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[Resolvido]Mudar sprite quando tiver pulando

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Mensagem por andre123 Sex 16 Jul 2010, 18:01

Fiz um sprite do objeto pulando pra direita e outro pra esquerda ...
Queria saber como faz pra quando o objeto pular ele mudar de sprite dependendo do lado que ele esta indo
exeplo : apertar a seta < selecionar o sprite dele pulando pra esquerda e quando apertar > o sprite dele pulando pra direita
lembrando que nos comandos de Left e Right ja tem pra selecionar ele andando pra esquerda e pra direita entao nao tem como colocar otro dele pulando
Convidado vc pode me responder ?
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[Resolvido]Mudar sprite quando tiver pulando Empty Re: [Resolvido]Mudar sprite quando tiver pulando

Mensagem por BioTrust Sex 16 Jul 2010, 18:04

Usa a mesma variável que está usando pra andar(a que identifica o lado) e coloca o código de lugar. Por exemplo, se sua variável de lado for lado=1 e lado=0, use-as juntamente a if place_free. Dei a lógica, agora tem que usa-lá e interpreta-lá para poder fazer o code. Abraços
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[Resolvido]Mudar sprite quando tiver pulando Empty Re: [Resolvido]Mudar sprite quando tiver pulando

Mensagem por Luan Maia Sex 16 Jul 2010, 18:21

Coloca no step do player:

Código:

if keyboard_check_pressed(vk_space) and variavel_de_lado=direita{//se for apertado para cima e estiver para direita
vspeed = -12
sprite_index = sprite_dele_pulando_para_direita
} else if keyboard_check_pressed(vk_space) and variavel_de_lado=esquerda{//se for apertado para cima e estiver para esquerda
vspeed = -12
sprite_index = sprite_dele_pulando_para_esquerda
}
if keyboard_check_released(vk_space) and vspeed <= 0 and variavel_de_lado=esquerda{//se for solto o botão para cima e estiver para esquerda
vspeed /= 2
sprite_index = sprite_dele_caindo_para_esquerda
} else if keyboard_check_released(vk_space) and vspeed <= 0 and variavel_de_lado=direita{//se for solto o botão para cima e estiver para direita
vspeed /= 2
sprite_index = sprite_dele_caindo_para_direita
}

Acho que é isso.
flw
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[Resolvido]Mudar sprite quando tiver pulando Empty Re: [Resolvido]Mudar sprite quando tiver pulando

Mensagem por andre123 Sex 16 Jul 2010, 18:35

Olha eu nao fiz nenhuma variavel de lado so coloquei assim

Jump to position (-5,0)
Change sprite into esquerda


Jump to position (5,0)
Change sprite into direita

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[Resolvido]Mudar sprite quando tiver pulando Empty Re: [Resolvido]Mudar sprite quando tiver pulando

Mensagem por andre123 Sex 16 Jul 2010, 18:36

Olha eu nao fiz nenhuma variavel de lado so coloquei assim

no Left :
Jump to position (-5,0)
Change sprite into esquerda

no Right :
Jump to position (5,0)
Change sprite into direita
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[Resolvido]Mudar sprite quando tiver pulando Empty Re: [Resolvido]Mudar sprite quando tiver pulando

Mensagem por Luan Maia Sex 16 Jul 2010, 19:20

Então coloca no create do player assim:
Código:
direita = true //ou false se ele começa pela esquerda

E coloca no right no execute code:
Código:
direita = true

E no left:
Código:
direita = false

E no código que falei lá onde está
Código:
variavel_de_lado=direita
coloca
Código:
direita = true
e onde está
Código:
variavel_de_lado=esquerda
coloca
Código:
direita = false
.

Acho que é isso! Very Happy
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Mensagem por super shock Sex 16 Jul 2010, 19:31

create
Código:
pulo=false
pulo_right=false
pulo_left=false
coloca na tecla do pulo que vc quer coloca
Código:
pulo=true
e no step coloca
Código:
if pulo=true and keyboard_check(vk_left){
sprite_index=nome da sprite dele pulando para o lado esquerdo
pulo_right=false
}

if pulo=true and keyboard_check(vk_right)
{sprite_index=nome da sprite dele pulando para o lado direito
pulo_left=false}

coloca colisão com o objeto bloco
Código:
if pulo_right=true{
sprite_index=nome da sprite dele parado para a direita
pulo=false pulo_right=false pulo_left=false}

if pulo_left=true{
sprite_index=nome da sprite dele parado para a esquerda
pulo=false pulo_right=false pulo_left=false}

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Mensagem por Limalokão Sex 16 Jul 2010, 19:40

no create
Código:
image_speed=0.5; //É a velocidade da animação do nosso personagem. Aqui, você pode colocar o valor que desejar.
parado=true; //Variável para indicar se o personagem está parado ou não.
andando=false; //Variável para indicar se nosso personagem está andando ou não.
noar=false; //O valor dela vai indicar se o personagem está no ar ou não. Importante para a checagem dos sprites.
lado=0; //O lado para que o nosso personagem está virado. 1 seria virado para a direita e 0 para a esquerda.

no step
Código:
if (place_free(x,y+1)) //Checa se 1 pixel abaixo está vazio, ou seja, não tem chão.
{gravity=0.5; noar=true;
//Coloca valor na gravidade e define a variável noar para true, ou seja, o personagem não está no chão.
} else
 //Se a expressão place_free for falsa, ou seja, tenha chão embaixo:
 {gravity=0; noar=false; //Gravidade se torna zero e a variável noar se torna false, ou seja, o personagem está no chão.
 }

//Definiões de pulo
if (keyboard_check_pressed(vk_up)) && ! (place_free(x,y+1)) //Checa se a tecla de direção cima foi pressionada e se NÃO tem um pixel livre abaixo.
{
vspeed=-8; noar=true; //Se for verdade, velocidade vertical se torna 5 negativo e a variávell noar se torna true, ou seja, o personagem NÃO está no chão.
}

if (vspeed>12) //Checa se a velocidadevertical do personagem possui um valor maior que 12.
vspeed=12; //Se tiver, o valor se torna 12. Isso serve para que o personagem não ultrapasse grandes velocidades verticais, podendo causar bugs no jogo.

if (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) && (place_free(x-3,y)) //Checa se a tecla de direção esquerda está sendo pressionada, se a tecla direita NÃO está sendo pressionada e se tem 3 pixels de espaço à esquerda.
{x-=3.5; lado=0; andando=true; parado=false; //Caso a expressão acima seja verdadeira, o personagem se move 3 pixels a esquerda, virá para a esquerda de acordo com a variável lado, a variável andando se torna true para indicar que o personagem está andando e a variável parado se torna false, ou seja, o personagem NÃO está parado.
}

if (keyboard_check(vk_right)) && ! (keyboard_check(vk_left)) && (place_free(x+3,y)) //Mesmo de cima, só que dessa vez, checamos se a tecla de direção direita está sendo pressionada, se a tecla de direção esquerda NÃO está sendo pressionada e se tem 3 pixels à direita livre.
{x+=3.5; lado=1; andando=true; parado=false; //A mesma coisa do evento anterior. A única coisa que muda é que aqui o personagem se move 3 pixels a direita e a variável lado se torna 1, ou seja, ele vira pra direita.
}

if ! (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) //Checa se a tecla direita e a tecla esquerda não estão sendo precionadas.
{andando=false; parado=true; //Caso seja verdade, a variável andando se torna false, ou seja, o personagem NÃO está andando. E a variável parado se torna true, ou seja, o personagem está parado.
}

//Sprites
if (noar==false) //Checa se o personagem está no ar.

{
if (andando=true) && (lado==1) //Checa se o personagem está andando e se ele está virado para a direita.
{
sprite_index=and_dir; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem andando para a direita.
}
if (andando=true) && (lado==0) //Checa se o personagem está andando e se ele está virado para a esquerda.
{
sprite_index=and_esq; //Se sim, o sprite dele se torna a sprite do personagem andando para a esquerda.
}
if (andando==false) && (parado==true) && (lado==1) //Se o personagem não está andando, se o personagem está parado e está virado para a direita:
{
sprite_index=par_dir; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem parado para a direita.
}
if (andando==false) && (parado==true) && (lado==0) //Se o personagem não está andando, está parado e está virado para a esquerda:
{
sprite_index=par_esq; //Se sim, a sprite dele se torna o sprite do personagem parado para a esquerda.
}
}
else //Caso o personagem NÃO esteja com os pés no chão:
{
if (vspeed>0) || (vspeed<0) && (lado==1) //Se ele está pulando ou caindo e está virado para a direita:
{
sprite_index=pulo_dir; //O sprite do personagem se torna o sprite dele pulando para a direita.
}
if (vspeed>0) || (vspeed<0) && (lado==0) //Se o personagem está pulando ou caindo e está virado para a esquerda:
{
sprite_index=pulo_esq; //O sprite do personagem se torna o sprute dele pulando para a esquerda.
}
}

na colisão com o player com o chao
Código:
move_contact_solid(direction,12);
vspeed=0;

substitui os nomes pelos seus que vc quer usar. leia tudo o que esta em verde.

EDIT: NOS SPRITES CRIE MAIS UM SPRITE E CHAME-O DE SPR_MASK AI VC VAI NO SEU OBJETO PLAYER E COLOCA ALI EM BAIXO DAS PROPRIEDADES O SPR_MASK NO MASK =D
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Mensagem por andre123 Sex 16 Jul 2010, 19:52

Eita cada um flando uma coisa Happy
Olha ai : 4shared.com /file/3fbO1Nt4/jogo.html
se alguem puder mudar e colocar certim ai pra mim pq sou novo ainda e nao entendo muito bem no game maker
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[Resolvido]Mudar sprite quando tiver pulando Empty Re: [Resolvido]Mudar sprite quando tiver pulando

Mensagem por super shock Sex 16 Jul 2010, 19:54

blz eu arrumo
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Mensagem por BioTrust Sex 16 Jul 2010, 19:55

andre123 escreveu:Eita cada um flando uma coisa Happy
Olha ai : 4shared.com /file/3fbO1Nt4/jogo.html
se alguem puder mudar e colocar certim ai pra mim pq sou novo ainda e nao entendo muito bem no game maker
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¬¬ Assim você nunca vai aprender, você tem que estudar os códigos e ir aprendendo...aos poucos...O pessoal pode até te dar pronto, mas você nunca vai aprender. Pensa nisso e resolve seu problema, pow!
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Mensagem por super shock Sex 16 Jul 2010, 20:02

Pronto estou hospedando o jogo
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Mensagem por andre123 Sex 16 Jul 2010, 20:17

Aew brigadao cara te devo essa
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Mensagem por super shock Sex 16 Jul 2010, 20:24

Que isso todos estão no forum e para manter organizado e ajudar os outros e tambem perguntar para os outros
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[Resolvido]Mudar sprite quando tiver pulando Empty Re: [Resolvido]Mudar sprite quando tiver pulando

Mensagem por fonetico Sex 16 Jul 2010, 20:36

Resolvido!
Tópico trancado!
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