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Eventos do GM
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Eventos do GM
Nome:
Eventos do GM
Descrição:
Estou aqui para mostrar para vocês qual a diferença entre o evento creat e o evento step,lembro-me que quando "era" meio noob tive muita dificuldade em compreender a diferença entre esses dois eventos,por isso que pensei em criar esse tutorial,para que não haja mais confusão entre esse eventos.Também vou explicar todos os outros eventos do gm,considero os outros mais fácil de entender.
Nível de dificuldade: iniciante.
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro/Lite
Começando:
Creat: e usado para o game maker "ler" o que esta no evento apenas uma vez.
Tipo,o que você colocar no creat só vai ser visto pelo game maker só uma vez,ou seja o valor pode ser alterado se em outro evento você mudar o valor.
Exemplo:
Porque só se deve declarar variáveis no creat?
Poder o game maker vai lendo os eventos então ele vai encontrar assim variável = valor
ai o gm vai deixar armazenado na memoria que aquela variável e igual seu valor,mais ele não vai voltar no creat e tentar ler de novo, só vai ler uma vez.Ai você coloca na colisão variável = +1,ai quando colidir vai se acrescentado +1 na sua variável.
Step:
Se você não entendeu muito bem o evento creat,vai entender quando eu explicar o step.
Ao contrario do creat o step não e lido apenar uma vez,ou seja: o jogo fica todo segundo lendo aquela variável.
Se você for fazer o exemplo acima com o step em vez do creat não vai da certo,porque?
Porque assim que colidir com o objeto vai acrescentar +1 certo?Entretanto o gm vai volta no step de novo e vai ver variável = valor,e vai mudar a variável para o valor inicial,e ele não vai parar de fazer isso,vai ficar "lendo" ate que você feche o jogo.
Outro exemplo:
Porque quase sempre colocamos o comando if(se) no step?
Porque quando colocamos o evento if(se) por exemplo no step o game maker vai ficar "lendo" toda hora não só uma vez.
Já pensou você colocar um if no creat?
O gm só ia ler esse if uma vez e se ele não for verdade,o gm vai automaticamente "excluir" seu código. (não vou explicar o comando if para não fugir do assunto)
Destroy:
Esse evento e pouco utilizado.
O que que esse evento faz?
Esse evento e tipo um: if destroy (se for destruído),então colocamos nele um ação que só vai acontecer se o objeto for destruido.Esse evento e bem simples então não vou explicar muito.
Alarm:
Esse evento usamos muito muito mesmo,então e importante que se aprenda sobre ele.
Para que serve o evento alarm?
Para setar(não sei se essa palavra e a certa) um certo para uma ação.
Exemplo:
Em um evento de colisão de um objeto com outro colocamos:
E dois de chamamos o alarm 0 oque iremos fazer?
Definir o que acontecera quando o alarm 0 for chamado,para fazer isso e só ir em add event e clicar em alarm e selecionar o alarm 0,agora você ira colocar nesse evento o que vai acontecer quando o alarm 0 for chamado.Como você pode ter notado temos 11 alarms para serem usados.
Como eu expliquei para chamar o alarm é só colocar:
alarm [numero_do_alarm] = tempo do alarm
Collision:
O próprio nome já diz tudo,o evento de collision é usado para estabelecermos alguma coisa quando um objeto colidir com outro.Se o objeto que colidir for solido ele não vai atravessar o outro objeto é sim vai voltar para a posição que ele estava antes da colisão.Se o objeto não for solido as ações serão executadas da sua posição atual,ou seja,o objeto não vai voltar para a posição que ele estava antes da colisão,como acontece quando o objeto é solido.
Keyboard:
Esse evento é usado quando um tecla for pressionada,esse evento tem dois eventos especiais são eles:
1- (Nenhuma tecla)
2- (Qualquer tecla)
Você também pode escolher uma tecla especifica para ser executada uma ação,como left,right,up,down etc.
Mouse:
Como você pode ver o mouse tem vários tipos de eventos assim como o keyboard,os eventos do mouse acontecem quando colocamos o mouse em cima do sprites do objeto.Se você escolher o evento left,right e middle,se você continuar pressionando a ação vai acontecer repetidamente assim como acontece no step.Já os eventos pressed são usados como no creat,você pode pressionar a vontade mais a função que estiver nele só vai acontecer uma vez.E os eventos de released é usado quando o botão for liberado.
Other events:
Outside room: Este evento ocorre quando o objeto está completamente fora da room.Geralmente usamos para destruir o objeto.
Intersect boundary: Usamos este eventos quando o objeto esta parcialmente fora da room.
Game start: Como o nome já diz,esse evento e usado quando a primeira room é iniciada,geralmente usamos para tocar uma musica de fundo.
Game end: Ao contrario do Game start,esse evento acontece quando o jogo termina.
Room start: Esse evento acontece quando a room e iniciada.
Room end: Esse evento é usado quando a room for finalizada.
No more lives: Como você deve saber o GM tem um sistema de vidas,esse evento e utilizado quando as vidas são iguais ou menor que 0.
No more health: E como no evento acima,só que aqui em vez de vida temos o health.
End of path: E usado quando o pach chegar no final.
Close button Este evento ocorre quando o usuário clica no botão fechar da janela.
Draw:
Este evento pode ser usado para desenhar ou escrever algo, ou fazer algumas alterações para sprite.O evento draw só é executado quando o objeto é visível.
Key Press:
Este evento é semelhante ao keyboard mas isso acontece apenas quando o botão é pressionado. Isso é útil quando você quer uma ação para acontecer apenas uma vez.
Key Release:
Esse evento acontece quando a tecla é liberada,depois de ser pressionada.
Próximo tuto >>>
Eventos do GM
Descrição:
Estou aqui para mostrar para vocês qual a diferença entre o evento creat e o evento step,lembro-me que quando "era" meio noob tive muita dificuldade em compreender a diferença entre esses dois eventos,por isso que pensei em criar esse tutorial,para que não haja mais confusão entre esse eventos.Também vou explicar todos os outros eventos do gm,considero os outros mais fácil de entender.
Nível de dificuldade: iniciante.
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro/Lite
Começando:
Creat: e usado para o game maker "ler" o que esta no evento apenas uma vez.
Tipo,o que você colocar no creat só vai ser visto pelo game maker só uma vez,ou seja o valor pode ser alterado se em outro evento você mudar o valor.
Exemplo:
Porque só se deve declarar variáveis no creat?
Poder o game maker vai lendo os eventos então ele vai encontrar assim variável = valor
ai o gm vai deixar armazenado na memoria que aquela variável e igual seu valor,mais ele não vai voltar no creat e tentar ler de novo, só vai ler uma vez.Ai você coloca na colisão variável = +1,ai quando colidir vai se acrescentado +1 na sua variável.
Step:
Se você não entendeu muito bem o evento creat,vai entender quando eu explicar o step.
Ao contrario do creat o step não e lido apenar uma vez,ou seja: o jogo fica todo segundo lendo aquela variável.
Se você for fazer o exemplo acima com o step em vez do creat não vai da certo,porque?
Porque assim que colidir com o objeto vai acrescentar +1 certo?Entretanto o gm vai volta no step de novo e vai ver variável = valor,e vai mudar a variável para o valor inicial,e ele não vai parar de fazer isso,vai ficar "lendo" ate que você feche o jogo.
Outro exemplo:
Porque quase sempre colocamos o comando if(se) no step?
Porque quando colocamos o evento if(se) por exemplo no step o game maker vai ficar "lendo" toda hora não só uma vez.
Já pensou você colocar um if no creat?
O gm só ia ler esse if uma vez e se ele não for verdade,o gm vai automaticamente "excluir" seu código. (não vou explicar o comando if para não fugir do assunto)
Destroy:
Esse evento e pouco utilizado.
O que que esse evento faz?
Esse evento e tipo um: if destroy (se for destruído),então colocamos nele um ação que só vai acontecer se o objeto for destruido.Esse evento e bem simples então não vou explicar muito.
Alarm:
Esse evento usamos muito muito mesmo,então e importante que se aprenda sobre ele.
Para que serve o evento alarm?
Para setar(não sei se essa palavra e a certa) um certo para uma ação.
Exemplo:
Em um evento de colisão de um objeto com outro colocamos:
- Código:
alarm[0] = 15
esse e o código que "chama" o evento alarm 0alarm[0],
esse e o tempo que o alarm 0 sera "chamado".= 15,
E dois de chamamos o alarm 0 oque iremos fazer?
Definir o que acontecera quando o alarm 0 for chamado,para fazer isso e só ir em add event e clicar em alarm e selecionar o alarm 0,agora você ira colocar nesse evento o que vai acontecer quando o alarm 0 for chamado.Como você pode ter notado temos 11 alarms para serem usados.
Como eu expliquei para chamar o alarm é só colocar:
alarm [numero_do_alarm] = tempo do alarm
Collision:
O próprio nome já diz tudo,o evento de collision é usado para estabelecermos alguma coisa quando um objeto colidir com outro.Se o objeto que colidir for solido ele não vai atravessar o outro objeto é sim vai voltar para a posição que ele estava antes da colisão.Se o objeto não for solido as ações serão executadas da sua posição atual,ou seja,o objeto não vai voltar para a posição que ele estava antes da colisão,como acontece quando o objeto é solido.
Keyboard:
Esse evento é usado quando um tecla for pressionada,esse evento tem dois eventos especiais são eles:
1-
2-
Você também pode escolher uma tecla especifica para ser executada uma ação,como left,right,up,down etc.
Mouse:
Como você pode ver o mouse tem vários tipos de eventos assim como o keyboard,os eventos do mouse acontecem quando colocamos o mouse em cima do sprites do objeto.Se você escolher o evento left,right e middle,se você continuar pressionando a ação vai acontecer repetidamente assim como acontece no step.Já os eventos pressed são usados como no creat,você pode pressionar a vontade mais a função que estiver nele só vai acontecer uma vez.E os eventos de released é usado quando o botão for liberado.
Other events:
Outside room: Este evento ocorre quando o objeto está completamente fora da room.Geralmente usamos para destruir o objeto.
Intersect boundary: Usamos este eventos quando o objeto esta parcialmente fora da room.
Game start: Como o nome já diz,esse evento e usado quando a primeira room é iniciada,geralmente usamos para tocar uma musica de fundo.
Game end: Ao contrario do Game start,esse evento acontece quando o jogo termina.
Room start: Esse evento acontece quando a room e iniciada.
Room end: Esse evento é usado quando a room for finalizada.
No more lives: Como você deve saber o GM tem um sistema de vidas,esse evento e utilizado quando as vidas são iguais ou menor que 0.
No more health: E como no evento acima,só que aqui em vez de vida temos o health.
End of path: E usado quando o pach chegar no final.
Close button Este evento ocorre quando o usuário clica no botão fechar da janela.
Draw:
Este evento pode ser usado para desenhar ou escrever algo, ou fazer algumas alterações para sprite.O evento draw só é executado quando o objeto é visível.
Key Press:
Este evento é semelhante ao keyboard mas isso acontece apenas quando o botão é pressionado. Isso é útil quando você quer uma ação para acontecer apenas uma vez.
Key Release:
Esse evento acontece quando a tecla é liberada,depois de ser pressionada.
Próximo tuto >>>
Última edição por Salathiel em Seg 04 Out 2010, 12:27, editado 9 vez(es)
Re: Eventos do GM
Adicione alguns exemplos para cada parte.
Tente explicar outros eventos do GM. Esse tutorial está muito superficial.
Pra que deixar tudo em negrito?
Melhore o tópico ou ele será removido.
Regras de postagem
Tente explicar outros eventos do GM. Esse tutorial está muito superficial.
Pra que deixar tudo em negrito?
Melhore o tópico ou ele será removido.
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Re: Eventos do GM
Ok,mesmo que o tutorial era só para mostrar a diferença do creat para o step.Adicione alguns exemplos para cada parte.
Tente explicar outros eventos do GM. Esse tutorial está muito superficial.
Eu acho que fica mais fácil para ler,não fica parecendo um tuto muito grande,mesmo assim eu vou tirar o negritoPra que deixar tudo em negrito?
Aqui eu não entendi,olha o que ta escrito nas regras de postagem:Melhore o tópico ou ele será removido.
Nome: Titulo do tutorial EX: Como fazer colisão / Criando um jogo online
Descrição: Fale sobre do que se trata o tutorial
Nível de dificuldade: iniciante, mediano, avançado
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro/Lite
Desenvolvimento: Tutorial em si
E eu coloque isso tudo.Mais vou melhorar o tutorial
Re: Eventos do GM
Mas tinha mais um pouco de coisas escritas no final do tópico de regras
Agora sim, isso é um tutorial!
Explica muito mais sobre o GM!
Só tem alguns erros de formatação:
Room start:Esse evento acontece quando a room e iniciada.
O Correto é dar um espaço depois dos "dois pontos" (, tem vários lugarem assim. Tente por esse termo tipo "Room start" em negrito para diferenciar do restante do texto.
Mas o tutorial melhorou 100%, parabéns!
Agora sim, isso é um tutorial!
Explica muito mais sobre o GM!
Só tem alguns erros de formatação:
Room start:Esse evento acontece quando a room e iniciada.
O Correto é dar um espaço depois dos "dois pontos" (, tem vários lugarem assim. Tente por esse termo tipo "Room start" em negrito para diferenciar do restante do texto.
Mas o tutorial melhorou 100%, parabéns!
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