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Janelas Dinâmicas com perguntas e respostas
3 participantes
Página 1 de 1
Janelas Dinâmicas com perguntas e respostas
Olá, estive procurando no fórum e achei vários tutoriais de janelas dinâmicas, mas não consigo adaptá-los para o que eu quero. Eu gostaria de que a janela que se abre quando minha personagem colide com um livro fosse uma janela com uma pergunta, com imagem e opções para a respotas em botões tipo rádio. Quando ela clicasse em ok, ele verificaria se a resposta era a certa e fechava a janela senão a janela continuava aberta até o usuário acertar a questão.
HELP ME PLEASE.
HELP ME PLEASE.
Re: Janelas Dinâmicas com perguntas e respostas
Olá tcandreetti, esses tutoriais são de minha autoria, é bom ver que alguém leu .
A janela aparecer quando colidir com o livro é simples, no caso elas precisam somente ser "criadas" na tela:
Evento Collision with livro
A janela aparecer quando colidir com o livro é simples, no caso elas precisam somente ser "criadas" na tela:
Evento Collision with livro
- Código:
instance_create(x,y,botao1)
instance_create(x,y,botao2)
//(...)
instance_create(x,y,jan_movel)
Não entendi. É tipo questão de vestibular? Imagem, texto explicativo e 5 alternativas?uma pergunta, com imagem e opções para a respotas em botões tipo rádio
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Re: Janelas Dinâmicas com perguntas e respostas
Eu te aconcelho usar arquivos .ini pra armazenar as informações relativas as questões e respostas, existem vários tutoriais explicando o seu funcionamento e uso, esse é um deles:
Manipulando arquivos .INI (Por Gusba)
No seu caso o arquivo será mais ou menos assim:
Usando arquivos ini, facilita a leitura, a atualização de perguntas etc.
É possível fazer o que você está pensando, precisará de 5 botões dispostos verticalmente, com as opções: A, B, C, D e E, e a pergunta na própria caixa, se eu fosse explicar cada parte, seria uma mensagem muito extensa e talvez você não entenderia. Eu fiz um exemplo bobo, ai você pode adaptar ao seu jogo, mudar o texto, inserir a leitura com arquivos INI's etc.
Baixar exemplo_bobo.gmk (25kb)
Boa sorte e qualquer dúvida pergunta aqui.
Manipulando arquivos .INI (Por Gusba)
No seu caso o arquivo será mais ou menos assim:
- Código:
[Perguntas]
perg[1]="Qual a capital da Argentina?"
resp[1,0]="Santiago"
resp[1,1]="Brasilia"
resp[1,2]="Buenos Aires"
resp[1,3]="Los Angeles"
resp[1,4]="Rio Branco"
resp_certa[1]=2
Usando arquivos ini, facilita a leitura, a atualização de perguntas etc.
É possível fazer o que você está pensando, precisará de 5 botões dispostos verticalmente, com as opções: A, B, C, D e E, e a pergunta na própria caixa, se eu fosse explicar cada parte, seria uma mensagem muito extensa e talvez você não entenderia. Eu fiz um exemplo bobo, ai você pode adaptar ao seu jogo, mudar o texto, inserir a leitura com arquivos INI's etc.
Baixar exemplo_bobo.gmk (25kb)
Boa sorte e qualquer dúvida pergunta aqui.
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Re: Janelas Dinâmicas com perguntas e respostas
Olha vi q tu é novata, não sei se é iniciante tbm... mas pra ficar mais fácil...no caso d colidir vc pode usar na Propriedade do Objeto o evento 'collision' ai vc vai escolher qual objeto q vc quer...geralmente é o personagem..
no seu caso, vai ficar +/- assim:
vai na propriedade do objeto 'livro' e add o evento 'collision' e o objeto>personagem...
aii vc pode implementar +/- assim, abaixo segue um exemplo:
em actions.. control/code/Execute Code
coloque :
Espero ter ajudado.... tipo qualquer coisa é só vc ir adaptando o codigo ao estilo q vc deseja...
Bye '-'
PS: O arquivo ini vai te ajudar bastante, mas tente intender a parte mais fácil primeiro (particulamente eu considero essa), para depois trabalhar com o ini ou melhor para implementar usando o ini.
no seu caso, vai ficar +/- assim:
vai na propriedade do objeto 'livro' e add o evento 'collision' e o objeto>personagem...
aii vc pode implementar +/- assim, abaixo segue um exemplo:
em actions.. control/code/Execute Code
coloque :
- Código:
{
Pergunta := get_string("A letra que vem depois do A é:", "") ; //exemplo do proprio GMBR
if(Pergunta == "B") || (Pergunta == "b") { // se a resposta dada for uma dessas
show_message("Resposta correta!") ; //aparecerá essa mensagem
room_goto_next() // nesse caso passará de room
}
else //se não
{
show_message("Resposta Incorreta");//mensagem
room_persistent=nome da room atual; //ficará na mesma room....no lugar de room pode usar o objeto q vc deseja.. ''objeto _ persistent''
}
}
Espero ter ajudado.... tipo qualquer coisa é só vc ir adaptando o codigo ao estilo q vc deseja...
Bye '-'
PS: O arquivo ini vai te ajudar bastante, mas tente intender a parte mais fácil primeiro (particulamente eu considero essa), para depois trabalhar com o ini ou melhor para implementar usando o ini.
Iasmim Ribeiro- Data de inscrição : 05/07/2010
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Re: Janelas Dinâmicas com perguntas e respostas
Obrigada, mas eu acabei descobrindo esse código aí pelo F1 do GM, e já estou usando ele. Eu tenho algum conhecimento em Java então achei que pudesse funcionar algo parecido com o que eu uso lá. Valeu pela dica
Re: Janelas Dinâmicas com perguntas e respostas
OK...Precisandoo..
Estou fazendo um projeto que tem o mesmo tema que o seu: ''Jogo Educativo''... Só que, é pra quando o aluno for passar d fase ai ele responde uma pergunta...que vem d um banco de dados, no qual vai ser inserido dados pelo 'professor'.... E no caso além do GM estou utilizando outra linguagem no meu projeto....
No mais se precisar de ajuda....estamos ai, a disposição.
Abraço...
Estou fazendo um projeto que tem o mesmo tema que o seu: ''Jogo Educativo''... Só que, é pra quando o aluno for passar d fase ai ele responde uma pergunta...que vem d um banco de dados, no qual vai ser inserido dados pelo 'professor'.... E no caso além do GM estou utilizando outra linguagem no meu projeto....
No mais se precisar de ajuda....estamos ai, a disposição.
Abraço...
Iasmim Ribeiro- Data de inscrição : 05/07/2010
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Re: Janelas Dinâmicas com perguntas e respostas
Voltei aki...para corrigir um erro anterior, na minha postagem...
Só pude ver este equívoco agora ao trabalhar diretamente com isso...foi ai que me toquei....
Eu falei que:
Só que isso q eu sugeri não confere.....
Para fazer o mesmo com um objeto utilize:
Por sugestão, vc pode ir direto:
Bye e desculpe-me pelo erro anteriormente...
**Agradecimentos ''Jiraya''
Editado por Alex FC: Usuária alertada por fazer post duplo. Leias as regras!
Só pude ver este equívoco agora ao trabalhar diretamente com isso...foi ai que me toquei....
Eu falei que:
...no lugar de room pode usar o objeto q vc deseja.. ''objeto _ persistent''
Só que isso q eu sugeri não confere.....
Para fazer o mesmo com um objeto utilize:
- Código:
object_get_persistent(nome do objeto); //checa se o objeto é persistente ~ o SET vai fazer o obj nunca sumir da room
ou
object_set_persistent(nome do objeto, persistente); //isso seta a persistência do objeto. Persistente é um valor booleano(true or false)...
Por sugestão, vc pode ir direto:
- Código:
nome do objeto.persistent=valor booleano
Bye e desculpe-me pelo erro anteriormente...
**Agradecimentos ''Jiraya''
Editado por Alex FC: Usuária alertada por fazer post duplo. Leias as regras!
Iasmim Ribeiro- Data de inscrição : 05/07/2010
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