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[Resolvido]Menu com sprites
5 participantes
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[Resolvido]Menu com sprites
Queria saber se alguém tem um menu completo ou se poderiam me ajudar a fazer um, mas com o uso de sprites.
Fui fazer um tutorial sem sprite, e quando fui importar a fonte : Only Pro Edition
Esse é o preço que eu não pago por não pagar o preço (?)
Então se alguém tiver ou até mesmo souber fazer e puder me ajudar a criar, tirar algumas duvidas de como fazer um menu com sprites, vou ficar muito agradecido.
Quem quiser ir me ajudando assim como o Orochi fez ontem comigo : foi me explicando como usava o código enquanto eu ia fazendo o movimento do char; entra lá no group x)
group1398250@groupsim.com
--
E aproveitando o tópico : alguém aqui comprou o Game Maker sem ser por cartão internacional?
Se sim, tem como me dar uma ideia de como fez?
No mais acho que é só isso
Obrigado a todos x)
Fui fazer um tutorial sem sprite, e quando fui importar a fonte : Only Pro Edition
Esse é o preço que eu não pago por não pagar o preço (?)
Então se alguém tiver ou até mesmo souber fazer e puder me ajudar a criar, tirar algumas duvidas de como fazer um menu com sprites, vou ficar muito agradecido.
Quem quiser ir me ajudando assim como o Orochi fez ontem comigo : foi me explicando como usava o código enquanto eu ia fazendo o movimento do char; entra lá no group x)
group1398250@groupsim.com
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E aproveitando o tópico : alguém aqui comprou o Game Maker sem ser por cartão internacional?
Se sim, tem como me dar uma ideia de como fez?
No mais acho que é só isso
Obrigado a todos x)
Alexandre Dias- Data de inscrição : 13/10/2010
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Re: [Resolvido]Menu com sprites
Mano vo criar uma engine pra você e um tutorial na pasta....
Obs: Mano , sobre o negosso do Game Maker Pro...
Eu nao sei se pode falar aki no forum nao , mas existe um crack.
Edit:
Mano , ta ai o link pra download da engine com um tutorial dentro, mas se tu nao entender,eu ja add o grupo que vc falou ai no msn
Espero Ajudar
Download Aqui
Obs: Mano , sobre o negosso do Game Maker Pro...
Eu nao sei se pode falar aki no forum nao , mas existe um crack.
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Mano , ta ai o link pra download da engine com um tutorial dentro, mas se tu nao entender,eu ja add o grupo que vc falou ai no msn
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Re: [Resolvido]Menu com sprites
Não pode disponibilizar crack aqui. Mesmo porque eu tenho interesse de comprar, como eu falei no tópico do grupo de estudo,eu quero seguir a profissão e não vejo porque piratear.
Enfim, agora eu vo comer mas já baixei a engine. Quando eu terminar de almoçar eu do um edit aqui falando como ficou. Valeu mesmo.
Edit:
Era isso mesmo o que eu queria, quando passasse por cima dos botões eles mudassem de cor(ficassem selecionados).
To adaptando ela pra gml e tentando ao mesmo tempo colocar em seleção de teclado(já que o meu jogo não vai usar mouse, pode se tornar um encomodo ficar tendo que usar o menu assim). Se eu não conseguir passar pra gml e seleção pelo teclado, eu posto aqui denovo.
Valeu ae man.
Enfim, agora eu vo comer mas já baixei a engine. Quando eu terminar de almoçar eu do um edit aqui falando como ficou. Valeu mesmo.
Edit:
Era isso mesmo o que eu queria, quando passasse por cima dos botões eles mudassem de cor(ficassem selecionados).
To adaptando ela pra gml e tentando ao mesmo tempo colocar em seleção de teclado(já que o meu jogo não vai usar mouse, pode se tornar um encomodo ficar tendo que usar o menu assim). Se eu não conseguir passar pra gml e seleção pelo teclado, eu posto aqui denovo.
Valeu ae man.
Alexandre Dias- Data de inscrição : 13/10/2010
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Re: [Resolvido]Menu com sprites
Blz Mano, eu coloquei em D&D porque eu axei que vc nao soubesse GML ainda , mals ae msm
E sobre o negosso das teclas , eu vo fazer otra engine, pera ae
mais vc quer , tipo, começa selecionado o primeiro
ai aperta a setinha pra baixo e seleciona o de baixo e assim por diante ai o cara apertar enter ou outra tecla e escolher a opçao?
E sobre o negosso das teclas , eu vo fazer otra engine, pera ae
mais vc quer , tipo, começa selecionado o primeiro
ai aperta a setinha pra baixo e seleciona o de baixo e assim por diante ai o cara apertar enter ou outra tecla e escolher a opçao?
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Re: [Resolvido]Menu com sprites
Mano, da uma olhada nesse link aki:
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/tutorial-menu-e-submenu-em-gml-t6431.htm
E a engine que tem no final
Editado por Alex FC: Usuário punido por fazer post duplo.
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/tutorial-menu-e-submenu-em-gml-t6431.htm
E a engine que tem no final
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Re: [Resolvido]Menu com sprites
Naaz... Vo te chamar assim pois seu nick é tenso.
Se eu fosse você iria fazer assim:
Cria uma sprite chamada de sprMenu e coloca todos os menus lá e sprMenuHover coloca todos os menu onMouseHover
E cria o numero de objetos correspondente ao numero de menu.
Coloca como sprite sprMenu, E no create e no step põe: image_index=0
Daí, no evento Mouse Enter: sprite_index=sprMenuHover;
Mouse Leave: sprite_index=sprMenuHover;
Isso faz você não ter que criar uma sprite para cada objeto.
E se isso não acontece na engine do Lucas, desculpe-me..
Se eu fosse você iria fazer assim:
Cria uma sprite chamada de sprMenu e coloca todos os menus lá e sprMenuHover coloca todos os menu onMouseHover
E cria o numero de objetos correspondente ao numero de menu.
Coloca como sprite sprMenu, E no create e no step põe: image_index=0
Daí, no evento Mouse Enter: sprite_index=sprMenuHover;
Mouse Leave: sprite_index=sprMenuHover;
Isso faz você não ter que criar uma sprite para cada objeto.
E se isso não acontece na engine do Lucas, desculpe-me..
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
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Re: [Resolvido]Menu com sprites
@GMLucas : relaxa manolo, com tua primeira engine já deu pra aprender bastante coisa, e essa segunda eu já tinha visto.Valeu mesmo.
@Biel : Já fiz uma sprite pra cada opção, mas vou colocá-las num único objeto menu. Não sei se é possivel, mas acho que através do draw_sprite e sprite_index eu consigo criar e selecionar.
Agora eu vi numa das engines(to com umas 10 de menu aqui) e to estudando cada uma. Achei interessante uma que usa array(se for como em 3D max, array é a criação em massa de um "mesmo" objeto) eu to tentando usar ela.
Mas não sabia que não podia comparar arrays.
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_menu:
Error in code at line 21:
if (botao[1] == selecao)
^
at position 18: Cannot compare arguments.
To procurando o melhor jeito pra burlar isso daí. Acho que vou precisar criar um For (já li um pouco a respeito) e atribuir um valor qualquer a uma incognita. Vou tentar aqui e jájá eu edito falando se consegui ou não. Obrigado aos dois x)
@Biel : Já fiz uma sprite pra cada opção, mas vou colocá-las num único objeto menu. Não sei se é possivel, mas acho que através do draw_sprite e sprite_index eu consigo criar e selecionar.
Agora eu vi numa das engines(to com umas 10 de menu aqui) e to estudando cada uma. Achei interessante uma que usa array(se for como em 3D max, array é a criação em massa de um "mesmo" objeto) eu to tentando usar ela.
Mas não sabia que não podia comparar arrays.
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_menu:
Error in code at line 21:
if (botao[1] == selecao)
^
at position 18: Cannot compare arguments.
To procurando o melhor jeito pra burlar isso daí. Acho que vou precisar criar um For (já li um pouco a respeito) e atribuir um valor qualquer a uma incognita. Vou tentar aqui e jájá eu edito falando se consegui ou não. Obrigado aos dois x)
Alexandre Dias- Data de inscrição : 13/10/2010
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Re: [Resolvido]Menu com sprites
tipo
if (botao[1] == "selecao")
Põe aspas, senão ele vai usar selecao como se fosse uma variável
if (botao[1] == "selecao")
Põe aspas, senão ele vai usar selecao como se fosse uma variável
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
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Re: [Resolvido]Menu com sprites
Mas selecao é uma variavel, é a variavel que define onde a selecao está.
Vo tentar do jeito que voce falou.
Edit:
O evento draw que tá me trazendo dificuldades
No momento eu coloquei ele assim
Agora eu to tentando colocar a seleção. Aí to tentando colocar sprite_index = spr_menu_jogar_selecao, por exemplo, mas não ta trocando e__e . Continua com a mesma sprite D:
Vo tentar do jeito que voce falou.
Edit:
O evento draw que tá me trazendo dificuldades
No momento eu coloquei ele assim
- Código:
//desenhando os botões
botao[1] = spr_menu_jogar
botao[2] = spr_menu_carregar
botao[3] = spr_menu_ajuda
botao[4] = spr_menu_sair
draw_sprite(botao[1],botao[1],736,396)
draw_sprite(botao[2],botao[2],736,463)
draw_sprite(botao[3],botao[3],736,530)
draw_sprite(botao[4],botao[4],736,595)
Agora eu to tentando colocar a seleção. Aí to tentando colocar sprite_index = spr_menu_jogar_selecao, por exemplo, mas não ta trocando e__e . Continua com a mesma sprite D:
Alexandre Dias- Data de inscrição : 13/10/2010
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Re: [Resolvido]Menu com sprites
Ta bom :/
Eu nem sei me ajudar direito... quem dirá outras pessoas
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Re: [Resolvido]Menu com sprites
Eu ainda estou com dificuldades nesse menu.
Já testei sua engine GMLucas, ela funciona perfeita, a única coisa é que eu queria fazer apenas um objeto menu e a seleção no caso, por teclado.
@Biel: eu sou muito iniciante no Game Maker, o que eu entendo é graças ao inglês,atenção e ao estudo. Mas não entendi a sua sugestão. Nesse caso eu tenho que criar a spr_menu já com todas as opções?
Já testei sua engine GMLucas, ela funciona perfeita, a única coisa é que eu queria fazer apenas um objeto menu e a seleção no caso, por teclado.
@Biel: eu sou muito iniciante no Game Maker, o que eu entendo é graças ao inglês,atenção e ao estudo. Mas não entendi a sua sugestão. Nesse caso eu tenho que criar a spr_menu já com todas as opções?
Alexandre Dias- Data de inscrição : 13/10/2010
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Re: [Resolvido]Menu com sprites
Menus são conjuntos de opções certo?
Cada opção deve representar um indice.
Iniciar = 0
Continuar = 1
Opções = 2
Sair = 3
Você pode fazer isso só por texto.
Não é algo tão simples então vamos por partes.
Crie um objMenu, no evento Create.
selecionado e o item ativado no momento.
Note que as variaveis item guardam o nome das opções.
No Step:
Crie uma fonta Arial, tamanho 20, bold e clique no botão "All" para usar letras com acentos.
Coloque o nome de fontMenu.
No evento Draw:
draw_set_halign(fa_center) e draw_set_valign(fa_center) centralizam o texto vertical e horizontalmente.
E por último volte no Step e no final do código adicione:
Aqui o exemplo que fiz se algo der errado para você:
Cada opção deve representar um indice.
Iniciar = 0
Continuar = 1
Opções = 2
Sair = 3
Você pode fazer isso só por texto.
Não é algo tão simples então vamos por partes.
Crie um objMenu, no evento Create.
- Código:
selecionado = 0; // Iniciar selecionado por padrão
// Itens do menu
item[0] = 'Iniciar';
item[1] = 'Continuar';
item[2] = 'Opções';
item[3] = 'Sair';
n = 4; // número total de itens
selecionado e o item ativado no momento.
Note que as variaveis item guardam o nome das opções.
No Step:
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_up) selecionado -= 1; // subir
if keyboard_check_pressed(vk_down) selecionado += 1; // descer
// Limitar
if selecionado >= n selecionado = 0; // ir para o final
if selecionado < 0 selecionado = n-1; // ir pata o começo
Crie uma fonta Arial, tamanho 20, bold e clique no botão "All" para usar letras com acentos.
Coloque o nome de fontMenu.
No evento Draw:
- Código:
for (i = 0; i < n; i += 1)
{
if selecionado = i draw_set_color(c_red);
else draw_set_color(c_black);
draw_set_font(fontMenu);
draw_set_halign(fa_center);
draw_set_valign(fa_center);
draw_text(view_xview+view_wview/2,(view_yview+40)+30*i,item[i]);
}
draw_set_halign(fa_center) e draw_set_valign(fa_center) centralizam o texto vertical e horizontalmente.
E por último volte no Step e no final do código adicione:
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_enter)
{
switch (selecionado)
{
// Iniciar
case 0:
// ação
break;
// Continuar
case 1:
// ação
break;
// Opções
case 2:
// ação
break;
// Sair
case 3:
game_end();
break;
}
}
Aqui o exemplo que fiz se algo der errado para você:
- Código:
http://www.mediafire.com/?n99wce5unqeqp4m
Re: [Resolvido]Menu com sprites
Não sei muito sobre como fazer com texto, mas tem como mudar a cor dele? E na versão lite? Desculpe, mas não sei muito sobre as diferenças de lite e pro.
Enfim, eu queria mudar a cor da fonte pra laranja e quando selecionado a cor inversa. Mas eu queria mesmo era usar as imagens já que eu tinha feito um efeito que fica mais escuro em baixo.
Se você puder entrar no group e me der uma ajuda. Eu até consegui fazer pela engine do GMLucas, mas eu quero fazer por teclado :/
Enfim, eu queria mudar a cor da fonte pra laranja e quando selecionado a cor inversa. Mas eu queria mesmo era usar as imagens já que eu tinha feito um efeito que fica mais escuro em baixo.
Se você puder entrar no group e me der uma ajuda. Eu até consegui fazer pela engine do GMLucas, mas eu quero fazer por teclado :/
Alexandre Dias- Data de inscrição : 13/10/2010
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Re: [Resolvido]Menu com sprites
A cor contraria e azul.
É so trocar essa parte do codigo do Kabeção:
É so trocar essa parte do codigo do Kabeção:
- Código:
if selecionado = i draw_set_color(c_red);
else draw_set_color(c_black);
- Código:
if selecionado = i draw_set_color(c_blue);
else draw_set_color(c_orange);
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Re: [Resolvido]Menu com sprites
Obrigado a todos que me ajudaram aqui. Por enquanto estou convencido de que a melhor maneira é por texto, pela praticidade e por economizar espaço e poder aproveitá-lo melhor. Gogo concurso, vamos ver até onde eu conseguirei aprender x)
Moderação, pode trancar o tópico e mais uma vez, obrigado a todos.
Moderação, pode trancar o tópico e mais uma vez, obrigado a todos.
Alexandre Dias- Data de inscrição : 13/10/2010
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