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Mensagem por Hatzo enkiri Sáb 23 Out 2010, 18:18

Na verdade,cada sprite que você adiciona tem um indice diferente.Por exemplo vamos supor que vc criou três sprites:spr_sapo,spr_fantasma e spr_coracao.Esses nomes que vc deu às sprites são variáveis que contém o valor do indice delas.vamos supor que spr_sapo=0,spr_fantasma=1 e spr_coracao=3.O sprite_index é uma variável que existe no objeto que faz a sprite dele(do objeto) ter o mesmo indice de uma sprite já adicionada por vc.Pegando o mesmo exemplo:se vc por
Código:
sprite_index=spr_sapo
então o objeto terá como sprite o spr_sapo,e é isso que aparecerá no jogo.
Espero que tenha entendido.
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Mensagem por Gabreel Sáb 23 Out 2010, 18:34

É a sprite que está sendo mostrada no jogo...
exemplo:
if keyboard_check(vk_up){sprite_index=monstro}

Quando o cara apertar pra cima o sprite será mudado para "monstro"
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[Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas - Página 2 Empty Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas

Mensagem por Luca$ Dom 24 Out 2010, 12:20

Ainda nao entendi scratch

Mas deixa... vo tentar esperar o Denis Lemos ver minha engine ele ainda nao respondeu


EDIT:

á,Kiklin 123, seu código ta errado deu um erro :s
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Mensagem por Alexandre Dias Seg 25 Out 2010, 13:04

Orra mano, o bagui é muito simples vei. Funciona assim, passando ao português : se (a tecla pressionada(X))
define a sprite = spr_jogador_pulando
Ou seja, quando apertar x, o objeto jogador vai ser atualizado e vai ganhar a sprite do jogador pulando.

Leia isso se quiser ou não: leia antes de tentar fazer as coisas. Mas leia MUITO mesmo. Eu peguei em Game Maker faz 2 semanas e to lendo só pra aprender o básico. Não tenho a menor vontade de fazer um jogo profissional de imediato. To com um projeto com um amigo, mas chega semana de provas e tenho que estudar. O básico do jogo só vai sair daqui a uns 4~5 meses. Nós dois pensamos em fazer algo perfeito. Para isso, sabemos que leva tempo pra se fazer as coisas.O mesmo pra você. Leia muito e não tenha pressa de fazer as coisas.
Aceite a sugestão se quiser ou não .-.
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Mensagem por Luca$ Seg 25 Out 2010, 13:08

[quote]Mas deixa...[quote]

Mano eu leio mta coisa pra vc saber...
antes de eu criar esse tópico, eu li mais de 20 tutoriais só de vida
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Mensagem por vinians Seg 25 Out 2010, 13:16

GMLucas escreveu:Ainda nao entendi scratch

Mas deixa... vo tentar esperar o Denis Lemos ver minha engine ele ainda nao respondeu


EDIT:

á,Kiklin 123, seu código ta errado deu um erro :s
Amigão, não sei se você leu, postei uma solução pra você acima, já testado e funcional. Não é isso que você está a procura? Talvez eu não tenha entendido o que você esta precisando.
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Mensagem por Luca$ Seg 25 Out 2010, 13:28

Vinians, eu nao fiz porque eu nao entendi uma coisa direito.
Olha,
No inicio do seu jogo coloque:

No inicio do jogo como assim? no evento Game Start?

Mas em q objeto :S?
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Mensagem por vinians Seg 25 Out 2010, 13:34

GMLucas escreveu:Vinians, eu nao fiz porque eu nao entendi uma coisa direito.
Olha,
No inicio do seu jogo coloque:

No inicio do jogo como assim? no evento Game Start?

Mas em q objeto :S?
No inicio do jogo é quando o jogo começa. Você pode usar o evento Game Start, e quanto ao objeto pode ser um de sua escolha apenas usado para inicializar coisas. Eu geralmente crio um objeto pra isso e o chamo de objInit.
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Mensagem por Luca$ Seg 25 Out 2010, 14:01

cara mesmo assim, nao deu certo seu tuto, axo que meu jgo deve tar meio doido :s

ou bugado

eu pedi 2 caras já pra olhar mais nenhum me respondeu ainda =/
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Mensagem por Alexandre Dias Seg 25 Out 2010, 14:12

eu li mais de 20 tutoriais só de vida
Já achei seu erro. Você quer fazer vidas, mas não sabe o básico. Eu perguntei em um tópico como colocava um inimigo com sprites animadas, como se fosse um personagem andando mesmo. Ninguém me respondeu.
eu pedi 2 caras já pra olhar mais nenhum me respondeu ainda =/
Acha que eu fico dando doubles,triples posts pra alguém ler? Cara, isso eu vo aprender com o tempo. Não preciso apressar as pessoas, mesmo porque quem te ajuda é voluntário.
Não estou dizendo que voce é mal agradecido ou algo do tipo, mas porra man, sprite_index é um comando basicão vei.
Enfim, você mesmo se entrega. Vinte tutoriais de vida, não quer dizer nada.
Não sou o melhor programador, nem sei mexer com vidas. Mas pelo basicão que eu estudei, já tenho uma breve ideia de como seja em Drag'n Drop, daí é só pegar as ações e passá-las pra código.

Concluindo: Procure mais. Lembro que em um dos meus primeiros jogos de Game Maker, tinha um sistema de vidas e te garanto que eu não tive 1/4 do trabalho que você está tendo.
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Mensagem por Luca$ Seg 25 Out 2010, 14:26

Mano serio mesmo... to pedindo ajuda ai vc vem só me criticar? se for pra criticar nem fala nada, por isso eu falei: Se nao quiser resolver nao precisa

Af cara chato --'
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Mensagem por Zero. Seg 25 Out 2010, 14:29

Desculpe realmente tinha um error faz assim agora :

cria um obj_controle_vidas e no create coloke :
global.vidas=5 (no caso ai vc ja começa com 5 vidas )

no draw :
if global.vidas > 0{
draw_sprite(spr_vida,0,view_xview+25,view_yview+10)}
if global.vidas > 1{
draw_sprite(spr_vida,0,view_xview+50,view_yview+10)}
if global.vidas > 2{
draw_sprite(spr_vida,0,view_xview+75,view_yview+10)}
if global.vidas > 3{
draw_sprite(spr_vida,0,view_xview+100,view_yview+10)}
if global.vidas > 4{
draw_sprite(spr_vida,0,view_xview+125,view_yview+10)}

e nos bixos qndo ele colidir no q tira vida faz assim :

no player coloke colisão com inimigo :
global.vidas-=1
room_restart()

Pronto tenta aew !

Obs: no evento draw do obj_controle_vidas as spr_vida tem q ser o sprite da vida q vc tem q desenhar, coloke o obj_controle_vidas na room da fase
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Mensagem por Luca$ Seg 25 Out 2010, 14:39

Mano, desenho as vidas do jeito q eu quero *-*

Só que qnd eu colido com um inimigo nao ta apagando uma vida

Edit:

Uhuuuuuuuuu mano fiz só umas auteraçoes mtu minimas e deu certo
em ves de dar restar room eu coloquei pra ir pra a start position
porq qnd dava restart room, as vidas começavam do 5 denovo, entao deu certo

VLW!

T AMO
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Mensagem por Fuzenrad Seg 25 Out 2010, 14:42

Evitem desviar o assunto do tópico, se continuarem serão alertados.

Além disso, você leu a postagem do Vinians nesse tópico? É só testar, funciona perfeitamente. Só precisa 'prender' o objeto com o view (para não sair da tela), basta usar o x_view e o y_view, configurando com o room_set_view. Achei desnecessário editar o código pra você, pois provavelmente não aprenderia, para tanto leia mais o help do Game Maker.


Última edição por Fuzenrad em Seg 25 Out 2010, 14:45, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Luca$ Seg 25 Out 2010, 14:43

Ok Funzenrad
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Mensagem por Zero. Ter 26 Out 2010, 14:21

Acho que GmLucas deveria colokar no topico como Resolvido

e so mais um detalhe Gm Lucas pra vc dar restart room e as vidas diminuirem
é so vc colokar a variavel global.vidas no evento Start Game do obj_controle_vidas ai vc colokaria o obj_controle_vidas na 1° room do jogo

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