-drop:
EVENTO CREATE:
Aba "control", seção "variables", o quadrado cinza:
variable: var_balas
value: 10
EVENTO DE APERTAR A TECLA QUE FAZ ATIRAR:
Aba "control", seção "variables", o hexágono (sei lá se é isso) roxo:
variable: var_balas
value: 0
operation: larger than
Aba "control", seção "other", setinha para cima. (abertura de seção de códigos)
Aba "main", seção "objects", a primeira coisa que tem (uma lâmpada):
o objeto bala
x
y
Aba "control", seção "variables", o quadrado cinza:
variable: var_balas
value: -1
Marque "relative".
EVENTO CREATE:
var_balas = 10 //Eu costumo usar "var_" antes das variáveis, fica mais fácil pra mim
EVENTO DE APERTAR A TECLA QUE FAZ ATIRAR:
if var_balas > 0
{
instance_create(x, y, objeto_da_bala) //Cria a bala
var_balas -= 1 //Diminui uma bala
}
Mas também não entendi o que deu errado no que o janx explicou...
Drag-and-drop:
EVENTO CREATE:
Aba "control", seção "variables", o quadrado cinza:
variable: var_balas
value: 10
EVENTO DE APERTAR A TECLA QUE FAZ ATIRAR:
Aba "control", seção "variables", o hexágono (sei lá se é isso) roxo:
variable: var_balas
value: 0
operation: larger than
Aba "control", seção "other", setinha para cima. (abertura de seção de códigos)
Aba "main", seção "objects", a primeira coisa que tem (uma lâmpada):
o objeto bala
x
y
Aba "control", seção "variables", o quadrado cinza:
variable: var_balas
value: -1
Marque "relative".
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: Balas na Arma
putz cara eu esqueci de por pra tirar as balas! XDDDRaptor escreveu:Aqui ele soltou tiros infinitos, deu mais de 10 balas.
ja ta ai arrumado:
http://www.zshare.net/download/2049374826800307/
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Balas na Arma
Problema Resolvido então XD.
Só mais uma pergunta, como fazer pra ter tipo uma indicação de quantas balas ainda restam na arma, e também um item que faça o nº de balas aumentar
Só mais uma pergunta, como fazer pra ter tipo uma indicação de quantas balas ainda restam na arma, e também um item que faça o nº de balas aumentar
Raptor- Data de inscrição : 25/09/2008
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Re: Balas na Arma
faz assim
para aparecer na tela a quantidade de balas:
faz um evento DRAW
poe um execute code (na aba control)
e escreve lah:
draw_text(view_xview+20,view_yview+10,'Muniçao = 'string(balas) )
OBS: troca balas pela variavel que vc usou! no meu exemplo eu usei a variavel balas
os valores ali é para o texto 'seguir' a tela, senao iria ficar escrito lahhh traz no começo do jogo xD o se quiser mudar a posiçao do texto na tela mude os valores: 20 e 10.
para pegar mais balas
colisao com item
vc poe um execute code, escreve la dentro:
balas += 10
isso vai aumenta a bala em 10.
em D&D (drag and drop):
evento de colisao com o item dai vc poe lah
na aba control, o primeiro da ultima linha, o nome é set variable se nao me ingano!
marque a opçao relative, em variable coloque a variavel balas (se vc usou outra coloque essa outra) e no valor poe 10.
LEMBRE DE MARCAR RELATIVE!
para aparecer na tela a quantidade de balas:
faz um evento DRAW
poe um execute code (na aba control)
e escreve lah:
draw_text(view_xview+20,view_yview+10,'Muniçao = 'string(balas) )
OBS: troca balas pela variavel que vc usou! no meu exemplo eu usei a variavel balas
os valores ali é para o texto 'seguir' a tela, senao iria ficar escrito lahhh traz no começo do jogo xD o se quiser mudar a posiçao do texto na tela mude os valores: 20 e 10.
para pegar mais balas
colisao com item
vc poe um execute code, escreve la dentro:
balas += 10
isso vai aumenta a bala em 10.
em D&D (drag and drop):
evento de colisao com o item dai vc poe lah
na aba control, o primeiro da ultima linha, o nome é set variable se nao me ingano!
marque a opçao relative, em variable coloque a variavel balas (se vc usou outra coloque essa outra) e no valor poe 10.
LEMBRE DE MARCAR RELATIVE!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Balas na Arma
Ta dando o seguinte erro no texto para balas:
[img]URL=http://imageshack.us][/URL][/img]
[img]URL=http://imageshack.us][/URL][/img]
Raptor- Data de inscrição : 25/09/2008
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Re: Balas na Arma
o codigo esta com um errinho:
onde vc pois:
'Muniçao ='string(tiro) )
troque por:
'Muniçao ='+string(tiro) )
falto por o +!
onde vc pois:
'Muniçao ='string(tiro) )
troque por:
'Muniçao ='+string(tiro) )
falto por o +!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Balas na Arma
Apareceu escrito no canto da tela, mas não estão aparecendo os números, Como se fazer um ''mostrador'' mais estiloso, tipo com um desenho e o numero dentro?
Raptor- Data de inscrição : 25/09/2008
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Re: Balas na Arma
se nao esta aparecendo os numeros é pq a variavel nao tem valor
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Balas na Arma
Desisti do contador, tem como fazer tipo uma barra de vida da munição, quanto mais se atira ela vai diminuindo, e quando acabar a munição ela esvazia, ai vc pega o item e a barra sobe dependendo do numero de balas ganhas?
Raptor- Data de inscrição : 25/09/2008
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