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[RESOLVIDO]Dúvida Com Sprites

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Mensagem por TriniBoi Sex 22 Out 2010, 22:53

Bom galera, criei uma sequencia de sprites, um filmezin de explosão.
Quero que quando o asteróide for destruído, faça a sequencia da explosão mas sem Repetir!
Assim:
Tiro bate em meteoro
Acontece a explosão
Meteoro/explosão desaparecem.
Tipo um instance destroy, mas num da certo, me ajudem pf!


Última edição por TriniBoi em Sáb 23 Out 2010, 19:45, editado 1 vez(es)
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[RESOLVIDO]Dúvida Com Sprites Empty Re: [RESOLVIDO]Dúvida Com Sprites

Mensagem por Mr. Kaleb Sex 22 Out 2010, 22:59

Não entendi bem a sua pergunta, mas vá no ''filmezin'' e no evento Other > Animation End, coloque Destroy to Instance.
Acho que é isso
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[RESOLVIDO]Dúvida Com Sprites Empty Re: [RESOLVIDO]Dúvida Com Sprites

Mensagem por TriniBoi Sex 22 Out 2010, 23:01

Mas o filmezin não é um obj, e sim um sprite.
O obj é o meteoro, quero que quando o tiro bata no meteoro, aconteça a aexplosão.
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[RESOLVIDO]Dúvida Com Sprites Empty Re: [RESOLVIDO]Dúvida Com Sprites

Mensagem por Super Games Sex 22 Out 2010, 23:10

Eu acho que pode ser assim:
Código:
sleep(tempo da animação na explosão em milesemos de segundos)
instance_destroy()


Até!
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[RESOLVIDO]Dúvida Com Sprites Empty Re: [RESOLVIDO]Dúvida Com Sprites

Mensagem por fonetico Sex 22 Out 2010, 23:12

Se entendi bem, você quer que quando o tiro acerte o meteoro, seja exibido a sprite dele se destruindo e quando a animação de destruição terminar, o meteoro seja destruído correto?

Se for você pode fazer o seguinte:

Como sempre, no evento create podemos definir a velocidade de reprodução. Creio que você já saiba isso, é só usar o código abaixo:
Código:
image_speed = 0.2
//pode ser um número de 0 à 1
sprite_index = meteoro_normal;

Pronto, depois de definirmos a velocidade e o sprite inicial, vamos programar a explosão:
Em um evento de colisão, no objeto do meteoro, com a bala coloque:
Código:
sprite_index = explosao; //mostra a explosao
with(other) //com o outro objeto
{
      instance_destroy(); //o detrói
}

Certo, agora vamos dizer ao GM que quando a animação da explosão terminar, o objeto meteoro seja destruído. Em um evento de step do objeto do meteoro digite:
Código:
if sprite_index = explosao //checa a sprite atual
if sprite_index = image_number //checa se está no final da animação
instance_destroy();
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[RESOLVIDO]Dúvida Com Sprites Empty Re: [RESOLVIDO]Dúvida Com Sprites

Mensagem por TriniBoi Sex 22 Out 2010, 23:15

É exatamente isso fonético, mas o 1 código é no meteoro(obj)?
-----------EDIT--------------------------
Num funfo aki não Sad


Última edição por TriniBoi em Sex 22 Out 2010, 23:20, editado 1 vez(es)
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[RESOLVIDO]Dúvida Com Sprites Empty Re: [RESOLVIDO]Dúvida Com Sprites

Mensagem por fonetico Sex 22 Out 2010, 23:19

Sim, é no meteoro.
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Mensagem por Adriel Sex 22 Out 2010, 23:34

Cria um objeto "filmezin" ( o nome que você quiser ), selecione a sprite da explosão, vá em Other >>> Animation End e coloque um instance destroy. Maaas.... no objeto que vai acontecer a explosão, não faça mudar a sprite e sim criar o objeto "filmezin"
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Mensagem por Gabreel Sáb 23 Out 2010, 00:34

Faz como o adriel flw, descomplica tudo.. e é assim que eu faço e vai dar certo!!!

objExplo
Create > image_speed=0.24;
Animation End > instance_destroy();
objMeteoro
Ao destruir > instance_create(x,y,objExplo);instance_destroy(); // >Prefiro não usar change_sprite, pois ai é ignorado o event create do obj Explo.

Simples, não? (:

Fica melhor se você centralizar as duas sprites.
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[RESOLVIDO]Dúvida Com Sprites Empty Re: [RESOLVIDO]Dúvida Com Sprites

Mensagem por TriniBoi Sáb 23 Out 2010, 16:21

-Biel tava dando td certo até eu não entender um coisa(sou meio burrin), ao destruir(5 linha) é o evento destroy?
vlw
------------------------------------EDIT----------------------------
Botei o evento destroy, ai quando a nave/tiro colidiu com o meteóro o windows para de funcionar O.o
Aparece:
"meu jogo... parou de funcionar"
E agr?
-----------------------------------EDIT 2 -----------------------------
Tentei trocar do obj destroy para draw e para create, mas quando fui testar, ja apareciam todos destruidos no jogo.
Vcs acham que se eu botasse vida nos meteóros e colocasse algum código parecido com esse que eu bolei aki na minha casa, funcionaria?
Código:

If life = 0
instance_create(x,y,obj_explosao);instance_destroy()
A segunda parte eu peguei do cara acima.
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Mensagem por TriniBoi Sáb 23 Out 2010, 19:17

Desculpe pelo double post, mas alguém me disse que não posso dar amis que 2 edits.
Aqui postei uma engine do meu jogo dando defeito,
Queria que vocês me ajudassem nessa engine aqui do meu jogo
http://sharesend.com/1u3a4
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Mensagem por Gabreel Sáb 23 Out 2010, 19:30

1º: é if, e não If - O GM diferencia o maiusculo do minusculo.

Amigo, acho que não é legal entregar tudo pronto..

Vamos tentar...

Retomando...
Obj METEORO
Create
Código:
can_explo=true;

Colisão com tiro
Código:
if(can_explo=true){can_explo=false;}
WITH(other){instance_destroy();}

STEP
Código:
if(can_explo=false){instance_create(x,y,objExplo);can_explo=true;instance_destroy();}

Tenta ai.. Garantia 100%
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Mensagem por TriniBoi Sáb 23 Out 2010, 19:34

can???
----------edit-------
Por favoor! Vê la a engine ja to a mais de 3 horas tentando consertaar!
Pf cara!
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Mensagem por Gabreel Sáb 23 Out 2010, 19:58

Afinal, foi resolvido? Y_Y
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Mensagem por Adriel Sáb 23 Out 2010, 20:01

Acho que sim. Pra mim, fazer isso que ele pediu é a coisa mais fácil que tem =S

Se ele quiser, eu faço uma engine =D
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Mensagem por Gabreel Sáb 23 Out 2010, 20:02

Hm.. Ele creiou 2 Posts, daí chega até a confudir.. OMG
Um ele pediu pra ajudar com o código, e outro pra ajudar com a engine .. T_T
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[RESOLVIDO]Dúvida Com Sprites Empty Re: [RESOLVIDO]Dúvida Com Sprites

Mensagem por TriniBoi Sáb 23 Out 2010, 20:07

Sim galera, foi resolvido, caso queiram saber como de uma olhada em engines, e lá tem o meu tópico.
Era so botar destroy_instance() na explosão Happy
Mas vlw pela ajuda -Biel, adriel, Manuel, rafael.
Vlw!
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