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dúvida(s) emjogo de Tenis

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Mensagem por Hatzo enkiri Sáb 28 Ago 2010, 21:58

Alguém pode me ajudar.Queria fazer um jogo estilo Mario Tennis mas, eu não tenho idéia de como fazer isso em 2D.Já vi vários jogos em flash e em 2D de tenis bem legais.
Minha Principal dúvida é como se faz com que a bola pareça que está subindo(falso 3D).
Por favor quero uma engine ou um pequeno tuto.
Ajudem por favor.
Obs:Eu não sei se está no tópico certo.Qualquer coisa,por favor movam-no.

Boa!!
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Hatzo enkiri

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Mensagem por †Ceifador Sáb 28 Ago 2010, 22:09

Uma engine fica complicado, mas posso ajudar com algumas dicas. O efeito de profundidade que dá a impressão da bola subir/descer pode ser feito apenas com a variação da escala da imagem.
Há duas funções chamadas image_xscale e image_yscale, respectivamente definem a escala em x e y, ex:
image_xscale = 3; //a sprite será exibida com 3x a largura original
Combinando estas funções você conseguirá simular a altura da bola em relação ao solo, mas claro que estamos falando apenas de visualização.
Para a interação da bola com os personagens é necessário manipular uma variável que calculará a altura da bola, servindo de base inclusive para o fator de escala das funções x e yscale. A grosso modo o personagem só pode rebater a bola se esta se encontra entre uma certa altura, bastando um if no evento de colisão pra validar esta condição.
Como eu disse, fica complicado fornecer uma engine funcional, mas espero que estas dicas ajudem você a enxergar meios de programar seu jogo.
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Mensagem por kraptus Sáb 28 Ago 2010, 22:16

cara não sei se isso ajuda mais se pensar e como fazer um jogo do guitar hero
voce poderia colocar a bola com a colisão do objeto player para ir pra cima mais de vez subir reta ponhar para ela subir um pouco curvada
e so uma dica
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Mensagem por Anderson3d Dom 29 Ago 2010, 00:39

pq vc nao faz tipo aquele volei de robos do antigo snes, era bem legal.
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Mensagem por Hatzo enkiri Dom 29 Ago 2010, 18:23

Valew.
Algum moderador por favor feche o tópico
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Mensagem por Convidad Qua 01 Set 2010, 22:28

Além da dica do Ceifador de escalar a imagem, também é preciso considerar o depht dos objetos. Isso no Game Maker funciona como "camadas" de desenho, onde é possível colocar instâncias sob ou sobre outras.

Nesse tipo de jogo onde a profundidade é dada no plano vertical, a maneira mais fácil (pelo menos eu acho) de controlar o depth das instâncias é através da posição y negativa de cada uma. Por exemplo:

Cada instância teria isso no Step:
Código:
depth := -y;

Qualquer jogo de profundidade nesse estilo pode ser feito assim... Final Fight, Top Gear... um monte.
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