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[Resolvido]Dúvida rápida sobre rampas

2 participantes

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[Resolvido]Dúvida rápida sobre rampas Empty [Resolvido]Dúvida rápida sobre rampas

Mensagem por Rhino Seg 27 Set 2010, 20:46

Fala ai galera!
Faz um tempo que não posto aqui por estar ocupado. Laughing
Hoje eu resolvi mexer numa parte do meu jogo que estava me dando certa dor de cabeça: rampas.
Bom, antes de começar, queria só deixar claro que já consegui fazer com que o personagem suba e desça, o único problema é que certas vezes ele parece que "dá uma afundadinha" e trava, sem mais nem menos, não podendo se mover, apenas se o jogador resetar o jogo.
Estou usando um parent para ambas as rampas e o seguinte código no evento de colisão do personagem com o parent:

Código:
y-=1

Eu tentei ver se era algo relacionado à mask do sprite, inclusive acho que é isso que deve estar causando o problema, mas resolvi postar só pra ver se aprendo de uma vez como mexer nelas. xD


Última edição por Rhino em Qua 29 Set 2010, 13:48, editado 1 vez(es)
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[Resolvido]Dúvida rápida sobre rampas Empty Re: [Resolvido]Dúvida rápida sobre rampas

Mensagem por Denis Lemos Seg 27 Set 2010, 21:39

Primeiro de tudo, as rampas e o parent delas " não podem ser sólidas"

Coloque isso no STEP do player:
Código:

while(place_meeting(x,y+1,obj_rampa_parent) )
{
  y-=1
}

Assim não tem como dar esse erro !!!
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[Resolvido]Dúvida rápida sobre rampas Empty Re: [Resolvido]Dúvida rápida sobre rampas

Mensagem por Rhino Seg 27 Set 2010, 21:47

Denis, se eu não colocar a rampa como sólida (apenas ela), o player vai meio que afundando nela, como se fosse "areia movediça". D:
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[Resolvido]Dúvida rápida sobre rampas Empty Re: [Resolvido]Dúvida rápida sobre rampas

Mensagem por Denis Lemos Seg 27 Set 2010, 22:26

Rhino escreveu:Denis, se eu não colocar a rampa como sólida (apenas ela), o player vai meio que afundando nela, como se fosse "areia movediça". D:
Isso porque você deve estar fazendo a gravidade usando a variável gravity do próprio GM, retire ela e vamos fazer a nossa própria gravidade
Coloque assim no STEP:
Código:
if place_free(x,y+1){vspeed+=1} // Sempre que estiver livre um px abaixo vai cair
if vspeed>=10{vspeed=10} // Se a velocidade de cair for maior que 10 vai estanciar nela

while(place_meeting(x,y+1,obj_rampa_parent) ) // O código de colisão com a rampa
{
  y-=1
}

Agora sim, "não" marque as rampas como sólidas e faça o teste, eu testei aqui e funcionou, e quando fiz a gravidade com a variável do GM, acontecia mesmo o que você falou, ele atravassava a rampa, mas com a gravidade como está agora funciona, pode testar !!!

Obs: Você pode colocar o código da colisão com a rampa em um script, assim não precisa ficar toda hora escrevendo o código nos objetos que vão também subir as rampas, apenas será preciso chamar o script neles !

Até logo !!!
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[Resolvido]Dúvida rápida sobre rampas Empty Re: [Resolvido]Dúvida rápida sobre rampas

Mensagem por Rhino Ter 28 Set 2010, 12:26

Não deu certo Denis, ele meio que afundou na rampa quando sobe/desce (mas dá para movimentar-se normalmente). Sad
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[Resolvido]Dúvida rápida sobre rampas Empty Re: [Resolvido]Dúvida rápida sobre rampas

Mensagem por Denis Lemos Ter 28 Set 2010, 14:47

Rhino escreveu:Não deu certo Denis, ele meio que afundou na rampa quando sobe/desce (mas dá para movimentar-se normalmente). Sad
Código:
while(place_meeting(x,y+10,obj_rampa_parent) )
{
  y-=1
}
OU
Código:
while(place_meeting(x,y+20,obj_rampa_parent) )
{
  y-=1
}
Basta só regular a distância da colisão do "Y" até que fique bom !
Ou troque a máscara do objeto !
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[Resolvido]Dúvida rápida sobre rampas Empty Re: [Resolvido]Dúvida rápida sobre rampas

Mensagem por Rhino Ter 28 Set 2010, 18:49

Eu deixei apenas com o primeiro código, marcada como sólida e funcionou. Será que isso pode trazer problemas mais pra frente? :O
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[Resolvido]Dúvida rápida sobre rampas Empty Re: [Resolvido]Dúvida rápida sobre rampas

Mensagem por Denis Lemos Ter 28 Set 2010, 18:58

Rhino escreveu:Eu deixei apenas com o primeiro código, marcada como sólida e funcionou. Será que isso pode trazer problemas mais pra frente? :O
Só testando mesmo, corra por tudo de pulos para tudo que é lado de várias alturas diferentes sobre a rampa, se não trancar não trancará mais !
Mas como disse não precisa marcar como sólido, pois é só regular a distância da colisão como disse no último post que vai funcionar, mas se preferir assim e funcionar é o que importa !
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[Resolvido]Dúvida rápida sobre rampas Empty Re: [Resolvido]Dúvida rápida sobre rampas

Mensagem por Rhino Qua 29 Set 2010, 13:47

Entendi! Bom, como aqui está funcionando, acho que foi resolvido mesmo!
Obrigado, Denis! Very Happy
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