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Animação bugada

3 participantes

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Animação bugada Empty Animação bugada

Mensagem por SamSamantaUwU Dom 22 Out 2023, 22:59

Olá sou nova em programação e estou tentando fazer pelo menos um protótipo de plataforma e eu estou com um probleminha aqui
•Um deles é com um bug na animação dos sprites, que quando eu coloco o personagem para andar ele ativa o sprite tanto de andar quanto o de ficar parado ao mesmo tempo e isso faz o personagem ficar flicando, quem conseguir ajudar com isso agradeço
SamSamantaUwU
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Animação bugada Empty Re: ANIMAÇÃO BUGADA

Mensagem por Nobzera4 Seg 23 Out 2023, 13:33

Oi
Acho que o que está acontecendo é que as duas animações (de Idle e de Andar) estão numa só sprite, uma solução é criar sprites diferentes para cada animação, ou caso não queira fazer 2 sprites diferentes, é só "filtrar" os frames da animação desejada por código. (exemplo: animação de Idle vai do frame 1 ao 4, escreva um script que, ao tocar a animação de andar, o script verifique se a animação passou do frame 4 a cada Step, se passou, retorna pro frame 1)

Espero ter ajudado.
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Animação bugada Empty Re: Animação bugada

Mensagem por SamSamantaUwU Seg 23 Out 2023, 13:36

Obrigado pela resposta 😀 mas.
Na verdade eles estão separdos entre os sprites de andar o de ficar parada, tanto que criei sprites diferentes, mas mesmo assim ele continua flicando
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Animação bugada Empty Re: Animação bugada

Mensagem por Nobzera4 Seg 23 Out 2023, 13:45

Entendi.
Seria possível mandar o script para eu analisar melhor? É dificil de identificar o problema sem o contexto do código.
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Animação bugada Empty o codigo em si

Mensagem por SamSamantaUwU Seg 23 Out 2023, 13:56

if (hspd != 0) image_xscale = sign(hspd);

if (!place_meeting(x,y+1,oGround))
{
sprite_index = sPlayerJump;
if (sign(vspd) > 0.5) sprite_index = sPlayerFall; else sprite_index = sPlayerJump;
}
else
{
if hspd != 0
{
sprite_index = sPlayerRunning;
}
}
if hspd = 0 {
if place_meeting(x,y+1,oGround) {
sprite_index = sPlayerStay;
}
}


if hspd != 0 {
if place_meeting(x,y+1,oGround){
sprite_index = sPlayerRunning;
}
}
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Animação bugada Empty Re: Animação bugada

Mensagem por GabrielXavier Seg 23 Out 2023, 14:16

Você poderia usar uma máquina de estados para gerenciar os estados e animações do seu player.

Cria uma variável "estado" e com base nessa variável você define a animação usando um switch

Exemplo:

Código:

switch(estado){

case "parado":
//sprite parado
break;

case "andando":
//sprite andando
break;

case "correndo":
// sprite correndo
break;

case "pulando":
// Sprite pulando
break;
}

E você gerencia o valor da variável "estado" conforme o estado real do player.

Essa é uma máquina de estado muito básica, escrevi apenas para você saber que pode usar esse tipo de algoritmo, aqui no fórum existem bons tutoriais e no YouTube também existem bons tutoriais sobre o assunto!

Recomendo estudar alguns tutoriais e ver o código que mais vai ser viável no seu projeto
GabrielXavier
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Animação bugada Empty Re: Animação bugada

Mensagem por SamSamantaUwU Seg 23 Out 2023, 14:31

GabrielXavier escreveu:Você poderia usar uma máquina de estados para gerenciar os estados e animações do seu player.

Cria uma variável "estado" e com base nessa variável você define a animação usando um switch

Exemplo:

Código:

switch(estado){

case "parado":
//sprite parado
break;

case "andando":
//sprite andando
break;

case "correndo":
// sprite correndo
break;

case "pulando":
// Sprite pulando
break;
}

E você gerencia o valor da variável "estado" conforme o estado real do player.

Essa é uma máquina de estado muito básica, escrevi apenas para você saber que pode usar esse tipo de algoritmo, aqui no fórum existem bons tutoriais e no YouTube também existem bons tutoriais sobre o assunto!

Recomendo estudar alguns tutoriais e ver o código que mais vai ser viável no seu projeto

muito obrigado daqui a pouco vou testar e te aviso qualquer coisa
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Animação bugada Empty Re: Animação bugada

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