Conectar-se
Quem está conectado
23 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 23 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Ranking : Nota D
Notas recebidas : D + C
Data de inscrição : 15/12/2011
Número de Mensagens : 13
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 1

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Definir direção durante colisão

em Ter 07 Fev 2012, 15:41
Estou fazendo um jogo com movimentação de bolas (algo parecido com sinuca) e quero que quando elas colidirem a bola menor tenha direção de acordo com a realidade (na sinuca por exemplo pode "cortar" a bola, quero algo parecido) .



O jogo é top view

Agradeço desde já
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Número de Mensagens : 2490
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 1 Insignia 3x 0
Reputação : 52

Prêmios
   : 0
   : 2
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://xcreatorgames.weebly.com/

Re: Definir direção durante colisão

em Ter 07 Fev 2012, 15:52
avatar
Ranking : Nota D
Notas recebidas : D + C
Data de inscrição : 15/12/2011
Número de Mensagens : 13
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 1

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Definir direção durante colisão

em Ter 07 Fev 2012, 15:57
Seria perfeito se nao fosse por isso



Ja tinha achado essa engine mais sempre aparece isso
mesmo assim vlw
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Número de Mensagens : 2490
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 1 Insignia 3x 0
Reputação : 52

Prêmios
   : 0
   : 2
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://xcreatorgames.weebly.com/

Re: Definir direção durante colisão

em Ter 07 Fev 2012, 16:05
Uhm essa engine foi feita pelo pedro, talvez se você mandar uma mp pra ele ele te mande um link funcionando!
Flws!
avatar
Data de inscrição : 25/09/2008
Número de Mensagens : 143
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuáriohttp://marcoseichperfil.appspot.com

Re: Definir direção durante colisão

em Ter 07 Fev 2012, 17:27
Cara,

você pode solucionar isso facilmente usando conceito de vetores.

Você pode fazer algo do tipo:
Quando houver colisão,
calcula o vetor partindo do centro do cículo preto até o centro do círculo marrom (cores do seu exemplo) e então usa esse vetor para ser a velocidade da bola marrom.
Para ficar mais interessante você pode normalizar o vetor e multiplicar por um fator de velocidade desejado.

Veja a imagem:


Nesse caso você faria o seguinte cálculo:
(5, 7) - (2, 12) = (3, -5)
(5, 7) é a posição da bola pequena e (2, 12) a da bola grande.
E aí é só fazer o X da bola pequena com velocidade 3 e o Y com velocidade -5. Como falei seria interessante normalizar esse vetor mas não vou explicar isso, de uma pesquisada se quiser. formado
avatar
Ranking : Nota D
Notas recebidas : D + C
Data de inscrição : 15/12/2011
Número de Mensagens : 13
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 1

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Definir direção durante colisão

em Ter 07 Fev 2012, 21:52
ai pessoal vlw consegui resolver.
joqus, tirei como base o q vc disse e fiz isso:
Código:
vspeed  = y - bola.y
hspeed  = x - bola.x

if speed > 0
speed = speed/2

deu certo.
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : B-A-A
Data de inscrição : 13/01/2010
Número de Mensagens : 1087
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 30

Prêmios
   : 2
   : 1
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://www.mathaeuz.deviantart.com

Re: Definir direção durante colisão

em Ter 07 Fev 2012, 21:57
Dúvida resolvida, Tópico trancado.
Caso deseje reabrí-lo envie uma mensagem privada a um moderador.
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum