[Resolvido]Mudar Sprite quando Ataca.

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Resolvido [Resolvido]Mudar Sprite quando Ataca.

Mensagem por pedr0bandeira em Seg 05 Jul 2010, 11:37

Salve manolos, eu sei que quando vcs leram essa pergunta pensaram "Nossa, que otário". Ok, minha dúvida de estar em uma das mais frequentes do fórum , mas o problema é que eu nao achei em lugar nenhum.

Seguinte galera ,já como o meu jogo de futebol foi um desastre, estou fazendo eu de plataforma.

Meu problema é: Quero que quando eu aperte "C", a sprite mude para a sprite_atacando e que quando o personagem encostar no inimigo, ele sofra danos ( ou muda a sprite dele tbm, sei lá ). Só que a sprite do personagem nao está mudando.

Já tentei isso:
Código:
 
if keyboard_check_released(ord("C"))
{sprite_index=spr_jack_atq_dir        // Jack é o personagem
image_speed=0.3}
 


Espero que resolvam meu problema.

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Resolvido Re: [Resolvido]Mudar Sprite quando Ataca.

Mensagem por Salathiel em Seg 05 Jul 2010, 11:41

if keyboard_check_released(ord("C"))
Não é porque você colocou released em vez de press?

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Resolvido Re: [Resolvido]Mudar Sprite quando Ataca.

Mensagem por BioTrust em Seg 05 Jul 2010, 11:44

Tenta isso:
Código:

if (keyboard_check_pressed(ord("C"))
(sprite_index=spr_jack_atq_dir
image_speed=0.3}
else
{sprite_index=spr_jack_parado_dir //coloca a spr dele parado pra dir
}
flw

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Resolvido Re: [Resolvido]Mudar Sprite quando Ataca.

Mensagem por pedr0bandeira em Seg 05 Jul 2010, 11:47

tem alguma coisa errada ai no code que nao to conseguindo arrumar :s

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Resolvido Re: [Resolvido]Mudar Sprite quando Ataca.

Mensagem por BioTrust em Seg 05 Jul 2010, 11:50

NO MEU CODE OU NO SEU?

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Resolvido Re: [Resolvido]Mudar Sprite quando Ataca.

Mensagem por pedr0bandeira em Seg 05 Jul 2010, 11:52

no seu, ve se nao falta algum parenteses ou chaves ai . Sou novato e nao to manjando ainda.

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Resolvido Re: [Resolvido]Mudar Sprite quando Ataca.

Mensagem por BioTrust em Seg 05 Jul 2010, 11:54

Ah, já vi o que eu coloquei errado, é que foi na pressa nervoso
o certo:
Código:
if (keyboard_check_pressed(ord("C"))
{sprite_index=spr_jack_atq_dir
image_speed=0.3}
else
{sprite_index=spr_jack_parado_dir //coloca a spr dele parado pra dir
}

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Resolvido Re: [Resolvido]Mudar Sprite quando Ataca.

Mensagem por pedr0bandeira em Seg 05 Jul 2010, 12:04

Ih, nao deu ainda, vou colocar meu code aqui e se alguem puder me falar pq nao ta fazendo a açao de ataque me fala.
Spoiler:

if (place_free(x,y+1)) //Checa se 1 pixel abaixo está vazio, ou seja, não tem chão.
{gravity=0.45; noar=true;
//Coloca valor na gravidade e define a variável noar para true, ou seja, o personagem não está no chão.
} else
//Se a expressão place_free for falsa, ou seja, tenha chão embaixo:
{gravity=0; noar=false; //Gravidade se torna zero e a variável noar se torna false, ou seja, o personagem está no chão.
}

//Definiões de pulo
if (keyboard_check_pressed(ord("X"))) && ! (place_free(x,y+1)) //Checa se a tecla de direção cima foi pressionada e se NÃO tem um pixel livre abaixo.
{
vspeed=-5; noar=true; //Se for verdade, velocidade vertical se torna 5 negativo e a variávell noar se torna true, ou seja, o personagem NÃO está no chão.
}

if (vspeed>12) //Checa se a velocidadevertical do personagem possui um valor maior que 12.
vspeed=12; //Se tiver, o valor se torna 12. Isso serve para que o personagem não ultrapasse grandes velocidades verticais, podendo causar bugs no jogo.

if (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) && (place_free(x-3,y)) //Checa se a tecla de direção esquerda está sendo pressionada, se a tecla direita NÃO está sendo pressionada e se tem 3 pixels de espaço à esquerda.
{x-=3; lado=0; andando=true; parado=false; //Caso a expressão acima seja verdadeira, o personagem se move 3 pixels a esquerda, virá para a esquerda de acordo com a variável lado, a variável andando se torna true para indicar que o personagem está andando e a variável parado se torna false, ou seja, o personagem NÃO está parado.
}

if (keyboard_check(vk_right)) && ! (keyboard_check(vk_left)) && (place_free(x+3,y)) //Mesmo de cima, só que dessa vez, checamos se a tecla de direção direita está sendo pressionada, se a tecla de direção esquerda NÃO está sendo pressionada e se tem 3 pixels à direita livre.
{x+=3; lado=1; andando=true; parado=false; //A mesma coisa do evento anterior. A única coisa que muda é que aqui o personagem se move 3 pixels a direita e a variável lado se torna 1, ou seja, ele vira pra direita.
}

if ! (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) //Checa se a tecla direita e a tecla esquerda não estão sendo precionadas.
{andando=false; parado=true; //Caso seja verdade, a variável andando se torna false, ou seja, o personagem NÃO está andando. E a variável parado se torna true, ou seja, o personagem está parado.
}

//Sprites
if (noar==false) //Checa se o personagem está no ar.

{
if (keyboard_check_pressed(ord("C")) && (lado=1) && (parado=true) )
{sprite_index=spr_jack_atq_dir
image_speed=0.3}
if (andando=true) && (lado==1) //Checa se o personagem está andando e se ele está virado para a direita.
{
sprite_index=spr_jack_dir; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem andando para a direita.
}
if (andando=true) && (lado==0) //Checa se o personagem está andando e se ele está virado para a esquerda.
{
sprite_index=spr_jack_esq; //Se sim, o sprite dele se torna a sprite do personagem andando para a esquerda.
}
if (andando==false) && (parado==true) && (lado==1) //Se o personagem não está andando, se o personagem está parado e está virado para a direita:
{
sprite_index=spr_jack_stand_dir; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem parado para a direita.
}
if (andando==false) && (parado==true) && (lado==0) //Se o personagem não está andando, está parado e está virado para a esquerda:
{
sprite_index=spr_jack_stand_esq; //Se sim, a sprite dele se torna o sprite do personagem parado para a esquerda.
}
}
else //Caso o personagem NÃO esteja com os pés no chão:
{
if (vspeed>0) || (vspeed<0) && (lado==1) //Se ele está pulando ou caindo e está virado para a direita:
{
sprite_index=spr_jack_jump_dir; //O sprite do personagem se torna o sprite dele pulando para a direita.
}
if (vspeed>0) || (vspeed<0) && (lado==0) //Se o personagem está pulando ou caindo e está virado para a esquerda:
{
sprite_index=spr_jack_jump_esq; //O sprite do personagem se torna o sprute dele pulando para a esquerda.
}

}


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Resolvido Re: [Resolvido]Mudar Sprite quando Ataca.

Mensagem por BioTrust em Seg 05 Jul 2010, 12:05

Tira esse image_speed e coloca ele no create. Pode ser isso. Senão for, não sei o que é.

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Resolvido Re: [Resolvido]Mudar Sprite quando Ataca.

Mensagem por pedr0bandeira em Seg 05 Jul 2010, 12:29

ainda nao deu. :/

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Resolvido Re: [Resolvido]Mudar Sprite quando Ataca.

Mensagem por BioTrust em Seg 05 Jul 2010, 12:32

...Vo te mandar uma engine, quando der upload dou um edit aqui.

Edit:
A engine


Última edição por BioTrust em Seg 05 Jul 2010, 12:48, editado 1 vez(es)

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Resolvido Re: [Resolvido]Mudar Sprite quando Ataca.

Mensagem por Suadao em Seg 05 Jul 2010, 12:38

Tente conferir se você colocou o código no evento Step.

Valew! flw

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Resolvido Re: [Resolvido]Mudar Sprite quando Ataca.

Mensagem por BioTrust em Seg 05 Jul 2010, 12:48

Ja fiz a engine e editei meu topico. Se quiser a engine

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Resolvido Re: [Resolvido]Mudar Sprite quando Ataca.

Mensagem por pedr0bandeira em Seg 05 Jul 2010, 15:16

Valeu pela engine, vou tentar encaixar com o jogo e se ficar pronto, eu te dou creditos

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Resolvido Re: [Resolvido]Mudar Sprite quando Ataca.

Mensagem por RodrigoM. em Seg 05 Jul 2010, 15:27

Resolvido?
Trancado, qualquer coisa em mande uma MP que eu reabro o tópico.


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