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Carro (Top-Down)
+3
Alexandre Dias
Fuzenrad
Gonçalves
7 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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Carro (Top-Down)
Carro (Top-Down)
Este tutorial aborda como:
- Desenhar um carrinho básico.
- Acelerar, freiar, dar ré e fazer curvas.
- Criar uma pista por tiles.
Lembrando, você precisará do Game Maker PRO!
Desenhando um carrinho básico
Este tutorial aborda como:
- Desenhar um carrinho básico.
- Acelerar, freiar, dar ré e fazer curvas.
- Criar uma pista por tiles.
Lembrando, você precisará do Game Maker PRO!
Desenhando um carrinho básico
Bom, a primeira coisa que faremos é desenhar um carrinho, que é muito simples, até porquê, em jogos Top-Down não há necessidade de desenhar gráficos para todos as posições do carro. Primeiramente crie um sprite, nomeie-o como quiser, depois clique em Edit Sprite, crie uma nova imagem com 24x16, como a seguir:
Agora clique duas vezes na imagem e abrirá o editor, ponha Zoom 800% e siga os templates:
1. Faça um retângulo
2. Faça o desenho das rodas
3. Dentro dele faça outros dois, na vertical, que são os vidros do carro
Para seu carro ficar menos "quadradão", faça como nas imagens abaixo:
1. Tire as pontas
2. Ponha fárois
3. Pinte-o como preferir
Resultado:
Criando o objeto do carro
Criando o objeto do carro
Crie o objeto do carro, ponha como sprite o que você criou, no evento Create, arraste o Execute Code para as ações, dentro dela coloque o seguinte:
- Código:
vel_maxima = 6
- Código:
aceleracao = 0.2
- Código:
freio = 0.2
- Código:
curva = 2.5
- Código:
friction = 0.07
No todo ficará assim:
- Código:
vel_maxima = 6
aceleracao = 0.2
freio = 0.2
curva = 2.5
friction = 0.07
Você pode modificar e deixar como quiser.
Para que as váriaveis criadas acima tenham utilidade, você deve criar o script principal, para isso, no evento Step, arraste o Execute Code para as ações. Dentro dele deve-se colocar isso:
- Código:
if keyboard_check(vk_left) && speed != 0
{image_angle += curva}
- Código:
if keyboard_check(vk_right) && speed != 0
{image_angle -= curva}
- Código:
direction = image_angle
- Código:
if keyboard_check(vk_up)
{if speed < vel_maxima{speed += aceleracao}}
- Código:
if keyboard_check(vk_down)
{if speed > vel_maxima*-1/2{speed -= freio}}
Tudo junto:
- Código:
if keyboard_check(vk_left) && speed != 0
{image_angle += curva}
if keyboard_check(vk_right) && speed != 0
{image_angle -= curva}
if keyboard_check(vk_up)
{if speed < vel_maxima{speed += aceleracao}}
if keyboard_check(vk_down)
{if speed > vel_maxima*-1/2{speed -= freio}}
Resultado:
Seu carro já acelera, freia, dá ré e faz curvas.
Criando pistas por tiles
Seu carro já acelera, freia, dá ré e faz curvas.
Criando pistas por tiles
Agora, faremos uma pista usando tiles, para criar um tile é simples, mas antes criaremos o background (o chão da room). Vá em Background e crie uma grama, se não souber como, baixe a imagem abaixo:
Clique em Load Background e escolha o gráfico da grama.
Não se esqueça de deixar a caixa Use as tile set desmarcada.
Nossa pista terá medida de 128x128. Abra o Paint (ou qualquer programa do tipo) e crie uma imagem, seu tamanho deverá ser de 128x128, como abaixo:
Vá em Resize e dobre o tamanho, para 256x256, agora crie um círculo na imagem, com as cores que deseja para a pista:
Salve-o, o nome pode ser qualquer um, por exemplo, curvas.
Agora vamos às retas, crie imagens de 128x16 e 16x128, recomendo baixar as de baixo:
Agora no seu projeto, crie um Background, carregue a imagem do círculo, tire o fundo branco em Image > Erase a Color, e marque a opção Use as tile set, e divida por 4, como abaixo:
Faça também com a estrela, com as curvas, o tile width e o tile height devem ser do mesmo tamanho da imagem, e use no seu mapa, se não sabe, veja como aqui: http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/utilizando-tiles-em-seu-jogo-t516.htm#2761
Resultado:
Eu particularmente prefiro uma cor mais escura, então o meu ficou assim.
Créditos:
matheus.reis
Eu particularmente prefiro uma cor mais escura, então o meu ficou assim.
Créditos:
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Última edição por matheus.reis em Sáb 06 Nov 2010, 21:39, editado 3 vez(es)
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Re: Carro (Top-Down)
cara ajudou eu pra caramba cara ta muito bom essa tuto,devia ter qualidade 100%
Convidad- Convidado
Re: Carro (Top-Down)
Valeu!
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Re: Carro (Top-Down)
Ótimo tutorial, bastante explicativo.
Só precisa de correção nas imagens do final, que estão muito pequenas. Você postou a imagem com o link das miniaturas do imageshack.
Só precisa de correção nas imagens do final, que estão muito pequenas. Você postou a imagem com o link das miniaturas do imageshack.
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Re: Carro (Top-Down)
Já consertei.
Até.
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Re: Carro (Top-Down)
Que rápido.
O tutorial parece muito bom, já que está cheio de imagens e li um pouco a explicação também está boa. Usarei ele quando for fazer um jogo de carro top down.
O tutorial parece muito bom, já que está cheio de imagens e li um pouco a explicação também está boa. Usarei ele quando for fazer um jogo de carro top down.
Alexandre Dias- Data de inscrição : 13/10/2010
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Re: Carro (Top-Down)
Este tuto está excelente, tentei até fazer um baseado nele mas... achei um erro :|
Na hora de acelerar, tem que colocar pra ele ir na direção que o carro virar! Mesmo que você esteja de lado e apertar o botão de acelerar, ele vai pro lado! Sacou a minha dúvida?
Na hora de acelerar, tem que colocar pra ele ir na direção que o carro virar! Mesmo que você esteja de lado e apertar o botão de acelerar, ele vai pro lado! Sacou a minha dúvida?
Adriel- Data de inscrição : 18/07/2009
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Re: Carro (Top-Down)
Não... Talvez você tenha colocado duas condições iguais nessa parte:
Ou então você esqueceu de colocar isso no Step:
- Código:
if keyboard_check(vk_left) && speed != 0
{image_angle += curva}
if keyboard_check(vk_right) && speed != 0
{image_angle -= curva}
if keyboard_check(vk_up)
{if speed < vel_maxima{speed += aceleracao}}
if keyboard_check(vk_down)
{if speed > vel_maxima*-1/2{speed -= freio}}
Ou então você esqueceu de colocar isso no Step:
- Código:
direction = image_angle
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Re: Carro (Top-Down)
Ih é! Eu não tinha colocado o "direction = image_angle"
Foi mal
Outra dúvida, sabe como faço pra, quando virar ( dar "cavalo-de-pau" ) execute o sound0?
Foi mal
Outra dúvida, sabe como faço pra, quando virar ( dar "cavalo-de-pau" ) execute o sound0?
Adriel- Data de inscrição : 18/07/2009
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Re: Carro (Top-Down)
Adriel escreveu:Ih é! Eu não tinha colocado o "direction = image_angle"
Foi mal
Outra dúvida, sabe como faço pra, quando virar ( dar "cavalo-de-pau" ) execute o sound0?
Faça isso:
- Código:
//Códigos que faz o carro fazer drift
sound_play(Aqui você coloca o nome do som)
Re: Carro (Top-Down)
Pois é isso mesmo que eu quero! Mas tem um problema, eu não sei qual o code de drift :|
Esse teu code eu já sabia :|
Esse teu code eu já sabia :|
Adriel- Data de inscrição : 18/07/2009
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Re: Carro (Top-Down)
Substitua o início do código do Step por isso.
- Código:
if keyboard_check(vk_left) && speed != 0
{
image_angle += curva
sound_play(sound0)
}
if keyboard_check(vk_right) && speed != 0
{
image_angle -= curva
sound_play(sound0)
}
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Re: Carro (Top-Down)
Muito bom seu tuto, é exatamente o que eu estava precisando!!!
Parabéns!
Parabéns!
Ishgnea- Data de inscrição : 25/04/2011
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