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[Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas Empty [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas

Mensagem por Luca$ Sex 15 Out 2010, 19:37

Galera meu ''projeto de jogo'' ta quase pronto sauhsaushaush.

Só falta colocar um sistema de vidas.

Eu queria q fosse tipo assim:

Vidas: S2 S2 S2 S2 S2

LEGENDA : S2 = Um sprite de coraçao que vou usar
Vidas: Escrito a palavra Vidas: antes dos coraçoes

E que ao tocar em um objeto com um coraçao addicionace vidas e qnd encostace na lava, agua e caice e nos monstros perdece vidas.

Sei que existem mtus tutoriais já mais eu nao encontrei nenhum que me ajudasse, e so falta isso para meu jogo ficar pronto

Desde já agradeço
GMLucas Very Happy


Última edição por GMLucas em Ter 26 Out 2010, 19:05, editado 2 vez(es)
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[Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas Empty Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas

Mensagem por Super Games Sex 15 Out 2010, 20:46

Vai na aba ''Score'' e coloque a opção Draw Lifes imagens.

Espero ter ajudado...
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[Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas Empty Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas

Mensagem por Salathiel Sex 15 Out 2010, 20:50

Crie um obj_vida e no draw:
Vai na aba score e escolha draw lives images.

Se você quiser o codigo:
Spoiler:

No evento de colisão do obj_player com o obj_add_vida:
Código:
lives=+1

No evento de colisão com o obj_inimigo com o obj_player:
Código:
lives=-1


Última edição por Salathiel em Sáb 16 Out 2010, 08:58, editado 1 vez(es)
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[Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas Empty Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas

Mensagem por Luca$ Sáb 16 Out 2010, 00:49

Mano eu concegui fazer aparecer os negossos, só nao sei fazer pra qnd eu colidir com um inimigo desaparecer um sprite da vida :S
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[Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas Empty Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas

Mensagem por Luca$ Sáb 16 Out 2010, 12:16

Meu Jogo só falta isso (contador de vidas) pra eu por ele aki no forum pra vcs avaliarem meu primeiro jogo.
e eu queria saber se precisa ter um instalador, porque eu sei como colocar um instalador. e se pode colocar dentro do pack de download Very Happy
Axo que ta mtu manero.
e mals pelo post duplo
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Mensagem por Luiz A. Oliveira Sáb 16 Out 2010, 12:50

Não precisa de instalação, mas se quiser no baixaki tem um programa inno setup. Me envia uma mp que eu te ensimo a mexer nele e a colocar vidas... 12 anos mesmo?, tenho 13 ;D
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Mensagem por Luca$ Seg 18 Out 2010, 12:34

Eu entendo, ja tentei de todos os jeitos e nenhum da certo.

Eu ponho as vidas na tela mais qnd eu colido com um inimigo nao apaga um sprite de coraçao

Auguem me ajuda, um cara ja olhou e disse q nao há nada de errado mais nao paarece as vidas .
Fica assim:[Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas Comota
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Mensagem por Luca$ Sex 22 Out 2010, 13:04

galera meu topico vai morrer sem eu ter conceguido por as vidas =/

Axo q deve ter augum problema no meu jogo
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[Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas Empty Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas

Mensagem por Denis Lemos Sex 22 Out 2010, 14:36

Tem um jeito, mas não é muito bom, só funciona legal se tiver um limite baixo de vidas:

Crie uma sprite chamada "spr_vidas", na subimagem[0], deixe vazio, na subimagem[1]deixe um coroção, na subimagem[2] deixe dois corações, na subimagem[3] deixe três corações e assim por diante até ter o limite máximo de vidas que você querer !

No CREATE:
Código:
vidas=3 // Começar com 3 vidas
No draw:
Código:
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,-1,image_alpha) // Desenha a sprite do player, pois quando adiciona o evento draw tem que desenhar as sprites denovo !

//Desenhar as vidas
draw_sprite(spr_vidas,vidas,50,50)
Ali onde desenha as vidas, vai desenhar a sprite das vidas e na subimagem vai ter o valor da variável "vidas", que se for 0, na sprite vai estar vazio, pois não tem nada desenhado, se tiver em 2, vai desenhar a subimagem[2] aquela que tem apenas 2 corações desenhados etc...

Na colisão do objeto que dá vidas:
Código:

if vidas<=10 // Dez é o limite aqui, então na sprite coloque 11 subimagens, pois conta desde o zero !
{
    vidas+=1 // Adiciona uma vida
}

Na colisão com os inimigos ou o que for que seja:
Código:
if vidas >0 // Se tiver vidas para diminuir
{
    vidas-=1 // Tira uma vida
}
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[Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas Empty Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas

Mensagem por Luca$ Sex 22 Out 2010, 15:08

Mano, poe isso em que objeto? esses codigos
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[Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas Empty Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas

Mensagem por Luca$ Sex 22 Out 2010, 15:13

Mals Post Duplo :
Ta dando esse erro:

___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_ctrl:

Trying to draw non-existing sprite.
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[Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas Empty Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas

Mensagem por Alexandre Dias Sex 22 Out 2010, 15:26

Voce lotou aqui de post duplo hein? Clica em edit e vai no teu post mesmo D:
Enfim, não sei nada (ou quase nada) de Game Maker, mas com um inglês básico você conseguiria sair dessa situação sem dificuldade.
Trying to draw non-existing sprite.
Ao pé da letra :
Tentando desenhar sprite não existente.

Verifica aí se você tem o sprite e se ele ta com o nome correto. Não sei se é isso, mas por via das dúvidas, não custa tentar.
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Mensagem por Denis Lemos Sex 22 Out 2010, 15:43

Nazkrolevy escreveu:Voce lotou aqui de post duplo hein? Clica em edit e vai no teu post mesmo D:
Enfim, não sei nada (ou quase nada) de Game Maker, mas com um inglês básico você conseguiria sair dessa situação sem dificuldade.
Trying to draw non-existing sprite.
Ao pé da letra :
Tentando desenhar sprite não existente.

Verifica aí se você tem o sprite e se ele ta com o nome correto. Não sei se é isso, mas por via das dúvidas, não custa tentar.
É isso mesmo, não existe sprite, ou você não criou a sprite com as subimagens !
Ou o que eu acho que é, você colocou o código em um objeto que não possui sprite_index, pois o nome dele é "obj_ctrl", e no código diz para desenhar a sprite do player novamente, pois quando se adiciona o Evento draw no objeto, sua sprite_index não é desenhada, então tem que desenhar ela novamente, mas como seu objeto não tem sprite index deu erro !

O código tem que colocar no objeto player !

E para com os post duplos, é só copiar e apagar a sua última menssagem, depois escrever a que você apagou e dar um edit e escrever o que você quer, que não vai ter post duplo e a menssagem vai aparecer no topo novamente !
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[Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas Empty Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas

Mensagem por Fuzenrad Sex 22 Out 2010, 21:33

Nossa, um Double Double Post.

Use o botão 'Editar' da sua mensagem ([Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas Editarr), não vou reduzir a sua barra dessa vez, mas toma cuidado.
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[Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas Empty Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas

Mensagem por alexs2195 Sex 22 Out 2010, 22:39

vai no site do yoyo games la tem uma engine com avida exatamente assim é a de plataforma!
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[Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas Empty Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas

Mensagem por vinians Sex 22 Out 2010, 23:03

Amigo, o Game Maker tem 2 variáveis globais que funcionam para pontos e vidas. Vamos usa-las.
No inicio do seu jogo coloque:

lives = 3; //tres vidas
score = 0; //zero pontos


Agora precisamos de um sprite para representar as vidas. Crie um sprite chamado sprVidas, coloque uma imagem de "coração" que você quer. Apenas uma imagem.

Agora, crie um objeto chamado objHUD (que vai mostrar as vidas e os pontos).
No Evento DRAW desse obejto coloque esse código:

var i;
draw_text(x, y, "Pontos: " + string(score)); //desenhas os pontos
for (i = 0; i < lives; i += 1)
{
draw_sprite(sprVidas, 0, x + (32 * i) , y - 32); //desenha cada vida
}

Agora é facil, apenas coloque esse objeto objHUD na room e no local que você quer que a vida e o score apareça.
Quando o seu heroi morrer faça:

lives -= 1; //Perde uma vida;
if (lives < 0)
{
//chama a tela de game over
}

Quando ele ganha pontos:

score += 1000; //ganha 1000 pontos

É isso ai.
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[Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas Empty Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas

Mensagem por Zero. Sáb 23 Out 2010, 13:26

Faz assim :

cria um obj_controle_vidas e no create coloke :
global.vidas=5 (no caso ai vc ja começa com 5 vidas )

no draw :
if global.vidas=1
{draw_sprite(spr_vidas,view[0].x+20,view[0].y+10,1}
if global.vidas=2
{draw_sprite(spr_vidas,view[0].x+50,view[0].y+10,1}
if global.vidas=3
{draw_sprite(spr_vidas,view[0].x+80,view[0].y+10,1}
if global.vidas=4
{draw_sprite(spr_vidas,view[0].x+110,view[0].y+10,1}
if global.vidas=5
{draw_sprite(spr_vidas,view[0].x+140,view[0].y+10,1}

e nos bixos qndo ele colidir no q tira vida faz assim :

no player coloke colisão com inimigo :
global.vidas-=1
room_restart()

Pronto tenta aew !

Obs: no evento draw do obj_controle_vidas as spr_vidas tem q ser o sprite da vida q vc tem q desenhar, coloke o obj_controle_vidas na room da fase
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Mensagem por Luca$ Sáb 23 Out 2010, 17:30

Denis lemos entende nada oque vocÊ falo :S

oque é sprite index? se vc me falar eu tento mexer

Obs:vo mandar minha engine por MP pra vc pra vc ver oq ta errado
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Mensagem por Super Games Sáb 23 Out 2010, 17:41

GMLucas escreveu:Denis lemos entende nada oque vocÊ falo :S

oque é sprite index? se vc me falar eu tento mexer

Obs:vo mandar minha engine por MP pra vc pra vc ver oq ta errado

Sprite Index e fazer que a sprite seja a tal sprite.
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[Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas Empty Re: [Resolvido][Ajuda]Contador de Vidas

Mensagem por Luca$ Sáb 23 Out 2010, 17:48

ata, nossa me explicou tudo agora --'

Entendi nada vei :S

Nao era nesse sentido que eu queria, era como criar um sprite index pro meu sprite
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