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Como fazer um pause game

5 participantes

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pause - Como fazer um pause game Empty Como fazer um pause game

Mensagem por reddragon Qua 16 Abr 2008, 20:01

Como fazer um pause game simples aperto 'P' e para aparecendo pausado na tela, aperto 'P' novamente ele volta ao jogo.

Acho que é básico, mas não sei fazer, se minha explicação não foi suficiente avise que eu a complemento.
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pause - Como fazer um pause game Empty Re: Como fazer um pause game

Mensagem por Convidad Qua 16 Abr 2008, 21:32

E aí Reddragon?
Ei, fique tranquilo, pois a pausa no Game Maker é realmente um problema. Bom, vamos lá...

Há duas formas de se fazer uma pausa no Game Maker.

Método 1
A primeira forma é super simples. Basta enviar para a tela uma mensagem de texto qualquer ("paused", por exemplo), através da função "show_message", que o jogo congela. Assim, basta ao jogador, pressionar "enter" e retornar ao jogo.

Método 2
A segunda forma (a melhor, porém a mais difícil) consiste em estruturar o seu jogo de forma que você consiga controlar a atividade de todos as instâncias na tela, ou seja, difinir quando todos os objetos na tela serão ativos ou inativos.

Você poderia definir no evento "Create" de cada objeto, uma variável "active", por exemplo, assim eles só executariam suas ações se ela estivese como "true". Esse método dá um pouco de trabalho, pois você teria que criar também objetos "monitores" para backgrounds e tiles.

Veja pelo lado bom: você teria uma estrutura de controle super poderosa! Imagine que você poderia "congelar" vários adversários com uma arma congelante, e deixá-los em inatividade pelo tempo que quizer, sem ter que redefinir muitas variáveis ao mesmo tempo, como velocidade, direção, gravidade ou aceleração.

Você deve definir esta variável usando a função "with", que "conversa com todos as instâncias de um mesmo objeto ao mesmo tempo. Por exemplo:

// Supondo que você tenha 5 instâncias na tela de um objeto "bola"
// Lembrando que a variável "active" é um nome alternativo
with (bola) { active := false }

Dessa forma você "congelaria" todas as instâncias do tipo "bola" que estiverem na tela!

Método alternativo
Se você já tiver começado o jogo, e não optar por nenhum dos métodos acima,
tente o código abaixo. Ele usa a construção "with".

// Esta linha paraliza todas as instâncias enquanto a tecla "Esc" não for
// pressionada. Importante: não funciona com backgrounds, tiles em
// movimento ou sons. Ok?

with (all) { while not keyboard_check(vk_escape) do sleep(1000) }
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pause - Como fazer um pause game Empty Re: Como fazer um pause game

Mensagem por reddragon Qui 17 Abr 2008, 13:43

Veleu Brendan !!!

eu achava q era algo mais simplis tipo um comando por script parecido com esse:

Código:
if keyboard_check_pressed(ord('P')){
paused_game(ord('P'))}

tipo quando 'P' fose apretado pausava o jogo e esperaria p ser apertado pra despausar.
intendeu.

nao quero me faser da queles q vc oferece o mao e eu ja pego no pe mas na ora que eu utiliso mensagem para pausar teria como fazer um esquema para tipo apareser uma caixa de testo e eu digitaria alguma coisa nela e acomteceria algo uma especie de codigo tipo alterar uma var ou algo do tipo.
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pause - Como fazer um pause game Empty Re: Como fazer um pause game

Mensagem por Convidad Qui 17 Abr 2008, 19:00

E aí Reddragon?

Não se preocupe, existe sim uma maneira de se fazer isso. Bom, vamos lá...

1ª Pergunta
O Game Maker tem uma função chamada show_string_ext(), que como diz o próprio nome, mostra na tela uma "mensagem de texto extendida".

Essa função se baseia em uma caixa de texto com uma mensagem de 1 à 3 botões de resposta. Cada botão da mensagem pode ser definido à uma chave do teclado, como por exemplo a tecla "C" que equivale à cancelar nas janelas do Windows. O que devemos fazer é chamar essa função ocultando todas as mensagens e todos os botões, associando um deles à tecla "P", usando um "&" antes da opção.

Deixe-me explicar melhor. Vamos ocultar a mensagem toda e associar um botão da mensagem (que não tem função alguma) à tecla "P" como no exemplo abaixo:

show_message_ext('','','&p','');

Agora, basta ocultar apenas a janela através da função message_alpha().
Essa última função só funciona a partir do Windows 2000, Ok? Ela define um grau de transparência para a janela. Se eu a definir como "0.5" ela ficaria 50% transparente!
Vale a pena dar uma olhada nela, pois dá um visual bem legal! Observação: ela deve ser definida antes da função show_message_ext().

Voltando à idéia, seu código ficará assim:

// Lembrando de associar este código ao evento "Key Press -> P".
// Se você associá-lo ao evento "Key Release" você vai cair na mesma janela!

message_alpha(0);
show_message_ext('','','&p','');

Dessa forma quando o jogador pressionar "P" o jogo vai congelar. E quando ele pressionar "P" novamente, vai retornar ao jogo. Ok?

2ª Pergunta

Há uma função que joga na tela uma caixa onde pode ser digitada uma linha de texto. Você pode usá-la para pedir ao jogador informações e alterar suas variáveis.

Suponhamos que eu seja o jogador e esteja na tela de escolha de personagens de uma jogo de RPG. Após escolher meu personagem, ainda me resta definir o nome dele.

Se o nome de meu personagem for guardado em uma variável chamada "name_char", por exemplo, basta chamar a função get_string() apontando para essa variável. Por exemplo:

//
name_char:=get_string('Digite seu nome','');

ou

// Aqui a gente definiu um nome padrão, caso nenhum seja digitado.
name_char:=get_string('Insira seu nome','Iori Yagami');

Ok?

Se a sua variável for um número e não uma string(um texto), você terá que converter a string em um número com a função real().

//Vamos pedir ao jogador um número para ser somado ao número 10
//usando a mesma variável name_char.

name_char:=real(get_string('Digite um valor',''));
name_char+=10;

Faça bom uso! Até!
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pause - Como fazer um pause game Empty Re: Como fazer um pause game

Mensagem por PedroX Seg 28 Jul 2008, 14:39

primeiro crie um evento keyboard com a tecla que a pessoa vai apertar para pausar
depois va na aba main2 e coloque display message e coloque "Jogo pausado"
pronto so com 2 passos
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pause - Como fazer um pause game Empty Re: Como fazer um pause game

Mensagem por geo TL Sex 04 Dez 2009, 18:59

bom

Editado por Hélio:
Cuidado com o flood! leia as regras se quiser ter um bom desempenho no fórum!

Alertado.
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pause - Como fazer um pause game Empty Re: Como fazer um pause game

Mensagem por Suadao Sex 04 Dez 2009, 19:05

geo TL escreveu:bom

Você é novato, como vi. Mas tenho uma dica para você: Nunca reviva tópicos muito antigos, pois assim você poderá perder "pontos" na sua barra de respeito as regras, ou até ser banido. Por isso leia as regras do forúm Happy

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Editado por Hélio:
Cuidado ao alertar os outros usuários, também é contra as regras, deixe para a moderação.

Alertado.
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pause - Como fazer um pause game Empty Re: Como fazer um pause game

Mensagem por tedi Sáb 05 Dez 2009, 11:37

ei cara, existe uma lib no site yoyo games que tem isso!
é só da uma pesquisada!

Editado por CPinheiro: a dúvida já tinha sido respondida.
Tópico trancado para evitar mais posts desnecessários.
tedi
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pause - Como fazer um pause game Empty Re: Como fazer um pause game

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