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Dúvidas de Game Maker (¬¬)

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Dúvidas de Game Maker (¬¬) Empty Dúvidas de Game Maker (¬¬)

Mensagem por Igor KinGamer Seg 29 Set 2008, 23:20

Para não sair criando um monte de tópicos, eu juntei essas perguntas num só:

1 - Para quê serve o "!" nos scripts?

2 - Há algum jeito de, através de scripts, fazer o evento de apertar/segurar uma letra?
(Eu tentei várias coisas tipo "keyboard_check("a")", "keyboard_check(<A>)", mas não consegui de jeito nenhum!)

3 - Como funcionam/para quê servem o "global" e "local"?

4 - Como se fazem caixas de texto onde o jogador pode escrever?


*Se alguém quiser saber como descobrir a distância entre dois objetos ou a direção de um para o outro, me mande uma MP*

Obrigado pela atenção Exclamation Very Happy
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Dúvidas de Game Maker (¬¬) Empty Re: Dúvidas de Game Maker (¬¬)

Mensagem por Fabião Ter 30 Set 2008, 06:52

Igor KinGamer escreveu:Para não sair criando um monte de tópicos, eu juntei essas perguntas num só:

1 - Para quê serve o "!" nos scripts?

2 - Há algum jeito de, através de scripts, fazer o evento de apertar/segurar uma letra?
(Eu tentei várias coisas tipo "keyboard_check("a")", "keyboard_check(<A>)", mas não consegui de jeito nenhum!)

3 - Como funcionam/para quê servem o "global" e "local"?

4 - Como se fazem caixas de texto onde o jogador pode escrever?


*Se alguém quiser saber como descobrir a distância entre dois objetos ou a direção de um para o outro, me mande uma MP*

Obrigado pela atenção Exclamation Very Happy


E ai Igor!

A " ! " exclamaçao tem o mesmo sentido que " Not"

Not = seria mesma coisa que uma afirmaçao diferente

exemplo:

Bom sem o "not" na frente a afirmaçao e verdadeira
E quando eu estou pressionando a tecla de spaço dai acontece algo


if keyboard_check(vk_space)
{ sprite_index=char_andar }

Bom com o "not" na frente a afirmaçao e diferente
E quando eu nao estivese pressionando a tecla de spaço dai acontece algo diferente.

if not keyboard_check(vk_space)
{ sprite_index=char_parado }

Bom para vc fazer uma tecla de letra do teclado faça assim o codigo assim:

if keyboard_check(ord("A"))
{ aki dentro vc ponha a açao }


Bom Global e Local sao usados nas variaveis de um objeto

Quando vc criar uma variavel global ela servira para todos os objetos da room.

Quando vc criar uma variavel local e servira apenas o proprio objeto que ela foi criada.



Bom para Criar Caixas de textos:

Crie um objeto qualquer.

coloque no evento create:

Nome_jogador=""


coloque no evento step:


if keyboard_check_pressed(vk_enter)
{
Nome_jogador=get_string("Digite seu Nome:",keyboard_string)
}

coloque no evento draw:

draw_text(x,y,Nome_jogador)



bom e isso se tiver mais alguma duvida e so perguntar
espero que ajude!


Última edição por Fabio Ricardo em Ter 30 Set 2008, 08:37, editado 4 vez(es)
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Dúvidas de Game Maker (¬¬) Empty Re: Dúvidas de Game Maker (¬¬)

Mensagem por Convidad Ter 30 Set 2008, 08:07

A " ! " exclamaçao tem o mesmo sentido que " Not"
!= -diferente
Verifica se o resultado é diferente do esperado. Isto significa que esta declaração não deve ser por exemplo igual à próxima

declaração:

Código:
if (numero_a != numero_b) then
{
//faça este código
}

Retirado do tópico: https://gmbr.forumeiros.com/tutoriais-f9/expressoes-matematicas-funcoes-e-operadores-t468.htm

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Dúvidas de Game Maker (¬¬) Empty Re: Dúvidas de Game Maker (¬¬)

Mensagem por Igor KinGamer Ter 30 Set 2008, 12:26

Fabio Ricardo

Vlw cara! cheers Nenhuma dúvida, mas se eu tiver te falo Very Happy

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