Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Cronometro ou Relógio?
+3
KinKing
dumetal
thekid
7 participantes
Página 1 de 1
Cronometro ou Relógio?
Como faço para adicionar em meu game um cronometro ou relógio?
thekid- Data de inscrição : 06/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Cronometro ou Relógio?
Iae cara seja Bem-Vindo! Tem uma engine sobre isso nesse tópico:
https://gmbr.forumeiros.com/engines-f12/engine-tempo-t43.htm
Valeu!
https://gmbr.forumeiros.com/engines-f12/engine-tempo-t43.htm
Valeu!
A engine acima é de tempo regressivo... e é de Drag & Drop. A minha é progressiva (vai aumentando), em GML, com apenas três códigos:
Crie um objeto. No evento Create dele, coloque:
time = 0;
Depois, no evento Step dele, coloque:
time += 1;
E finalmente, no evento Draw, coloque:
draw_text(50,50,floor(time/room_speed));
E pronto! Você tem uma contagem de tempo de 0 até infinito que é mostrada em segundos.
Se nem a do dumetal nem a minha servirem ao seu propósito, não hesite em pedir mais ajuda, ^^.
Crie um objeto. No evento Create dele, coloque:
time = 0;
Depois, no evento Step dele, coloque:
time += 1;
E finalmente, no evento Draw, coloque:
draw_text(50,50,floor(time/room_speed));
E pronto! Você tem uma contagem de tempo de 0 até infinito que é mostrada em segundos.
Se nem a do dumetal nem a minha servirem ao seu propósito, não hesite em pedir mais ajuda, ^^.
Opa! Eu fiz um mini tutorial sobre como se coloca tempo no game, porque infelizmente nenhum desses vai funcionar direitinho. Eu testei todos em diversas situações e comparei com o meu código.
Esse do "1/room_speed" não vai funcionar porque a base do cálculo está na velocidade da sala e isso está errado. Em uma engine de tempo a base pra que fucione corretamente deve ser o tempo. Mas valeu ao Kingking pela sugestão porque ele tentou ajudar, ok? A ajuda dele é sempre inteligente e muito bem vinda.
Esse cálculo acima vai ser influenciado por várias coisas como: quantidade de objetos na sala, velocidade do processador, velocidade da sala (se o processador não conseguir acompanhar), etc.
Tanto é que o próprio Game Maker não tem funções especiais pra cronometrar o tempo do jogo e sim funções pra pegar o tempo do sistema. O que se vê muito na maioria das engines são "gambiarras" com timelines que também não são boas...
Colocando tempo no game
O Game Maker conta com uma gama enorme de funções para manipular o tempo do sistema e fazer cálculos de tempo. Para adicionar função de tempo ao Game é bem simples. Algumas dessas rotinas abaixo vão ajudar, mas atenção porque isso não são variáveis, ok?
current_time
Este valor é o número em milisegundos que se passaram após a inicialização do sistema.
current_hour
Esse valor retorna a hora atual.
current_minute
Esse valor retorna o minuto atual.
current_second
Retorna o segundo no momento.
Essas são apenas algumas das funções. Quando fiz o "Ministicker Cronos" e o "InitCd Player" (ambos feitos no Game Maker), usei outras também que são úteis para interagir com a área de transferência, calcular data com base no tempo, alarmes, ,linhas de tempo (timelines), etc. Então se alguém tiver alguma dúvida quanto à isso, poste aqui no fórum.
Passo a passo:
1 - Crie um objeto para que possamos dedicá-lo somente ao cálculo de tempo. Dessa forma, ele não vai ter nenhum tipo de rotinas como sleep, while ou until (rotinas que chamamos de "egoístas").
No evento Create, vamos criar uma variável do tipo array que vai nos auxiliar.
2 - No evento Step (ou Draw se preferir), insira esse código abaixo:
Pronto! Agora você tem um contador de tempo com horas, minutos e segundos que vai funcionar corretamente, independente da quantidade de objetos na sala, velocidade do processador, velocidade da room, quantidade de programas abertos, etc.
Esse contador vai funcionar fazendo comparativos de segundos com a hora do sistema. Lembrando que para "desenhar" a variável na tela, você deve convertê-la em string (como qualquer outra variável numérica). Por exemplo:
Esse do "1/room_speed" não vai funcionar porque a base do cálculo está na velocidade da sala e isso está errado. Em uma engine de tempo a base pra que fucione corretamente deve ser o tempo. Mas valeu ao Kingking pela sugestão porque ele tentou ajudar, ok? A ajuda dele é sempre inteligente e muito bem vinda.
Esse cálculo acima vai ser influenciado por várias coisas como: quantidade de objetos na sala, velocidade do processador, velocidade da sala (se o processador não conseguir acompanhar), etc.
Tanto é que o próprio Game Maker não tem funções especiais pra cronometrar o tempo do jogo e sim funções pra pegar o tempo do sistema. O que se vê muito na maioria das engines são "gambiarras" com timelines que também não são boas...
Colocando tempo no game
O Game Maker conta com uma gama enorme de funções para manipular o tempo do sistema e fazer cálculos de tempo. Para adicionar função de tempo ao Game é bem simples. Algumas dessas rotinas abaixo vão ajudar, mas atenção porque isso não são variáveis, ok?
current_time
Este valor é o número em milisegundos que se passaram após a inicialização do sistema.
current_hour
Esse valor retorna a hora atual.
current_minute
Esse valor retorna o minuto atual.
current_second
Retorna o segundo no momento.
Essas são apenas algumas das funções. Quando fiz o "Ministicker Cronos" e o "InitCd Player" (ambos feitos no Game Maker), usei outras também que são úteis para interagir com a área de transferência, calcular data com base no tempo, alarmes, ,linhas de tempo (timelines), etc. Então se alguém tiver alguma dúvida quanto à isso, poste aqui no fórum.
Passo a passo:
1 - Crie um objeto para que possamos dedicá-lo somente ao cálculo de tempo. Dessa forma, ele não vai ter nenhum tipo de rotinas como sleep, while ou until (rotinas que chamamos de "egoístas").
No evento Create, vamos criar uma variável do tipo array que vai nos auxiliar.
- Código:
tempo[0]:=0; // essa variável será responsável pelos segundos.
tempo[1]:=0; // essa vai ser responsável pelos minutos.
tempo[2]:=0; // horas.
segundos:=current_second; // essa variável, vamos usar para comparar o tempo.
2 - No evento Step (ou Draw se preferir), insira esse código abaixo:
- Código:
for (i=0 ; segundos <> current_second; i+=1)
{
switch (i)
{
case (0): tempo[i]+=1; break;
case (1): segundos := current_second; break;
}
if tempo[i] > 59 then
{
tempo[i]:=0;
tempo[i+1]+=1;
}
}
Pronto! Agora você tem um contador de tempo com horas, minutos e segundos que vai funcionar corretamente, independente da quantidade de objetos na sala, velocidade do processador, velocidade da room, quantidade de programas abertos, etc.
Esse contador vai funcionar fazendo comparativos de segundos com a hora do sistema. Lembrando que para "desenhar" a variável na tela, você deve convertê-la em string (como qualquer outra variável numérica). Por exemplo:
- Código:
string(tempo[0]);
Convidad- Convidado
Note que o meu método é usado para medir o tempo dentro do jogo (crnômetro), mas o do brendan é melhor para mostrar as horas (relógio).
olá KinKing como eu faço pra quando troca de level o tempo não zerar continuar de onde estava?
doug_maker- Data de inscrição : 14/02/2009
Número de Mensagens : 152
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
use variáveis globais pro tempo tipo:
global.tempo := 30;
ou um objeto persistente pra cronometrar. marque a caixa "persistent" na janela de propriedades do objeto
global.tempo := 30;
ou um objeto persistente pra cronometrar. marque a caixa "persistent" na janela de propriedades do objeto
M.A.S.- Data de inscrição : 03/01/2009
Número de Mensagens : 377
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Queria saber se da pra ele não zerar quando eu passo pra outra room!
Se tiver uma manera por favor me fale!
falbo- Data de inscrição : 01/08/2009
Número de Mensagens : 52
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
O M.A.S já respondeu a pergunta, utilize variáveis globais '-'falbo escreveu:Queria saber se da pra ele não zerar quando eu passo pra outra room!
Ata desculpe não tinha enendido mais agora ja sakei vlw!!
falbo- Data de inscrição : 01/08/2009
Número de Mensagens : 52
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0