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Curso GM Online - 5º Lição - 3º Parte - Banco de Dados
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Curso GM Online - 5º Lição - 3º Parte - Banco de Dados
Começo esta terceira Parte com uma boa notícia. Encontrei uma versão de patch estável para o Game Maker 7. Com isso, poderei dar continuidade ao curso online usando ele, para aqueles que o tem, com certeza será maravilhoso, para aqueles que usam o 6, não se desanimem, pois a programação será a mesma para os dois.
Na lição passada, fizemos uma tela de login, usando scripts e uma validação se os campos foram preenchidos.
Hoje, faremos a parte mais interessante e com certeza a mais esperada por todos.
Usando a GMSQL, conectaremos na base MySQL, ensinada como configurar e criar a tabela de login na primeira parte desta quinta aula, Validaremos a existência do Login e senha.
De início, baixe a DLL e o pacote de scripts Aqui.
Vamos aproveitar o exemplo feito na aula passada. Se você não o construiu, pare, volte na aula e o faça, pois ele será necessário aqui.
1 º passo importe o script GMSQL.gml para o projeto. Eu aconselho a criar uma pasta para os mesmos(no GM7 esse passo da pasta é automático). Depois, Copie as 3 Dlls que o acompanham para o mesmo diretório do projeto. Segue como ficará dentro do seu projeto e na pasta dele:
O que faremos agora será executar os seguintes passos:
Vamos começar. Crie um script de nome scr_login. Nele, adicione o seguinte Código:
Lembra-se da 1º parte desta Aula, onde fizemos uma query diretamente no SQL Yog? Nela fizemos uma query simples, usando * que indica ALL, todos os campos da tabela.
Agora, nossa query possui duas peculiaridades:
No script de conexão, passamos IP:Porta, usuário,Senha,Base. Se este também retornar true, passamos para o script de Query, onde passamos como parâmetro nosso SQL montado lá em cima.
Este por sua vez, deve retornar 1. Retornando, validamos se houve retorno de dados. Se sim, devolvemos true na função, caso contrário devolvemos false.
Agora, iremos aplicar o script. Abra o objButton, construído na lição passada. Se você se lembra bem, ele possui o seguinte script no evento Draw:
Uma outra peculiaridade são os parâmetros na função gmsql_connect. Observe que passamos para ele Localhost:3306. Esta configuração de IP:Porta pode levar qualquer endereço e qualquer porta, fazendo com que seu banco MySQL esteja em qualquer lugar, e mesmo assim você terá acesso a ele, seja diretamente como fizemos aqui, ou através do Server do jogo.
Se tudo estiver OK na sua máquina (MySQL Instalado, Configurações feitas, Tabela Criada, Registro Inserido) Basta executar o jogo e tentar logar.
Se você digitar corretamente os dados( Lembrando que nome, Nome e NOME dá na mesma para o banco) deverá mostrar a mensagem de sucesso e, caso digitar errado, mostrar a mensagem de falha.
Para quem achou que seria algo completamente impossível, aí está. Um Login que valida se digitou, conecta-se a uma base MySQL e valida se o login existe na base.
Eu tenho certeza que você está pensando: “ E agora??”
Bem, agora tudo começa. Veja o que já estudamos: O uso da SOC, a criação de Clients de movimento, o uso da GMSQL, uma criação de Login. Veja como se encaixarmos as peças, estamos indo em direção a um game Online.
Na Próxima lição: Começaremos a construir nosso Próprio Server e aprenderemos mais sobre o uso da GMSQL.
Até lá.
Na lição passada, fizemos uma tela de login, usando scripts e uma validação se os campos foram preenchidos.
Hoje, faremos a parte mais interessante e com certeza a mais esperada por todos.
Usando a GMSQL, conectaremos na base MySQL, ensinada como configurar e criar a tabela de login na primeira parte desta quinta aula, Validaremos a existência do Login e senha.
De início, baixe a DLL e o pacote de scripts Aqui.
Vamos aproveitar o exemplo feito na aula passada. Se você não o construiu, pare, volte na aula e o faça, pois ele será necessário aqui.
1 º passo importe o script GMSQL.gml para o projeto. Eu aconselho a criar uma pasta para os mesmos(no GM7 esse passo da pasta é automático). Depois, Copie as 3 Dlls que o acompanham para o mesmo diretório do projeto. Segue como ficará dentro do seu projeto e na pasta dele:
O que faremos agora será executar os seguintes passos:
- Ao Clicar no botão de login validar se Login e senha foram preenchidos
- Se sim, Instaciaremos a GMSQL.
- Faremos conexão com a mesma.
- Passaremos a Query(Linha SQL) para o banco executaremos.
- Se o retorno for verdadeiro
- Daremos uma mensagem de seja bem vindo ao usuário
- Se o retorno for falso
- Daremos uma mensagem de Login ou senha inválidos
- Se não, Daremos uma mensagem de Falha de Conexão.
Vamos começar. Crie um script de nome scr_login. Nele, adicione o seguinte Código:
- Código:
//capturamos os valores passados
login = argument0;
senha = argument1;
//montamos a Query
Query = "SELECT cod_user FROM tb_user WHERE nom_user = '"+login+"' AND cod_nivel = "+senha;
//Tentamos instanciar a DLL
if gmsql_init(){
//Efetuamos a Conexão com o Banco de dados
if gmsql_connect('Localhost:3306','root','root','db_game'){
//Validamos se a Query foi executada
if gmsql_query(Query)=1{
//Guardamos o resultado
gmsql_storeresult();
//Validamos se houve retorno do valor pedido
if (gmsql_getvaluexy(0,0)) != ""{
//Fechamos a Conexão e Desinstanciamos a DLL.
gmsql_close();
return true;
}
gmsql_close();
return false;
}
gmsql_close();
return false;
}
}
Lembra-se da 1º parte desta Aula, onde fizemos uma query diretamente no SQL Yog? Nela fizemos uma query simples, usando * que indica ALL, todos os campos da tabela.
Agora, nossa query possui duas peculiaridades:
- Pedimos no Select apenas o campo Cod_user
- Passamos como parâmetro(Clausula WHERE) o nome de usuário e a senha. Estaremos usando o Cod_nivel para isso, mas nada impede a criação de um campo senha que seja alfa-numérico.
No script de conexão, passamos IP:Porta, usuário,Senha,Base. Se este também retornar true, passamos para o script de Query, onde passamos como parâmetro nosso SQL montado lá em cima.
Este por sua vez, deve retornar 1. Retornando, validamos se houve retorno de dados. Se sim, devolvemos true na função, caso contrário devolvemos false.
Agora, iremos aplicar o script. Abra o objButton, construído na lição passada. Se você se lembra bem, ele possui o seguinte script no evento Draw:
- Código:
if(button(x,y,"Login")){
if global.login == "" {
show_message("Preencha seu Login.")
exit;
}
if global.senha == "" {
show_message("Preencha sua Senha.")
exit;
}
}
- Código:
if(button(x,y,"Login")){
if global.login == "" {
show_message("Preencha seu Login.")
exit;
}
if global.senha == "" {
show_message("Preencha sua Senha.")
exit;
}
if scr_login(global.login,global.senha){
show_message("Seja bem vindo.")
}
else{
show_message("Usuário ou senha inválidos.")
}
}
Uma outra peculiaridade são os parâmetros na função gmsql_connect. Observe que passamos para ele Localhost:3306. Esta configuração de IP:Porta pode levar qualquer endereço e qualquer porta, fazendo com que seu banco MySQL esteja em qualquer lugar, e mesmo assim você terá acesso a ele, seja diretamente como fizemos aqui, ou através do Server do jogo.
Se tudo estiver OK na sua máquina (MySQL Instalado, Configurações feitas, Tabela Criada, Registro Inserido) Basta executar o jogo e tentar logar.
Se você digitar corretamente os dados( Lembrando que nome, Nome e NOME dá na mesma para o banco) deverá mostrar a mensagem de sucesso e, caso digitar errado, mostrar a mensagem de falha.
Para quem achou que seria algo completamente impossível, aí está. Um Login que valida se digitou, conecta-se a uma base MySQL e valida se o login existe na base.
Eu tenho certeza que você está pensando: “ E agora??”
Bem, agora tudo começa. Veja o que já estudamos: O uso da SOC, a criação de Clients de movimento, o uso da GMSQL, uma criação de Login. Veja como se encaixarmos as peças, estamos indo em direção a um game Online.
Na Próxima lição: Começaremos a construir nosso Próprio Server e aprenderemos mais sobre o uso da GMSQL.
Até lá.
Última edição por joaoneto em Qua 04 Fev 2009, 14:16, editado 1 vez(es)
Valew
AEEEE valew cara estava esperando por essa aula a 3 dias.
valew mesmo.
valew mesmo.
xxxAKIRAxxx- Data de inscrição : 04/02/2009
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Re: Curso GM Online - 5º Lição - 3º Parte - Banco de Dados
lindo, esperando pelo Resto
flwss
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valfogo- Data de inscrição : 16/01/2009
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Re: Curso GM Online - 5º Lição - 3º Parte - Banco de Dados
Hey joãoneto muinto fera seus tuto parabêns kra....
Mais tipo não to conseguino baxa o pacote se tiver como
você coloka em outro servidor ficaria muinto agradecido kra...
haaa e de novo vlw pelos tutos se é fera....
Thx,T+
Mais tipo não to conseguino baxa o pacote se tiver como
você coloka em outro servidor ficaria muinto agradecido kra...
haaa e de novo vlw pelos tutos se é fera....
Thx,T+
Dunhex- Data de inscrição : 27/03/2009
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Re: Curso GM Online - 5º Lição - 3º Parte - Banco de Dados
As Aulas são extremamente boas entretanto parece que parou por aki neh =/
Re: Curso GM Online - 5º Lição - 3º Parte - Banco de Dados
eu jah consegui resolver, eh que eu sou meui burro mesmo
na linha
if gmsql_connect('Localhost:3306','root','root','db_game'){
eu eskeci de colocar a minha senha do segundo root
por isso nao conectava
Editado por CPinheiro: não faça mais double posts, ok?
Avisado.
na linha
if gmsql_connect('Localhost:3306','root','root','db_game'){
eu eskeci de colocar a minha senha do segundo root
por isso nao conectava
Editado por CPinheiro: não faça mais double posts, ok?
Avisado.
zurao23- Data de inscrição : 14/11/2009
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Re: Curso GM Online - 5º Lição - 3º Parte - Banco de Dados
Alguem ajuda? o Joao não vai responder...
Erro:
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object objButton:
Error in code at line 12:
if scr_login(global.login,global.senha){
at position 9: Expression expected
Eu ja sei o que é.. só que eu quero usar um servidor externo e num está a dar =/
Erro:
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object objButton:
Error in code at line 12:
if scr_login(global.login,global.senha){
at position 9: Expression expected
Eu ja sei o que é.. só que eu quero usar um servidor externo e num está a dar =/
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
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- Game Maker Studio 2.0
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Re: Curso GM Online - 5º Lição - 3º Parte - Banco de Dados
Ta dando um problema igualzinho ao seu aqui Biel, acabei de ler o post do zurao, e eu nao sabia que era pra trocar "root" pela sua senha o.o
vou fazer isso, kem sabe o problema resolve?? tente tbm
se nao funcionar eu edito ;)
flws!
Edit: nao resolveu =/
se alguem souber solucionar esse probleminha chato, ajuda nois aew! grato
vou fazer isso, kem sabe o problema resolve?? tente tbm
se nao funcionar eu edito ;)
flws!
Edit: nao resolveu =/
se alguem souber solucionar esse probleminha chato, ajuda nois aew! grato
Mikasuki- Data de inscrição : 28/01/2010
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Re: Curso GM Online - 5º Lição - 3º Parte - Banco de Dados
o joao neto como e o nome do procimo tutorial eu nao to axando
tavares199551- Data de inscrição : 07/02/2010
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Re: Curso GM Online - 5º Lição - 3º Parte - Banco de Dados
Nossa João Neto parabéns novamente amigo...
Aqui deu tudo certinho.. Deu pra conectar no banco de dados e tudo mais ...
Uploaded with ImageShack.us
Pra galera que quando ta dando erro ao clicar no botão Login (Da erro no script "src_login" nesta linha:
if gmsql_connect('Localhost:3306','root','root','db_game'){
no lugar do primeiro "root" você deve colocar o nome de usuário que você usou quando configurou seu banco de dados, e no segundo sua senha.
Detalhe: Não sei se tem algo a ver.. (Acredito que sim o.O) chequem se o Firewall está desabilitado e se a porta 3306 tambem... Qualquer coisa posso tentar ajudar..
E mais uma vez brigadão João
Aqui deu tudo certinho.. Deu pra conectar no banco de dados e tudo mais ...
Uploaded with ImageShack.us
Pra galera que quando ta dando erro ao clicar no botão Login (Da erro no script "src_login" nesta linha:
if gmsql_connect('Localhost:3306','root','root','db_game'){
no lugar do primeiro "root" você deve colocar o nome de usuário que você usou quando configurou seu banco de dados, e no segundo sua senha.
Detalhe: Não sei se tem algo a ver.. (Acredito que sim o.O) chequem se o Firewall está desabilitado e se a porta 3306 tambem... Qualquer coisa posso tentar ajudar..
E mais uma vez brigadão João
kelvindeth- Data de inscrição : 14/05/2009
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Re: Curso GM Online - 5º Lição - 3º Parte - Banco de Dados
Num sei se to ressucitando o topico ou nao mas se tiver desculpa
é q tenho uma duvida
Olha o erro que ta dando:
___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object objButton:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 11:
if scr_login(global.login,global.senha){
^
at position 9: Unknown function or script: scr_login
Mas eu fiz o scrpt loguin e nao to entendo pq ta dando unknown :/
é q tenho uma duvida
Olha o erro que ta dando:
___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object objButton:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 11:
if scr_login(global.login,global.senha){
^
at position 9: Unknown function or script: scr_login
Mas eu fiz o scrpt loguin e nao to entendo pq ta dando unknown :/
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Re: Curso GM Online - 5º Lição - 3º Parte - Banco de Dados
Não há problema em ressucitar tutoriais, pois o usuário pode estar com dúvidas, então aí é só perguntar.GMLucas escreveu:Num sei se to ressucitando o topico ou nao mas se tiver desculpa
é q tenho uma duvida
Olha o erro que ta dando:
___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object objButton:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 11:
if scr_login(global.login,global.senha){
^
at position 9: Unknown function or script: scr_login
Mas eu fiz o scrpt loguin e nao to entendo pq ta dando unknown :/
---------
No código, você colocou o mesmo nome que você colocou quando criou o script? Porque por exemplo, quando você criou você pode ter colocado scr_loguin, e no código colocou scr_login. Dê uma olhada nisso, qualquer coisa você avisa.
Abraços,
~Markituh.
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Re: Curso GM Online - 5º Lição - 3º Parte - Banco de Dados
Po mano brigadooooooooo
Eu nao tinha visto éra isso msm vlw tava scr_loguin
e no code scr_login
Edit:
agora ta dando erro em otra coisa:
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object objButton:
Error in code at line 11:
if scr_loguin(global.login,global.senha){
^
at position 9: Expression expected
Eu nao tinha visto éra isso msm vlw tava scr_loguin
e no code scr_login
Edit:
agora ta dando erro em otra coisa:
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object objButton:
Error in code at line 11:
if scr_loguin(global.login,global.senha){
^
at position 9: Expression expected
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Re: Curso GM Online - 5º Lição - 3º Parte - Banco de Dados
Hmm...
- Código:
Erro no código na linha 11:
if scr_loguin(global.login,global.senha){
^
na posição 9: Expressão esperada
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Re: Curso GM Online - 5º Lição - 3º Parte - Banco de Dados
acho que é porque "loguin" não tem U oO
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Re: Curso GM Online - 5º Lição - 3º Parte - Banco de Dados
Nada a ver companheiro... A pessoa pode escrever o nome que quiser no script. É algum erro meio que "louco" que o GM alertou.The Games Never Finish... escreveu:acho que é porque "loguin" não tem U oO
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Re: Curso GM Online - 5º Lição - 3º Parte - Banco de Dados
é ai que você se engana!Markituh escreveu:Nada a ver companheiro... A pessoa pode escrever o nome que quiser no script. É algum erro meio que "louco" que o GM alertou.The Games Never Finish... escreveu:acho que é porque "loguin" não tem U oO
o nome do script tem que ser exato para que todos os códigos funcionem...
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Re: Curso GM Online - 5º Lição - 3º Parte - Banco de Dados
Markituh escreveu:Nada a ver companheiro... A pessoa pode escrever o nome que quiser no script. É algum erro meio que "louco" que o GM alertou.The Games Never Finish... escreveu:acho que é porque "loguin" não tem U oO
É porque, tipo, se você colocar num código o script ''scr_loguin'' e o nome do script é "scr_login", vai dar errado, mas isso tu ja deve saber.
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Re: Curso GM Online - 5º Lição - 3º Parte - Banco de Dados
Cara eu sei, mas me refiro ao outro erro que deu, e não ao primeiro erro. E eu dei quase essa resposta para ele. Do you unsderstand?
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Re: Curso GM Online - 5º Lição - 3º Parte - Banco de Dados
agora ta dando isso
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object objButton:
Error in code at line 11:
if scr_login(global.login,global.senha){
^
at position 9: Expression expected
Galera, responde ae porfavor, to tentando aprender
_________________
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object objButton:
Error in code at line 11:
if scr_login(global.login,global.senha){
^
at position 9: Expression expected
Galera, responde ae porfavor, to tentando aprender
_________________
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