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[Resolvido]Menu com sprites

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Mensagem por Alexandre Dias Dom 31 Out 2010, 15:38

Queria saber se alguém tem um menu completo ou se poderiam me ajudar a fazer um, mas com o uso de sprites.
Fui fazer um tutorial sem sprite, e quando fui importar a fonte : Only Pro Edition
Esse é o preço que eu não pago por não pagar o preço (?)
Então se alguém tiver ou até mesmo souber fazer e puder me ajudar a criar, tirar algumas duvidas de como fazer um menu com sprites, vou ficar muito agradecido.

Quem quiser ir me ajudando assim como o Orochi fez ontem comigo : foi me explicando como usava o código enquanto eu ia fazendo o movimento do char; entra lá no group x)
group1398250@groupsim.com

--
E aproveitando o tópico : alguém aqui comprou o Game Maker sem ser por cartão internacional?
Se sim, tem como me dar uma ideia de como fez?
No mais acho que é só isso
Obrigado a todos x)
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Mensagem por Luca$ Seg 01 Nov 2010, 11:52

Mano vo criar uma engine pra você e um tutorial na pasta....

Obs: Mano , sobre o negosso do Game Maker Pro...
Eu nao sei se pode falar aki no forum nao , mas existe um crack.

Edit:

Mano , ta ai o link pra download da engine com um tutorial dentro, mas se tu nao entender,eu ja add o grupo que vc falou ai no msn
Espero Ajudar
Download Aqui
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Mensagem por Alexandre Dias Seg 01 Nov 2010, 12:50

Não pode disponibilizar crack aqui. Mesmo porque eu tenho interesse de comprar, como eu falei no tópico do grupo de estudo,eu quero seguir a profissão e não vejo porque piratear.

Enfim, agora eu vo comer mas já baixei a engine. Quando eu terminar de almoçar eu do um edit aqui falando como ficou. Valeu mesmo.

Edit:
Era isso mesmo o que eu queria, quando passasse por cima dos botões eles mudassem de cor(ficassem selecionados).
To adaptando ela pra gml e tentando ao mesmo tempo colocar em seleção de teclado(já que o meu jogo não vai usar mouse, pode se tornar um encomodo ficar tendo que usar o menu assim). Se eu não conseguir passar pra gml e seleção pelo teclado, eu posto aqui denovo.
Valeu ae man.
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Mensagem por Luca$ Seg 01 Nov 2010, 13:58

Blz Mano, eu coloquei em D&D porque eu axei que vc nao soubesse GML ainda , mals ae msm
E sobre o negosso das teclas , eu vo fazer otra engine, pera ae
mais vc quer , tipo, começa selecionado o primeiro
ai aperta a setinha pra baixo e seleciona o de baixo e assim por diante ai o cara apertar enter ou outra tecla e escolher a opçao?
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Mensagem por Luca$ Seg 01 Nov 2010, 14:33

Mano, da uma olhada nesse link aki:
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/tutorial-menu-e-submenu-em-gml-t6431.htm

E a engine que tem no final

Editado por Alex FC: Usuário punido por fazer post duplo.
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Mensagem por Gabreel Seg 01 Nov 2010, 14:37

Naaz... Vo te chamar assim pois seu nick é tenso.

Se eu fosse você iria fazer assim:
Cria uma sprite chamada de sprMenu e coloca todos os menus lá e sprMenuHover coloca todos os menu onMouseHover
E cria o numero de objetos correspondente ao numero de menu.
Coloca como sprite sprMenu, E no create e no step põe: image_index=0

Daí, no evento Mouse Enter: sprite_index=sprMenuHover;
Mouse Leave: sprite_index=sprMenuHover;

Isso faz você não ter que criar uma sprite para cada objeto.

E se isso não acontece na engine do Lucas, desculpe-me.. Mad
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Mensagem por Alexandre Dias Seg 01 Nov 2010, 15:00

@GMLucas : relaxa manolo, com tua primeira engine já deu pra aprender bastante coisa, e essa segunda eu já tinha visto.Valeu mesmo.

@Biel : Já fiz uma sprite pra cada opção, mas vou colocá-las num único objeto menu. Não sei se é possivel, mas acho que através do draw_sprite e sprite_index eu consigo criar e selecionar.

Agora eu vi numa das engines(to com umas 10 de menu aqui) e to estudando cada uma. Achei interessante uma que usa array(se for como em 3D max, array é a criação em massa de um "mesmo" objeto) eu to tentando usar ela.

Mas não sabia que não podia comparar arrays.

ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_menu:

Error in code at line 21:
if (botao[1] == selecao)
^
at position 18: Cannot compare arguments.


To procurando o melhor jeito pra burlar isso daí. Acho que vou precisar criar um For (já li um pouco a respeito) e atribuir um valor qualquer a uma incognita. Vou tentar aqui e jájá eu edito falando se consegui ou não. Obrigado aos dois x)
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Mensagem por Gabreel Seg 01 Nov 2010, 15:31

tipo
if (botao[1] == "selecao")

Põe aspas, senão ele vai usar selecao como se fosse uma variável
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Mensagem por Alexandre Dias Seg 01 Nov 2010, 15:40

Mas selecao é uma variavel, é a variavel que define onde a selecao está.
Vo tentar do jeito que voce falou.

Edit:
O evento draw que tá me trazendo dificuldades
No momento eu coloquei ele assim

Código:
//desenhando os botões
botao[1] = spr_menu_jogar
botao[2] = spr_menu_carregar
botao[3] = spr_menu_ajuda
botao[4] = spr_menu_sair

draw_sprite(botao[1],botao[1],736,396)
draw_sprite(botao[2],botao[2],736,463)
draw_sprite(botao[3],botao[3],736,530)
draw_sprite(botao[4],botao[4],736,595)

Agora eu to tentando colocar a seleção. Aí to tentando colocar sprite_index = spr_menu_jogar_selecao, por exemplo, mas não ta trocando e__e . Continua com a mesma sprite D:
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Mensagem por Luca$ Seg 01 Nov 2010, 16:47

Ta bom :/
Eu nem sei me ajudar direito... quem dirá outras pessoas Sad
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Mensagem por Alexandre Dias Ter 02 Nov 2010, 10:39

Eu ainda estou com dificuldades nesse menu.
Já testei sua engine GMLucas, ela funciona perfeita, a única coisa é que eu queria fazer apenas um objeto menu e a seleção no caso, por teclado.

@Biel: eu sou muito iniciante no Game Maker, o que eu entendo é graças ao inglês,atenção e ao estudo. Mas não entendi a sua sugestão. Nesse caso eu tenho que criar a spr_menu já com todas as opções?
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Mensagem por Kabeção Ter 02 Nov 2010, 19:39

Menus são conjuntos de opções certo?
Cada opção deve representar um indice.
Iniciar = 0
Continuar = 1
Opções = 2
Sair = 3

Você pode fazer isso só por texto.

Não é algo tão simples então vamos por partes.
Crie um objMenu, no evento Create.
Código:
selecionado = 0;    // Iniciar selecionado por padrão

// Itens do menu
item[0] = 'Iniciar';
item[1] = 'Continuar';
item[2] = 'Opções';
item[3] = 'Sair';

n = 4;  // número total de itens
O menu terá 4 itens.
selecionado e o item ativado no momento.
Note que as variaveis item guardam o nome das opções.

No Step:
Código:
if keyboard_check_pressed(vk_up) selecionado -= 1;      // subir
if keyboard_check_pressed(vk_down) selecionado += 1;    // descer

// Limitar
if selecionado >= n selecionado = 0;    // ir para o final
if selecionado < 0 selecionado = n-1;  // ir pata o começo
Quando aperta as setas para cima e para baixo vai mudar as opções.

Crie uma fonta Arial, tamanho 20, bold e clique no botão "All" para usar letras com acentos.
Coloque o nome de fontMenu.
No evento Draw:
Código:
for (i = 0; i < n; i += 1)
{
    if selecionado = i draw_set_color(c_red);
    else draw_set_color(c_black);

    draw_set_font(fontMenu);
    draw_set_halign(fa_center);
    draw_set_valign(fa_center);
    draw_text(view_xview+view_wview/2,(view_yview+40)+30*i,item[i]);
}
Isso vai esenhar o menu.
draw_set_halign(fa_center) e draw_set_valign(fa_center) centralizam o texto vertical e horizontalmente.

E por último volte no Step e no final do código adicione:
Código:
if keyboard_check_pressed(vk_enter)
{
    switch (selecionado)
    {
        // Iniciar
        case 0:
            // ação
        break;
       
        // Continuar
        case 1:
            // ação
        break;
       
        // Opções
        case 2:
            // ação
        break;
       
        // Sair
        case 3:
            game_end();
        break;
    }
}
Quando apertar enter o opções selecionado vai ser executada seguindo o padrão ali, ou seja, para o opção 0 (Iniciar) vai acontecer isso para a outro isso e assim por diante.

Aqui o exemplo que fiz se algo der errado para você:
Código:
http://www.mediafire.com/?n99wce5unqeqp4m
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Mensagem por Alexandre Dias Ter 02 Nov 2010, 20:00

Não sei muito sobre como fazer com texto, mas tem como mudar a cor dele? E na versão lite? Desculpe, mas não sei muito sobre as diferenças de lite e pro.
Enfim, eu queria mudar a cor da fonte pra laranja e quando selecionado a cor inversa. Mas eu queria mesmo era usar as imagens já que eu tinha feito um efeito que fica mais escuro em baixo.
Se você puder entrar no group e me der uma ajuda. Eu até consegui fazer pela engine do GMLucas, mas eu quero fazer por teclado :/
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Mensagem por Mr. Kaleb Ter 02 Nov 2010, 20:30

A cor contraria e azul.
É so trocar essa parte do codigo do Kabeção:

Código:
 if selecionado = i draw_set_color(c_red);
    else draw_set_color(c_black);
para isso:

Código:
 if selecionado = i draw_set_color(c_blue);
    else draw_set_color(c_orange);

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Mensagem por Alexandre Dias Ter 02 Nov 2010, 21:22

Obrigado a todos que me ajudaram aqui. Por enquanto estou convencido de que a melhor maneira é por texto, pela praticidade e por economizar espaço e poder aproveitá-lo melhor. Gogo concurso, vamos ver até onde eu conseguirei aprender x)

Moderação, pode trancar o tópico e mais uma vez, obrigado a todos.
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