quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

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quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por DanielSan em Sab 01 Maio 2010, 11:49

oi galera da gm eu to criando um jogo em 2d e la no jogo tem um raio q sobe e desce e eu keria q qd vc fosse acertado por ele mudasse a sprite por uma caverinha sendo eletrocutada(n sei eskrever isso =D) mas quando eu conseguise escapar da bola de schock ele voltasse ao normal mas tipo eu fui la no meu player(q é o nome do objeto) e cliquei q quando tiver colisao com a bola de shock ele ficasse com esse sprite mas tipo qd eu saio da bola de shock ele continua com a sprite de caveirinha eu keria q ele so ficasse no momento em q encostasse!

alguem me ajuda =XxXxX

vlw ae.

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por Adriel em Sab 01 Maio 2010, 11:55

Põe no obj_player no Step :
Código:
if place_meeting(x,y,obj_raio)
{
sprite_index=playereletrocutado
}
else
{}

Espero ter ajudado Very Happy


Última edição por Del em Sab 01 Maio 2010, 12:01, editado 1 vez(es)

Adriel

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por Licht em Sab 01 Maio 2010, 11:59

ok, no evento de colisão lá embaixo você põe a ação check colision da aba control, agindo com self (que é o personagem) contra o raio, x=0 e y=0, marque relative e not, ok, ai start of a block, -aqui tu põe as ações que tu quer- , end of a block.

Licht

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por Adriel em Sab 01 Maio 2010, 12:01

Corrigi o código lá de cima, se alguém usou, modifiquem e ponham aquele... VLW!

Adriel

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por DanielSan em Sab 01 Maio 2010, 12:07

Eu usei o codigo mas nada aconteceu '-' ai entao eu tirei o change sprite pra ve e nada continuo a acontecer '-'

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por Adriel em Sab 01 Maio 2010, 12:09

Então... usa no colisão com o obj_raio assim:
Código:
sprite_index=personagemeletrocutado
else
{}

Se der errado, tira do Else pra baixo!

Adriel

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por Licht em Sab 01 Maio 2010, 12:11

você viu o modo que eu te passei?

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por Adriel em Sab 01 Maio 2010, 12:20

Lucas Lunar, você poderia, pelo menos, usar
Código:
[code] e [/code]
para ajudá-lo! Assim não dá para entender nada!

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por Licht em Sab 01 Maio 2010, 12:25

mas é que eu não usei código... é drag'n'drop.

Licht

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por DanielSan em Sab 01 Maio 2010, 12:26

você viu o modo que eu te passei?

acabei de tentar mas aconteceu o mesmo eu era acertado mas qd saia continuava com o sprite de shock

EDIT
Então... usa no colisão com o obj_raio assim:

Código:
sprite_index=personagemeletrocutado
else
{}



Se der errado, tira do Else pra baixo!

deu errado mais ai eu tirie o else pra baixo como vc falo mas ai qd eu saia do atake do shock o sprite de shock continuava =/


Última edição por DanielSan em Sab 01 Maio 2010, 12:29, editado 1 vez(es)

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por Adriel em Sab 01 Maio 2010, 12:28

Aié! huashuashuas
Nem percebi kkkkkkkkk
Você poderia ter colocado assim então :

ok, no evento de colisão lá embaixo você põe a ação :
check colision da aba control,
agindo com self (que é o personagem)
contra o raio, x=0 e y=0,
marque relative e not, ok,
ai start of a block, -
aqui tu põe as ações que tu quer- ,
end of a block

É melhor assim Very Happy.

Adriel

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por Licht em Sab 01 Maio 2010, 12:30

mas você colocou no FINAL do evento colision? marcou not? colocou pra voltar ao sprite normal entre o end e star of a block?

~EDIT~
del, então é assim mesmo.

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por DanielSan em Sab 01 Maio 2010, 12:36

tipo entre o start e o end agora eu botei pra ele trocar para shock depois para player normal e assim deu errado pq nem troco, trocava simplismente ficava la o meu player normal apanhando normalmente.

DanielSan

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por Licht em Sab 01 Maio 2010, 12:41

então põe no step do player.
você põe a ação :
check colision da
aba control,
agindo com self (que é o personagem)
contra o raio,
x=0 e y=0,
marque relative e NÃO marque not, ok,
ai start of a block, -
aqui
tu põe as ações que tu quer- ,
end of a block

agora tu põe:
ação :
check colision da aba control,
agindo com self (que é o
personagem)
contra o raio, x=0 e y=0,
marque relative e not, ok,
ai start of a block, -
aqui tu põe as ações que tu quer- ,
end
of a block

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por DanielSan em Sab 01 Maio 2010, 12:45

mas como o gm vai saber q eu kero q isso aconteca qd eu encostar no shock?

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por Licht em Sab 01 Maio 2010, 12:47

porque a ação check colision, faz o mesmo efeito do evento colision, quando no evento step.

Licht

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por DanielSan em Sab 01 Maio 2010, 12:54

deu certo e errado.......

deu certo pq oq eu keria q acontecesse aconteceu qd paro de encostar no bixo ele volta a fase player

MASSSSSSSSSSS

agora ele n ta usando os pes pra andar!!!!!
ta sem movendo sem mexer os pés!!!!
outro problema =X ajudem por favor!!!!!

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por Licht em Sab 01 Maio 2010, 13:03

então não bote no evento step. crie um objeto com absolutamente NADA, chame-o de: nada a ver. agora no player: no evento step clique com o botão DIREITO do mouse e escolha CHANGE EVENT e escolha o evento colision com o objeto nada a ver. pronto. agora no objeto raio, coloque no parent dele o objeto nada a ver. agora teste. lembrando que não precisa colocar o objeto nada a ver na room.

edit:
eita! lembrando que nas check colision substitua o obj. raio pelo obj. nada a ver.

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por DanielSan em Sab 01 Maio 2010, 13:10

nuss eu fiz isso agora ta muito estranho o personagem ele ta andando sem parar se vc apertar pra frente ele vai pra frente ate o infinito e n para! ta muito estranho =X

ajuda aeee!!! =X

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por Licht em Sab 01 Maio 2010, 13:14

então coloque o evento no key. e bote pra ele não ir pra direção nenhuma.

pergunta: viu o edit?
pergunta²: seu jogo é de plataforma?

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por DanielSan em Sab 01 Maio 2010, 13:23

como assim evento no key?
meu jogo é de plataforma e eu vi o edit mas n intendi aonde eu boto o obj nada a ver =/.

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por mayck em Sab 01 Maio 2010, 13:28

Olha Se a Pergunta For como for atingido por um raio E ele fika Branco entao fais Asim Cria um Sprit Do seu char branco ou Piscando Ai vc faz um Obj e Coloka O Sprit Dele Piscando ai VC poe no seu char um Colosion Com o raio Vc Chang instance Para o Obj Do char piscando Ai No char Piscando Nele Vc Animation end Ai vc poe Crang instance Para o Obj player =D

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por Licht em Sab 01 Maio 2010, 13:31

1: "no key", em keyboard. como eu sei que aquele jeito vai dar problema, coloque check colision agindo com o player, contra o bjeto chão, x=0 e y=0, marque relative mas não not. coloque pra ele não ir pra lugar nehum.

2: naqueles check colision que você não entendeu, era o obj. player contra o raio nera? ai tu substitui o raio pelo nada a ver.

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por DanielSan em Sab 01 Maio 2010, 13:55

nossa cara ainda nao to intendendo foi mal =/ tenta explicar mais ismples eu to confuso aki so muito iniciante =/

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por Licht em Sab 01 Maio 2010, 14:01

então vou juntar tudo. peraê.
ou melhor.

o mayke disse uma boa tática, apesar de não ser bem o que tu queria.
sinplismente, quando o player colidir com raio, o player vira o objeto caverinha, cujo sprite tem várias imagens da mesma cavera, ai no animation end desse caverinha, ele vira o obj. player.


Última edição por Lucas Lunar em Sab 01 Maio 2010, 14:05, editado 1 vez(es)

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por Adriel em Sab 01 Maio 2010, 14:04

Ué, você quer que quando ele saia do raio mude a sprite dele eletrocutado? É fácil! Substitua aquela parte do Else por :
Código:
else
{
sprite_index=spritenormal
}

Deu certo desta vez?

E no seu caso do player continuar andando, é só mudar o Event Key para Key Pressed ou colocar na ação que ele sai andando :
Código:
hspeed=0 ; vspeed=0

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por DanielSan em Sab 01 Maio 2010, 14:14

É fácil! Substitua aquela parte do Else por :

que parte? porque quando deu errado o seu eu apaguei junta tudo e fala oq eu tenho q fazer pra ve se dar certo por favor =D

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por Adriel em Sab 01 Maio 2010, 14:53

Só colocar o Else de novo ué!
Substitua essa :

Código:
sprite_index=personagemeletrocutado
else
{}

POR

Código:
sprite_index=personagemeletrocutado
else
{
sprite_index=spritenormal
}

Deu certo :| ?

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por mayck em Sab 01 Maio 2010, 14:59

Ei Gente Enves de fika postando um monte de coisas Por q VC nao fazem uma Engine pra ele =D Acho q seria Melhor(por q eu nao fasso=por q To meio Ocupado, se nao quizerem fazer tem nada So dei uma dica) =D

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por Licht em Sab 01 Maio 2010, 15:02

é... na BRM eu fazia engines... eu não vou poder fazer agora por que tô sem tempo. tchau.

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Mensagem por DanielSan em Sab 01 Maio 2010, 15:09

Só colocar o Else de novo ué!
Substitua essa :

Código:
sprite_index=personagemeletrocutado
else
{}



POR

Código:
sprite_index=personagemeletrocutado
else
{
sprite_index=spritenormal
}



Deu certo Neutral ?


ond eu ponho mesmo eu me eskeci =D sorry.

EDIT: é pra substituir o spritenormal pelo meu sprite normal e o personagemeletrocutado pelo meu sprite pegando shock ne?
EDIT: graças as coisas q eu tava fazendo q o lucas tava me dando meu personagem agora anda todo estranho pow tem q me ajudar nisso tb ta ficando uma aki meu jogo =/

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por Adriel em Sab 01 Maio 2010, 15:28

Como assim, anda todo estranho? Especifique-se melhor...

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por DanielSan em Sab 01 Maio 2010, 15:30

pra comecar agora mesmo parado os pés se movimentam e se apertar so um pokim pra tras por exemplo ele continua andando mesmo depois de vc para de apertar e se ele andar ate um objeto ele prende no objeto e os pés continuam andando -.-

e se pular ele pula ate o infinito.


Última edição por DanielSan em Sab 01 Maio 2010, 15:31, editado 1 vez(es) (Razão : eskeci de botar sobre os pulos)

DanielSan

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por Adriel em Sab 01 Maio 2010, 15:43

É muito fácil resolver, siga estes códigos :

NO STEP :

Código:
if place_free(x,y+1){
vspeed+=1
}

NA TECLA DE PULAR :

Código:
if !place_free(x,y+1){ //se a área estiver livre ele não pula, caso contrário, pula
vspeed=-14 //substitua o 14 pela altura que deseja que ele pule
}

NA COLISÃO COM CHÃO :

Código:
move_contact_solid(direction,12)
vspeed=0 //a velocidade vertical aqui equivale a zero, que faz ele travar

PRONTO! ESPERO TER AJUDADO ;)

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por DanielSan em Sab 01 Maio 2010, 15:47

n aconteceu nada.

EDIT:lembrando tb q o problema inicial do shock ainda n foi resolvido =/
EDIT2:o pulo concerto acabei de ver aki mas os passos sao os mesmos
EDIT3:nao seria uma boa ideia eu dar o meu jogo pra vc e vc concerta e me devolve?

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Re: quando atigindo por um raio mudar sprite e a sprite voltar.

Mensagem por Adriel em Sab 01 Maio 2010, 15:59

Bem... é uma boa! Manda ae, farei o máximo! Ou melhor, adiciona meu MSN e me manda lá! Depois te mando de volta! Meu MSN é adrielmazolli@hotmail.com

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