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Cronometro ou Relógio?
+3
KinKing
dumetal
thekid
7 participantes
Página 1 de 1
Cronometro ou Relógio?
Como faço para adicionar em meu game um cronometro ou relógio?
thekid- Data de inscrição : 06/06/2008
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Re: Cronometro ou Relógio?
Iae cara seja Bem-Vindo! Tem uma engine sobre isso nesse tópico:
https://gmbr.forumeiros.com/engines-f12/engine-tempo-t43.htm
Valeu!
https://gmbr.forumeiros.com/engines-f12/engine-tempo-t43.htm
Valeu!
Re: Cronometro ou Relógio?
A engine acima é de tempo regressivo... e é de Drag & Drop. A minha é progressiva (vai aumentando), em GML, com apenas três códigos:
Crie um objeto. No evento Create dele, coloque:
time = 0;
Depois, no evento Step dele, coloque:
time += 1;
E finalmente, no evento Draw, coloque:
draw_text(50,50,floor(time/room_speed));
E pronto! Você tem uma contagem de tempo de 0 até infinito que é mostrada em segundos.
Se nem a do dumetal nem a minha servirem ao seu propósito, não hesite em pedir mais ajuda, ^^.
Crie um objeto. No evento Create dele, coloque:
time = 0;
Depois, no evento Step dele, coloque:
time += 1;
E finalmente, no evento Draw, coloque:
draw_text(50,50,floor(time/room_speed));
E pronto! Você tem uma contagem de tempo de 0 até infinito que é mostrada em segundos.
Se nem a do dumetal nem a minha servirem ao seu propósito, não hesite em pedir mais ajuda, ^^.
Re: Cronometro ou Relógio?
Opa! Eu fiz um mini tutorial sobre como se coloca tempo no game, porque infelizmente nenhum desses vai funcionar direitinho. Eu testei todos em diversas situações e comparei com o meu código.
Esse do "1/room_speed" não vai funcionar porque a base do cálculo está na velocidade da sala e isso está errado. Em uma engine de tempo a base pra que fucione corretamente deve ser o tempo. Mas valeu ao Kingking pela sugestão porque ele tentou ajudar, ok? A ajuda dele é sempre inteligente e muito bem vinda.
Esse cálculo acima vai ser influenciado por várias coisas como: quantidade de objetos na sala, velocidade do processador, velocidade da sala (se o processador não conseguir acompanhar), etc.
Tanto é que o próprio Game Maker não tem funções especiais pra cronometrar o tempo do jogo e sim funções pra pegar o tempo do sistema. O que se vê muito na maioria das engines são "gambiarras" com timelines que também não são boas...
Colocando tempo no game
O Game Maker conta com uma gama enorme de funções para manipular o tempo do sistema e fazer cálculos de tempo. Para adicionar função de tempo ao Game é bem simples. Algumas dessas rotinas abaixo vão ajudar, mas atenção porque isso não são variáveis, ok?
current_time
Este valor é o número em milisegundos que se passaram após a inicialização do sistema.
current_hour
Esse valor retorna a hora atual.
current_minute
Esse valor retorna o minuto atual.
current_second
Retorna o segundo no momento.
Essas são apenas algumas das funções. Quando fiz o "Ministicker Cronos" e o "InitCd Player" (ambos feitos no Game Maker), usei outras também que são úteis para interagir com a área de transferência, calcular data com base no tempo, alarmes, ,linhas de tempo (timelines), etc. Então se alguém tiver alguma dúvida quanto à isso, poste aqui no fórum.
Passo a passo:
1 - Crie um objeto para que possamos dedicá-lo somente ao cálculo de tempo. Dessa forma, ele não vai ter nenhum tipo de rotinas como sleep, while ou until (rotinas que chamamos de "egoístas").
No evento Create, vamos criar uma variável do tipo array que vai nos auxiliar.
2 - No evento Step (ou Draw se preferir), insira esse código abaixo:
Pronto! Agora você tem um contador de tempo com horas, minutos e segundos que vai funcionar corretamente, independente da quantidade de objetos na sala, velocidade do processador, velocidade da room, quantidade de programas abertos, etc.
Esse contador vai funcionar fazendo comparativos de segundos com a hora do sistema. Lembrando que para "desenhar" a variável na tela, você deve convertê-la em string (como qualquer outra variável numérica). Por exemplo:
Esse do "1/room_speed" não vai funcionar porque a base do cálculo está na velocidade da sala e isso está errado. Em uma engine de tempo a base pra que fucione corretamente deve ser o tempo. Mas valeu ao Kingking pela sugestão porque ele tentou ajudar, ok? A ajuda dele é sempre inteligente e muito bem vinda.
Esse cálculo acima vai ser influenciado por várias coisas como: quantidade de objetos na sala, velocidade do processador, velocidade da sala (se o processador não conseguir acompanhar), etc.
Tanto é que o próprio Game Maker não tem funções especiais pra cronometrar o tempo do jogo e sim funções pra pegar o tempo do sistema. O que se vê muito na maioria das engines são "gambiarras" com timelines que também não são boas...
Colocando tempo no game
O Game Maker conta com uma gama enorme de funções para manipular o tempo do sistema e fazer cálculos de tempo. Para adicionar função de tempo ao Game é bem simples. Algumas dessas rotinas abaixo vão ajudar, mas atenção porque isso não são variáveis, ok?
current_time
Este valor é o número em milisegundos que se passaram após a inicialização do sistema.
current_hour
Esse valor retorna a hora atual.
current_minute
Esse valor retorna o minuto atual.
current_second
Retorna o segundo no momento.
Essas são apenas algumas das funções. Quando fiz o "Ministicker Cronos" e o "InitCd Player" (ambos feitos no Game Maker), usei outras também que são úteis para interagir com a área de transferência, calcular data com base no tempo, alarmes, ,linhas de tempo (timelines), etc. Então se alguém tiver alguma dúvida quanto à isso, poste aqui no fórum.
Passo a passo:
1 - Crie um objeto para que possamos dedicá-lo somente ao cálculo de tempo. Dessa forma, ele não vai ter nenhum tipo de rotinas como sleep, while ou until (rotinas que chamamos de "egoístas").
No evento Create, vamos criar uma variável do tipo array que vai nos auxiliar.
- Código:
tempo[0]:=0; // essa variável será responsável pelos segundos.
tempo[1]:=0; // essa vai ser responsável pelos minutos.
tempo[2]:=0; // horas.
segundos:=current_second; // essa variável, vamos usar para comparar o tempo.
2 - No evento Step (ou Draw se preferir), insira esse código abaixo:
- Código:
for (i=0 ; segundos <> current_second; i+=1)
{
switch (i)
{
case (0): tempo[i]+=1; break;
case (1): segundos := current_second; break;
}
if tempo[i] > 59 then
{
tempo[i]:=0;
tempo[i+1]+=1;
}
}
Pronto! Agora você tem um contador de tempo com horas, minutos e segundos que vai funcionar corretamente, independente da quantidade de objetos na sala, velocidade do processador, velocidade da room, quantidade de programas abertos, etc.
Esse contador vai funcionar fazendo comparativos de segundos com a hora do sistema. Lembrando que para "desenhar" a variável na tela, você deve convertê-la em string (como qualquer outra variável numérica). Por exemplo:
- Código:
string(tempo[0]);
Convidad- Convidado
Re: Cronometro ou Relógio?
Note que o meu método é usado para medir o tempo dentro do jogo (crnômetro), mas o do brendan é melhor para mostrar as horas (relógio).
Re: Cronometro ou Relógio?
olá KinKing como eu faço pra quando troca de level o tempo não zerar continuar de onde estava?
doug_maker- Data de inscrição : 14/02/2009
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Re: Cronometro ou Relógio?
use variáveis globais pro tempo tipo:
global.tempo := 30;
ou um objeto persistente pra cronometrar. marque a caixa "persistent" na janela de propriedades do objeto
global.tempo := 30;
ou um objeto persistente pra cronometrar. marque a caixa "persistent" na janela de propriedades do objeto
M.A.S.- Data de inscrição : 03/01/2009
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Re: Cronometro ou Relógio?
Queria saber se da pra ele não zerar quando eu passo pra outra room!
Se tiver uma manera por favor me fale!
Se tiver uma manera por favor me fale!
falbo- Data de inscrição : 01/08/2009
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Re: Cronometro ou Relógio?
O M.A.S já respondeu a pergunta, utilize variáveis globais '-'falbo escreveu:Queria saber se da pra ele não zerar quando eu passo pra outra room!
Se tiver uma manera por favor me fale!
Re: Cronometro ou Relógio?
Ata desculpe não tinha enendido mais agora ja sakei vlw!!
falbo- Data de inscrição : 01/08/2009
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