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[Resolvido]Problemas com alpha da surface
4 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]Problemas com alpha da surface
E aí galera do Game Maker Brasil. Estou com um novo problema usando surfaces!
No outro tópico que eu fiz sobre aquele lance de que a surface não era encontrada, a galera conseguiu me ajudar: http://www.gamemakerbrasil.com/perguntas-respostas-f8/erro-em-surface-de-video-t11112.htm
Só que agora eu preciso de uma ideia! Veja bem, quando se usa o alpha na surface, o valor menor do último alpha mesclado nela é o que prevalece. Um exemplo: você uma uma surface 100x100 com alpha 1, mas se você desenha algo com alpha 0.5, fica um "buraco". O que eu tô tentando fazer é o seguinte: mesclar o alpha de ambas.
O que eu quero é que em uma surface com alpha 0.5, quando eu desenhar algo com alpha 0.5, aquele lugar fique com alpha 1. Atenção pra observação: em apenas uma surface, ou no máximo, usando duas.
Eu tentei desenhar com draw_surface() usando um laço repeat de acordo com o valor de alpha mínimo ou seja, repeat (1/max(0.1,alpha)), porém se o valor for muito pequeno ele vai repetir muitas vezes (ele tem que repetir pra funcionar!), o que torna o meu jogo, o meu querido e amado joguinho numa carroça!
No outro tópico que eu fiz sobre aquele lance de que a surface não era encontrada, a galera conseguiu me ajudar: http://www.gamemakerbrasil.com/perguntas-respostas-f8/erro-em-surface-de-video-t11112.htm
Só que agora eu preciso de uma ideia! Veja bem, quando se usa o alpha na surface, o valor menor do último alpha mesclado nela é o que prevalece. Um exemplo: você uma uma surface 100x100 com alpha 1, mas se você desenha algo com alpha 0.5, fica um "buraco". O que eu tô tentando fazer é o seguinte: mesclar o alpha de ambas.
O que eu quero é que em uma surface com alpha 0.5, quando eu desenhar algo com alpha 0.5, aquele lugar fique com alpha 1. Atenção pra observação: em apenas uma surface, ou no máximo, usando duas.
Eu tentei desenhar com draw_surface() usando um laço repeat de acordo com o valor de alpha mínimo ou seja, repeat (1/max(0.1,alpha)), porém se o valor for muito pequeno ele vai repetir muitas vezes (ele tem que repetir pra funcionar!), o que torna o meu jogo, o meu querido e amado joguinho numa carroça!
BrendanLS- Data de inscrição : 11/10/2010
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Re: [Resolvido]Problemas com alpha da surface
E ae amigão blz?BrendanLS escreveu:E aí galera do Game Maker Brasil. Estou com um novo problema usando surfaces!
No outro tópico que eu fiz sobre aquele lance de que a surface não era encontrada, a galera conseguiu me ajudar: http://www.gamemakerbrasil.com/perguntas-respostas-f8/erro-em-surface-de-video-t11112.htm
Só que agora eu preciso de uma ideia! Veja bem, quando se usa o alpha na surface, o valor menor do último alpha mesclado nela é o que prevalece. Um exemplo: você uma uma surface 100x100 com alpha 1, mas se você desenha algo com alpha 0.5, fica um "buraco". O que eu tô tentando fazer é o seguinte: mesclar o alpha de ambas.
O que eu quero é que em uma surface com alpha 0.5, quando eu desenhar algo com alpha 0.5, aquele lugar fique com alpha 1. Atenção pra observação: em apenas uma surface, ou no máximo, usando duas.
Eu tentei desenhar com draw_surface() usando um laço repeat de acordo com o valor de alpha mínimo ou seja, repeat (1/max(0.1,alpha)), porém se o valor for muito pequeno ele vai repetir muitas vezes (ele tem que repetir pra funcionar!), o que torna o meu jogo, o meu querido e amado joguinho numa carroça!
Então talvez essa função lhe ajuda:
draw_set_blend_mode_ext(src,dest)
Ela trabalhar com (R, G, B, A) ou seja a nivel de bits de cada componente. Voce pode usar os seguintes parametros:
bm_zero: Blend factor is (0, 0, 0, 0).
bm_one: Blend factor is (1, 1, 1, 1).
bm_src_color: Blend factor is (Rs, Gs, Bs, As).
bm_inv_src_color: Blend factor is (1–Rs, 1–Gs, 1–Bs, 1–As).
bm_src_alpha: Blend factor is (As, As, As, As).
bm_inv_src_alpha: Blend factor is (1–As, 1–As, 1–As, 1–As).
bm_dest_alpha: Blend factor is (Ad, Ad, Ad, Ad).
bm_inv_dest_alpha: Blend factor is (1–Ad, 1–Ad, 1–Ad, 1–Ad).
bm_dest_color: Blend factor is (Rd, Gd, Bd, Ad).
bm_inv_dest_color: Blend factor is (1–Rd, 1–Gd, 1–Bd, 1–Ad).
bm_src_alpha_sat: Blend factor is (f, f, f, 1); f = min(As, 1–Ad).
Não traduzi porque acho que você não precisa, mas combinando esses parametros acho que dá pra você obeter o resultado que você quer.
Flws!
Re: [Resolvido]Problemas com alpha da surface
Valeu vinians! Eu tentei mas mesmo assim o alpha menor ainda prevalece! Isso tá osso duro... O bm_src_alpha e o bm_dest_alpha são a origem e o destino de onde a gente quer que haja mudança quando a gente usa essa função, mas eles funcionam do mesmo jeito: ainda fica um buraco!
ahauhauahuahua
ahauhauahuahua
BrendanLS- Data de inscrição : 11/10/2010
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Re: [Resolvido]Problemas com alpha da surface
Sinistro!!! Puxa, eu vou dormir agora, espero que você consiga resolver, amanha eu tento mais!BrendanLS escreveu:Valeu vinians! Eu tentei mas mesmo assim o alpha menor ainda prevalece! Isso tá osso duro... O bm_src_alpha e o bm_dest_alpha são a origem e o destino de onde a gente quer que haja mudança quando a gente usa essa função, mas eles funcionam do mesmo jeito: ainda fica um buraco!
ahauhauahuahua
Boa noite!
Re: [Resolvido]Problemas com alpha da surface
draw_set_blend_mode(bm_dest_alpha);
tenta esse ve se funciona
tenta esse ve se funciona
diego333- Data de inscrição : 06/10/2010
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Re: [Resolvido]Problemas com alpha da surface
diego333 escreveu:draw_set_blend_mode(bm_dest_alpha);
tenta esse ve se funciona
você é o cara!!!!!!
------- Editado -------
ahuahauahuahauahuahauhauahauha
Cara não deu!! Será que tem jeito???
BrendanLS- Data de inscrição : 11/10/2010
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Re: [Resolvido]Problemas com alpha da surface
Você usa bm_one e bm_inv_src_alpha para fundir o alpha.
Aqui um exemplo que fiz:
Aqui um exemplo que fiz:
- Código:
http://www.mediafire.com/?ytl3tqwgud9zabg
Re: [Resolvido]Problemas com alpha da surface
Kabeção escreveu:Você usa bm_one e bm_inv_src_alpha para fundir o alpha.
Aqui um exemplo que fiz:
- Código:
http://www.mediafire.com/?ytl3tqwgud9zabg
OMG!!! Valeu!!!!!
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