Entrar
Últimos assuntos
» Preciso de ajudapor AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
definir image_index ao criar
4 participantes
Página 1 de 1
definir image_index ao criar
Bom eu queria saber se é possível definir o image_index de um objeto no instance_create.
exemplo ao executar esse código:
if criar[i]=1
{instance_create(x+24,y + (i*48)-120,obj_teste1)}
O obj_teste1 tem que aparecer com a image_index=1, no criar[i]=2 será image_index=2 e assim por diante, isso facilitaria muito para mim criar um inventário com apenas um objeto mas diversos itens.
exemplo ao executar esse código:
if criar[i]=1
{instance_create(x+24,y + (i*48)-120,obj_teste1)}
O obj_teste1 tem que aparecer com a image_index=1, no criar[i]=2 será image_index=2 e assim por diante, isso facilitaria muito para mim criar um inventário com apenas um objeto mas diversos itens.
Tanker GT- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 08/10/2011
Reputação : 11
Número de Mensagens : 106
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: definir image_index ao criar
Pelo oque eu entendi, voce quer criar um objeto e na nova instancia aplicar uma image_index numeral crescente, se for isso e facil:
- Código:
var a=0;//variavel que armazena o objeto
if (criar[i]==1)
{
a=instance_create(x+24,y + (i*48)-120,obj_teste1);
a.image_index=1;//sem a nova regra de conversao da yoyo
}
- Código:
var a=0;//variavel que armazena o objeto
if (criar[i]==1)
{
a=instance_create(x+24,y + (i*48)-120,obj_teste1);
with(a)
{
image_index=1;//com a nova regra de conversao da yoyo
}
}
loalves- Data de inscrição : 08/10/2013
Reputação : 3
Número de Mensagens : 13
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: definir image_index ao criar
Deu certo, eu usei a primeira versão, só que coloquei image_index = i para facilitar mais.
Valew pela ajuda .
Valew pela ajuda .
Tanker GT- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 08/10/2011
Reputação : 11
Número de Mensagens : 106
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: definir image_index ao criar
Vejo que seu problema foi resolvido, mas gostaria de deixar este tutorial para que você possa entender melhor o que foi feito.
Flws...
Flws...
Re: definir image_index ao criar
Valew Willy, eu estava vendo seu tutorial ontem e outros também foi aí que eu aprendi a usar array, for e etc..., eu não comentei no tópico do tutorial pois achei melhor não reviver, mas esta ótimo, também baixei a engine do movimento limpo só que aqueles códigos ainda parecem quase mágicos pra mim.
Tanker GT- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 08/10/2011
Reputação : 11
Número de Mensagens : 106
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: definir image_index ao criar
Já que o assunto foi resolvido vou aproveitar o embalo, que negócio e esse ai de conversão mano?
//com a nova regra de conversao da yoyo
chicoweb- Games Ranking :
Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: definir image_index ao criar
Antigamente antes do gms usava se muito para referenciar um objeto a expressão:
objeto.atributo=valor
depois do gms, eu vi em algum post da yoyo que essa forma está errada, por que a função with() seria a forma mais correta de se trabalhar para referenciar objetos, uma vez que ela adapta a referencia escrita para as varias plataforma que ela trabalha (android, windowns, mac....), regras de convenções seria "boas praticas" , um tipo de padronização como o "camilCase", (quem programa em outras linguagens deve saber...), eu até procurei o post que eu li isso, mas não consegui achar, se alguem mais viu, deixe o link ae....
objeto.atributo=valor
depois do gms, eu vi em algum post da yoyo que essa forma está errada, por que a função with() seria a forma mais correta de se trabalhar para referenciar objetos, uma vez que ela adapta a referencia escrita para as varias plataforma que ela trabalha (android, windowns, mac....), regras de convenções seria "boas praticas" , um tipo de padronização como o "camilCase", (quem programa em outras linguagens deve saber...), eu até procurei o post que eu li isso, mas não consegui achar, se alguem mais viu, deixe o link ae....
loalves- Data de inscrição : 08/10/2013
Reputação : 3
Número de Mensagens : 13
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: definir image_index ao criar
Interessante, eu então gosto de programa errado pq eu adoro digitar desse jeito objeto.atributo = valor.
kkkkk
As vezes eu ate faço a burrice de digitar assim:
objeto.atributo1 = valorX
objeto.atributo2 = valorY
objeto.atributo3 = valorZ
etc....
Só mais uma coisa, eu me confundi tb pq vc escreveu conversão, no caso seria convenção.
Mas vlw pelo exclarecimento, vo procura material tb se eu achar coloco aqui.
vlwww
kkkkk
As vezes eu ate faço a burrice de digitar assim:
objeto.atributo1 = valorX
objeto.atributo2 = valorY
objeto.atributo3 = valorZ
etc....
Só mais uma coisa, eu me confundi tb pq vc escreveu conversão, no caso seria convenção.
Mas vlw pelo exclarecimento, vo procura material tb se eu achar coloco aqui.
vlwww
chicoweb- Games Ranking :
Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: definir image_index ao criar
Meio estranho essa convenção... Nem sempre é conveniente usar with. Suponhamos que eu esteja no code editor de um objeto A e salvo o id da instância de um objeto B que eu criei através dele. Porém, para setar valores nas variáveis do objeto B, eu dependo de variáveis do A, tendo de usar o método "errado" de qualquer maneira.
Por exemplo:
ObjA ("errado"):
Por exemplo:
ObjA ("errado"):
- Código:
Velocidade = 10;
o = instance_create(x,y,objB);
o.Velocidade = Velocidade - 5; //A velocidade de B deverá ser 10 - 5, ou seja, 5.
- Código:
Velocidade = 10;
o = instance_create(x,y,objB);
with(o){
Velocidade = ObjA.Velocidade - 5;//A velocidade de B deverá ser 10 - 5, ou seja, 5.
}
Re: definir image_index ao criar
É convenção, digitei errado,bom antes de tentar me explicar, vou dizendo que as vezes eu uso da forma errada tambem,(mas no caso acima da pra fazer da forma correta) por que desconheço forma melhor pra referenciar outro objeto (na verdade não existe outra forma ,.. mas...) principalmente pra passar parametros, pois da forma correta nao tem como no mesmo objeto referenciar outro por variaveis do objeto que nao seja global, mas pelas esplicação no post da yoyo ,(pelomenos foi o que eu entendi), essa foi a forma que eles acharam pra evitar os bugs de portabilidade, que até faz sentido, por exemplo, em linguagens como delph e visualbasic, voce pode referenciar uma variavel usando objeto.atributo, já em linguagem orientada a objeto (java, c# object c...) sabemos que isso não é possivel da forma normal (exceto se usar static que tornaria variavel de classe ao inves de istancia, mas seria outra historia ), então usaria o principio do encapsulamento (gets e sets da vida),sabemos que o game maker inicialmente foi escrito em delph e mudado pra c++ na versão studio, porem ele porta pra linux(c) android (java+xml) html5(javascript+html5) ios(object c ou xcode), e windowns(c?), no encapsulamento voce consegue modificar atributos com funçoes, por isso acredito que a função with(object) seria a tradução para as linguagens orientada a objeto que simule o seguinte codigo em linguagem orientada a objeto parecido com isso:
http://www.yoyogames.com/tech_blog/41
- Código:
private void modificaAtributo (Object object,String atributoA,String atributoB){object.atributoA=atributoB;//....usando //coleções ArrayList seria melhor
}
http://www.yoyogames.com/tech_blog/41
loalves- Data de inscrição : 08/10/2013
Reputação : 3
Número de Mensagens : 13
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Definir posição em que ira atirar
» Como definir ID's no instance_create
» Definir tempo de tiro???
» Como definir tamanho de vídeo?
» Definir direção durante colisão
» Como definir ID's no instance_create
» Definir tempo de tiro???
» Como definir tamanho de vídeo?
» Definir direção durante colisão
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|