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Dúvida sobre colisão em movimento

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Dúvida sobre colisão em movimento Empty Dúvida sobre colisão em movimento

Mensagem por CyberTrox Dom 10 Out 2010, 17:00

E ae galera tudo bem? andei meio sumido agora to de volta tentando montar um game mais interessante um pouco !
O game é tipo Puzzle, Pong, o player é um cubo, que pode se moventar pelo cenário livremente, não há gravidade, até ai tudo certo, ai tem uma bola que rebate no cenario e eventualmente rebate no player também.
No segundo cenário eu criei uma plataforma móvel, coisa simples um cubo duplo que tem um movimento horizontal de velocidade 3 e este rebate na parede e volta.
Só que quando a bola rebate nesta plataforma móvel ela trava e trava junto a plataforma, isto quando a bola acerta a plataforma em movimento, quando ela acerta só na vertical ou só na horizontal ela rebate normal, mais quando acerta meio que na quina da plataforma ela trava, ai esta minha dúvida, teria como ela se rebater livremente na plataforma independente do local que ela colide?

Obrigado desde já !

Abraço

Atenciosamente
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Dúvida sobre colisão em movimento Empty Re: Dúvida sobre colisão em movimento

Mensagem por All-x Dom 10 Out 2010, 18:23

É que acontece isso:

[força 1]---><---[força 2 sem lmite para voltar a não ser a parede]

E eles não se rebatem pelo motivo de a barra ter força constante. Você tem que fazer com que a barra pare somente no momento da colisão com a bola ou fazer com que a bola diminua sua posição x quando rebater na direita da barra e aumente a posição x quando rebater na esquerda da barra (Afinal se ambas tiverem direções horizontais diferentes, a bola sofre uma força inversa maior do que se tivesse simplesmente rebatido na parede).

Acho que é isso, se entendi bem.

FLWS!

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Dúvida sobre colisão em movimento Empty Re: Dúvida sobre colisão em movimento

Mensagem por CyberTrox Dom 10 Out 2010, 18:40

É isso mesmo Alex FC, são velocidades contrárias iguais, mas como eu posso usar em código.
Por exemplo se a bola estiver a velocidade x e colidir com a plataforma em velocidade x e rebater ou ir em direção contrária?

Mas valeu ja deu uma iluminada aqui !
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Dúvida sobre colisão em movimento Empty Re: Dúvida sobre colisão em movimento

Mensagem por Gabreel Dom 10 Out 2010, 19:02

CUBO - create
hspeed=-1;
CUBO - step
if(!place_free(x-2,y) || !place_free(x-2,y)){hspeed*=-1;}

A plataforma tem que estar sólida, oks?
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Dúvida sobre colisão em movimento Empty Re: Dúvida sobre colisão em movimento

Mensagem por Carlos L. Dom 10 Out 2010, 19:04

Usa esse código talvez funcione.
Na colisão.
Código:
move_bounce_solid(0);
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Dúvida sobre colisão em movimento Empty Re: Dúvida sobre colisão em movimento

Mensagem por All-x Dom 10 Out 2010, 19:27

Fiz essa engine com base no que você disse:

Engine: Teste Rebate - Clique aqui para baixar (12 Kb)

Preste atenção na configuração das sprites, principalmente da bola. Fiz até um anti-bug para caso a bola seja impressada pela barra Very Happy.

FLWS!
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Dúvida sobre colisão em movimento Empty Re: Dúvida sobre colisão em movimento

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