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[TUTORIAL] Cronometro com milissegundos
+2
vitor_liminha123
itarodrigo
6 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[TUTORIAL] Cronometro com milissegundos
Nome: Cronometro com milissegundos
Descrição: Cronometro com minuto, segundo e milesimo
Nível de dificuldade: mediano, avançado
Requerimentos: 8 - Pro/Lite
Desenvolvimento:
Procurei bastante tempo por uma engine de cronometro para criar um jogo de corrida, mas só achei com hora, minuto e segundo.
Resolvi criar uma e vou compartilhar com voces.
Crie um objeto que irei chamar de obj_cronometro, nele crie um evento CREATE com o seguinte codigo:
Crien um evento STEP com o seguinte codigo:
crie tambem um evento DRAW com o seguinte codigo:
finalizamos o componente obj_cronometro
crie um novo objeto chamado obj_inicia_volta, ele irá ativar a contagem, no evento CREATE escreva o seguinte codigo:
finalizamos o obj_inicia_volta
por ultimo, crie um script chamado scr_arruma_tempo com o seguinte codigo:
crie uma room e coloque os dois objetos dentro dela.
atenção: primeiro coloque o obj_cronometro, pois ele quem inicia as variaveis necessarias para fazer o sistema funcionar. depois inclua um obj_inicia_volta. coloque apenas um objeto de cada
dica: voce pode criar dois objetos, um para iniciar a volta e outro para parar usando a variavel global.inicia
agora teste o jogo.
qualquer duvida, estamos aí.
Descrição: Cronometro com minuto, segundo e milesimo
Nível de dificuldade: mediano, avançado
Requerimentos: 8 - Pro/Lite
Desenvolvimento:
Procurei bastante tempo por uma engine de cronometro para criar um jogo de corrida, mas só achei com hora, minuto e segundo.
Resolvi criar uma e vou compartilhar com voces.
Crie um objeto que irei chamar de obj_cronometro, nele crie um evento CREATE com o seguinte codigo:
- Código:
globalvar
inicia, volta, minuto, segundo, milesimo, tempojogo;
global.inicia = false;
Crien um evento STEP com o seguinte codigo:
- Código:
if global.inicia = true
{
global.volta = current_time - global.tempojogo;
if global.milesimo < 999 {
global.milesimo = current_time - global.tempojogo;
}
else {
global.tempojogo = current_time;
global.segundo += 1;
global.milesimo = 0;
}
if global.segundo > 59 {
global.segundo = 0;
global.minuto += 1;
}
}
crie tambem um evento DRAW com o seguinte codigo:
- Código:
draw_text(10,10,string(scr_arruma_tempo(global.minuto,false)) + ":" + string(scr_arruma_tempo(global.segundo,false)) + ":" + string(scr_arruma_tempo(global.milesimo,true)));
finalizamos o componente obj_cronometro
crie um novo objeto chamado obj_inicia_volta, ele irá ativar a contagem, no evento CREATE escreva o seguinte codigo:
- Código:
if global.inicia == true
{
global.inicia = false;
}
else
{
global.inicia = true;
global.tempo = 0;
global.milesimo = 0;
global.segundo = 0;
global.minuto = 0;
global.tempojogo = current_time;
}
finalizamos o obj_inicia_volta
por ultimo, crie um script chamado scr_arruma_tempo com o seguinte codigo:
- Código:
if argument1 = false
{
if argument0 < 10
{
return "0" + string(argument0);
}
if argument0 > 9
{
return string(argument0);
}
else
{
return "00";
}
}
else
{
if argument0 < 10
{
return "00" + string(argument0);
}
if argument0 < 100
{
return "0" + string(argument0);
}
else
{
return string_copy(string(argument0),1,3);
}
}
crie uma room e coloque os dois objetos dentro dela.
atenção: primeiro coloque o obj_cronometro, pois ele quem inicia as variaveis necessarias para fazer o sistema funcionar. depois inclua um obj_inicia_volta. coloque apenas um objeto de cada
dica: voce pode criar dois objetos, um para iniciar a volta e outro para parar usando a variavel global.inicia
agora teste o jogo.
qualquer duvida, estamos aí.
Última edição por itarodrigo em Qua 29 Set 2010, 23:50, editado 1 vez(es)
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
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Re: [TUTORIAL] Cronometro com milissegundos
Hum, é complicado, mas é bem útil.
Muito legal o tuto, mas tenta dar uma explicadinha melhor.
Muito legal o tuto, mas tenta dar uma explicadinha melhor.
Re: [TUTORIAL] Cronometro com milissegundos
fica mais facil pra mim, se voce tiver alguma duvida e perguntar, rrsrs.
abraço.
abraço.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
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Re: [TUTORIAL] Cronometro com milissegundos
Bem utei seu tutorial amigo! Apesar de eu ja saber isso conserteza tem gente que não sabe, entam vai ajudar bastante. Continue assim
Até!
Até!
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2800
Prêmios :
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- Godot
- Javascript
- C ou C++
Re: [TUTORIAL] Cronometro com milissegundos
funcionou ok o/
mas sabe como posso deixar a fonte branca e em negrito?
é que meu cenário é escuro ><
se souber tbm como mostrar a contagem final no game over fico grata
mas sabe como posso deixar a fonte branca e em negrito?
é que meu cenário é escuro ><
se souber tbm como mostrar a contagem final no game over fico grata
Re: [TUTORIAL] Cronometro com milissegundos
Pra fonte ficar branca, acima da linha do texto deixa essa:
***Editado***
Eu quero apagar essa minha postagem, pois deixei uma identica em outro tópico.
Não vejo o botão de deletar aqui, então peço que alguém que tenha esse poder faça isso por mim.
Obrigado!
- Código:
draw_set_color(c_white);
- Código:
draw_text(x,y,"Tempo: "+string(tempo));
***Editado***
Eu quero apagar essa minha postagem, pois deixei uma identica em outro tópico.
Não vejo o botão de deletar aqui, então peço que alguém que tenha esse poder faça isso por mim.
Obrigado!
Super Maker- Data de inscrição : 09/07/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 646
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [TUTORIAL] Cronometro com milissegundos
Mt bom tutorial!... será mt útil no meu joguinho.
marllon ramos- Data de inscrição : 08/11/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 6
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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