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Variaveis Globais
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Variaveis Globais
O que são variaveis globais?
Variaveis globais guardam informações que o usuario escolhe. Essas informações são salvas, podendo serem usadas em qualquer outra room. Por exemplo, o usuario escolhe um personagem para jogar(é sobre isso que iremos trabalhar), ele clica no personagem, a informação do personagem escolhido é guardado, e o personagem escolhido é usado em outra room.
Onde usar?
Como é possível guardar informações escolhidas, é muito importante usá-las em seleções de personagens, mudança dos controles de um jogo, criação de contas de usuario(mas para isso é necessario também guardar as informações em arquivos INI, eu acho), entre muitas outras coisas. Com isso é possível perceber como as Variaveis Globais são poderosas tanto na criação de um jogo quanto na de um programa.
Nomeando variaveis globais
As variaveis globai sempre são nomeadas assim:
Crie um objeto. Chame-o de "pers_1". Crie o evento Other>Game Start. Agora digite o seguinte código:
Agora crie outro evento. O evento Mouse>Left Button. Digite o mesmo codigo citado acima. Isso irá alterar o personagem selecionado para ele, se o outro estiver selecionado.
No mesmo evento, digite mais um código:
Crie outro objeto, e nomeie-o como "pers_2". Coloque o evento Mouse>Left Button, coloque o seguinte código:
E mais um:
Coloque um sprite diferente para cada um desses objetos.
Botando tudo para funcionar!
Crie dois objetos: o sel_1 e o sel_2. O sprite do sel_1 deve ser o sprite do pers_1, o sprite do sel_2 deve ser do pers_2.
Crie outro objeto, chame-o de selecionador. nele digite o seguinte codigo:
Se a variavel global (o item selecionado) for 1, criar objeto sel_2.
Organizando tudo
Crie duas rooms.
Na primeira coloque o pers_1 e o pers_2.
Na segunda coloque o selecionador.
Pronto! Aperte F5 ou o botão com uma seta verde para a direita e teste!
Tutorial feito por mim, FelaoBR
Variaveis globais guardam informações que o usuario escolhe. Essas informações são salvas, podendo serem usadas em qualquer outra room. Por exemplo, o usuario escolhe um personagem para jogar(é sobre isso que iremos trabalhar), ele clica no personagem, a informação do personagem escolhido é guardado, e o personagem escolhido é usado em outra room.
Onde usar?
Como é possível guardar informações escolhidas, é muito importante usá-las em seleções de personagens, mudança dos controles de um jogo, criação de contas de usuario(mas para isso é necessario também guardar as informações em arquivos INI, eu acho), entre muitas outras coisas. Com isso é possível perceber como as Variaveis Globais são poderosas tanto na criação de um jogo quanto na de um programa.
Nomeando variaveis globais
As variaveis globai sempre são nomeadas assim:
- Código:
global.variavel
Crie um objeto. Chame-o de "pers_1". Crie o evento Other>Game Start. Agora digite o seguinte código:
- Código:
global.pers = 0;
Agora crie outro evento. O evento Mouse>Left Button. Digite o mesmo codigo citado acima. Isso irá alterar o personagem selecionado para ele, se o outro estiver selecionado.
No mesmo evento, digite mais um código:
- Código:
room_goto_next()
Crie outro objeto, e nomeie-o como "pers_2". Coloque o evento Mouse>Left Button, coloque o seguinte código:
- Código:
global.pers = 1;
E mais um:
- Código:
room_goto_next()
Coloque um sprite diferente para cada um desses objetos.
Botando tudo para funcionar!
Crie dois objetos: o sel_1 e o sel_2. O sprite do sel_1 deve ser o sprite do pers_1, o sprite do sel_2 deve ser do pers_2.
Crie outro objeto, chame-o de selecionador. nele digite o seguinte codigo:
- Código:
if global.pers = 0
{
instance_create(1,1,sel_1)
}
if global.pers = 1
{
instance_create(1,1,sel_2)
}
Se a variavel global (o item selecionado) for 1, criar objeto sel_2.
Organizando tudo
Crie duas rooms.
Na primeira coloque o pers_1 e o pers_2.
Na segunda coloque o selecionador.
Pronto! Aperte F5 ou o botão com uma seta verde para a direita e teste!
Tutorial feito por mim, FelaoBR
Última edição por F. Nizzio em Qua 24 Ago 2011, 19:27, editado 1 vez(es)
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
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Re: Variaveis Globais
ei gente se alguem puder me explicar como funcionam as leituras de inis no game maker... estarei grato
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
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Re: Variaveis Globais
felaobr, tem um tutorial feito pelo brendan que fala exatamente sobre isso.
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Re: Variaveis Globais
pode me mandar o link?
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
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