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[Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas
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alexs2195
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Luca$
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Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas
Na verdade,cada sprite que você adiciona tem um indice diferente.Por exemplo vamos supor que vc criou três sprites:spr_sapo,spr_fantasma e spr_coracao.Esses nomes que vc deu às sprites são variáveis que contém o valor do indice delas.vamos supor que spr_sapo=0,spr_fantasma=1 e spr_coracao=3.O sprite_index é uma variável que existe no objeto que faz a sprite dele(do objeto) ter o mesmo indice de uma sprite já adicionada por vc.Pegando o mesmo exemplo:se vc por
Espero que tenha entendido.
- Código:
sprite_index=spr_sapo
Espero que tenha entendido.
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Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas
É a sprite que está sendo mostrada no jogo...
exemplo:
if keyboard_check(vk_up){sprite_index=monstro}
Quando o cara apertar pra cima o sprite será mudado para "monstro"
exemplo:
if keyboard_check(vk_up){sprite_index=monstro}
Quando o cara apertar pra cima o sprite será mudado para "monstro"
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
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Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas
Ainda nao entendi
Mas deixa... vo tentar esperar o Denis Lemos ver minha engine ele ainda nao respondeu
EDIT:
á,Kiklin 123, seu código ta errado deu um erro :s
Mas deixa... vo tentar esperar o Denis Lemos ver minha engine ele ainda nao respondeu
EDIT:
á,Kiklin 123, seu código ta errado deu um erro :s
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Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas
Orra mano, o bagui é muito simples vei. Funciona assim, passando ao português : se (a tecla pressionada(X))
define a sprite = spr_jogador_pulando
Ou seja, quando apertar x, o objeto jogador vai ser atualizado e vai ganhar a sprite do jogador pulando.
Leia isso se quiser ou não: leia antes de tentar fazer as coisas. Mas leia MUITO mesmo. Eu peguei em Game Maker faz 2 semanas e to lendo só pra aprender o básico. Não tenho a menor vontade de fazer um jogo profissional de imediato. To com um projeto com um amigo, mas chega semana de provas e tenho que estudar. O básico do jogo só vai sair daqui a uns 4~5 meses. Nós dois pensamos em fazer algo perfeito. Para isso, sabemos que leva tempo pra se fazer as coisas.O mesmo pra você. Leia muito e não tenha pressa de fazer as coisas.
Aceite a sugestão se quiser ou não .-.
define a sprite = spr_jogador_pulando
Ou seja, quando apertar x, o objeto jogador vai ser atualizado e vai ganhar a sprite do jogador pulando.
Leia isso se quiser ou não: leia antes de tentar fazer as coisas. Mas leia MUITO mesmo. Eu peguei em Game Maker faz 2 semanas e to lendo só pra aprender o básico. Não tenho a menor vontade de fazer um jogo profissional de imediato. To com um projeto com um amigo, mas chega semana de provas e tenho que estudar. O básico do jogo só vai sair daqui a uns 4~5 meses. Nós dois pensamos em fazer algo perfeito. Para isso, sabemos que leva tempo pra se fazer as coisas.O mesmo pra você. Leia muito e não tenha pressa de fazer as coisas.
Aceite a sugestão se quiser ou não .-.
Alexandre Dias- Data de inscrição : 13/10/2010
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Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas
[quote]Mas deixa...[quote]
Mano eu leio mta coisa pra vc saber...
antes de eu criar esse tópico, eu li mais de 20 tutoriais só de vida
Mano eu leio mta coisa pra vc saber...
antes de eu criar esse tópico, eu li mais de 20 tutoriais só de vida
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Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas
Amigão, não sei se você leu, postei uma solução pra você acima, já testado e funcional. Não é isso que você está a procura? Talvez eu não tenha entendido o que você esta precisando.GMLucas escreveu:Ainda nao entendi
Mas deixa... vo tentar esperar o Denis Lemos ver minha engine ele ainda nao respondeu
EDIT:
á,Kiklin 123, seu código ta errado deu um erro :s
Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas
Vinians, eu nao fiz porque eu nao entendi uma coisa direito.
Olha,
No inicio do jogo como assim? no evento Game Start?
Mas em q objeto :S?
Olha,
No inicio do seu jogo coloque:
No inicio do jogo como assim? no evento Game Start?
Mas em q objeto :S?
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Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas
No inicio do jogo é quando o jogo começa. Você pode usar o evento Game Start, e quanto ao objeto pode ser um de sua escolha apenas usado para inicializar coisas. Eu geralmente crio um objeto pra isso e o chamo de objInit.GMLucas escreveu:Vinians, eu nao fiz porque eu nao entendi uma coisa direito.
Olha,No inicio do seu jogo coloque:
No inicio do jogo como assim? no evento Game Start?
Mas em q objeto :S?
Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas
cara mesmo assim, nao deu certo seu tuto, axo que meu jgo deve tar meio doido :s
ou bugado
eu pedi 2 caras já pra olhar mais nenhum me respondeu ainda =/
ou bugado
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Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas
Já achei seu erro. Você quer fazer vidas, mas não sabe o básico. Eu perguntei em um tópico como colocava um inimigo com sprites animadas, como se fosse um personagem andando mesmo. Ninguém me respondeu.eu li mais de 20 tutoriais só de vida
Acha que eu fico dando doubles,triples posts pra alguém ler? Cara, isso eu vo aprender com o tempo. Não preciso apressar as pessoas, mesmo porque quem te ajuda é voluntário.eu pedi 2 caras já pra olhar mais nenhum me respondeu ainda =/
Não estou dizendo que voce é mal agradecido ou algo do tipo, mas porra man, sprite_index é um comando basicão vei.
Enfim, você mesmo se entrega. Vinte tutoriais de vida, não quer dizer nada.
Não sou o melhor programador, nem sei mexer com vidas. Mas pelo basicão que eu estudei, já tenho uma breve ideia de como seja em Drag'n Drop, daí é só pegar as ações e passá-las pra código.
Concluindo: Procure mais. Lembro que em um dos meus primeiros jogos de Game Maker, tinha um sistema de vidas e te garanto que eu não tive 1/4 do trabalho que você está tendo.
Alexandre Dias- Data de inscrição : 13/10/2010
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Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas
Mano serio mesmo... to pedindo ajuda ai vc vem só me criticar? se for pra criticar nem fala nada, por isso eu falei: Se nao quiser resolver nao precisa
Af cara chato --'
Af cara chato --'
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Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas
Desculpe realmente tinha um error faz assim agora :
cria um obj_controle_vidas e no create coloke :
global.vidas=5 (no caso ai vc ja começa com 5 vidas )
no draw :
if global.vidas > 0{
draw_sprite(spr_vida,0,view_xview+25,view_yview+10)}
if global.vidas > 1{
draw_sprite(spr_vida,0,view_xview+50,view_yview+10)}
if global.vidas > 2{
draw_sprite(spr_vida,0,view_xview+75,view_yview+10)}
if global.vidas > 3{
draw_sprite(spr_vida,0,view_xview+100,view_yview+10)}
if global.vidas > 4{
draw_sprite(spr_vida,0,view_xview+125,view_yview+10)}
e nos bixos qndo ele colidir no q tira vida faz assim :
no player coloke colisão com inimigo :
global.vidas-=1
room_restart()
Pronto tenta aew !
Obs: no evento draw do obj_controle_vidas as spr_vida tem q ser o sprite da vida q vc tem q desenhar, coloke o obj_controle_vidas na room da fase
cria um obj_controle_vidas e no create coloke :
global.vidas=5 (no caso ai vc ja começa com 5 vidas )
no draw :
if global.vidas > 0{
draw_sprite(spr_vida,0,view_xview+25,view_yview+10)}
if global.vidas > 1{
draw_sprite(spr_vida,0,view_xview+50,view_yview+10)}
if global.vidas > 2{
draw_sprite(spr_vida,0,view_xview+75,view_yview+10)}
if global.vidas > 3{
draw_sprite(spr_vida,0,view_xview+100,view_yview+10)}
if global.vidas > 4{
draw_sprite(spr_vida,0,view_xview+125,view_yview+10)}
e nos bixos qndo ele colidir no q tira vida faz assim :
no player coloke colisão com inimigo :
global.vidas-=1
room_restart()
Pronto tenta aew !
Obs: no evento draw do obj_controle_vidas as spr_vida tem q ser o sprite da vida q vc tem q desenhar, coloke o obj_controle_vidas na room da fase
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas
Mano, desenho as vidas do jeito q eu quero *-*
Só que qnd eu colido com um inimigo nao ta apagando uma vida
Edit:
Uhuuuuuuuuu mano fiz só umas auteraçoes mtu minimas e deu certo
em ves de dar restar room eu coloquei pra ir pra a start position
porq qnd dava restart room, as vidas começavam do 5 denovo, entao deu certo
VLW!
T AMO
Só que qnd eu colido com um inimigo nao ta apagando uma vida
Edit:
Uhuuuuuuuuu mano fiz só umas auteraçoes mtu minimas e deu certo
em ves de dar restar room eu coloquei pra ir pra a start position
porq qnd dava restart room, as vidas começavam do 5 denovo, entao deu certo
VLW!
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Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas
Evitem desviar o assunto do tópico, se continuarem serão alertados.
Além disso, você leu a postagem do Vinians nesse tópico? É só testar, funciona perfeitamente. Só precisa 'prender' o objeto com o view (para não sair da tela), basta usar o x_view e o y_view, configurando com o room_set_view. Achei desnecessário editar o código pra você, pois provavelmente não aprenderia, para tanto leia mais o help do Game Maker.
Além disso, você leu a postagem do Vinians nesse tópico? É só testar, funciona perfeitamente. Só precisa 'prender' o objeto com o view (para não sair da tela), basta usar o x_view e o y_view, configurando com o room_set_view. Achei desnecessário editar o código pra você, pois provavelmente não aprenderia, para tanto leia mais o help do Game Maker.
Última edição por Fuzenrad em Seg 25 Out 2010, 14:45, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas
Ok Funzenrad
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Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas
Acho que GmLucas deveria colokar no topico como Resolvido
e so mais um detalhe Gm Lucas pra vc dar restart room e as vidas diminuirem
é so vc colokar a variavel global.vidas no evento Start Game do obj_controle_vidas ai vc colokaria o obj_controle_vidas na 1° room do jogo
Kiklin
e so mais um detalhe Gm Lucas pra vc dar restart room e as vidas diminuirem
é so vc colokar a variavel global.vidas no evento Start Game do obj_controle_vidas ai vc colokaria o obj_controle_vidas na 1° room do jogo
Kiklin
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