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Mensagem por Tanker GT Seg 24 Fev 2014, 22:18

Bom eu queria saber se é possível definir o image_index de um objeto no instance_create.
exemplo ao executar esse código:
if criar[i]=1
{instance_create(x+24,y + (i*48)-120,obj_teste1)}
O obj_teste1 tem que aparecer com a image_index=1, no criar[i]=2 será image_index=2 e assim por diante, isso facilitaria muito para mim criar um inventário com apenas um objeto mas diversos itens.
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Mensagem por loalves Seg 24 Fev 2014, 22:39

Pelo oque eu entendi, voce quer criar um objeto e na nova instancia aplicar uma image_index numeral crescente, se for isso e facil:
Código:

var a=0;//variavel que armazena o objeto
if (criar[i]==1)
 {
 a=instance_create(x+24,y + (i*48)-120,obj_teste1);
 a.image_index=1;//sem a nova regra de conversao da yoyo
 }
ou fazer dessa forma que da na mesma, mas da forma correta.
Código:
var a=0;//variavel que armazena o objeto
if (criar[i]==1)
 {
 a=instance_create(x+24,y + (i*48)-120,obj_teste1);
 with(a)
      {
       image_index=1;//com a nova regra de conversao da yoyo
      }
 }
claro que isso resolveria o problema da forma que eu entendi, se for outra coisa, por favor deixe mais claro...valeu..
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Mensagem por Tanker GT Seg 24 Fev 2014, 23:10

Deu certo, eu usei a primeira versão, só que coloquei image_index = i para facilitar mais.
Valew pela ajuda  Happy .
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Mensagem por Willy Ter 25 Fev 2014, 00:09

Vejo que seu problema foi resolvido, mas gostaria de deixar este tutorial para que você possa entender melhor o que foi feito.
Flws... blz
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Mensagem por Tanker GT Ter 25 Fev 2014, 00:35

Valew Willy, eu estava vendo seu tutorial ontem e outros também foi aí que eu aprendi a usar array, for e etc..., eu não comentei no tópico do tutorial pois achei melhor não reviver, mas esta ótimo, também baixei a engine do movimento limpo só que aqueles códigos ainda parecem quase mágicos pra mim.  Razz
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Mensagem por chicoweb Ter 25 Fev 2014, 12:28

Já que o assunto foi resolvido vou aproveitar o embalo, que negócio e esse ai de conversão mano?

//com a nova regra de conversao da yoyo
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Mensagem por loalves Ter 25 Fev 2014, 13:37

Antigamente antes do gms usava se muito para referenciar um objeto a expressão:
objeto.atributo=valor
depois do gms, eu vi em algum post da yoyo que essa forma está errada, por que a função with() seria a forma mais correta de se trabalhar para referenciar objetos, uma vez que ela adapta a referencia escrita para as varias plataforma que ela trabalha (android, windowns, mac....), regras de convenções seria "boas praticas" , um tipo de padronização como o "camilCase", (quem programa em outras linguagens deve saber...), eu até procurei o post que eu li isso, mas não consegui achar, se alguem mais viu, deixe o link ae....
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Mensagem por chicoweb Ter 25 Fev 2014, 21:06

Interessante, eu então gosto de programa errado pq eu adoro digitar desse jeito objeto.atributo = valor.
kkkkk
As vezes eu ate faço a burrice de digitar assim:

objeto.atributo1 = valorX
objeto.atributo2 = valorY
objeto.atributo3 = valorZ
etc....

Só mais uma coisa, eu me confundi tb pq vc escreveu conversão, no caso seria convenção.
Mas vlw pelo exclarecimento, vo procura material tb se eu achar coloco aqui.

vlwww
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Mensagem por Willy Ter 25 Fev 2014, 21:18

Meio estranho essa convenção... Nem sempre é conveniente usar with. Suponhamos que eu esteja no code editor de um objeto A e salvo o id da instância de um objeto B que eu criei através dele. Porém, para setar valores nas variáveis do objeto B, eu dependo de variáveis do A, tendo de usar o método "errado" de qualquer maneira.
Por exemplo:

ObjA ("errado"):
Código:
Velocidade = 10;

o = instance_create(x,y,objB);
o.Velocidade = Velocidade - 5; //A velocidade de B deverá ser 10 - 5, ou seja, 5.
ObjA ("certo"):
Código:
Velocidade = 10;

o = instance_create(x,y,objB);
with(o){
Velocidade = ObjA.Velocidade - 5;//A velocidade de B deverá ser 10 - 5, ou seja, 5.
}
Claro, existem outras maneiras de contornar isso, mas não é esse o caso...
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Mensagem por loalves Ter 25 Fev 2014, 22:49

É convenção, digitei errado,bom antes de tentar me explicar, vou dizendo que as vezes eu uso da forma errada tambem,(mas no caso acima da pra fazer da forma correta) por que desconheço forma melhor pra referenciar outro objeto (na verdade não existe outra forma ,.. mas...) principalmente pra passar parametros, pois da forma correta nao tem como no mesmo objeto referenciar outro por variaveis do objeto que nao seja global, mas pelas esplicação no post da yoyo ,(pelomenos foi o que eu entendi), essa foi a forma que eles acharam pra evitar os bugs de portabilidade, que até faz sentido, por exemplo, em linguagens como delph e visualbasic, voce pode referenciar uma variavel usando objeto.atributo, já em linguagem orientada a objeto (java, c# object c...) sabemos que isso não é possivel da forma normal (exceto se usar static que tornaria variavel de classe ao inves de istancia, mas seria outra historia ), então usaria o principio do encapsulamento (gets e sets da vida),sabemos que o game maker  inicialmente foi escrito em delph e mudado pra c++ na versão studio, porem ele porta pra linux(c) android (java+xml) html5(javascript+html5) ios(object c ou xcode), e windowns(c?), no encapsulamento voce consegue modificar atributos com funçoes, por isso acredito que a função with(object) seria a tradução para as linguagens orientada a objeto que simule o seguinte codigo em linguagem orientada a objeto parecido com isso:
Código:
private void modificaAtributo (Object object,String atributoA,String atributoB){object.atributoA=atributoB;//....usando //coleções ArrayList seria melhor
}
,bem acho que deu pra entender meu ponto de vista, e pra finalizar, recomendo uma leitura no post da yoyo pra detalhes, e me avise se estiver enganado, valeu!!
http://www.yoyogames.com/tech_blog/41
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