GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


Grupos de Estudo

+6
Fuzenrad
Kabeção
Super Games
willam
Mr. Kaleb
Alexandre Dias
10 participantes

Ir para baixo

Grupos de Estudo Empty Grupos de Estudo

Mensagem por Alexandre Dias Sex 29 Out 2010, 16:35

Olá a todos. Ninguém deve me conhecer por aqui, pelo fato de eu ser novato. Mas isso não vem ao caso já que tenho boas intenções x)
A princípio, eu estive conversando com o Fuzenrad sobre a criação de um grupo de estudos. E como isso funciona?
O criador do tópico se disponibiliza para juntar material (tutoriais,tutoriais em inglês,engines,vídeo-aulas,etc) e cria um tópico com todas essas informações que serão de extrema ajuda à muitos aqui do forum.Nós dois aprimoramos um pouco a minha ideia principal que era fechar o grupo, mas como ele sugeriu e para não ficar muita carga para o criador do tópico, todos os membros poderão participar. Isso significa que se alguém não está conseguindo fazer um código, um membro pode ajudar, seja do grupo ou não.
Não será um tópico de dúvidas mas servirá como um. O intuito não é alguém chegar lá e perguntar "como fazer, como proceder". Nós (eu também) queremos ensinar e aprender. Não tem porque pegar engines prontas,códigos prontos e socar no seu jogo. Você só se deu o trabalho de copiar e colar. Por isso esse tópico de grupo de estudo. As pessoas lêem os tutoriais,aprendem a usar as funções, como montar sistemas e tudo mais, e postam seu código. Por exemplo : meu código de plataforma : animação a tal velocidade,gravidade tal,tantos sprites e assim. Pronto. Aí você estará aprendendo, estará formando conhecimento ao invés de apenas decorar ou copiar.
O grupo de estudo também pode ser válido a design gráfico, design de jogos(produção,cenário,falas,roteiros,etc) e grupos de estudo de programação. Lembrando que isso é só uma sugestão do que pode ter futuramente, já que tem muitas pessoas que fazem clichês e que ninguém mais aguenta ver : As aventuras minha e do meu pai, O salvador que salvará a pátria e sua família; são alguns exemplos disso.
Quem é a favor do tópico, deixe sua opinião e nos ajude a melhorar essa ideia. Conto com vocês x)


O que está abaixo, fica a critério de vocês se querem ler ou não. Gostaria muito, porque eu ainda acredito nesse país onde moramos.Acho que cabe apenas aqueles que querem seguir como profissão, assim como eu.

Isso vai fazer com que as pessoas façam jogos melhores(no Game Maker,óbvio), talvez se tornem profissionais melhores e com isso tudo, ainda há uma pequena chance do Brasil ser reconhecido lá fora. Todos nós somos gamers e as vezes nos sentimos chateados com os olhos que o exterior vêem essa área aqui. E é por isso que eu deixo uma dica : pra quem quer seguir carreira, compre o programa. Eu ainda não tenho, mas não estou pirateando, vai ser a conta de aprender a mexer que eu comprarei. Faça o diferente, invente algo que ninguém nunca inventou. Já estamos cansados de ver jogos repetitivos. Você mora no Brasil, e por mais que não goste dele, faça jogos com distribuição brasileira. Se o seu jogo for muito bom, trará um nome ao país, vão dando mais valor onde vocês moram. Não é tão simples apenas dizer : serei programador de jogos e mudarei de país. Nada é tão simples cara. Valorize seu país por pior que seja, valorize seu jogo sabendo reconhecer suas qualidades e seus defeitos, valorize a si próprio e não faça algo só porque outras pessoas fazem e estão na moda porque assim você estará perdendo sua originalidade.É esse o recado que eu gostaria de deixar com vocês. Não vou falar que foi do fundo do coração porque vai parecer baitolice (brincadeiras a parte), mas realmente, é algo que eu desejo muito. Ser um nome no mundo dos jogos. Não quero ser somente mais um. Assim como vocês também não devem querer

Obrigado pela atenção de vocês e mil desculpas por esse texto enorme. Tentarei reduzir nas próximas vezes x)
Alexandre Dias
Alexandre Dias

Data de inscrição : 13/10/2010
Reputação : 8
Número de Mensagens : 397
Prêmios : Grupos de Estudo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos de Estudo Empty Re: Grupos de Estudo

Mensagem por Mr. Kaleb Sex 29 Out 2010, 16:51

Uma otima ideia assim aumentaria mto muito mais a qualidade dos jogos (é quase como formar uma equipe, só não se faz somente jogos, se tira duvidas para fazê-los e não é a mesma coisa :X
Assim cada os que não sabem, aprendem, os que sabem, repassam o conhecimento, e os que aprendem, sabem para repassar e assim por diante.
Em vez de pegar os codigos e colocar no seu jogo e sair por ai se gabando do que fez, aprende e aprimora para fazer melhor ainda.
Quanto ao caso de seguir carreira, mtos aqui são crianças, não sabe o que quer da vida por enquanto.
Boa sorte com esse seu ideal
Mr. Kaleb
Mr. Kaleb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/09/2010
Reputação : 21
Número de Mensagens : 1400
Prêmios : Grupos de Estudo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos de Estudo Empty Re: Grupos de Estudo

Mensagem por Alexandre Dias Sex 29 Out 2010, 17:46

Bom, primeiramente obrigado pela sorte, realmente vou precisar(por enquanto ) rs
Enfim, penso em seguir essa carreira, mesmo porque desde pequeno eu mexo em RPG Maker apesar de não sair quase nada. A última vez que cheguei perto de terminar um projeto, meu pc estragou 2x perdendo todos os arquivos. Na primeira eu aguentei, mas na segunda, desisti e fui pro Game Maker onde mal fiz um joguinho de Drag'n Drop em uma semana. Então não conto como aprendizado, já que a única coisa que me ajuda hoje é a familiaridade com a interface do programa.

Agora é esperar pra ver o que os outros membros e moderadores pensam sobre esse projeto.
Obrigado mesmo por nos dar essa força.
Alexandre Dias
Alexandre Dias

Data de inscrição : 13/10/2010
Reputação : 8
Número de Mensagens : 397
Prêmios : Grupos de Estudo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos de Estudo Empty Re: Grupos de Estudo

Mensagem por willam Sex 29 Out 2010, 18:03

Muito boa essa ideia ! Assim todos nós poderiamos compartilhar nossos conhecimentos e fazer com que os outros "novatos" saibam melhor como mecher no game maker. Eu te apoio para fazer esse tópico e vamos pedir a sorte do administrador ver esse tópico e aceitar né?
BOA SORTE COM O TÓPICO DE AJUDAS
willam
willam

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 25/09/2010
Reputação : -16
Número de Mensagens : 154
Prêmios : Grupos de Estudo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos de Estudo Empty Re: Grupos de Estudo

Mensagem por Super Games Sex 29 Out 2010, 18:05

Bem amigo Nazkrolevy, você realmente caprichou na sugestão, isto poderia ajudar muita gente em dúvidas na criação de jogos e até softwares, você realmente postou algo que basatante impressionante, você escreveu coisas que me empresionou bastante, uma coisa importante que você citou e a parte que isto pode fazer que o Brasil pode ficar reconhecido lá fora, muitos jogos é feito de países como a E.U.A, você realmente fez uma boa ação postar está sugestão, eu torço que sua sugestão seja aceita pois o bom é que você está em um site muito bom sobre criação de jogos num progama que tenho certeza que muito admiram, o Game Maker, continue sempre fazendo boas ações Nazkrolevy que você sejá recompensado com algo que realmente seja bom.


Até!
Super Games
Super Games

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2799
Prêmios : Grupos de Estudo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Java
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

Grupos de Estudo Empty Re: Grupos de Estudo

Mensagem por Kabeção Sex 29 Out 2010, 18:21

Boa iniciativa Nazkrolevy.
Esta dizendo que vai ficar tudo em um tópico só?

Vou dizer porque essa é uma boa sugestão.
Ensinar a pensar é bem mais efetivo. Consideram que tudo que uma função faz está escrito no arquivo help do GM, aprender a aplica-las é o nosso maior problema e o melhor jeito de fazer isso é em prática.


O problema é a falta de foco nos usuários avançados.
Evoluir os novatos a princípio é o mais importante mas e quanto aos experientes?
Bom, passamos anos aprendendo sobre algo e chega a um certo ponto onde ninguém mais pode ajudar com suas dúvidas porque são complicadas demais ou muito extensas e assim o único caminho que temos a seguir e responder aos mais novos só que até mesmo eles querem se expandir cada vez mais.
É pensando nisso que venho trazendo tutoriais com assuntos mais complicados voltados a quem usa o GM a muito tempo.
Dá muito trabalho isso, são coisas cujo funcionamento é difícil de se explicar em palavras e com certeza é por isso que tutoriais sobre eles são bem mais escassos.
Então, penso que como fazer tutoriais sobre isso é muito cansativo pra gente o melhor jeito de dar suporte a um experiente e fazendo grupos onde as dúvidas são resolvidas a base do debate mesmo.
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : Grupos de Estudo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos de Estudo Empty Re: Grupos de Estudo

Mensagem por Alexandre Dias Sex 29 Out 2010, 19:43

@willam : valeu mesmo pelo apoio cara. O Fuzenrad já sabe e até me deu uma ajuda. Ele também achou a ideia muito boa.

@Super Games : obrigado mais uma vez pelo apoio. Bom, acho errado da parte de algumas pessoas, acrescentarem MUITAS palavras estrangeiras em seus jogos. Acho que o mínimo possível já tá de bom tamanho, visto que o jogo é brasileiro e não americano. Claro que palavras como internet,hamburger,cyber, não tem tradução exata. Nesse caso eu acho que se deve usar o inglês. Mas abusar muito do inglês. Não é nada "cool"

@Kabeção : seria em tópicos diferentes, visto que tem várias áreas dentro da produção de um jogo. Então seria um grupo de estudo pra pixel art,um pra modelagem 3D,programação em gml; por exemplo. E vou frizar o que você disse : Ensinar a pensar é bem mais efetivo.
Acho que o Brasil só não é muito reconhecido lá fora, devido a falta de profissionais ALTAMENTE capacitados. Mas mesmo assim, ainda tem muitos deles excelentes aqui. Pena que não são o suficiente pra melhorar a imagem do país nessa área. Agradeço também o apoio e a colaboração x)

@Topic: E só avisando que eu também não sei nada sobre o Game Maker. Estou disposto a aprender para trabalhar em um projeto que eu creio ser inovador. Mas antes de fantasiar ele na minha cabeça, antes de fazer sprites e tudo mais, eu preciso ter a base do jogo programada. To ralando pra aprender e queria compartilhar com os novatos ou mesmo com os experientes, o meu aprendizado e ver onde estão as minhas falhas. Em Viçosa vai ter um curso de modelagem 3D no Blender. Pena que é na minha semana de provas. Vou ver com os professores se eles podem adiantar as provas pra mim, nem que eu tenha que fazer cinco delas ao dia. rs

Obrigado novamente a quem está nos apoiando.
Alexandre Dias
Alexandre Dias

Data de inscrição : 13/10/2010
Reputação : 8
Número de Mensagens : 397
Prêmios : Grupos de Estudo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos de Estudo Empty Re: Grupos de Estudo

Mensagem por Fuzenrad Sex 29 Out 2010, 20:30

Eu apoio a idéia, tem alguns (senão vários) contras, mas somadas são infinitamente inferiores às vantagens.

Alguns dos problemas desse método de estudo (como eu já citei por MP) é a disponibilidade de tempo que um determinado membro terá que dispor para o grupo, a solução é não deixar uma responsabilidade assim, com apenas algumas pessoas e sim serem ajudantes volutários, que contribuem conforme a sua disponibilidade.

Eu posso contribuir, desde que isso não ocupe muito o meu tempo, posso ajudar com tutoriais e resolução de dúvidas, além de sugestões e críticas, que eu já faço normalmente.

Outra sugestão é fazer esse grupo separado por níveis de dificuldade, como Iniciante, Intermediário, Experiente e Avançado, isso possibilita que vários membros contribuam, sem que necessariamente tenham uma vasta experiência com o programa, avançado por exemplo abordaria temas mais complexos, como 3D, jogos multiplayer, inteligência artificial, estruturação (banco de dados, dll) e física. Com isso, os participantes podem subir a dificuldade com o tempo, além de diminuir a carga dos responsáveis por determinado conteúdo.

Alguma outras coisas que poderiam ser discutidas aqui são:
- Criação de uma sub-seção em alguma parte do fórum, o que ajuda na organização do grupo.
- Separação do conteúdo nos níveis de aprendizado;
Fuzenrad
Fuzenrad

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A-A-A-A-B
Data de inscrição : 04/07/2010
Reputação : 46
Número de Mensagens : 1063
Prêmios : Grupos de Estudo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos de Estudo Empty Re: Grupos de Estudo

Mensagem por mateus luz Sex 29 Out 2010, 20:39

Muito boa ideia, ajudaria a ter um intercambio de conhecimento, dos mais experientes para os novatos, fazendo com que eles realmente aprendessem, e não vivessem dando ctrl+c e ctrl+v, enfim, apoio muito a ideia!
avatar
mateus luz

Data de inscrição : 12/04/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 340
Prêmios : Grupos de Estudo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos de Estudo Empty Re: Grupos de Estudo

Mensagem por Alexandre Dias Sex 29 Out 2010, 20:43

@Fuzenrad: eu ainda não tinha pensado nisso de separar por grau de dificuldade porém a ideia é muito boa. Vai diminuir mais ainda a carga e o tempo que vão levar os voluntários para ajudar. Mas no caso, a pessoa que cria o tópico, só vai reunir os tutoriais, não precisa ser obrigada a participar. É mesmo só pra ter por onde começar ao invés de sair pegando coisas avulsas por ae.

@mateus luz : Obrigado mesmo por apoiar essa ideia. Esperamos que dê tudo certo x)
Alexandre Dias
Alexandre Dias

Data de inscrição : 13/10/2010
Reputação : 8
Número de Mensagens : 397
Prêmios : Grupos de Estudo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos de Estudo Empty Re: Grupos de Estudo

Mensagem por Gabreel Sex 29 Out 2010, 21:10

Eu apoio!!!

Muito boa essa ideia, mas vocês devem saber que o povo não gosta de ler muito né? x.x

Criei um tutorial gigantesco e muito bem explicado e teve 2 comentários alem do meu O-o
Gabreel
Gabreel

Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Número de Mensagens : 2232
Prêmios : Grupos de Estudo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

Grupos de Estudo Empty Re: Grupos de Estudo

Mensagem por Alexandre Dias Sex 29 Out 2010, 21:46

@Biel: Man, é mais aqui no forum mesmo que algumas pessoas tem preguiças. O lance é que tem gente que não gosta de enturmar. Eu entrei 14/10 e gosto de enturmar,conversar e aprender. Esse projeto é só para os interessados, que seja um ou dois (sem contar comigo é claro rs) mas que façamos valer o aprendizado. Como o Kabeção disse, discussões e debates vão proporcionar códigos,sistemas e outros bem melhores do que apenas os copiados e colados. Obrigado por apoiar essa ideia também =]
Alexandre Dias
Alexandre Dias

Data de inscrição : 13/10/2010
Reputação : 8
Número de Mensagens : 397
Prêmios : Grupos de Estudo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos de Estudo Empty Re: Grupos de Estudo

Mensagem por PedroX Sáb 30 Out 2010, 12:50

eu apoio!

seria bom se fosse por partes mesmo(programacao, graficos, sons etc)...
mas deveria ser assim:

Programacao: IA, Plataforma, Matematica, 3D etc

ou seja, dividir os assuntos... ficaria assim os topicos:
[Grupo de estudo] Plataforma - Aprenda aqui tecnicas de plataforma
[Grupo de estudo] Inteligencia- Faca IA nos jogos...

ai cada membro poe uma tecnica diferente nos topicos de acordo com o que sabe...

essa é uma ideia....
FLW

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Grupos de Estudo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos de Estudo Empty Re: Grupos de Estudo

Mensagem por Alexandre Dias Sáb 30 Out 2010, 15:01

A ideia é essa mesmo, compartilhar o que você sabe com outras pessoas. Ainda precisamos de mais ideias, o Fuzenrad opinou isso :
Alguma outras coisas que poderiam ser discutidas aqui são:
- Criação de uma sub-seção em alguma parte do fórum, o que ajuda na organização do grupo.
- Separação do conteúdo nos níveis de aprendizado;

Uma sub-seção no forum facilitaria os membros novos acharem o tópico, e a divisão por grau de dificuldade é essencial. Se colocar tudo em um tópico, vai gerar bagunça. Enfim, mais uma vez, obrigado pelo apoio Pedro.
Alexandre Dias
Alexandre Dias

Data de inscrição : 13/10/2010
Reputação : 8
Número de Mensagens : 397
Prêmios : Grupos de Estudo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos de Estudo Empty Re: Grupos de Estudo

Mensagem por Janx Sáb 30 Out 2010, 15:23

O criador do tópico se disponibiliza para juntar material (tutoriais,tutoriais em inglês,engines,vídeo-aulas,etc) e cria um tópico com todas essas informações que serão de extrema ajuda à muitos aqui do forum.
O forum já é uma gigantesca fonte de material, basta pesquisar pelo que você procura. Certo, um tópico com todos os tutoriais facilita essa tarefa, mas..

As pessoas lêem os tutoriais,aprendem a usar as funções, como montar sistemas e tudo mais, e postam seu código.

A idéia é criar um tópico especifico para determinado assunto como:
Programação GML Avançada.
Nesse tópico seriam postados os códigos criados pelos usuários a respeito de algum tutorial.
Certo?

Temos uma seção para postar código.
http://www.gamemakerbrasil.com/extensoes-libs-scripts-e-dlls-f41

Imagine esse tópico "funcionando", quantas páginas ele teria? Quantas pessoas postariam códigos. Duvido que alguém (Que não estava participando do grupo) iria ler todo o tópico. Provavelmente iriam ter várias postagens sobre discussões de determinado código e com o tempo isso iria se perdendo, sem falar que outras pessoas poderiam postar seus scripts no meio e tudo ficaria ainda mais confuso. Ninguém visitaria as primeiras paginas, apenas as mais recentes.

Sinceramente, ainda não entendi direito esse "Grupo de Estudo". Você posta um código feito baseado em um tutorial... Não poderia ser simplesmente postado na seção de Scripts? Nessa seção o script teria um tópico dele, onde poderia ser discutido APENAS sobre ele, sem desvios de outros códigos sendo enviados ao longo do tempo. Isso também facilita a busca por scripts específicos, basta visitar a seção de scripts e ler os títulos dos tópicos para encontrar o que você quer.
"A mas ai a pessoa só iria copiar!"
Ela também poderia copiar do tópico do grupo de estudos, só seria um pouco mais chatinho de achar, apesar de que a ferramenta de busca procura termos específicos em mensagens também.

"A mas a seção de scripts está junta de DLLs Libs e extensões!"
Se esse é o problema, podemos muito bem separá-las (Como já foram a algum tempo atrás)

Se a idéia do Grupo é como eu entendi, minha opinião sobre esse grupo de estudos ainda é negativa...
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : Grupos de Estudo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos de Estudo Empty Re: Grupos de Estudo

Mensagem por Mr. Kaleb Sáb 30 Out 2010, 15:39

Tem esse ponto de vista do Janx né, cada um que iria aparecer teria uma duvida, iria postar os codigos e ia ser uma bagaça só :X
Só se tivesse uma seção restrita a cada um dos assuntos só que iria ficar muito custoso os moderas indo lá e cá toda hora zangado
Mr. Kaleb
Mr. Kaleb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/09/2010
Reputação : 21
Número de Mensagens : 1400
Prêmios : Grupos de Estudo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos de Estudo Empty Re: Grupos de Estudo

Mensagem por Alexandre Dias Sáb 30 Out 2010, 15:50

Bom Janx, a ideia não é fazer códigos baseados em tutoriais. É sim uma discussão. Uma maneira de explicar melhor :
Eu li vários tutoriais e agora quero fazer a minha gravidade. Vou arrumando o código de acordo com as minhas necessidades. Posto ele no grupo de estudos onde se tiver algum erro, se tiver algo pra melhorar e se tiver tudo certo, as pessoas comentarão.Me ajudaram a aprender a fazer um código e não apenas a se basear, entende?

Assim como esses tópicos aqui :

Infelizmente esse aqui não teve continuidade
http://www.blender.com.br/forum/WorkshopsGrupos-de-estudo/7766-Grupo-de-estudos---L%C3%B3gica-de-programa%C3%A7%C3%A3o.html

Esse site é muito famoso pra quem pensa em seguir a carreira. Ali o autor procura pessoas pra criar um grupo de estudo, que é como eu penso em fazer aqui. É estudar o programa, as capacidades, limites, fazer códigos ao invés de simplesmente copiá-los e tal.
http://www.unidev.com.br/phpbb3/viewtopic.php?f=13&t=49254

Esse por sinal, é o mais organizado. Tem vários grupos de estudo e tem uns muito antigos em que a pessoa que encarregada de cuidar do tópico, continua presente.
http://www.tresd1.com.br/viewforum.php?f=22

Como é o caso desse tópico específico de 2007
http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=20604

Se ainda não tiver entendido, me dê um toque.

Edit:
@The Game Never Finish : quanto a isso de várias dúvidas eu não vejo o problema. No último link que eu coloquei, várias pessoas tiram dúvidas ao mesmo tempo e o responsável responde a medida do possível. E outras pessoas também podem responder. Acho que se você especificar pra quem está tirando a dúvida, não terá muitos problemas.

Bom, é isso o que eu penso.
Alexandre Dias
Alexandre Dias

Data de inscrição : 13/10/2010
Reputação : 8
Número de Mensagens : 397
Prêmios : Grupos de Estudo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos de Estudo Empty Re: Grupos de Estudo

Mensagem por Janx Sáb 30 Out 2010, 16:10

Eu disse "Baseado em um Tutorial", acho que foi uma expressão ruim. Mas eu quis dizer que a partir de vários tutoriais você criou seu código. Toda essa discussão pode ser feita na seção de scripts.

Vi esses links que você postou, esse tipo de coisa só vai ter continuidade se todo mundo cooperar e se esforçar em estudar. Se você quiser, pode começar um grupo você mesmo, se funcionar ótimo, tomamos as medidas necessárias para fazer isso melhorar ainda mais. Senão.. bom vamos esperar que funcione, ok?
Pode começar o grupo na seção Geral, faça da forma que desejar, se quiser podemos até fixar o tópico.

Um teste é a melhor forma para ver se funciona.
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : Grupos de Estudo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos de Estudo Empty Re: Grupos de Estudo

Mensagem por Alexandre Dias Sáb 30 Out 2010, 17:13

Obrigado por me dar essa chance Janx. Quero pedir desculpas também, a gente tava conversando e caiu a luz aqui do nada e não voltei com medo de queimar o pc. Enfim, vou selecionar uns tutoriais e esperar algum moderador pra auxiliar no tópico tanto na parte de formatação,regras (pra não ficar baguçando) e tal.
Alexandre Dias
Alexandre Dias

Data de inscrição : 13/10/2010
Reputação : 8
Número de Mensagens : 397
Prêmios : Grupos de Estudo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos de Estudo Empty Re: Grupos de Estudo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos